O mito da caverna

Categories: Trabalhos

0

ACADEMIA PAULISTA ANCHIETA TOA. GISELE FERNANDES PACHECO TELES JOAO BATISTA DA SILVA LUIZ FELIPE SIQUEIRA ROCHA MAURO SERGIO CRUZ ROSA THIAGO SILVA RODRIGUES WELLINGTON CÍCERO DA SILVA SANTOS ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL OSASCO 2012 ACADEMIA PAULISTA GISELE FERNANDES P ora 08627697 JOAO BATISTA DA SILVA – R. A. : 3706622531 LUIZ FELIPE SIQUEIRA ROCHA – RA. : 3706611330 MAURO SÉRGIO CRUZ ROSA – 3730734294 THIAGO SILVA RODRIGUES – RA. : 3776736160 WELLINGTON CICERO DA SILVA SANTOS – R. : 3776755244 ETICA NA GESTAO EMPRESARIAL Trabalho sobre Ética sob a orientação do prop Eliel LuisCardoso ara módulo de Ética na Gestão Empresarial. 2 0 MITO DA CAVERNA… • • • • • • • • • • • 7 3 CONCLUSAO.. IO 1 INTRODUÇAO O Mito Da Caverna fala de como podemos nos libertar da falsa realidade,do escuro que nos faz prisioneiros da ignorância através da verdade clara que nos traz a liberdade e o conhecimento. 2 0 MITO DA CAVERNA O texto é antigo, porém retrata bem os dias atuais, onde estamos presos a crenças, costumes e padrões de vida.

Ser diferente não é normal perante a sociedade se a pessoa não segue o padrão ela é isolada dos outros, ser autentico e ter pinião própna não tem muita importância. Dentro da caverna ficavam os seres humanos , que nasceram e cresceram ali. Eles ficavam de costas para a entrada, acorrentados sem poder se mexerem, lá existia uma fresta por onde passava um feixe de luz que vinha de fora, eles viam apenas sombras refletidas na parede,em forma de pessoas, animais, estátuas que julgavam ser o mundo real.

A história retrata como seria se uma pessoa saísse da escuridão (desconhecimento) e fosse para a luz (conhecimento). E essa sugestão serve de exemplo para nossa vida atual. A história da caverna nos ensina a lidar com situações curiosas e homens que vivem no escuro e nem fazem idéia de que há nos ensina a lidar com situações curiosas de homens que vivem no escuro e nem fazem idéla de que há um mundo totalmente imenso, iluminado e cheio de novidades e conhecimento que jamais um individuo nas trevas poderia imaginar nem mesmo enxergar.

O texto indaga a possibilidade de que um prisioneiro saia da caverna e ao se deparar com a realidade, do mundo maior e bem diferente do que todos acorrentados estão desde de pequenos induzidos a acreditar . Ele se colocaria numa situação complicada e até mesmo perigosa, se ele contasse aos outros acorrentados que tinha visto,e que tudo o que eles sempre acharam que era verdade na realidade não era,poderia ser ignorado, ou seria visto como um mentiroso, quem sabe até poderia ser hostilizado por aquelas pessoas, correndo o risco de ser morto por eles.

No nosso contexto de vida quando estamos desenvolvendo nossa personalidade somos influenciados por nossos pais e por todos a seguir um padrão, gostar das mesmas coisas, acreditar sempre na mesma religiào,e quando conquistamos nossas próprias opiniões de que tudo o que nos foi ensinado não é bem o que acreditamos somos criticados por sermos diferentes, por exemplo um omossexual corre o risco de ser morto por aqueles que não aceitam sua verdade, a sociedade de hoje não é muito diferente daqueles presos na caverna onde a escuridão nos fecha os olhos para a realidade.

Essa parábola do filósofo Platão serve como uma metáfora para a condição humana sobre o mundo e a nossa vida sendo ele mesmo o prisioneiro que c PAGF3ÜFd uma metáfora para a condição humana sobre o mundo e a nossa vida ,sendo ele mesmo o prisioneiro que conseguiu fugir da caverna e voltar para abrir a mente dos cidadãos de Atenas Platão foi morto por aqueles que viviam na escuridão e e lá não queriam sair. Mas deixou como herança para outras civilizações que o conhecimento filosófico e a educação serve para a superação da ignorância.

A sociedade atual tem pouca sabedoria em relação ao mundo em que vivemos, e muitas vezes aceita a sua condição, estamos acomodados, acostumados com tudo, porque não buscamos aprender melhor sobre leis, atualizar nossas idéias e pensamentos, precisamos abrir nossa mente para opiniões e gostos diferentes. A luz do conhecimento nos da nova perspectiva e uma felicidade abrangente, se nos libertarmos das correntes, do edo, das falsas promessas e de preconceitos,poderemos formar e viver em uma sociedade mais justa e igual para todos. conclusao O mito da caverna fala sobre o medo que nós temos de explorar nossos próprios conhecimentos, mesmo tendo esta capacidade nos falta muitas vezes coragem para realizar a descoberta , e mesmo quando adquirimos nossas própnas idéia temos receio da repressão da sociedade. Se encararmos e defendermos nossas opiniões com vontade poderemos sair de nossas “cavernas” e viver num mundo menos preconceituoso e mais desenvolvido. 4 REFERÊNCIAS http://pt. wikipedia. org/wiki/Mito da_caverna

Psicologia organizacional

0

Psicologia Organizacional Execício. l- caracterize o conceito de psicologia. R=PsicoIogia é a ciência que estuda o comportamento humano,as interações dos

Read More

Psicologia organizacional

0

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e

Read More