Plano de negocio

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO O presente trabalho de Administração de Empresas com ênfase em Administração Geral configura um instrumento pedagógico com o objetivo de aperfeiçoar a formação teórica e prática dos alunos desta graduação. A partir da aliança entre os princípios adquiridos em sala de aula e a prática obtida por meio do convívio com a empresa escolhida para análise. O objetivo deste documento é a partir um trabalho de campo minucioso, reconhec ou processo dentro d 1 OF SS meios imprescindívei ar.

Swipe to page A organização na a Cooperativa de Col da atividade e/ também quais os se satisfaçam. observações foi ituição de caráter social com que o grupo j realizou trabalhos em semestres anteriores e que fornece à sociedade serviços de utilidade pública. É importante ressaltar o impacto que a Cooperativa tem no desenvolvimento dos habitantes e da cidade de Sorocaba.

O grupo tem em vista através deste projeto, desenvolver e praticar todo o conteúdo teórico absorvido durante o curso de Administração de Empresas e desenvolver as aptidões de um bom administrador ou gestor e contribuir para o desempenho da organização através do trabalho elaborado a partir de entrevistas ealizadas, junto aos funcionários, a partir de observações in loco, bem como, por fundamentações bibliográficas.

No primeiro capítulo é apresentado o perfil completo da organização estudada, com uma apresentação geral de a Cooperativa Reviver, no capitulo a diante o trabalho apresenta uma analise da gestão da Cooperativa com base nos Critérios aplicação da Matriz SWOT (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) e logo depois o emprego da Matriz GUT fundamentando prioridades para a oportunidade de melhoria.

A fundamentação teórica que descreve a oportunidade com ase acadêmica e bibliográfica a oportunidade de melhoria selecionada antecede o plano de melhoria e ação com o uso de ferramentas administrativas, definido pelo grupo. E por fim, o último capítulo explicita os resultados esperados e indicadores de eficiência e eficácia. 1. Descrição da Organização 1 Instituição, Propósitos e porte da Organização 1. Denominação da Organização Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver é uma organização de pequeno porte.

Atualmente conta com três unidades, situadas no Jardim Leocádia, Jardim Zulmira e no Bairro do Éden. Porém esta última unidade será desativada até dezembro de 2011 Atua no setor de reciclagem e possui a função de oferecer serviços de utilidade pública, através da coleta de material reciclável e eletrônico. 2. Forma de Atuação da Organização para prestar serviços aos associados. ” (TACHIZAWA, 2000, p. 138). Entidades com essa forma de atuação são consideradas sociedades simples. 1 . 1. História da Organização Em maio de 2004, teve inicio o Projeto Reviver, quando o pároco Wilson Roberto da Silva, da Paróquia São José Operário solicitou à Pastoral Familiar, estudos para apresentar uma alternativa que permitisse a constituição de renda para ajudar amílias assistidas pelo setor da Assistência Social e Promoção Humana da Paróquia São José Operário, que constantemente pediam ajuda devido às dificuldades de arrumar emprego, geralmente pessoas já descartadas pelo mercado formal de trabalho.

O grupo teve conhecimento de uma experiência adotada em outra comunidade, que gerava emprego e renda através da coleta seletiva, organizada em forma de cooperativa, a CORESO (Cooperativa de Coleta Seletiva de Sorocaba); após contato com a mesma, o grupo optou pela implantação de um nucleo dessa cooperativa na comunidade.

Foram várias reuniões para definir e organizar espaço e strutura para iniciar o projeto; uma vez que a CORESO não dispunha de recursos financeiros para estender este projeto para Vila Progresso, ficando para a comunidade a responsabilidade de arrumar recursos através de doações para fazer os carrinhos e também providenciar espa o físico ratuito para armazenar e fazer a separação do mate em uma cooperativa própria. Foi então, protocolado um ofício na Prefeitura Municipal de Sorocaba, solicitando área para implantar o projeto dentro da comunidade.

A resposta inicial foi negativa, mas a coragem do grupo tornou pública a iniciativa. O Titular da Secretaria Municipal de Parcerias procurou o grupo para obter mais detalhes sobre o projeto. Durante esse encontro, em janeiro de 2006, ele propôs que o grupo convidasse oficialmente todas as entidades relacionadas com a coleta seletiva e estes se reunissem para elaboração de uma proposta única para apresentar ao Executivo. Com a conclusão dos trabalhos, foi possivel criar a Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver.

O próximo passo foi procurar a Secretária de parcena para discutlr a efetivação da parceria e definir o local. Em maio de 2007, foi oficialmente inaugurada a Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver, de pequeno orte, com a presença do Prefeito Vitor Lippi, vereadores e demais autoridades. Neste ano de 2011, a Prefeitura de Sorocaba com a proposta de aperfeiçoar o processo de coleta seletiva e triagem do material recolhido na cidade, inaugurou em agosto, a Central das Cooperativas, onde a Cooperativa Reviver atuará com outras duas cooperatlvas: a Catares e Ecoeso. 4.

