Praticas gerenciais modelo

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS CURSO DE ADMINISTRAÇAO PRATICAS GERE 1 Swipetoviewn ‘t p USINA MONTE ALEGRE S. A . 41 Conclusão… … ….. — ,42 31 Empresas Concorrentes…. 9. Definição dos Fornecedores………… IO. 11. Referencia Bibliográfica . . . . . . . . . . . . . . fabricação do açúcar e do álcool, além de outros subprodutos, tendo nos colocado como líder mundial do setor. A cana- de-açúcar está ligada diretamente à própria história e desenvolvimento do Brasil.

Apesar de, em épocas passadas, os preços internacionais e nacionais terem desestimulado esse etor do agronegócio, e de muitos agricultores terem reduzido o manejo cultural, diminuindo com isso a sua produção, atualmente a taxa interna de retorno tem aumentado significativamente, fazendo com que o setor tenha um novo impulso. O maior estado produtor de cana-de-açúcar está localizado na região Sudeste: trata-se de São Paulo. A região Nordeste, segunda maior produtora nacional, vem perdendo espaço para outras regiões no tocante à expansão da cultura da cana-de-açúcar.

Além do próprio Sudeste, as regiões Sul e Centro- Oeste também apresentaram crescimento em suas participações a área com cana-de-açúcar. Com a crise do petróleo e a emergência de novas fontes de energia, a cana-de-açúcar ganha destaque dada as possibilidades reais do etanol no mercado de energias renováveis. Nesse sentido, a experiência brasileira é emblemática ao implementar, nos anos 80, o Proálcool, um programa pioneiro de produção de álcool carburante voltado para abastecer a frota automotiva nacional, tanto para adição na gasolina quanto para abastecimento de motores exclusivos a álcool.

Uma verdadeira revolução na cadeia produtiva da cana-de-açúcar que teve como ?ncora a sólida base cientlflca construída desde os anos 60 com programas de pesquisa como os da Copersucar e do Planalsucar. Um cenário positivo para o futuro desta cultura é que o mercado internacional se abrirá, tanto para açúcar, como para o álcool; e, no mercado interno, o veículo flexível abrirá, tanto para açúcar, como para o álcool; e, no mercado interno, o veículo flexível crescerá em vendas e abrirá espaço de demanda, juntamente com o álcool anidro e outros usos, como matéria-prima para o biodiesel.

Enfim, se o século XX foi aracterizado como o reinado do petróleo, o século XXI será, sem dúvida, o reinado da agroenergia renovável, ambientalmente limpa, geradora de empregos permanentes, de renda e de riqueza para o Brasil. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo mais aprofundado e especflco sobre a empresa Usina Monte Alegre Ltda, que tem como principal atividade o cultivo da cana- de-açúcar para fabricação de álcool e açúcar.

Será mostrado, que o setor apresentou e, ao que tudo indica, continuará apresentando, forte tendência de expansão no futuro próximo em função dos promissores mercados para o çúcar e álcool combustível. 4 31 sido considerado, “o irmão mais fraco dos métodos das Ciências Sociais” e as pesquisas feitas através deste método tem sido consideradas desviadas de suas disciplinas, talvez porque as investigações que o utilizam possuem precisão, objetividade e rigor insuficientes.

O método do Estudo de Caso tem sido visto mais como um recurso pedagógico ou como uma maneira para se gerar ‘insights’ exploratórios, do que um método de pesquisa propriamente dito e isto tem ajudado a mantê-lo nesta condição. Mas, apesar das fraquezas e limitações apontadas, o Estudo de Caso tem tido um uso extensivo na pesquisa social, seja nas disciplinas tradicionais, como a Psicologia, seja nas disciplinas que possuem uma forte orientação para a prática como a Administração, além de ser usado para a elaboração de teses e dissertações nestas disciplinas.

Mas, se o método é assim considerado, porque isto ocorre? Uma das possíveis causas para isto, reside no fato de que a afirmação de que este método é o irmão mais fraco dos métodos, pode estar errada uma vez que, por ser utilizado como um método pedagógico, seu projeto, suas limitações e fraquezas ão sejam bem conhecidas enquanto método de pesquisa.

O Método do Estudo de Caso é um método das Ciências Sociais e, como outras estratégias, tem as suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas à luz do tipo de problema e questões a serem respondidas, do controle possível ao investigador sobre o real evento comportamental e o foco na atualidade, em contraste com o caráter do método histórico.

Um ponto comum entre vários autores é a recomendação de grande cuidado ao se planejar a execução do estudo de caso para se fazer frente às críticas tradicionais que são fe lanejar a execução do estudo de caso para se fazer frente às críticas tradicionais que são feitas ao método. É objetivo deste trabalho apresentar o método do estudo de caso como uma estratégia de pesquisa e considerar aspectos relevantes para o desenho e a condução de um trabalho de pesquisa com o uso deste método, analisando as suas vantagens e desvantagens.

As páginas que seguem, será apresentada a importância da cana-de-açúcar na economia local e nacional, desde o inicio de sua produção até o seu produto final, bem como a importância que ela exerce na economia. Onde ira mostrar como é a fabricação do açúcar que se utiliza em quase todos os dias em afazeres domésticos. E um combustível que com os novos modelos de carro “flex” todos aceitam e a cana-de-açúcar é a matéria prima principal para a produção do etanol, na região e do pa[s.

