Primeiros socorros

Categories: Trabalhos

0

ESCOLA DE ENGENHARIA ELETROMECÂNICA DA BAHIA – UNIDADE DE ITABUNA – CURSO SEGURANÇA DO TRABALHO GESTAO DE RISCOS Unidade Itabuna EEEMBA- ESCOLA DE ENGENHARIA ELETROMECÂNICA DA BAHIA “Pela falta de um cravo, a ferradura foi perdida; Pela falta da ferradura, o cavalo foi perdido; pela perda do cavalo, o cavaleiro se perdeu; pela perda do cavaleiro, a batalha foi perdida, pela perda da batalha, or ferradura foi perdido Benjamim Franklln. Elaboração: Adriano orque um cravo de or27 to view nut*ge Gestão de Riscos – Adriano Queiroz Sales EEEM3A CONTEUDO 1 . INTRODUÇÃO 2. ANÁLISE DE RISCOS 2. 1 . Classificaçao dos

Riscos 2. 2. Riscos ambientais: Químicos, Físicos e Biológicos Riscos Químicos Principais efeitos no organismo Riscos Físicos Riscos Biológicos Fatores que colaboram para que os produtos ou agentes causem danos à saúde Principais medidas de controle dos Riscos Ambientais Medidas relativas ao ambiente Medidas relativas ao homem C Avaliação dos Riscos Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa Sales EEEMBA ESCOLA DE ENGENHARIA ELETROMECANICA DA BAHIA – UNIDADE 1- INTRODUÇÃO É sabido que o brasileiro, tradicionalmente, não se apega ? Prevenção seja ela de acidentes do trabalho ou não.

A nossa formação escolar não nos enseja qualquer contato com técnicas de Prevenção de Acidentes, nem ao menos com a sua necessidade. Assim, até o nosso ingresso no mercado de trabalho e, assim mesmo, dependendo do setor de atividade e, pior ainda, da empresa em que trabalharemos, é que teremos o primeiro contato com a Prevenção de Acidentes, isso, já na idade adulta!

Na verdade, embora de forma precária, a única vez em que normalmente temos alguma noção de prevenção é no lar, através da mãe, ao nos puxar a orelha, darnos umas palmadas por alguma travessura, mas, incoerentemente, é, ambém, no próprio lar que somos desafiados, pela primeira vez, a demonstrar coragem, praticando ações que nos colocam em condições de perigo. O grande desafio do profissional de Saúde e Segurança no trabalho é a mudança dos hábitos não coerentes com a prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. ? levar aos trabalhadores as informações de prevenção, causando nestes o sentimento da necessidade de mudança de comportamento a través da observação constante dos riscos existentes não só no ambiente de trabalho, mas em todo e qualquer lugar. Gestão de Riscos — Adriano Queiroz Sales – ANÁLISE DE RISCOS PAGF condições, irão causar danos à saúde do pessoal. Chamam-se, esses fatores, riscos ambientais. Os riscos ambientais exigem a observação de certos cuidados e a tomada de medidas corretivas nos ambientes, se pretende evitar o aparecimento das chamadas doenças do trabalho.

A Portaria 3214 de Segurança e Medicina do trabalho do Ministério do Trabalho na sua Norma Regulamentadora de no 09 contempla o Programa de Proteção aos Riscos Ambientais – PPRA – que tem como objetivo de antecipação, identificação, avaliação e controle de todos os atores do ambiente de trabalho que podem causar doenças ou danos à saúde dos empregados. Segue-se uma série de informações básicas relativas aos Riscos Ambientais, com enumeração dos principais fatores, das condições possivels de risco para a saúde e das medidas gerais para o controle desses fatores nos ambientes de trabalho. . 1- Classificação dos Riscos Os riscos estão classificados de modo geral da seguinte forma: DE ITABUNA 2. 2 – Riscos Ambientais Os riscos ambientais estão divididos em três grupos: riscos químicos, riscos físicos e riscos biológicos. Riscos Químicos São representados por um grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho. As substâncias químicas podem estar na forma de gases, vapores, líquidos, fumos, poeiras e névoas ou neblinas.

Por exemplo: “thinner” em geral, desengraxantes como o tetracloreto de carbono, o tricloroetileno. Gases Monóxido de carbono, gases dos processos industriais como o gás sulfídrico, amônia, etc. Líquidos Que podem ser corrosivos, como os ácidos e a soda cáustica, ou irritante, causando doenças da pele. Muitos líquidos também podem ser absorvidos pela pele, causando prejuízo à saúde. Névoas ou neblinas Nos banhos de galvanoplastia, fosfatizaçao e outros processos, onde se formam névoas ou neblinas. Fumos Nos banhos de metais fundidos como o chumbo.

Os fumos são pequenas partículas de metal ou de seus compostos, provenientes do banho que ficam suspensos no ar. Poeiras Poeira de rebarbação de peças fundidas no jateamento de areia ou granalha de aço, manuseio de areia, cimento, etc. Principais Efeitos no Organismo Dentre os efeitos dos riscos químicos no organismo, destacam- se, como principais, os seguintes: Irritação Irritação dos olhos, nariz, garganta, pulmões, da pele. Geralmente, as substâncias que causam irritação se encontram na forma de gás ou vapor, mas podem, também, estar no estado líquido ou sólido.

