Ontologia

Categories: Trabalhos

0

Uma das formas de representação do conhecimento mais estudada atualmente, principalmente em sistemas baseados em conhecimento, é a ontologia. A ontologia faz uma descrição semântica de um vocabulário contendo os conceitos relativos ao dom[nio, o que proporciona um entendimento amplo das características dos conceitos do domínio. Além disso, a ontologia pode ser extensível, pois novos conceitos podem ser adicionados, pode ser compartilhada, para uso com outras ontologias ou ferramentas, e pode ser reutilizada.

A necessidade de utilizar ntologias em sistemas baseados em conhecimento é a necessidade de disponibilizar o conhecimento de uma forma mais ‘Vipe nent page S to next próxima à realidade. Como citado no artig 1993]: “Uma ontologi conceitualização. “- O de conhecimento so relações, funções, et OF3 rubber, xplícita de uma . u ação é uma coleção mplo, classes, especificação é a representação desta conceitualização de uma forma concreta. or isso torna-se cada vez mais necessário o uso de metodologias para a construção eficaz de ontologias concretas, ais metodologias como as ditas em aula Método Cyc, Enterprise, projeto TOVE, Methontology, KACTUS, KACTUS, Método 101. Não necessariamente haja a necessidade de escolha de um único método, podem-se balancear entre ambas as metodologias conforme sua necessidade.

Por isso, a descrição da estrutura de uma ontologia dada por Gómez- Pérez (1999) é mais completa, por considerar que as instâncias também são componentes da ontologia. Portanto, uma ontologia é formada pelos seguintes componentes [Gómez-Pérez, 1 999]: ?? Conceitos: Representam qualquer coisa em um domínio, como uma tarefa, uma função, uma estratégia, um conjunto ou classe de entidades, entre outras coisas. Organizados em taxonomias. • Relacionamentos: Representam um tipo de interação entre os conceitos de um domino.

Sendo a cardinalidade sempre n para • Funções: Uma função é um caso especial de relacionamento em que um conjunto de elementos tem uma relação única com um outro elemento, ou seja, a cardinalidade é n para 1. Axiomas: São as sentenças que restringem a interpretação e o so do conceito e são sempre verdadeiras, independentes da situação, ou seja, devem ser verdadeiras em todos os mundos possivels. Instâncias: São utilizadas para representar os elementos específicos do domínio, ou seja, os próprios dados.

No artigo escolhido após toda a explanação de dados necessariamente básicos para a criação de ontologias, conceitos, metodologias dados necessariamente básicos para a criação de ontologias, conceitos, metodologias entre outras informações de suam importância para o auxilio da criação do nosso domínio escolhido ste ainda traz exemplo simplificado do domínio universidade em especial a parte a qual optamos por um enfoque maior como mostra a figura abaixo.

Analisando a figural, identificam-se os conceitos representados pelas caixas verdes (classes Pessoa, Aluno, Professor, Histórico e Disciplina). Observa-se que as classes Pessoa, Aluno e Professor estão organizadas hierarquicamente, possibilitando fazer as seguintes leituras: a classe Pessoa é superclasse de Aluno, ou seja, Aluno é uma Pessoa e a classe Professor é subclasse de Pessoa, ou seja, Professor é uma Pessoa.

A classe Professor tem como propriedades a relação Ministra com cardinalidade n:n e o axioma Tem nível superior, que significa dizer que para ser professor é necessário ter nível superior. A classe Histórico tem como propriedade a função Pertence com cardinalidade n: 1, ou seja, um histórico só pode pertencer a um único aluno, mas um único aluno pode ter mais de um histórico, caso esteja matriculado em mais de um curso. Também é representada pela elipse azul, a instância João da classe Aluno. 3

Osm principios

0

OSM – organização, sistemas e métodos Organização: Atividade voltada para estruturação harmoniosa dos recursos Objetiva promover uma atuação sistêmica e

Read More

Desenvolvimento local

0

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos paises ou estados-nação que realizam sua revolução capitalista,

Read More