Pepsico

Categories: Trabalhos

0

RESUMO A empresa PepesiCo foi criada em 1965 por um farmacêutico americano. com a invenção da Pepsi-Cola e a união com a maior companhia de salgadinhos dos Estados Unidos. Com o passar dos anos, a PepsiCo vai crescendo e comprando vários produtos que são sucessos brasileiros e com isso vão surgindo os seus fortes concorrentes. A principio foi criada a Pepsi-Cola,produto mais conhecido da PepsiCo e isso fez com que a PepsiCo crescesse e procurasse produtos novos.

Se unindo e comprando várias marcas, a PepsiCo atualmente tem 13 (treze) marcas que produzem desde refrigerantes à achocolatados. Seu mercado urbulento não a imp existentes quando a Rumes e H20H! , a Ru H20H! transformand Brasil. SUMÁRIO RESUMO 3 1. INTRODUÇA05 OF8 Swipetoviewn 11 p nto produtos já nteceu com a de batatas e a não alcoólicas no 2. HISTORIA DA PEPSICO 6 3. PRINCIPAIS PRODUTOS E CONCORRENTES 7 3. 1. Pepsi (1898) 7 3. 2. T0ddy (1933) 7 3. 3. Lucky (1963) 8 3. 4. Gatorade (1965) 9 3. 5. Elma Chips (1974) 9 1. 1. T0ddynho (1982) 10 3. 6.

Mágico (1982) 11 1. 2. Lipton (1994) 11 3. 7. Kero coco (1995) 12 de valor aos acionistas, colaboradores e mercado. Estas atividades integram uma estrutura cuidadosamente planejada, na ual se levam em conta a cultura da empresa, recursos humanos, o ambiente de negócios, a concorrência e os processos internos. Neste último quesito está inserida a logística de distribuição. Muito além de apenas fazer com que os produtos e serviços cheguem ao seu destino final, a logística eficiente precisa gerar toda sorte de informações preponderantes para a gestão da empresa.

Seus processos, quando bem executados, permitem saber exatamente tudo aquilo que as mais distintas partes, dentro e fora da organização, precisam saber para afinar melhor s instrumentos que conduzem as estratégias de mercado. Em um mundo competitivo e globalizado é fundamental que todos os esforços sejam despendidos para atualizar o conceito básico de “ter o produto certo no lugar certo” para o abrangente “planejar, possuir a quantidade certa, entregar o item correto, no lugar correto e ao menor custo”. . HISTORIA DA PEPSICO Em 1898, o farmacêutico americano, Caleb Bradham cria a formula da pepsi – Cola que chega e inova o mercado brasileiro, em 1953. Unindo se com a Fritolay em 1965, maior companhia de salty snack dos Estados Unidos, a Pepsi – Cola forma a companhia PepsiCo que em 1974 compra as duas empresas de salty snack do pais: Elma Chips e American Potato Chips, que até hoje são lideres de mercado.

Com a incorporação da Quaker, em 2000 a PepsiCo somou marcas que já eram sucesso entre os brasileiros: Quaker (2000), Gatorade (1965), Coqueiro (1995), Toddy (1933) e Toddynho (1 sucesso entre os brasileiros: Quaker (2000), Gatorade (1965), Coqueiro (1995), Toddy (1933) e Toddynho (1982). Com o objetivo de atender toda a população, em 2007 e adquirida no Brasil uma empresa de salty snack, a Lucky. Para atender o crescente mercado nacional e internacional de água e coco, em 2009 a PepsiCo assina um acordo de aquisição da Amacoco, dona das marcas Kero Coco e Trop Coco. . PRINCIPAIS PRODUTOS E CONCORRENTES 2. 3. 4. 1. pepsi (1898) Criado em 1898 nos Estados Unidos, o refrigerante pepsi foi o primeiro produto da PepsiCo. A Pepsi é o segundo refrigerante mais vendido no mundo, perdendo para sua principal concorrente: Coca-cola. Atualmente ambas mudaram suas formulas, por causa dos riscos de câncer que seus produtos têm e não querendo colocar essa informação nos rótulos. Produto: Pepsi Concorrente: Coca-cola I Figura 1 — Embalagem PepsiFonte: PepsiCo Figura 2 Embalagem Coca-ColaFonte: Coca-Cola I 4. . TOddy (1933) Toddy, que significa “bebida quente e adocicada”, foi o primeiro achocolatado em pó do mercado brasileiro, e mesmo 76 anos depois de sua criação continua inovando seus sabores, embalagens e propagandas. Mas não foi o suficiente, o Nescau é o segundo mais consumido no mundo e o primeiro no Brasil. Produto: Toddy Concorrente: Nescau (Neslté) I Figura 3 – Embalagem ToddyFonte: PepsiCo I Figura 4- Embalagem NescauFonte: Nestlé Concorrente: Ovomaltine I Figura 5 – Embalagem OvomaltineFonte: Ovomaltine 3 Ovomaltine 4. . Lucky (1963) A marca de salgadinhos Lucky foi fundada em 1963 no Brasil, na intenção de oferecer produtos com a qualidade PepsiCo e que consumidores de classes populares possam ter acesso. Há dois tipos de salgadinhos produzidos pela Lucky: Torcida e Fofura. Produto: Fofura e Torcida Concorrente: Yokitos Figura 6 – Embalagens Lucky Fonte: ppsiCo I Figura 7 — Embalagens YokitosFonte: Yokitos I Concorrente: Qualitá I Figura 8 – Embalagens QualitáFonte: Qualitá 4. 4.

