O processo de globalização e seu impacto sobre a riqueza e a pobreza

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina Curso: Administração – 2a Fase — Turma 3002 Aluno: Disciplina: Fundamentos de Ciências Sociais – Sala 3102 Professor: O processo de Globalização e seu impacto sobre a riqueza e a pobreza Depois do capitalismo e consequentemente do processo de globalização, onde as fronteiras começaram a se abrir para a entrada de empres comerciais se expan ora facilitar o comercio e pandi os países, formou-se globalização então vi s transações s se formaram para nte e culturalmente lobalizadores”.

A ulação temeu o mpacto que essa tal fenômeno poderia causar futuramente com o mercado interno e o abismo social que divldina as classes no Brasil que geraria um aumento da pobreza. Hoje, vimos que a realidade não é essa. O noticiário econômico mostra que os países que mais aumentaram no ano de 2007 0 número de milionários, foram também os que tiveram o maior numero de pessoas retiradas da miséria.

O aumento de renda e acúmulo de riqueza das grandes empresas acarreta em novas contratações, mais empregos, mais investimentos, mais arrecadação por meio de impostos pelo overno, que consequentemente investe em mais assistêncla ? população menos favorecida. Há ainda críticos que defendem que a globalização é socialmente maléfica, principalmente aos pobres.

John Stuart Mi Mill — economista e filósofo inglês do século XIX – em uma de suas passagens argumenta que ao contrário disto a globalização é benéfica também socialmente: As vantagens econômicas do comércio são superadas em importância pelos efeitos dele decorrentes, que são intelectuais e morais. É praticamente imposslVel exagerar o valor no baixo stágio de melhoria humana, de promover o contato de seres humanos com pessoas diferentes, bem como com as maneiras diferentes de pensar e agir diversas daqueles com as quais se encontram familiarizados.

O comercio é hoje, como já foi a guerra, a fonte principal de tal contato… Não existe nação que não precise emprestar de outras, não somente arte ou comportamento, mas princípios essenciais de caráter em relação aos quais seu próprio modelo seja inferior. Na teoria socialista venderíamos os helicópteros e BMW’s dos icos para comprar feijão para alimentar os miseráveis, mas infelizmente o paraíso socialista não existe.

A globalização é uma realidade e temos que desenvolver nosso capitalismo para que com o enriquecimento dos ricos, os pobres enriqueçam também, financeiramente e socialmente. Blbliografia BHAGWATI, Jagdish. Em defesa da globalização. Ed. Elselvier, 2004. CHIAVENATO, Julio José. Ética globalizada e sociedade de consumo. Ed. Moderna, 2004. MALBERGIER, Sérgio. Ricos mais ricos, pobres mais ricos. Texto retirado da Folha de São Paulo, 29/06/2009.

Cafeina

0

Para conseguirmos extrair a cafeína dos grãos do café, adicionamos o café em uma solução de carbonato de cálcio que

Read More

Bolsa de valores

0

MERCADO DE AÇOES BM&FBOVESPA É uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da

Read More