Poços de petroleo

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE GAMA ALHO INSTI UTO SUPERIOR DE EDUCAÇAO ECNOLOGICA- ISET CURSO : TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DISCIPLINA : INDUSTRIA DO PETROLEO ( TEC-404) PROFESSOR LEONARDO NEVES poços DE PETRÓLEO O poço de petróleo é o elo de ligação entre a rocha e a Swip to page superficie , assim as revestem de certa co em sub-atividades. p necessário a sistema sobre o mesmo.

A va cr 4 de poços se e são desdobradas aço torna-se de informaçãos ento é permitir que um profissional de petr leo saiba identificar em qualquer parte o país que tipo de poço ele está lidando a partir da sigla CLASSIFICAÇAO DOS POÇOS DE PETROLEO A) Quanto à Finalidade Um poço de petróleo , dependendo de sua finalidade deve ser classificado em nove categorias abaixo FINALIDADE CATEGORIA NUM.

CHAVE Exploração pioneiro converter-se em produtor de óleo se descobrir novo campo. DE EXTENSÃO : são perfurados fora dos limites provados de uma jazida visando ampllá-la ou delimitá-la PIONEIRO ADJACENTE : perfurado após a delimitação preliminar do campo visando descobrir novas jazidas adjacentes . PARA JAZIDA MAIS RASA OU MAIS PROFUNDA : sao poços perfurados dentro dos limites de um campo , visando descobrir jazidas mais rasas ou mais profundas.

Os poços explotatónos servem para extrair o óleo da rocha reservatório , podendo ser : DE DESENVOLVIMENTO : perfurados dentro dos limites do campo para drenar racionalmente o petróleo ( atendo aos preceitos econômicos e de espaçamento ) DE INJEÇÃO : perfurados com a intensão de injetar fluidos na rocha reservatório para ajudar na recuperação do petróleo .

Os poços especiais são todos os que são perfurados sem bjetivo de procurar e produzir petróleo e que não estejam enquadrados nas categorias anteriores . Ex. poço para produção de água B) QUANTO A PROFUNDIDADE FINAL Os poços de petróleo podem ser classificados com rasos , médios e profundos . A titulo de referência podemos limitar a 1. 500 m a profundidade máxima de um poço raso e classificar um poço como profundo quando a profundidade final atingir 2. 00 m . QUAN O AO PERCURSO ( ecional ) quando a sonda e o alvo a ser atingido estão situados na mesma direção OÇO DIRECIONAL : quando a sonda e o alvo não se situam na mesma reta vertical NOMECLATURA DOS poços DE PETRÓLEO Em Terra O prefixo de um poço terrestre de petróleo é constituido por quatro caracteres separados ar hifen_ relacionado a perfuração marítima, será apresentado resumidamente ,para atender as necessidades da resolução do exercício.

Trataremos do tema novamente mais adiante. UNIDADES DE PERFURAÇAO para os casos de perfuração no mar , existem seis tipos básico de UPM’s ( Unidades de Perfuração Marítima ) : Fixas ,Submersíveis , emi-submersíveis , Auto-eleváveis (Jack IJp’s) , Navios sonda e Plataformas de Pernas Tracionadas (” tension Leg” ) . O emprego de cada um dos tipos está condicionado à lâmina d”água , condições de mar e profundidade de poços.

Normalmente nos relatórios técnicos e boletins oficais bem como em revistas especializadas do setor, são apresentados as seguintes abreviaturas destes equipamentos : Unidades de Perfuração Abreviatura Navio-sonda Semi-submersível NS ss ataforma auto-elevável Sonda Convencional sc Sonda Terrestre Unidade Móvel EXERCÍCIO 01 -P UM Com base nas informações da tabela em anexo que apresenta as atividades de perfuração exploratória e explotatória de petróleo no Brasil em dez. 2001 Pede-se responder os seguintes quesitos? Quantos poços pioneiros estão sendo perfurados ( terra e mar ) ? Dentre os poços perfurados diga quantos estão abaixo de 300m de LDA Dentre os poços submarinos quantos são direcionais ? Quantos poços produtores estão entre 400 e 800m de LDA Qual o poço de maior profundidade em terra e no mar? Que classificação você dari de terra quanto a

Liderança

0

Viviane Menezes LIDERANÇA O tema liderança tem sido objeto de estudo ao longo de vários anos tamanha a sua amplitude

Read More

Exposição ao frio

0

Sumário * Introdução * Efeitos a saúde pela a exposição ao frio. * Sintomas da exposição. Avaliação ambiental. gl *

Read More