Descrição do Negócio A Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver atua no setor de reciclagem, protegendo o patrimônio natural da cidade de Sorocaba. A organização não industrializa nenhum tipo de produto, mas possui como atividade-fim segregar, prensar e pesar todo material coletado nos bairros ue atua e por fim, vendê-lo para fornecedores de outr vulgos “sucateiros”) e uma alternativa de frear os impactos da utilização de fontes naturais não-renováveis, a quantidade de residuos arremessados na natureza e custos, esse é um negócio que cresce a cada dia que passa em todo o mundo.

A Cooperativa Reviver tem prioritariamente caráter social, pois surgiu com o objetivo de melhorar a vida de famílias carentes da região, atuando então no terceiro setor, objetivando atender direitos sociais básicos de qualquer ser humano e combater firme a exclusão social. Atualmente a Cooperativa Reviver faz parte do projeto “Reciclando Vidas” da Prefeitura de Sorocaba. 5. Porte da Organização A Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver é uma organização de pequeno porte; dividida em duas unidades: a Reviver situada na Rua Eugênio Leite da Cruz, 41 1, Bairro Éden e a cooperativa situada na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Leocádia.

Porém desde o dia 18 de agosto de 2011, com a inauguração da Central das Cooperativas da Zona Oeste no Jardim Zulmira, pelo prefeito Vitor Lippi e o secretário de Parcerias Carlos Laine; a unidade do Jardim Leocádia foi transferida para a Central das Cooperativas e cooperativa situada no bairro do Éden que cuida dos materiais eletroeletrônicos, será desativada e os cooperados serão transferidos para o Jardim Leocádia, que está em reformas desde então. A previsão é de que até dezembro tudo esteja pronto.

A Cooperativa Reviver conta com 40 cooperados e um motorista terceirizado pela prefeitura de Sorocaba, porém esse é um dado variável de acordo com a necessidade da mesma. Atualmente, com a inauguração da Central das Cooperativas no Jardim Zulmira, a Reviver situa-se numa área de cerca de 4,5 mil m2, possui um galpão com mais de 2 mil m2 de área onde há uma steira de 25 metros de e ologia para agilizar a extensão e tecnologia para agilizar a triagem e comercialização do material recolhido.

No momento, a Cooperativa possui uma cartela com sete clientes fixos, lembrando que nenhum deles compra o mesmo tipo de material. Mas esse número pode variar. A renda dos cooperados é variável. Os cooperados devem realizar o mínimo de 160 horas mensais previstas de trabalho, com uma carga horária de 8 horas por dia. Lembrando que esta renda pode aumentar de acordo com as horas extras realizadas por cada um.

Como a empresa em questão atua como entidade mpresarial descrita como cooperativa, as sobras líquidas (faturamento) mensal é dividida pelas horas trabalhadas de todos os cooperados no mês; através deste calculo será obtido o valor da hora e será possível presumir o valor que cada cooperado receberá de acordo com as horas realizadas de cada um. A variação das sobras acorre devido a variação do faturamento no decorrer dos meses. 1. produtos e processos . Principais Produtos da Organização A Cooperativa Reviver através da coleta seletiva comercializa até 48 tipos de material reciclável que são divididos em seis grupos.

São eles. Papelão (puro e misto) Papel (arquivo, jornal, encarte e revista) – Metais Finos (latinha, panela, perfil, chaparia, bloco, marmitex, cavaco alumínio, cobre com capa, cobre sem capa, cobre puro, cobre misto, latão/metal, cavaco bronze, inox bom, inox ferroso, motor com ferro, bateria, antimônio, zamack). – Plástico (AP mista/cristal – ácido ‘ástico, PEAD branco/ color – polietilen, PP misto lipropileno, caixaria, – Vidros (caco, peças, litros, garrafão, potão, P. P caixas). Resíduos Eletrônicos. – Óleo de Cozinha – repassado para a Cooperativa IESA. 2.

Processos Principais e Processos De Apoio O principal processo da Cooperativa Reviver engloba espectivamente as etapas de coleta do material reciclável nos pontos cadastrados (97% residências); o transporte desse material até o barracão; a transferência desse material para as bancas onde será separado corretamente de acordo com seu grupo e colocado em “bags” (sacos de coleta), que são mandados para a prensa, onde são feitos os fardos; posteriormente esses fardos são levados para a balança para um controle de peso e depois vendidos. Com exceção do processo principal, citado no parágrafo anterior. Cooperativa Reviver, não possui departamentos específicos e por essa razão o dlretor responsável da mesma, Silvio Luz Júnior, é quem executa as funções de recrutamento de novos cooperados, cadastro de novas residências, demonstrativos de produção, relatório de horas dos funcionários, folha de pagamento, recolhimento de impostos, fechamento de negócio com os clientes, aplicações de reservas, notas fiscais, quotas-partes, tendo como apoio para essas tarefas o escritório de contabilidade da Prefeitura, que auxilia a Cooperativa para assuntos de natureza econômico-finacelra. ? importante dizer que todas essas atividades são comunicadas aos demais cooperados e analisadas pelo conselho fiscal mensalmente. Municipal de Sorocaba. A Cooperativa possui também: Balanças eletrônicas – Prensas hidráulicas – Carrinho elevador hldráulico – Carrinho paleteiro. – Esteira industrial.

