Exames supletivos dso ensino médio

Categories: Trabalhos

0

Educação de Jovens e Adultos Comissão Permanente de Avaliação – CPA EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA Caro(a) Candidato(a), IO estudo da Biologi se organizou através evolutivos contínuos Idiversidade de form humana. Esses organ ar 6 r que a vida de processos to vie”‘ luindo a espécie s, ao contrário, entre eles existem relações de ‘interdependência. Ao penetrar no mundo biológico, você terá condições de desenvolver o respeito: aos seus semelhantes, a todas as formas de vida e a melhoria das condições de vida dos seres humanos e do planeta.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais… I respectivas constituições e funções. Ex. : Localizar os elementos da célula. 2. 3. Caracterizar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções. Organelas citoplasmáticas 2. 4. Compreender o processo da mitose, constatando que ele possibilita a mesma l(mitocôndria, cloroplasto, etc. ) I composição genética da célula original.

Mitose 2. 5. Compreender a meiose como um processo que garante a manutenção do número I de cromossomos da espécie. 2. 6. Caracterizar célula procarionte e célula eucarionte. Meiose 12. 7. Reconhecer as diferenças entre a célula animal e vegetal. eucariontes e procariontes vegetal cloroplastos, . Células Célula animal e (membranas, Relação com outros seres vivos. Benéficas: fermentação de massas, leite, etc. , constituição da fauna e flora intestinais, xampus, cremes etc. Maléficas: diversas doenças (Pneumonia, tuberculose, dengue, gripe, meningite, hepatites, DSTS / AIDS).

Comprovar a interferência dos vermes, moluscos, artrópodes, poriferos, I cnidários e equinodermos no contexto global da vida dos seres humanos e de IAnimais invertebrados e suas relações com outros animais. Ex. : Doenças I outros animais. (verminoses), alimentação (crustáceos e moluscos), cosmética (creme ostras). FUNÇÕES DOS VEGETAIS capilar à base de 4. ESTRUTURAS E 4. 1 . Identificar nos vegetais suas estruturas fundamentais e 14. 1 . Biologia das plantas (raiz, caule, folhas, flores respectivas e frutos) I funções. Fotossíntese.

Ex: Escrever a equação da fotossíntese, citar os rodutos I – Reconhecer a importância do estudo e preservação das plantas e Sua Ida fotossintese.. ‘diversidade como um fator de equilíbrio ecológico. 14. 2. Identificar a forte relação das plantas com seres humanos e animais. Alimenta ão vegetariana; fitoterapia (medicamentos); indústria linteração do organismo com o meio ambiente. relação. 5. 3. Funções de 15. 4. Compreender, em situações do cotidiano que o organismo possui diferentes l(locomoçáo, tato, visão, olfato, audição) Imecanismos de defesa. 15. 5.

Definir a reprodução humana como mecanismo undamental de perpetuação da 5. 4. Sistema imunológico. I espécie (reprodução humana) (leucócitos, linfa) – Identificar e diferenciar os órgãos do aparelho reprodutor masculino e I feminino. Reprodução humana. 15. 5. l- Avaliar a eficiência, adequação e necessidade dos métodos contraceptivos. Reprodutor. Ex. : citar etapas da fecundação, ciclo menstrual – Aparelho – Métodos contraceptivos. Ex. : Camisinhas, DIU, laqueaduras etc. I OBJETIVOS CONTEUDOS PAGF 6. CONTINUIDADE DA VIDA (GENÉTICA) 16. 1 . Situar histoncamente a genética e caracterizá-la como iência da 6. . Fundamentos da hereditariedade. Mendel: o pai da genética I hereditariedade. l. primeira e segunda leis de Mendel (Monoibridismo e diibridismo) Explicar a hereditariedade e seus mecanismos de transmissão, baseando-se nos I trabalhos de Mendel. 6. 2. Conceitos básicos (Caráter, genótipo, fenótipo, homozigoto, 16. 2. Conhecer os conceitos básicos da genética e aplicá-los, quando for heterozigoto, recessivo, dominante, autossomo e alossomo) Inecessário. Hemofilia 6. 3. Daltonismo e 16. 3. Caracterizar e explicar os mecanismos que causam o altonismo e a 16. 4. Síndrome de Down. Ex. Por que a síndrome de Down é denominada uma lhemofilia na espécie humana. trissomia ? 6. 4. Caracterizar e explicar as síndromes que resultam de anomalias I cromossômicas. ABO e fator Rh. Ex. : Eritroblastose fetal 6. 5. Interpretar, através de cruzamentos, as possíveis descendência Sistema 7. 2. Tipos de ecossistemas (marinho, terrestre, etc. ) 7. 3. Relacionar as atividades dos seres vivos com a estrutura e composição da ‘biosfera. 17. 3. Os seres vivos e a biosfera (todo o fazer do ser humano e sua relação com o lima, espaço geográfico, trabalho, relaçóes sociais) 7. . Conceituar e identificar habitat, nicho ecológico, população, comunidade, Conceitos básicos de habltat, nicho ecológico, população, comunidade. I etc. 7. 5. Identificar, conceituar e analisar relações de interdependência entre os 7. 5. Relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas) componentes de um ecossistema. 7. 6. Distinguir os seres produtores dos consumidores Cadeias e teias alimentares 17. 7. Compreender que o fluxo de energia é indispensável para a manutenção da IFIuxo de ener ia ( irâmides de energia e de massa)

Teste

0

Sumário Introdução 3 Camada de Aplicação 4 Serviços da camada de Aplicação 5 Introdução Com o objetivo padronizar a comunicação

Read More

Comportamento organizacional

0

Capítulo 3 Trabalho em Equipe [picl A imagem acima é bem inspiradora para estudarmos o conceito Trabalho em Equipe. Esta

Read More