Projeçoes geograficas
Projeção Cilíndrica Projeção Cil(ndrica: o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa. Projeção Cônica Projeção Cônica: a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para o aumentam conforme cone.
A projeção cônl da superfície terrestr Projeção Azimutal ora Sv. ipe to nut*ge as distorções contato com o representar partes Projeção Plana ou Azimutal: a superfície terrestre é representada sobre um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do pólo. As deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência. É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central. Projeção Plana ou Azimutal
Projeção Mercator Projeção de Mercator ou Projeção Cilindrica Conforme: conserva a forma dos continentes, direções e os ângulos verdadeiros. intensifica-se na periferia do mapa. Projeção Equivalente – Projeção de Peters ou Projeção Cilíndrica Equivalente: não mantém as formas, direções e ângulos, conserva a proporcionalidade das áreas, preservando as superfícies representadas. Projeção Eqüidistante Projeção Azimutal Equidistante Polar: O pólo norte é o centro do mapa, e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, em como os ângulos azimutais.
Projeção de Robinson – Projeção de Robinson: é uma representação global da erra. Os meridianos são linhas curvas (elipses) e os paralelos são linhas retas. Projeção conforme Projeção conforme é toda a projecção cartográfica cuja escala, em cada ponto, é independente da direcção considerada. Em consequência, os ângulos em torno desse ponto são consewados, bem como a forma dos pequenos objectos (em teoria, somente dos objectos com dimensão infinitesimal).
O termo conforme é falacioso, na medida em que induz no erro e pensar que as projecções conformes conservam a forma de todos os objectos geográficos. Na realidade, não há nenhuma projecção cartográfica que goze dessa propriedade, uma vez que é impossível planificar uma superfície esférica sem a deformar. Quer isto dizer que, necessariamente, a escala de qualquer projecção (e, portanto, dos mapas que a utilizam) varia de lugar para lugar. A mais conhecida das projecções conformes é a projecção de Mercator, apresentada em 1569 elo cartógrafo flamengo Gerardus Merca da navegação maritima.