Exemplos: vapores de ácidos, a amônia (amoníaco), certas poeiras. A irritação da pele é causada pelo contato direto com líquidos ou poeiras, sendo exemplos os solventes e a poeira de cimento. Asfixia Ou seja, falta de oxigênio no organismo. Exemplos: monóxido de carbono (CO), gás carbônico (C02), acetileno. Anestesia Isto é, uma ação sobre o sistema nervoso central, causando estado de sonolência ou tonturas. Geralmente, s substâncias anestesicas estão no estado de gás ou vapor. Exemplos: vapores de acetona.

Intoxicação Pode ser causada tanto por inalação como por contato com a pele ou ingestão acidental do tóxico, q ser causada tanto por inalação como por contato com a pele ou ingestão acidental do tóxico, que pode estar na forma sólida, líquida ou gasosa. Exemplos: benzol, toluol, tricloroetileno, metanol, gasolina, inseticidas, fumos de chumbo, etc. Pneumoconiose Isto é, uma alteração da capacidade respiratória devido a uma alteração no pulmão da pessoa. As substâncias que ausam esse tipo de doença estão na forma de poeira.

Exemplos: poeira de sílica livre cristalizada, contida no pó de mármore, areia, carepa de fundição (areia), poeira de amianto ou asbesto, pós de algodão. Riscos Físicos São representados por fatores do ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde, sendo os principais: o calor, o ruido, as radlaçóes, pressões anormais, a vibração. Calor O calor ocorre geralmente em fundições, siderúrgicas, cerâmicas, indústrias de vidro, etc. Quanto aos efeitos, sabe- se que o organismo pode adaptar-se aos ambientes quentes, entro de certos limites.

Quando há exposição excessiva ao calor, pode ocorrer uma série de problemas, como câimbras, insolação ou intermação, ou, ainda, uma afecção nos olhos chamada de catarata. Ruído Ocorre na industria em geral. O ruído excessivo tem vários efeitos no ser humano, variando de pessoa para pessoa, como a irritabilidade, hipertensão, insônia, entre outros. Entretanto, seu efeito principal, comprovado quando as pessoas são expostas a altos níveis de ruído por tempos longos, é o dano à audição, que leva a vários raus de surdez.

Radiação infravermelha É o calor ra itos são, justamente, os o calor radiante cujos efeitos são, justamente, os mencionados acima em “calor”. Onde há corpos aquecidos, há calor radiante que é emitido em todas as direções. Radiação ultravioleta É um tipo de radiação que está presente principalmente nas seguintes operações: solda elétrica, fusão de metais a temperatura muito alta, nas lâmpadas germicidas. Seus efeitos são térmicos, causando queimaduras, eritemas (vermelhidão) na pele, e, também, inflamação nos olhos (conjuntivite).

Os efeitos são retardados, aparecendo com maior força 6 a 12 horas após a exposiçao. Radiações ionizantes Podem ser provenientes de materiais radioativos ou de aparelhos especiais. Exemplos: aparelhos de raio-x (quando indevidamente utilizados), radiografias industriais de controle (gamagrafia). Os efeitos das exposições descontroladas a radiações Ionizantes, por mau controle dos processos, são em geral sérios: anemia, leucemia, certos tipos de câncer e efeitos que só aparecem nas gerações seguintes (genéticos).

Trabalhos com pressões anormais São os trabalhos em que o homem é submetido a pressões diferentes da atmosférica, na qual vive normalmente. Esses trabalhos exigem m controle rígido das operações, principalmente na etapa de descompressão e volta à pressão normal. Ocorrência: em trabalhos submarinos, no trabalho em tubulações e caixões pneumáticos. Os efeitos são: problemas nas articulações, desde dores até paralisia, e outros problemas mais graves que podem ser fatais.

Vibrações As vibrações ocorrem, principalmente, nas grandes máquinas pesadas: tratores, escavadeiras, máquinas de terraplanagem, que fazem vibrar a grandes máquinas pesadas: tratores, escavadeiras, máquinas de terraplanagem, que fazem vibrar o corpo inteiro, e nas erramentas manuais motorizadas que fazem vibrar as mãos, braços e ombros. Os problemas provenientes das vibrações aparecem em geral após longo tempo de exposição (vários anos).

No caso de vibração do corpo inteiro, podem aparecer dores na coluna, problemas nos rins, enjôos (mal de mar); no caso de vibrações localizadas nas mãos e braços, podem aparecer problemas circulatórios (má circulação do sangue) e problemas nas articulações. O tempo longo de exposição e fatores como o frio têm muita influência no aparecimento desses problemas. Riscos Blológicos São representados por uma variedade de microrganismos com os quais o empregado pode entrar em contato, segundo o seu tipo de atividade, e que podem causar doenças.

