O papel do pedagogo

Categories: Trabalhos

0

A discussão sobre o papel da didática no processo de ensino aprendizagem leva -nos a refletir uma educação acessível a todos uma educação acessível a todos e que a respeite as peculiaridades humanas . partlndo desse pressuposto , tona-se necessário uma mudança na transmissão de conhecimento no âmbito escolar , uma reformulação no ato educativo buscando despertar a criticidade dos cuidados em fase a realidade. A pratica educativa é bastante complexa , pois o contexto de sala de aula traz questões de ordem afetiva , emocional , cognitiva, física e de relação pessoal.

A dinâmica dos acontecimentos em ma sala de aula é tal que mesmo uma aula planejada, detalhada e consistente dificilmente ocorre conforme o esperado ; olhares Swipe to page tons de voz , manifes outras variáveis inte E certo que a maioria de seu trabalho é co melhor forma possív ors to view next*ge feto e diversas inâmica prevista. principal objetivo aprendam da e o professor possa ter , quando ele entra na sua classe , ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos.

Há diversos tipos de professores no ensino fundamental , os mais tradicionais contentam se em transmitir a matéria que esta no livro didático , suas aulas são sempre iguais . Enquanto os atualizados variam bastante os métodos de ensino . Sempre estão preocupados com as diferenças indivlduals e socials dos alunos , dão oportunidades aos alunos de se expressarem e costumam fazer trabalho em grupos. O aluno constrói, elabora seus conhecimento, seus métodos de estudo, sua afetividad afetividade com ajuda do professor.

Isso quer dizer que o professor e o aluno andam em sintonia em busca do conhecimento. Aprender procedimentos de estudo é tão importante quanto o acontecimento conceitual para o desenvolvimento cognitivo. O professor oferece meio e habilidades com os quais ele s possam idar com as exigências da vida escolar social e cultural. O aluno no processo educacional é visto como um fator essencial para a construção do conhecimento, e não como um mero receptor de conteúdos.

A busca do saber não esta ligado exclusivamente no ato ouvir, copiar e fazer exercícios , pois nesse aspecto metodológico devem permanecer calado e quietos , entretanto é possível realizar vários tipos de próstatas que pressupõem a participação ativa dos alunos e não se limitar aos aspectos intelectuais ou a memorização de conteúdos A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no eu conjunto no qual os objetivos , conteúdos métodos e formas organizativas da aula e se relacionam entre se de modo a criar as condições e modos a garantir aos alunos uma aprendizagem significativa -Ela ajuda o professor na orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem , fornecendo – lhe segurança profissional. A didática , portanto , trata dos objetivos condições e meios de realização do processo de ensino ligando meios pedagógicos didáticos e objetivos sócio políticos. Ela deve servir como mecanismo de tradução pratica no exercício educativo de decisões filosóficas, politica e epistemologicamente de um rojeto histórico de desenvolvimento do povo.

Não ha técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, como há concepção de homem e de sociedade sem uma competência técnlca para realiza PAGFarl(F3 competência técnica para realizar- Iá educacionalmente. Para adequar-se as necessidades contemporâneas relacionadas com formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Estudos recentes sobre o processo do pensar e do aprender destacam o papel ativo dos sujeitos a aprendizagem e especialmente, a necessidades dos sujeitos desenvolverem habilidades de pensamento, competências cognitivas. A aprendizagem das competências do pensar esta associada, pelo menos , a duas correntes da psicologia : o modelo tecnocrático e o modelo cognitivista.

O que há de comum nesses modelos é ênfase no desenvolvimento de procedimentos cognitivos destinados a facilitar a capacidade de atuação e adaptação do aluno a situações e informações novas Considerações finais A didática deve servir como mecanismo de tradução pratica no exercicio educativo , de decisões filosóficas politicas e pistemologias de um projeto histórico de desenvolvimento do povo. Ao exercer seu papel especifico estará apresentado se como mecanismo tradutor de posturas teóricas em praticas educativas Reconhecer as diferenças entre educação e o ensino, possibilitara fazer o melhor planejamento, e de fato , um melhor trabalho educativo, complementando os objetivos instrutivos das disciplinas com os objetivos educativos. É “lutar para que o currículo seja conhecido transdisciplinar mente. É a propiciar no planejamento educacional e no planejamento didático, a possibilidade de ensinar educando e não só educar ensinado. PAGF3ÜF3

Exercicios de quimica resolvidos

0

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE QUÍMICA V 01. Com a atual crise energética mundial, cresceu o interesse na utilização do H2 como

Read More

Hemograma

0

MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Estimativa 2012 Incidência de Câncer no Brasil

Read More