Avaliação – 1º ano do ensino médio – 1º bimestre

Categories: Trabalhos

0

Leia o texto para responder as questões abaixo Estamos livres de uma série de desgraças como grandes terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismos e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma entre 1 e 20 centímetros por ano. No encontro dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões. A pouca ocorrência de ventos devastadores como furacões, tufões e ciclones é devida, em grande parte, à baixa temperatura o mar.

Nossos mar necessários para a fo ac e tufões são a mesm olsa, são diferentes nas co mais brandos. Um fu s 26,5 graus ora te estades. Furacões rentes. Ciclones eralmentesão perioresa 118 quilômetros por hora, mas há ciclones com ventos muito intensos , diz a meteorologista Rosmeri da Rocha, da USP. O Catarina, por exemplo,que passou em março pelo sul do Brasil, tinha características tanto de ciclone quanto de furacão, segundo o INPE. Cl Adaptado da Revista Super Interessante, maio 2004. 1 . Qual das alternativas abaixo serviria para ser título da notícia? Ventos causam baixas temperaturas? b) Por que o Brasil tem poucos desastres naturais? c) O Brasil está livre de catástrofes naturais. d) Baixas temperaturas provocam desastres. e) Magma provoca furacões. 2. Identifique a alternativa que contém apenas as palavras-chave do texto. a) Catástrofes – fatores climáticos – ventos devastadores. b) Catarina – magma — condições climáticas. c) Ciclones – ventos – Metereologista. d) Desastres naturais – violência – vulcões. e) Placas – ondas gigantes — sismos. 3. O que é lusofonia? a) a capacidade de narrar contos em primeira pessoa em ortuguês. ) o conjunto de identidades culturais e linguísticas existentes em países falantes de português. c) o conjunto de atividades centradas na critica aos costumes colonialistas portugueses que produziram a escravidão no Brasil. d) o estilo de escrever, próprio de autores importantes como Fernando Pessoa e Machado de Assis. e) a variedade de Língua Portuguesa considerada pela sociedade como a que deve transmitir informações importantes. 4. Observe: Lúcia está namorando Paulo. Ela o acha “um gato”. Hoje, eles estão fazendo dois meses de namoro firme.

Assim que acabam s aulas, Lúcia o encontra e, ao vê-lo, exclama: a) “Paulo, como você é lindo! ” b) “Paulo, como você é formoso! ” Qual das duas possibilidades seria mais apropriada? Por quê? 5. Leias as gírias abaixo e reescreva-as utilizando a norma padrão da língua portuguesa. a) “Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área. ” d) “Dani, para de ser mamadeira e arruma um trampo logo. ” e) “Pedrão, se liga, você é mó talarico. Tentou furá os zoio do maluco da minha quebrada. Se liga, meu! “

Atps direito civil i cartilha cidada

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA p A ULO CURSO DE DIREITO “cartilha Cidadã’ Disciplina de Direito Nome: DE SAO Neto OFIO p

Read More

Gps sistema de georeferenciamento global

0

INTRODUÇÃO Sobre este manual Cuidados CUIDADO: O sistema de posicionamento global é operado pelo governo dos Estados Unidos que é

Read More