Principais fatos do brasil colonia

Categories: Trabalhos

0

22/04/1 500 – Expedição chefiada por Pedro Álvares Cabral, com dez naus, três caravelas e 1. 500 homens a bordo, chegou ao litoral da Bahia, avistou um monte que chamou de Monte Pascoal. No dia seguinte, a expedição aportou na Bala Cabrália, onde celebrou a primeira missa no território descoberto, que foi chamado de “Terra de Vera Cruz”. O território era, então, habitado por cerca de 8 milhões de indígenas. Um relato sobre a terra encontrada é enviada ao Rei de Portugal, a Carta de pero Vaz de Caminha. 500-1530 – Não houve por parte de Portugal, intenção de ocupar o território, mas uma ocupação móvel, onde os portugueses ercorreram a costa brasileira para defender a posse da terra e, eventualmente, fund troca do pau Brasil – mercados europeus. para derrubar, desca eram armazenados org , entrepostos de astante citada nos a mão de obra os troncos, que s, aguardando as naus que os levaria à Holanda. 1 530 – Martim Afonso de Souza comanda a primeira expedição de colonização das terras brasileiras.

Além de conceder terras para a exploração, ele patrulha a costa para impedir o contrabando de pau-brasil por franceses. Ele instala um engenho de açúcar, e fundo São Vicente em 1 532, a prmeira vila da colónia, no atual estado de São Paulo. 532 – Portugal e Espanha dividiram entre Swipe to nex: page entre si os territórios conquistados pelo Tratado de Tordesilhas (1494), mas os franceses não aceitaram a validade jurídica do mesmo e ocuparam vários pontos do litoral brasileiro.

Em resposta, a Coroa portuguesa fez sua primeira tentativa para colonizar o Brasil; utilizando sua longa experiência na África e em Portugal, na Reconquista, implantou as Capitanias Hereditárias, dividindo o território em quinze faixas horizontais de terra, com cerca de 350 km de la gura, que se iniciavam no litoral e terminavam no interior, na linha imaginária do Tratado. 538 – Não existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao Brasil. A tese mais aceita é a de que em 1 538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de pau-brasil, teria traficado para a Bahia os primeiros escravos africanos.

Eles eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para a América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus tratos e da fome. 1 548 – Nomeado pelo rei dom João III, Tomé de Sousa assume o primeiro governo geral do Brasil. A nova forma de administração permite maior centralização. Isso faz com que muitos donatários e colonos vejam a nomeação do governador como ingerência indevida nas capitanas.

Surgem conflltos entre o poder real e o local em questões como escravização indígena, cobrança de taxas e ações militares. Essa forma de governo dura até a vinda da família real para PAGFarl(F3 cobrança de taxas e ações militares. Essa forma de governo dura até a vinda da família real para o Brasil, em 1808. 1 549 — É fundada, na Bahia, a cidade de Salvador, por Tomé de Sousa, para servir de sede do governo. O lugar é escolhido tanto em razão da localização marítima protegida como das condições naturais do Recôncavo, favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar. 555 — A França não aceita a partilha das terras americanas feitas pelo Tratado de Tordesilhas e defende o direito de posse a quem ocupá-las. A primeira invasão francesa do território brasileiro acontece na ilha de Sergipe (atual Villegaignon), na Baía de Guanabara. Os franceses instalam uma comunidade chamada França Antártica, destinada a abrigar protestantes calvinistas fugidos das guerras rellgiosas na Europa. Sua principal atividade conômica era a troca de mercadorias baratas por pau-brasil, feita com os indígenas da região.

Eles constroem um forte e resistem por mais de dez anos aos ataques dos portugueses. 1 567-êm 20 de janeiro de 1 567, dia de São Sebastião (padroeiro da recém-fundada cidade), os portugueses conseguiram vencer os últimos redutos de resistência francesa, em Uruçu-mirim (atual praia do Flamengo) e Paranapuã (atual Ilha do Governador). Uma grande mística envolve a narrativa da batalha que expulsou os franceses: de acordo com os relatos, o proprio São Sebastião teria participado da luta em prol dos portugueses. PAGF3ÜF3

Mkt de beers

0

CAPA INTRODUÇÃO Breve história da marca “Shanghai Tang’ A ideia do criador da marca, David Tang, era a criação de

Read More

Gestão do desenvolvimento econômico local: algumas considerações

0

Introdução O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram

Read More