E equipe atuou em duas frentes para a coleta dos dados, a primeira logo no inicio pesquisa feita pela internet, onde obteve grande parte do trabalho e começou a conhecer a empresa, e depois com informaçóes diretas da empresa em uma visita onde foi uma longa e proveitosa entrevista para concluir a pesquisa. ocial e ambiental, sempre procurando o melhor para a região, mantendo o padrão de qualidade dos seus produtos, por este motivo sempre recebe prêmios e certificados pela sua responsabilidade autentica. da Adecoagro no Brasil.

Em setembro de 2002 a Adecoagro ingressa no mercado agropecuário argentino com a aquisição da firma Pecom Agropecuária S. A. e seus mais de 74. 000 hectares de terra. Nesse momento a Pecom Agropecuária era a terceira empresa agropecuária da Argentina e esta compra de ações foi à maior da América Latina no ano 2002. Desde ntão, foi realizada uma importante transformação no modelo produtivo, com o objetivo de otimizar o uso da terra e aumentar o seu potencial. A agricultura foi favorecida como a atividade mais importante.

A criação de gado é realizada em terras não apropriadas para a agricultura, reduzindo em conseqüência o número de cabeças de gado. Por sua vez, foi otimizado o negócio leiteiro, melhorando a produtividade por vaca e a rentabilidade do negócio. Os excelentes resultados operacionais obtidos permitiram a Adecoagro, avançar com seus projetos de expansão, esenvolvendo novos negócios e diversificando o risco. A empresa começou sua expansão regional em 2004, adquirindo uma fazenda em uma das zonas mais produtivas do Uruguai.

Ao mesmo tempo, começaram a analisar as possibilidades de investimento no Brasil, chegando definitivamente a este país no ano 2005 com a compra de três fazendas localizadas nos cerrados brasileiros. Em Setembro de 2005, depois de entrar no mercado de exportação de leite em pó pelas vendas à África e o Oriente Médio, foi criada a marca ADECO LATTINA para comercializar nossos produtos lácteos. Em fevereiro de 2006, foi dado o rimeiro passo no negócio agro energético, com a compra da USINA MONTE ALEGRE. Atualmente são processadas 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar para a produção de açúcar e etanol.

Hoje, a Adecoagro é proprietária de mais de 225. 000 hectares, dos quais 200. 000 estão na Argenti dos quais 200. 000 estão na Argentina, 20. 000 no Brasil e 5. 000 no Uruguai. Data de início das operações A história da Usina Monte Alegre tem início em 1. 917, quando o Cel. Jorge Vieira adquiriu a Fazenda Monte Alegre, no município de Monte Belo/MG, com cerca de 3. 000 alqueires. Esta azenda já tinha uma tradição de produção de café, rapadura e açúcar mascavo, onde desenvolveu atividades agropecuárias diversificadas, com lavouras de café, criação e engorda de gado bovino, e plantio de cereais.

A Fazenda Monte Alegre contém ate hoje a maior reserua de matas originais da Região, numa superffcie aproximada de 1. 200 hectares, principal área de atuação do Instituto Sul Mineiro de Preservação Ambiental. Área construída Hoje a Usina Monte Alegre produz a sua matéria prima em áreas arrendadas de seus acionistas e de terceiros, numa área total de 12. 00 hectares nos municípios de Monte Belo, Areado, Alfenas, Alterosa, Divisa Nova, Cabo Verde e Machado. Fotos [pic]Trevo da entrada da Usina no município de Monte Belo/MG.

As demais fotos foram tiradas dentro da Usina Monte Alegre, na visita: [pic] [pi [pi [pi [pi [pi Pequena historia e o desenvolvimento da cana-de-açúcar e da Usina Monte Alegre de açúcar é a terceira mais importante na agricultura brasileira em área colhida, ficando atrás da soja e do milho. Em termos de valor bruto da produção agrícola, no entanto, a cana-de-açúcar salta para o segundo lugar, superando a cultura do milho e esempenha um importante papel no desenvolvimento do Pais, gerando emprego, renda e divisas.

A cana-de-açúcar esta inserida, matéria-prima para a fabricação do açucar e do álcool, além de outros subprodutos, tendo nos colocado como líder mundial do setor. A cana-de-açúcar está ligada diretamente à própria história e desenvolvimento do Brasil. Apesar de, em épocas passadas, os preços internacionais e nacionais terem desestimulado esse fazendo com que o setor tenha um novo impulso. O maior estado produtor de cana-de-açúcar está localizado na região Sudeste: trata-se de São Paulo.

A região Nordeste, segunda maior produtora nacional, vem perdendo espaço para outras regiões no tocante à expansão da cultura da cana-de-açúcar. Além do próprio Sudeste, as regiões Sul e Centro-oeste também apresentaram crescimento em suas participações na área com cana-de-açúcar. Com a crise do petróleo e a emergência de novas fontes de energia, a cana-de-açúcar ganha destaque dada as possibilidades reais do etanol no mercado de energias abastecimento de motores exclusivos a álcool. Uma verda 0 DF 31

Tecnicas de implementação do processo de etl

0

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO RIO DE JANEIRO – IFRJ PRÓ-REITORIA DE pós GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

Read More

Comportamento organizacional

0

UTILIZAÇAO DAS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE DURANTE o PROCESSO DE ENSINO Francimário Venâncio de Oliveira Departamento de Ciências Administrativas

Read More