São os microrganismos presentes no ambiente de trabalho que podem trazer doenças de natureza moderada e, mesmo, grave. Eles se apresentam invis[veis a olho nu, sendo vis[veis somente ao microscópio. Exemplos: as bactérias, bacilos, vírus, fungos, parasitas e outros. Todos estão sujeitos à contaminação por esses agentes, seja em decorrência de ferimentos e machucaduras, seja pela presença de colegas doentes ou por contaminação alimentar. Exemplo: Nos ferimentos, podem ocorrer, entre outras, a infecção por tétano que pode até matar o empregado.

Os colegas podem trazer ao ambiente de trabalho os micróbios que causam hepatite, tuberculose, mic e da pele. Se o pessoal PAGF 7 Se o pessoal da copa e cozinha não tiver higiene e asseio, pode ocorrer contaminação das refeições, tendo como possível conseqüência as diarréias. Para prevenção, usam-se as seguintes medidas: * Vaclnação; * Uso de equipamento de proteção individual; *Rigorosa higiene pessoal, das roupas e dos ambientes de trabalho; Controle médico permanente.

Fatores que colaboram para que os Produtos ou Agentes causem danos à Saúde Nem todo produto ou agente, presente no ambiente, irá causar obrigatoriamente um dano à saúde. para que isso ocorra, é preciso que haja uma inter-relação entre os fatores que serão expostos a seguir: O tempo de exposição Quanto maior o tempo de exposição, de contato, maiores são as possibilidades de se desenvolver um dano à saúde e vice-versa. A concentração do contaminante no ambiente Quanto maiores às concentrações, maiores as chances de aparecerem problemas.

O quanto à substância é tóxica Algumas substâncias são mais tóxicas que outras se comparadas em relação a uma mesma concentração. A forma em que o contaminante se encontra Isto é, se em forma de gás, líquido ou neblina, ou oeira. Isto tem relação com a forma de entrada do tóxic o, como será visto PAGF 8 OF pelas quais os materiais tóxicos podem penetrar no organismo humano: por inalação Quando se está num ambiente contaminado, pode- se absorver uma substância nociva por inalação, isto é, através da resplraçao.

Por contato com a pele, ou via cutânea A pele pode absorver ertas substâncias se houver contato, mesmo que por poucos instantes. Dessa forma, o tóxico pode atingir o sangue e causar dano à saúde. Por ingestão Ou seja, ao se engolir, acidentalmente, o tóxico Isso acontece muito quando são comidos ou bebidos alimentos que estão contaminados com quantidades não visíveis de substâncias nocivas. É por essa razão que nunca se devem fazer as refeições no próprio posto de trabalho.

E, também, não se deve ir para o refeitório ou para casa sem antes efetuar um perfeito asseio pessoal: lavar as mãos e rosto com sabão e bastante água. Principais Medidas de Controle dos Riscos Ambientais As principais medidas de controle dos riscos ambientais podem referir-se ao ambiente ou ao pessoal: Medidas relativas ao ambiente Substituição do produto tóxico O produto tóxico pode ser substituído por outro produto menos tóxico ou inofensivo. Esta é a medida ideal, desde que o substituto tenha qualidades próximas às do original.

Também deve-se tomar cuidado para um produto tóxico não se criar um risco maio jateamento com areia substituído por jateamento de óxido de aluminio, etc. ESCOLA DE ENGENHARIA ELETROMECÂNICA DA BAHIA • UNIDADE Mudança do processo ou equipamento Certas modificações em processos ou equipamentos podem reduzir muito os riscos ou, até, eliminá-los. Exemplos: pintura a imersão ao invés de pintura a pistola (diminuindo-se a formação de vapores dos solventes); rebitagem substituída por solda (menor barulho).

Enclausuramento ou confinamento Consiste em isolar determinada operação do resto da área, diminuindo assim o número de pessoas expostas ao risco. Exemplos: cabine de jateamento de areia; enclausuramento de uma máquina ruidosa. Ventilação Pode ser exaustara, retirando o ar contaminado no ocal de formação do contaminante, ou diluidora, que é aquela que joga ar limpo dentro do ambiente, diluindo o ar contaminado.

Exemplos: nos tanques de solventes, nas operações com colas, nas operações geradoras de poeiras, nos galpões de prensas a quente. Exemplo de exaustor. Umidificação Onde há poeiras, o risco de exposição pode ser eliminado ou diminuido pela aplicação de água ou neblina. Muitas operações, feitas a úmido, oferecem um risco bem menor ? saúde. Exemplos: mistura de areias de fundição, varredura a úmido. Segregação Segregação q ação. Nesta medida de

Cidade tecnologica

0

Cidade tecnológica «Planit Valley» nasce em Paredes até 2013 Uma cidade tecnológica de nome Planit Valley vai nascer em Paredes

Read More

Teste de chama

0

Teste de Chama – Espectroscopia Engenharia Mecânica, 30Semestre, Turma – B Luciano Lima; Monique Louzado; Natália Torres; Ronny Estrela Professor:

Read More