Projeção ortogonal
Projeção Ortogonal e Perspectiva Teoria e Exercícios Desenho Técnico – 2012 Ilustrações : ps. 2 a 6 e 11 a 20 prof. Marcos André Siqueira Campos Ceset- Unicamp http://www. ceset. unicamp. br/webdidat/matdidat. ph +Andr%E9+Siqueira+Campos ps. 7 a 10 Prof. Eduardo José Stefanelli (Cefet-SP) http://www. stefanelli. eng. br OF3 iliza, ‘Vipe view nent page para que possamos, as três dimensões de num único plano, util perspectiva: cnico, representar primento e Largura) três tipos de Nota-se que elas representam um mesmo objeto de maneira diferente e que a que causa menor deformação é a perspectiva sométrica.
ISO = mesma MÉTRICA = medida A perspectiva isométrica mantém a mesma proporção entre as três dimensões originais da figura. Em desenho técnico habitualmente representamos as perspectivas por meio de esboços. 2 O desenho da Perspectiva Isométrica é baseado num sistema de três eixos formados por semi-retas de mesma origem e que formam entre si três ângulos de 1200. Os eixos isométricos. Qualquer linha paralela a um eixo isométrico é chamada Linha Isométrica, as não paralelas são Linhas Não Isométricas. o esquema de representação de um prisma retangular, usando a olha reticulada. Podemos ainda representar os objetos tridimensionais em Planos de Representação distintos, utilizando o SISTEMA DE PROJEÇÕES ORTOGONAIS. PROJEÇÃO significa estender num plano a imagem de um objeto, por meio de linhas projetantes. ORTOGONAL vem do grego orthos = reto + gonal = ângulo. Isto porque esse sistema baseia-se em linhas projetantes paralelas ou perpendiculares aos planos de representação, formando ângulos retos, que marcam as arestas dos sólidos que se deseja representar. 5 O sistema de Projeções Ortogonais, idealizado por Gaspar Monge no sec. XVIII é chamado Geometria Descritiva.
Dois planos prolongados além da sua interseção dividem o espaço em quatro ângulos diedros. No Brasil, utilizamos a representação no 10 Diedro. 6 Planos de Representação 7 8 9 10 grandeza. Rebatimento Tombo Mas há casos especiais. 12 Representação de Planos Inclinados Quando uma superfície inclinada é perpendicular a um plano de representação o segmento de reta que representa a sua projeção manterá a mesma grandeza. Sofrendo redução nos outros dois. Se ela for inclinada em relação aos três planos, nenhuma projeção antém a sua verdadeira grandeza. 3 Representação de Arestas Ocultas. Ao observarmos peças mais complexas, nem sempre é possível visualizar todas as arestas importantes. Nesse caso, elas são representadas por meio de linhas tracejadas. 14 Representação de Figuras Circulares. As figuras circulares ou cilindricas devem ser representadas com a indicação da sua linha de centro ou eixo de rotação. É comum que os cilindros representem furos nas peças. 15 As linha de centro de cilindros e furos são representadas por traços finos, separados po 3