Produção textual individual 1º semestre analise e desenvolvimento de sistemas unopar

Categories: Trabalhos

0

SUMARIO 1 INTRODUÇAO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1 Componentes básicos de sistema de informação 5 2. 1. 1 Tipos de sistema de informaçã05 2. 1. 1. 1 Tipos de sistema de informaçao – (SAD) e (SSD)7 2. 1. 1 . 1. 1 Áreas funcionais básicas de um empresa 8 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCAS 12 INTRODUÇÃO ar 8 to view nut*ge É interessante observar que, após todos os pensamentos e teorias da administração até hoje desenvolvidas, nenhuma delas representou uma mudança tão espetacular para a administração como o benefício que a informática, está proporcionando através da agilidade e disponibilidade da informação.

A identificação e a definição das necessidades de um sistema de informações estratégicas, táticas, operacionais e de comunicações corporativas, baseiam-se em operações orientadas para o mercado e suportadas por sistemas de informação altamente eficientes.

Os gerentes dependem de seus registros internos de pedidos, vendas, preços, custos, n(veis de estoque, contas a receber, contas a pagar, de comunicações com os determinadas áreas funcionais) gerados em uma empresa; documentos de processos diversos para facilitar a gestão da organização; coleção de informações expressa em um meio de eiculação, como um jornal interno de uma empresa; conjuntos de procedimentos e normas da organização, estabelecendo uma estrutura formal; e, por fim, conjunto de partes(quaisquer) que geram informações.

Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações. Como qualquer outro sistema, o SI inclui a entrada ( ou nput) que envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da empresa ou do ambiente externo. O processamento envolve a conversão dessa entrada bruta em uma forma mais útil e apropriada.

A saída (ou output) envolve a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão (processa os inputs e produz outputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas). Pde conter também um mecanismo de feedback que controle a operação. 1 Componentes Básicos de sistema de informação • Hardware: computadores e periféricos, como mpressoras, processadores, monitores, teclado, dispositivos de leitura externos etc. Juntos PAGF90F8 dados e informação, fiscal etc. ). ?? Pessoas: são aqueles indivíduos que trabalham com o sistema ou utilizam a sua saída (output). São usuários e operadores de Hardware e software. • Banco de dados: é uma coleção de arquivos, tabelas e outros dados inter-relacionados que armazenam dados e suas respectivas associações. • Redes: é um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores. • Procedimentos: são um conjunto de instruções sobre omo combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar as saídas desejadas.

Também podemos dizer que são as funções que o sistema deve executar. 1 Tipos de sistema de informação Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nlVel operacional, que dão suporte a gerentes peracionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc.

Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa.

Além das caracteristicas dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas ?reas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos. • Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) sistemas integrados que a el operacional, são integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc. Onde os recursos são predefinidos e estruturados, através deles que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas a e a própria • Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) Sistemas de automação de escritório atendem necessidades do nível de conhecimento envolvendo trabalhadores de conhecimento, pessoas com formação universitária como engenheiros e cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquvistas etc.

Se diferenciam, pois trabalhadores de conhecimento criam informações e trabalhadores de dados manipulam , usam informações prontas, a produtividade destes é aumentada com o uso dos Sistemas de automação de escritório que coordenam e comunicam diversas unidades, trabalhadores, e fontes externas omo clientes e fornecedores. ?? Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), é o estudo dos sistemas de informação nas empresas e na administração, dão suporte ao nlVel gerenclal através de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente. 1 Tipos de sistema de informação – (SAD) e (SSD) Os SI até aqui descritos podem ter funções que forneçam informações para tomada de decisão.

Segundo Ralph H. Sprague e Hugh J. Watson, no livro Sistemas de Apoio à Decisão, qualquer SI que forneça informações para auxilio à decisão é um sistema de apoio à decisão (SAD). Essa afirmação é, porém bastante questionável, pois SAD são sistemas que não só f rmações para apoio ? SAD são sistemas que não só fornecem informações para apoio à tomada de decisão, mas que contribuem para o processo de tomada de decisão.

A obtenção da informação é apenas parte do processo, como veremos detalhadamente adiante. SAD, que também são conhecidos como “Decision Support Systemsi’ (DSS), possuem funções especificas, não vinculadas aos sistemas existentes, que permitem buscar informações nas bases de dados existentes e delas retirar subs[dios para o processo de tomada de decisão. SAD começam a ser desenvolvidos na organização a partir dos estágios de controle e integração no modelo proposto por Richard Nolan.

Um SSD é um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específica de um problema. O foco deste sistema está na tomada de decisões em face de roblemas comerciais não-estruturados ou semi-estruturados, ou seja, atuam no suporte à tomada de decisões gerenciais. Os sistemas de suporte à decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços.

Os SSD, embora sejam parcialmente destinados aos níveis mais elevados da gerencia, são utilizados em todos os níveis. O mais importante é que um SSD deve auxlliar aqueles que tem que tomar decisões, de todos os níveis, em todos os aspectos da tomada de decisão, incluindo os relacionados aos processos empresariais de valor adicionado. Além disso, a abordagem de SSD leva em consideração que pessoas e não maquinas, tomam decisões. Características: • Manipular grandes volumes de dados: busca informações em banco de dados avançados.

Obter e processar dados de fontes diferentes: tem capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. proporcionar flexibilidade de relatónos e de apresentação: os gerentes podem obter as informações que desejam, apresentadas no formato que preenche as necessidades e preferência obter as informações que desejam, apresentadas no formato ue preenche as necessidades e preferências dos solucionadores de problemas.

Possuir orientação tanto textual quanto gráfica: produzem textos, tabelas, desenhos lineares, gráficos pizza, curvas de tendência, etc. Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados: muitos programas analíticos associados a um SSD são na verdade programas independentes, o SSD proporciona um meio de reuni-los.

Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação heurística: oferece ao tomador de decisões uma grande flexibilidade na obtenção de ajuda computacional nas tividades de tomada de decisão. Executar análise de simulações e por metas: com a avallação adequada pode proporcionar um excelente apoio organizacional. Áreas funcionais básicas de uma empresa ÁREAS FUNCIONAIS FIM Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado.

Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais: ÁREAS FUNCIONAIS MEIO Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transforma ão de recursos em produtos e sen,’iços e sua colocação n dem ser desse tipo, para • Função manutenção ÁREA FUNCIONAL: Administração Financeira Suas funções e atividades básicas propostas, que podem ser consideradas na análise e no estudo do SIG, são: • Função planejamento de recursos financeiros • Função captação de recursos financeiros • Função gestão dos recursos dispon[veis • Função seguro • Função contábil ÁREA FUNCIONAL: Administraçao de Materiais Suas funções e atividades básicas propostas são: Função planejamento de materiais e equipamentos • Função aquisições • Função gestão de materiais e equipamentos ?REA FUNCIONAL: Recursos Humanos • Função planejamento • Função suprimentos do quadro • Função gestão de recursos humanos • Função desenvolvimento de recursos humanos Função pagamentos e recolhimentos • Função beneficios • Função obrigações sociais conhecimento, gerencial e de estratégia, o sistema de informação se tornou parte fundamental em todo o procedimento de uma empresa. REFERÊNC AS ALVES, Sérgio. Decomposição de Áreas Funcionais da Administração Com as Respectivas Funções e Atividades para Esquematização Básica do PAGF8rlF8 nformaçóes Gerenciais.

Trabalho de Historia

0

ntroduçao O Regime militar foi o periodo da politica brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada

Read More

Sistema integrados de gestão

0

China Telecom adere ao planejamento de recursos empresariais A China Telecom, a maior operadora de comunicações de telefonia fixa do

Read More