O tanque de evapotranspiração como forma alternativa no tratamento de efluentes

Categories: Trabalhos

0

ETEC DR. DARIO PACHECO PEDROSO ANNE CAROLINE DO ÉM MENDES BARBARA TAIS SILVA DE LIMA TAIS DA SILVA FÉLIX 1 orlo to view nut*ge O TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO COMO FORMA ALTERNATIVA NO TRA AMENTO DE EFLUENTES ambiental, por meio da implantação de novas formas de tratamento de esgoto, que controlem os efluentes e diminua a contaminação dos corpos d’água. O tanque de evapotranspiração surge como forma alternativa de tratamento e reuso domlciliar de águas negras.

O presente trabalho, realizado através de pesquisa bibliográfica e teorica, análise de casos e discussão em grupo, em por objetivo conscientizar sobre as consequências maléficas dos atuais sistemas de tratamento de esgoto e apresentar o Tanque de Evapotranspiração ou “fossa bananeira” como uma fonte alternativa, sustentável e eficaz, haja vista que este sistema além de não gerar nenhum efluente, evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. 0 Iônica O beneficio da reciclagem destes nutrientes é a prevenção de contaminação causada pela descarga de águas negras nos mananciais e demais ecossistemas e a redução do uso de fertilizantes industriais O Atual Tratamento De Esgoto O tratamento dos esgotos visa remover o material sólido; exterminar organismos patogênicos, os quais são os principais vetores de doenças relacionadas ao esgoto e conservar o meio ambiente em condições favoráveis para a saúde e o bem da população.

No mundo e no Brasil, a situação do esgoto é muito precária, sendo que em nosso país o tratamento do esgoto é um das piores da America Latina, onde se estima que apenas metade da população tem acesso á esse serviço. Uma grande parcela do esgoto em nosso país é lançada in natura perto ou até mesmo dentro dos corpos d’ água. O Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as regiões mais afetadas no Brasil. Esse fato se dá devido a serem as regiões mais pobres existentes no país, com baixa renda, nível de escolaridade baixa e infra- estrutura inadequada.

De acordo com a pesquisa do Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 55,4% dos domicílios brasileiros estão ligados à rede encanada de esgoto; 1 1 dos domicílios usam fossa séptica para coletar o esgoto; 32,9% empregavam soluções como o descarte inapropriado de esgoto; 10% dos domicílios usavam água retirada de poços; ,1% retiravam água de mananciais como água e rios. ?gua Contaminada E Suas Conseqüências Uma das principais causas da de radação de mananciais de água potável é o lançame em corpos d’água, o que Os estudiosos OLIVEIRA e ALVES ensinam que: A água é elemento químico essencial para o desenvolvimento da vida humana e de outros seres, podendo dizer que a água poluída não resulta em equilíbrio ecológico, pois não apresenta características essenciais ao ecossistema. Nesse contexto, não há também qualidade de vida, pois as alterações dos padrões normais fere a vida biológica na qual o homem está nserido, trazendo certas patologias indesejadas pelo ser humano. … ) cerca de oitenta das patologias que atingem o homem, são contra(das através da água As doenças transmitidas pela água têm origem a partir de dejetos humanos que alcançam os mananciais superficiais ou subterrâneos devido à ausência de um eficaz e sustentável sistema de tratamento de esgoto. Quando a água contaminada é utilizada para consumo, os microorganismos provenientes dos dejetos chegam ao organismo do individuo, causando-lhe uma série de doenças, tais como: febre tifóide, hepatite, esquistossomose e cólera, são causadas or bactérias patogênicas presentes na água.

Para que essas doenças sejam mitigadas é necessário um sistema eficaz de coleta e tratamento de esgoto, sendo um dos pressupostos básicos para um ambiente saudável, garantindo qualidade de vida e preservação do Meio Ambiente. O Tanque De Evapotranspiração como Solução Alternativa Diante desta realidade lamentável o Tanque de Evapotranspiração surge como solução viável, econômica e sustentável, aplicável no tratamento e reaproveitamento de águas negras domiciliares em zonas urbanas e periurbanas utilizando-se apenas de pl JUSTIFICATIVA

O presente trabalho busca discutir e problematizar por meio de revisão de literatura, métodos e resultados, as formas atuais de tratamento de efluentes no Brasil e o uso do tanque de evapotranspiração como fonte alternativa. Assim, o trabalho encontra sua justificativa na necessidade de conscientização e esclarecimento sobre a implantação deste novo tipo de tratamento de esgoto também chamado de “fossa bananeira” em face da realidade decorrente dos lançamentos de efluentes domésticos e suas consequências no meio ambiente e na saúde das pessoas.

As ferramentas utilizadas neste trabalho foram: Pesquisa em sites relacionados com as palavras chaves do tema do trabalho: bacia de evapotranspiração; fossa bananeira, tratamento de efluentes. Pesquisa bibliográfica sobre a situação do tratamento de esgoto no Brasil em livros e artigos técnicos e científicos. Pesquisa de casos de implantação da bacia de evapotranspiração e seus resultados.

RESULTADOS E DISCUSSAO Tanque de evapotranspiração O Tanque de Evapotrans iracão é um sistema criado por Tom Watson nos Estado U ome de “Watson Wick” e mineralização de nutrientes, absorção e evapotranspiração pelas plantas. No que diz respeito à dimensão do Tanque de Evapotranspiração, apesar do fato de ainda não existir norma sobre as dimensões exatas do Tanque de Evapotranspiração, o entendimento majoritário dos permacultores que trabalham ou utilizam este sistema é o de que 2m3 é o ideal para o uso de cada individuo.

