Planeta e a agua

Categories: Trabalhos

0

DESAFIO DE ESTATÍSTICA O Planeta e a Água 3 p ao alto índice de desperdício e a assustadora possibilidade de extinção da agua doce natural. A IMPORTANCIA DA DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO MUNDO A água é um assunto extremante importante para todos os seres vivos da terra, uma vez que todos necessitam dela para se manter vivo, pode se dizer que a água é a fonte da vida. Se olharmos para o planeta terra de forma externa, podemos observar que a água constitui % de sua composição, sendo ela distribuída em estado solido, liquido e gasoso. Figura 1. Planeta Terra.

Esta distribuição consiste da se uinte forma: Estado sólido: 2. 15% no fo iras, 20F 13 e representa uma reserva permanente. A parte de água doce do planeta que é viavel para aproveitamento pelo ser humano, é de 14 mil Km3/ano. Caso se mantenha a taxa de crescimento da população mundial, em 1,6% ao ano, e o consumo per capita se mantiver, o planeta terá 50 anos garantidos e a partir dai a procura será maior que a demanda. Distribuições da água por continente A distribuição de água por continente se encontra da seguinteforma: [picl Figura 4. Gráfico de distribuição da água por Continente.

America do sul 27% da água doce do mundo se encontram na America do Sul E onde se encontra o maior lençol freático do mundo “Aquífero Guarani” possui as duas maiores bacias hidrográficas do planeta a prata e Amazônica A utilização da água doce é dada da seguinte forma 70% Destinada à agricultura 20% Destinada a indústria 10% Destinada ao Consumo humano America do Norte 17% da água doce mundo se encontra na America do Norte Toda população possui água potável e saneamento, se tornando assim o continente com maior cobertura de saneamento e abastecimento de água do mundo

America central 2% da água doce do mund 30F 13 m na America central. 26% da água doce do mundo se encontram na Ásia A utilização da água doce é dada da seguinte forma: 86% Destinada a agricultura 8% destinada a indústria 6% para uso domestico O uso da água destinada a agricultura esta acima da media mundial que é de 71 33% da população da região, que representa 58% da população do mundo, não possuem saneamento básico África 9% da água doce do mundo se encontram na áfrica A áfrica é considerada o pior continente do mundo quanto ? disponibilidade de água potável. % da população não possuem sistema de saneamento 45% da população têm carência de água Os motivos que mais impactam este continente é a má distribuição deste recurso realizada pelos homens e as catástrofes naturais causadas pela natureza. Europa 15% da água doce do mundo se encontram na Europa. 18% da população vivem em escassez de água 60% das cidades Européia exploram de forma excessiva a água subterrânea para uso de consumo humano, turismo e drenagem. 20% das suas águas superficiais correm risco de poluição.

A qualidade e a gestão das águas são as grandes responsáveis os índices atuais da Europa. Oceania 4% da água doce do mundo se encontram na Oceania Todos os habitantes das zonas urbanas têm acesso à água potável 3 milhões de habitantes da zona rural não possuem abastecimento de água para consumo publico 2 milhões nao possuem s sico 4 13 Figura 5. Mapa de distribuição da água por país. Fonte IJNEP. Global environment Se analisarmos todo o planeta, observaremos que a repartição de água doce na natureza é desequilibrada entre as várias regiões.

Alguns países possuem mais água do que seus habitantes ecessitam, enquanto outros estão localizados em regiões extremamente secas, como o norte da África, o Oriente Médio e o norte da China. Desta forma os países mais favorecidos pela natureza em relação à água potavel, fazem com que a população passe a gastar centenas de litros de água por dia enquanto em outros países a população dispõe de apenas 30 litros diários para beber, cozinhar, fazer a higiene, irrigar plantações e sustentar rebanhos.

O CONSUMO DE AGUA NO BRASIL O Brasil é considerado um país privilegiado por diversos motivos, nosso país possui aproximadamente 12% da água doce do undo e tem condições climáticas favoráveis uma vez que recebe chuvas constantes durante o ano todo, possui o maior rio em volume e extensão do planeta, o rio Amazonas, alem de outros diversos rios.

Apesar da abundancia de água no Brasil, existem muitos brasileiros que sofrem com a falta de agua, pois nas regiões semi- áridas os rios são temporários e em pouca quantidade fazendo com que exista a escassez de água. A água no Brasil é distribuída da seguinte forma: Figura 6. Distribuição dea ua or re ião OF Contendo a Distribuição da População Brasileira Por Região Ao analisar as imagens acima, podemos constatar que a água é distribuída de forma irregular no Brasil.

Vamos usar como exemplo o Sudeste com relação ao Norte, o Sudeste possui apenas 6% da agua doce disponlVel no Brasil, e a sua população é a maior com relação às outras regiões do país somando 42,65% da população Brasileira, já o Norte possui 68% da água doce disponvel no Brasil, ou seja, é a região que disponibiliza a maior quantidade de água e ao mesmo tempo e a região que possui o menor numero de pessoas, totalizando apenas 6% da população brasileira.

