Plano de negocio

Categories: Trabalhos

0

Como Elaborar um Plano de Negócios Porto, 19 de Novembro de 2011 1 -O que é um Plano de Negócios? É um documento que sistematiza a informação sobre a ideia de negócio, como pretende implementá-la, e que resultados espera obter no futuro. É essencial para a estruturação e defesa de uma ideia de negócio. É vital para gerir o negócio. Documento que traduz a estratégia que queremos Implementar na empresa e que será a base da sua vida. O sucesso da implementação do projecto, começa com um bom Plano de Negócios.

Swip view nent page 2 – Qual a importânc OF6 Ferramenta de Comu , „ nvestimento, funcio Ferramenta de Gesta cios? ut do para atrair ariais estratégicos. evolução da empresa, comparando previsões iniciais com dados efectivos. Ferramenta de Planeamento Orienta-nos pelas varias fases da empresa. Identifica dificuldades e obstáculos. Evita erros e cria alternativas. 3 – Como elaborar um Plano de Negócios eficaz Assegure a facilidade de leitura O texto deve ser bem formatado e de fácil compreensão. Não exagere na dimensão. Foque-se naquilo que é essencial. Não esquecer incluir um índice.

Seja claro e conciso. Dê um aspecto profissional ao documento Não desprezar o aspecto estético É um bom cartão de visita. trabalhar Prove que a empresa é composta por pessoas qualificadas e de grande credibilidade. Prove que a equipa consegue dar resposta aos diferentes problemas e oportunidades que se deparem à empresa. Demonstre que se trata de uma equipa coesa e empenhada. Coloque, em anexo, os curricula da equipa de trabalho, evidenciando as realizações mais importantes Apresente uma abordagem focada no mercado Não siga uma abordagem focada no produto (preço, características técnicas,… . Concentre o seu plano na forma omo o seu produto ou serviço vai ser recebido no mercado e como vai satisfazer as necessidades dos consumidores actuais e potenciais. Adequar o Plano de Negócios ao tipo de leitor Um Plano de Negócios pode ser dirigido a diversos tipos de indivíduos ou instituições, na medida em que pode ter vários objectivos. Elabore diversas versões do documento, adaptadas a cada destinatário. 3 – Como elaborar um Plano de Negócios eficaz?

Mostre que o seu negócio é único Refira as características que são únicas à empresa e que lhe conferem vantagem competitiva, face aos outros concorrentes: Deverá evidenciar: Excelência do produto Qualidade do serviço Boa localização Relações privilegiadas com s ou distribuidores 2 pontos fracos do negócio e as ameaças externas. A reflexão sobre os riscos e a forma de os prevenir, demonstra algum realismo por parte dos promotores do negócio, o que lhes confere credibilidade. Apresente projecções realistas O plano deve ser realista quanto à capacidade da empresa e ao seu potencial de mercado.

Não tenha uma visão excessivamente optimista relativamente: Dimensão do mercado Volume de vendas Quota de mercado esperada Capacidade produtiva nstalada Dimensão da concorrência Custos de produção Termine de forma positiva Demonstre confiança no seu projecto. Refira as razões do seu negócio ser irresistível. Obtenha uma revisão crítica Mostre o seu plano a pessoas da sua confiança, no intuito de obter opiniões críticas. Uma análise crítica bem fundamentada pode ser o “toque” que o seu documento necessita. – Erros a evitar na elaboração do Plano de Negócio Nunca devemos admitir determinados pressupostos sem termos feito, previamente, uma análise detalhada. Não devemos elaborar um Plano de negócios só porque retendemos candidatar-nos a um empréstimo bancário ou realizar a uma candidatura. Não devemos ser demasiado optimistas, sob pena de nos tornarmos irrealistas. Nunca devemos pensar que somos sempre capazes de cumprir prazos e or amentos. Devemos ter especial atenção com a dimensão evemos evitar aplicar 3 Capitulo mais importante do Plano de Negócios.

Resumir em + – 500 palavras toda a informação detalhada Deverá ser o último capítulo a ser preparado. Deverá conter a mensagem mais poderosa e persuasiva. Bem impresso e de fácil leitura. 5 – Etapas na Elaboração do Plano de Negócios Pontos essenciais a focar no Sumário Executivo nnnnnnn Objectivos do Plano. Conceito de Negócio. Dados Financeiros. Necessidades Financeiras. Posição da Empresa. Expectativas de Crescimento. Realizações importantes. 5 – Etapas na elaboração do Plano de Negócios Apresentação da Empresa nnn Nome da empresa Localização Historial da empresa: É uma empresa nova ou já existente.

Os promotores têm experiência no negócio. Qual a mais valia dos promotores para o projecto. Objectivos fundamentais Volume de negócios previsto Taxa de crescimento do negócio Quota de mercado que prevê conquistar os próximos anos Missão da empresa Definir objectivos gerais 5 – Etapas na elaboração de um Plano de Negócios Análise do Produto ou Serviço Descrição dos produtos ou serviços da empresa, bem como os pontos de diferenciação face à concorrência: Razões do produto / serviço ser único ou de qualidade superior.

Investimento em recursos humanos e materiais. Necessidades de investimento em equipamentos e instalaçõ Empresas Análise PEST Ambiente Político-Legal Ambiente Económico Ambiente Sócio- Cultural Ambiente Tecnológico ( Particulares e Empresas) Análise do Mercado Tipo de Clientes Particulares Empresas Directos Indirectos Potenciais Vantagens Factores crlticos de Sucesso Concorrentes Vantagens Competitivas 5 – Etapas na elaboração um Plano de Negócios Análise das 5 forças competitivas de PORTER A intensidade concorrencial de um sector depende destas 5 forças básicas. ? a partir da conjunção do impacto relativo de cada uma destas forças que é determinada a rentabilidade potencial dos sector. O objectivo estratégico de cada empresa, será o de encontrar uma posição nessa indústria que permita defender-se das 5 forças ou influenciá-las a seu favor.

Análise das 5 forças competitivas de PORTER Barreiras à Entrada de Concorrentes Poder Negocial dos Clientes Poder Negocial dos fornecedores Ameaça de produtos substitutos Rivalidade Competitiva Análise SWOT Corresponde à identificação dos principais aspectos que caracterizam a posição estraté ica da empresa, quer a nível interno quer a nível extern S Marketing Segmentação Critérios de Segmentação Particulares Geográfico Classe Social Idade Geográfico Tamanho Objectivos e Estratégia de Marketing Segmentos Alvo do Projecto Dimensão Actual Segmentos mais Atractivos Necessidades Específicas Cliente.

Tomada de Decisão de Compra Posicionamento Marketing Mix 4 ps Produto preço praça Promoção Devem satisfazer as necessidades de mercado perfil da Gestão Apresentação do perfil dos gestores e dos principais colaboradores (internos ou externos) que deverá ser acompanhada pelos curricula respectivos. Estrutura organizacional da empresa. Descrição da experiência dos principais responsáveis da empresa. Apresentação dos profissionais externos (advogados, contabilistas, consultores) Estrutura de recursos humanos no futuro. 6 – Estudo Económico e Financeiro Antes da tomada de decis mento, deverão ter-se em

Atps contabilidade geral etapas 1 e 2

0

Inovação e Desafio Com. Ltda. A empresa Inovação e Desafio Com. Ltda. atua no ramo de venda de eletrodomésticos e

Read More

Exames supletivos dso ensino médio

0

Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA Caro(a) Candidato(a), IO

Read More