Com a inauguração da Central das Cooperativas, em agosto de 2011, de acordo com o secretário de Parcerias, Carlos Laine, o aluguel do barracão, equipamentos e caminhões são custeados pela Prefeitura que realizou um investimento da ordem de RSI,5 milhão. A antiga banca usada para segregação do material coletado, foi substituída pela esteira industrial que agiliza a triagem e comercialização, agregando valor ao material coletado.

A esteira e o novo espaço possibilitam os cooperados a desmembrarem, selecionarem e empacotarem até 1 20 bags por dia, antes. Além dos caminhões cedidos à Cooperativa Reviver pela Prefeitura Municipal, que ainda fornece o combustível, lubrificantes e manutenção dos veículos; o Prefeito Vitor Lippi planeja disponibilizar mais cinco caminhões, dobrando a capacidade de coleta das três cooperativas situadas na Central, atendendo 50% dos bairros da cidade de Sorocaba até o final do ano. 2. Sócios, Mantenedores ou Instituidores 1.

Identificação dos membros da organização A Cooperativa é composta por uma diretoria, formada por uatro titulares e dois suplentes, que ocupam as funções de presidente, secretário, diretor operacional e coordenador. E um conselho fiscal, composto por três titulares e três suplentes. As eleições para diretoria e c são realizadas a cada dois o novo espaço no Jardim Zulmira, são muitas as expectativas dos mantenedores. A Reviver e as demais cooperativas da Central, esperam não só aumentar a quantidade de material reciclável coletado, mas também atlngir 100% dos bairros de Sorocaba.

A atual administração da Prefeitura vem trabalhando muito para possibilitar às cooperativas este fim, ampliando parcerias e ealizando investimentos. O Prefeito também entregou ao legislativo, no final do mês de agosto de 201 1, um projeto de Fundo de Amparo às Cooperativas, que servirá para cobrir o valor dos materiais recicláveis caso aconteça uma nova crise econômica, como a crise de 2008 que reduziu os preços dos materiais e muitos catadores deixaram de realizar a coleta.

O Fundo de Amparo às Cooperativas também irá premiar a produtividade dos agentes ambientais, pois a Prefeitura fez a opção de ajudar o meio ambiente eas pessoas que trabalham com reciclagem. Uma das necessidades dos mantenedores é alcançar a eta de que o trabalho de coleta de materiais recicláveis seja realizado em todos os bairros cidade de Sorocaba, incluindo os 480 condomínios residenciais, que começaram a ser notificados através de cartas.

O processo de seleção do lixo é obrigatório por força de lei municipal, sob a pena de multa no valor de R$500,OO reais. Atualmente, o trabalho de coleta dos materiais é apenas em 24% dos bairros da cidades, com os caminhões, devem ser atendidos 50% até o final do ano. IJma das regiões que passará a ser atendida é a região oeste, onde fica a central. 3. Força de Trabalho 1. Denominação genérica da for a de trabalho rabalhadores são denominados “agentes ambientais”. 2.

Composição da força de trabalho A forma de trabalho adotada para esse projeto foi o cooperativismo que descaracteriza o vinculo empregatício, ou seja, o regime jurídico de vinculo é de cooperado. Os cooperados formam atualmente um grupo de 40 agentes ambientais dlvididos em duas unidades, sendo que 34 operam na Central das Cooperativas da Zona Oeste e o restante fica na unidade do Éden, até dezembro de 2011, quando esta unidade será desativada e os cooperados transferidos para o Jardim Leocádia. Esta última possui uma equipe menor, pois o volume de aterial eletroeletrônico é menor.

Os cooperados são pessoas de origem simples, com pouca ou nenhuma instrução que a partir do projeto da Cooperativa Reviver ganharam dignidade e estabilidade financeira. Devido o caráter social, a Cooperativa valoriza a diversidade e dá oportunidade a todos, uma prova disso é a presença de mais mulheres na força de trabalho da Cooperativa Reviver, como mostra o gráfico a seguir: [pic] Gráfico OI – Divisão dos Cooperados da Cooperatlva Reviver, segundo a força de trabalho quanto ao gênero em 2011 – Fonte: levantamento realizado em visita à Reviver). PAGF

Tipos de concreto – aula01

0

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL – ORGAO DE FISCALIZAÇAO DA ENGENHARIA DA ARQUITETURA E DA AGRONOMIA Av. Hist. Rubens de Mendonça, 491

Read More

Projeção de resultado

0

Matriz de atividade individual* Módulo: 1 Atividade: Individual Título: Projeção de resultado Aluno: Rafael Bilatto Disciplina: Orçamento Empresarial Turma: Introdução

Read More