Preponderância progressiva da sociedade orgânica

Categories: Trabalhos

0

PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOCIEDADE ORGÂNICA FA O SOCIAL E DIVISAO DO TRABALHO ÉMILE DURKHEIM SÃO PAULO EDITORA ÁTICA ora 2007 to view nut*ge p. 47-65 RESUMO Este fichamento tem por objetivo mostrar, de várias formas, como Durkheim distingue os dois tipos de solidariedade numa sociedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. E como se deu essa transição ao logo do tempo, tanto pela modificação das normas sociais ou pela consciêncla coletiva.

O autor fala sobre a lei histórica da preponderância progressiva da solidariedade orgânica, onde os membros desta sociedade ue prepondera estão unidos em virtude da divisão do trabalho que a coesão resultasse exclusivamente das semelhanças, deveríamos concebê-la como uma massa absolutamente homogênea, [… ] e, consequentemente, não seriam arranjadas entre si, o que, em resumo, seria desprovido de qualquer forma definida e de qualquer organização. ” (pp. 748); Assim é a solidariedade mecânica, onde nao há diferenciação, se não as lógicas perceptíveis, nem organização, pois tudo é à base de repetições e semelhanças (o agregado: horda), como as sociedades segmentadas (clãs). A partir do momento que se passa a ter essa diferenciação, porém incentivando a coesão, então ai estará a transição citada por Durkheim sobre a preponderância da solidariedade orgânica. [… ]Fustel de Coulanges descobriu que a organização primitiva das sociedades era de natureza familiar e que, por outro lado, a constituição da fam[lia primitiva tinha como base a religião. … ] Com efeito, os povos primitivos não apresentam todos essa falta de centralização que acabamos de observar; existem, ao contrário, aqueles que estão submetidos a um poder absoluto. A diwsão do trabalho faz assim seu aparecmento. ” (p. 51-53); para Durkheim a solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas, ou seja, grupos do tipo tribal, clãs, onde seus os indivíduos compartilham das mesmas noções e valores sociais, crenças religiosas e nos interesses materiais para sua subsistência.

E sendo a religião um sentimento compartilhado por essas pessoas, ou seja, está na consciência coletiva, isso mostra e explica a questão da elevação da sociedade, onde consta a divisão por motivos e questões do grupo, o de denominar a elevação da sociedade, onde consta a divisão por motivos e questões do grupo, o de denominar superiores e também a divisão do trabalho, que por conseqüência muda a estrutura da sociedade segmentada, centralizando num poder absoluto, o que mais tarde será conhecido por alienação. Eis porque a solidariedade é ainda mecânica, enquanto a divisão do trabalho não é desenvolvida, O que a caracteriza é que ela é um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. ” (p. 54); A Solidariedade Mecânica é constituída por um sistema de egmentos homogêneos e semelhantes entre si, unidos por laços de parentesco e a estrutura dessa sociedade é simples, onde o indivíduo é socializado porque, não tendo individualidade própria, se confunde com seus semelhantes no meio de um mesmo tipo coletivo. Elas são constituídas não por uma repetição de segmentos similares e homogêneos, mas sim por um sistema de órgãos diferentes, cada um dos quais com um papel especial e formado de partes diferenciadas. ” (p. 55); É essa diferenciação que caracteriza a interdependência organizada tão citada por Durkheim em relação à solidariedade rgânica. Seus componentes são individuais, com suas respectivas atividades, e a união deles que faz com que esse grupo mantenha a coesão entre eles.

Eles estão unidos em virtude da divisão do trabalho sociaL PAGF3ÜFd mostrar como se deu essa passagem, pois é um processo lento, que ocorre de acordo com as necessidades, e quando superadas então ocorre a evolução dos grupos. Assim como os clãs iroqueses e os hebreus de Pentateuco. A substituição não é completa e sim de acordo com as necessidades, quanto mais complexas maiores serão as necessidades por desenvolvimento. A preponderância é da solidariedade orgânica, porém a solidariedade mecânica ainda subsiste até mesmo no mundo moderno, mas apenas em distritos territoriais. É uma lei geral que os agregados parciais que fazem parte de um agregado mais vasto vejam suas individualidades se tornarem cada vez menos distintas. “(p. 60); “As linhas” que delimitam diminuem e acontece uma fusão natural dos costumes devido ao desenvolvimento da sociedade, como o idioma. E com o tempo essas linhas podem sucumbir. Durkheim cita isso referente à substituição da estrutura segmentar pela organização profissional.

O modo de agrupamento dos homens que resulta da divisão do trabalho é pois muito diferente daquele que exprime a distribuição geográfica a substituição porém só é poss[vel na medida em que esses últimos desapareçam. ” (p. 64). Quanto mais uma estrutura se afirma e se desenvolve, mais rapidamente a precedente é enfraquecida, e consequentemente preponderante a atual se torna. O que é o caso da solidariedade orgânica e o constante desenvolvimento de sua organização profissional, que para Durkheim é a solução para os problemas de esfera econômica mundial.

Trabalho de redes

0

FACULDADE DOS GUARARAPES CIENCIA DA COMPUTAЗAO PROFESSOR: CARLOS JOSЙ TECNO OGIA RAD ANDERSON CLEYTON ALVES LOPES PEDRO GIOVANNY DE SOUZA

Read More

A revolução intelectual dos séculos xvii e xviii

0

A Revolução Intelectual dos Séculos WII e XVII A Revolução Intelectual nos séculos XVII e XVIII foi instituída a partir

Read More