Gatorade (1965) Conhecida pelos patrocínios esportivos, a Gatorade é distribuída por mais de 80 países, participando de mais de 80% do mercado undial, ganhando dos outros dois produtos da marca Coca-cola: Powerade e i9. No ano de 2009 a Gatorade fez uma mudança em sua embalagem e logotipo (um “G” com um pequeno raio), isso fez com que houvesse uma queda em sua venda. Produto: Gatorade Concorrente: Powerade Figura 9 — Embalagens GatoradeFonte: PepsiCo Figura 10 – Embalagens PoweradeFonte: Coca-cola I Concorrente: ig I Figura 1 1 – Embalagens i9Fonte: Coca-Cola 4. . Elma Chips (1974) Em 1974 a PepsiCo adquiriu e unu as empresas American Potato Chips de São Paulo e a Elma Produtos Alimentícios de Curitiba, assim surgiu a Elma Chips. Sendo líder no mercado brasileiro, a Elma Chips vende atualmente mais de 560 mil pacotes de salgadinhos por dia. Produto: Elma Chips Concorrente: Ebicen I Figura 12 – Embalagens El e: pepsco Figura 13 – 4DF8 PepsiCo Figura 13 – Embalagens EbicenFonte: Ebicen I Concorrente: Yokitos I Figura 14 – Embalagens YokitosFonte: Yokitos I 4. 6.

T0ddynho (1982) Após o sucesso do Toddy, a PepsiCo criou o primeiro leite aromatizado sabor chocolate em caixinha pronto para beber do Brasil. Após alguns anos a Nestlé criou o Nescau pronto e atualmente está na liderança de vendas. Produto: Toddynho Concorrente: Nescau I Figura 15 – Embalagem ToddynhoFonte: PepsiCo Figura 16 – Embalagem NescauFonte: Nestlé I Concorrente: Choco Milk I Figura 17 – embalagem Choco MilkFonte: Batavo I 4. 7. Mágico (1982) Este achocolatado em pó foi criado na Intenção de ter um produto com a qualidade PepsiCo e que pessoas de baixa renda possa consumir.

Atualmente Mágico é o mais vendido, seguido do Muky e Da Barra. Produto: Mágico I Concorrente: Da Barra Figura 18 Embalagem MágicoFonte: PepsiCo Figura 19 Embalagem Da Barra Fonte: Da Barra Concorrente: Muky I Figura 20 Embalagem MukyFonte: Muky I . 8. Lipton (1994) Em 2003 a Unilever, sua detentora, fez parte de um Join-venture com a PepsiCo para gerenciar a marca em vários países e assim a tornando líder mundial em chás. Já no Brasil é diferente, o Leão Ice Tea é a marca mais procurada no ramo de chás, e em seguida a Nestea.

Produto: Lipton Concorrente: Leão Ice Tea I Figura 21 – Embalagem Li psico Figura 22 – S Nestea I Figura 23 -Embalagem NesteaFonte: Nestlé 4. 9. Kero coco (1995) Kero Coco foi a primeira água de coco em caixinha do mercado brasileiro e sendo exportada para vários países da América Latina, Europa, África e Ásia. Produto: Kero Coco Concorrente: Sococo I Figura 24 – Embalagem Kero CocoFonte: PepsiCo Figura 25 – Embalagem SococoFonte: Sococo I Concorrente: Ducoco I Figura 26 – Embalagem DucocoFonte: Ducoco I 4. 10. H20H! (2006) H20H! naugurou uma nova geração de bebidas no mercado brasileiro, com um toque de sabor contendo uma quantidade de gás entre água gaseificada o refrigerante comum. Mesmo sua grande concorrente, a Coca-Cola, criando a Aquarius Fresh, H20H! é líder no mercado mundial e brasileiro. Produto: H20H! Concorrente: Aquarius Fresh I Figura 27 – Embalagem H20H! Fonte: PepsiCo Figura 28 – Embalagem Aquarius FreshFonte: Coca-Cola I 4. MODELOS SWOT Com o modelo SWOT a empresa ou indústria tem a oportunidade de fazer a analise do ambiente, efetuando análises das fraquezas, ameaças, forças e oportunidades. 5. 11.