Para se escolher o local para instalação do sistema deve-se primeiramente analisar o tipo de solo, a profundidade do lençol freático e a incidência solar direta. Quanto aos processo relativos ao Tanque de Evapotransipração, em suma são: precipitação e sedimentação e sólidos, degradação microbiana anaeróbia, decomposição aeróbia, movimentação da égua por capilaridade e absorção de água e nutrientes pelas plantas. Primeiramente a água negra, descendo por um fundo feito de tijolo e calhas, escorre para fora do tubo, ocupando o fundo do tanque.

Em seguida a decomposição do efluente se dá pelo processo realizado pelas bactérias na câmara bio-séptica de pneus e nos espaços existentes entre as pedras e tijolos colocados ao lado da câmara. Os mcrorganismos patógenos são fechados no sistema. O tanque deverá ter espaços livres para volume total de liquidas e resíduos devendo para tanto, ser construído de forma que evite infiltrações e vazamentos. No que dii reQuansgfffffdfdfffffffffffffffffffffffffffffffffQuan consome os nutrientes em seu processo de crescimento, permitindo que a bacia não encha.

O resultado final deste processo é o tratamento da água, que evaporiza sem contaminante algum. A manutenção deste sistema é simples e prática, exigindo somente a colheita dos frutos e a retirada dos excessos de mudas. Quanto aos resultados da utilização do Tanque de Evapotranspiração, Paula Loureiro e Fernando Bernardes (2008) firmam que: A presença de nutrientes como o fósforo e o nitrogênio no efluente final sugere a conveniência da sua utilização como fertilizante, em valas de infiltração, ao longo das quais sejam introduzidas plantas.

Assim, evidencia-se que a utilização do Tanque de Evapotranspiração é um sistema de extrema utilidade ambiental, que não somente trata dos efluentes domésticos como também serve como fertilizante para plantas. Já na questão do volume de parasitas e efluentes inseridos no solo, o estudo de SANTOS e ATHAYDEJIJNIOR, (2008) relata que: Em amostra de solo retirada de local distante cerca de 3 metros do tanque, foi detectada a presença de Strongyloides stercoralis.

No entanto, em quatro amostras de solo retiradas de dentro do tanque, à profundidades de até 10 cm, não foi detectada a presença de nenhum tlpo de parasito. As análises parasitológicas realizadas em fevereiro de 2009, em triplicata, detectaram a presença de Strongyloides stercoralis no efluente de saída do tanque e novamente apresentaram resultado negativo em relação à presen a de arasitos nas duas amostras do solo do interior do tan enca de ovos de PAGF 10 ara irrigação que não os métodos de infiltração no solo citados anteriormente.

Neste mesmo sentido, GALBIANTI (2009), após análise prática de um Tanque de Evapotranspiração ressaltou: Observou-se que, mesmo em casos de subdimensionamento do sistema, os volumes de efluente extravasados do tanque são pequenos, se comparados com o volume que seria infiltrado no solo no caso do uso do sistema de fossa e sumidouro. portanto, pode-se recomendar sua implantação em residências urbanas e periurbanas, de forma a se reduzir o impacto ambiental pelo lançamento de esgotos em córregos e rios.

Ora, fica perceptível diante destas analises técnicas de um sistema de evapotranspiração que este tipo de tanque extravasa um volume de efluente e parasita muito menor se comparado com o volume que um sistema convencional infiltra no solo, sendo, portanto mais um fator positivo ao meio ambiente. Interessante também é o fato de que a banana fruto da planta utilizada no tanque de Evapotranspiração pode ser consumida por seres humanos.

O estudioso SRE-BE-RNICH, (2007) afirma que “o consumo dessas plantas com fins alimentícios poderia ser recomendado, desde que se proceda à higienização as folhas com hipoclorito de sódio ou ácido peracético, como se procede com outras hortaliças. ” inúmeros os benefícios do Tanque de Evapotranspiração; sua implantação diminui a sobrecarga das estações de tratamento de esgotos e a poluição lançada nos corpos d’água; as folhas e frutos da planta utilizada podem ser consumidos por humanos, após a higienização.

Enfim, o Tanque de Evapotranspiração aparece como solução prática, econômica e sustentável, aplicável para o tratamento dos dejetos domésticos, sendo, portanto, uma alternativa positiva ao eio ambiente, tendo como vantagem o seu baixo custo, a fácil manutenção, a praticidade e resultado ambiental.

Somente com iniciativas como a de implantação do Tanque de Evapotranspiração é que se pode transformar a realidade do melo ambiente ao qual nós também fazemos parte e assim construir um mundo melhor para se viver. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS GALBIATI, Adriana Farina. Tratamento domiciliar de éguas negras através de tanque de evapotranspiração. Campo Grande, MS, 2009. Disponivel em: wv. /w_ipcp. org. br/References/Agua/ aguaTratamento/aguaCinza/EcoSaneamento_Adriana_Galbiati. pdf. Acesos em 27/06/2011.

Gestao do conhecimento

0

SOLUÇÕES DE FUTURO À medida em que a Tecnologia da Informação está reinventando as corporações, a Gestão do Conhecimento surge

Read More

Onda

0

GRUPO D Introduзгo a Engenharia Civil Desenvolvimento sustentбvel й o equilнbrio da convivкncia entre o homem e o meio ambiente.

Read More