Ainda assim a situação mais critica é a do nordeste onde se encontra 28,91% da população e é a região que disponibiliza da menor quantidade de água, no total de 3% da água doce disponível no país. A forma como a água é consumida no Brasil No Brasil assim como nos demais países o maior consumo de água é realizado através da Irrigação, o que totaliza do consumo da água no país, as outras forma de consumo são realizadas da seguinte maneira: Consumo Rural 2%, Consumo industrial 7%, Consumo Animal 11% e Consumo Urbano 11%. [pic] Figura 8. Gráfico de consumo da água no Brasil

O ESTUDO DA CONTA DE AGUA Consumo médio anual familiar 6 OF Merilin -312. 000 mil Its Família do Rodrigo – 281. 000 mil Its Consumo médio anual por pessoa Família da gruna -4 pessoas 51. 500 mil Its cada um Família da Elaine -3 pessoas 76. 000 mil Its cada um Familia do Edilfran -2 pessoas 72. 000 mil Its cada um Família da Merilin 6 pessoas 52. 000 mil Its cada um Família do Rodrigo – 4 pessoas 70. 250 mil Its cada um Consumo médio mensal familiar Família da Bruna Família do Edilfran Familia da Merilin Família do Rodrigo – 17. 166 mil Its – 19. 000 mil 12. 000 mil Its 26. 000 mil Its 23. 17 mil Its Consumo médio diário familiar – 564. 383 – 624. 657 Its – 394. 520 Its 854. 794 Its – 769. 863 Its Comparações de consumo médio diário de cada familia dia a dia e detalhes Queremos tanto economi 3 pessoa, quanto à familia da Merilin e da Bruna usam em média de 142 Its diários de água por pessoa. Nesta proporção podemos ver o desperdício que fazemos dia a dia, consumindo algo que não conseguimos contar no momento de uso, enquanto a familia da Merilin com seis moradores consome muito menos agua do que as demais famílias. TRATAMENTO DA ÁGUA E AS REDES DE ABASTECIMENTO

Abastecimentos da água em Campinas O munic[pio de campinas possui um nível satisfatório de rios e córregos, entre eles o Rio Capivari, O Jaguari, o Capivari – Mirim e o Atibaia, no entanto o de maior importância é o Atibaia que corresponde a do abastecimento da cidade, os outros 5% provem do Rio Capivari. O Rio Atibaia é formado pelos Rios Atibanha e Cachoeira, no município de Bom Jesus dos Perdões. O Rio Capivari nasce em Louveira e passa pelas cidades de Campinas, Monte Mor, Rafard, Mombuca e Capivari. Figura 9. Gráfico dos rios que abastecem a cidade de Campinas

O abastecimento de água nos domicílios particulares permanentes em Campinas está dividido da seguinte forma: 95% Rede Geral, 4% Poço e Nascente e 1% Outras maneiras. [PiC] Figura 10. Gráfico da procedência da água que chega nas residências. 80F atende em torno de 98% da população Urbana de Campinas com água potável, através de 5 estações de tratamento da água, com a capacidade de produção de até 4. 530 litros por segundo sendo elas a ETA 1 e 2 na Swift, ETA 3 e 4 na estrada de Sousas, com água capturada no Rio Atibaia, e a ETA Capivari, junto a Rod. dos Bandeirantes com água originária do Rio Capivari.

Tratamento da Água em Campinas A SANASA atende a 88% da população de Campinas no tratamento de esgoto, com 210 mil ligações, por meio de 3. 112 km de redes, emissários e Interceptores. O maior problema no tratamento da água é que o esgoto coletado pela rede pública é lançado diretamente nos córregos e ribeirões que atravessam a área urbana de Campinas, o que compromete os outros usos de água disponíveis e, principalmente, a qualidade ambiental da região, além de poluir os afluentes dos Rios Atibaia e Capivari – fonte onde a Sanasa aptura água para a população.

Fonte Sanasa 2011 Figura 11. Gráfico de tratamento da água em Campinas Etapas de tratamento da água Pré-cloração – Inicialmente, o cloro é acrescentado assim que a água chega à estação. Isso facilita a remoção de matéria orgânica e metais. Pré-alcalinização — Após o cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o PH* aos valores determinados nas próximas fases do tratam (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. para o consumo humano, aconselha-se um pH entre 6,0 e 9,5.

Coagulação – Nesta fase, é acrescentado sulfato de alumino, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação forte da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de ajuntar. Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas. Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira desenvolvidos na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por edras, areia e carvão antracito.

Eles são responsáveis por reter a sujeira que sobrou da fase de decantação. Pós-alcalinizaçao – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações. Desinfecção — É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a residência do consumidor. Fluoretaçao – O flúor também é adicionado à agua. A substância ajuda a prevenir cáries. DESPERDICIO DE AGUA N 0 DF 13

Relaзoes de genero na sala de aula

0

RELAЗХES DE GКNERO NAS PRБTICAS ESCOLARES E A CONSTRUЗAO DE UM PROJETO DE CO-EDUCAЗAO AUAD, Daniela – FEUSP GE: Gкnero,

Read More

Teoria das restrições

0

A Teoria das Restrições O israelense Eliyahu Goldratt ainda quando estudante de ffsica, desenvolveu para um amigo um sistema de

Read More