Modelo SWOT da empresa PepsiCo Modelo SWOT da empresa PepsiCo Forças * Em 2008 a Pepsi, uma marca mundialmente conhecida da PepsiCo, ficou na 26a colocação entre as 100 melhores marcas globais; * O fato de ter uma diversidade de produtos prontos ajuda a Pe sico a não fraquejar quando há mudanças climáticas no m róprias estratégias, sendo o principal cliente e responsável por aproximadamente 12% de suas vendas, faz pressão para que os preços dos produtos da PepsiCo sejam baixos; * Mesmo tendo aproximadamente 52% do mercado mundial, sua dependência do mercado americano continua sendo uma de suas principais preocupações; * Houve duas contaminações que reduziram a confiança do consumidor pela marca, uma delas foi em 2008 quando houve uma contaminação por salmonela no produto Pepsi.

O mais recente foi em 2011 com uma contaminação por detergente no produto Toddynho na fábrica de Guarulhos, egundo pesquisa, foram constatado que 32 pessoas passaram mal após ingerir o produto Oportunidades * A PepsiCo quer acabar com a dependência do mercado americano, através de campanhas com produtos da Rússia e Inglaterra; * Outra idéia é investir no mercado internacional, como está fazendo na China e índia. Ameaças I * Os governos relacionados à saúde, ambiente e segurança podem impactar negativamente suas vendas, como por exemplo, parar a fabricação e distribuição de produtos que podem mudar dependendo do local que está armazenado. * Com o risco de câncer ao ingerir uma quantidade significativa de lguns produtos da PepsiCo, e sua concorrente Coca-Cola, terão de identificar aos consumidores, e sua conseqüência será queda no consumo; * Com o intenso mercado competitivo, as publicidades e preços são influenciados; I 5. 12.

Modelo SWOT da bata Ruffles Modelo SWOT da Ruffles I * Rumes é líder mundial no segmento de batatas I Fraquezas * Produzir * Ruffles é lider mundial no segmento de batatas I * Produzirem mais do que vender I Oportunidades I * Previsão de aumentar suas vendas em Ameaças I * I 5. TEORIA DA CONTINGENCIA A PepsiCo é uma empresa mecânica e orgânica, por se encaixar as caracteristicas de ambas. Há uma minuciosa divisão de trabalho em suas industrias, por exemplo, e isso se caracteriza pelas atividades rotineiras outra característica é a ênfase no bom relacionamento humano, sempre se interessando pelas opiniões dos seus funcionários e consumidores, buscando o melhor. Seu meio de campos turbulentos o faz buscar sempre pesquisas e Inovaçoes.

CONCLUSAO A PepsiCo é dona de muitas marcas que comandam o mercado mundial, seus segmentos não se baseiam somente na bebida Pepsi-CoIa, competindo com marcas de salgadinhos, isotônicos, achocolatados e etc. Fazendo com que qualquer turbulência em algum país ou produto não balance tanto com sua economia. REFERÊNCIAS * Rodrigo Mourão. Dicas dos profissionais:Coca-Cola Brasil lança novos sabores para i9. DisponlVel em: http://www. guiagphr Acesso em: 20 de março de 2012. * Kadu Dias. Mundo das marcas: Powerade Disponível em: http://mundodasmarcas. blogspot. com. br/2006/06 /powerade-get-up-stayup. html. Acesso em 10 de março de * Daniel. A fábrica da PepsiCo. Disponível em: http://arcanjodan *blogspot. com. br/2011 /05/fabrica-da-pepsico. html. Acesso em: 25 de março de 2012 8

Trabalhos

0

ntroduçao A classificação de redes em categorias pode ser realizada segundo diversos critérios, alguns dos mais comuns são: * Dimensão

Read More

Pim i

0

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA – UNIP INTERATIVA GESTAO DE RECURSOS HUMANOS Fulano de Tal – RA 1000101 Ciciano de Tal –

Read More