Projeto

Categories: Trabalhos

0

Plano de aula: 40 ano. Disciplina: História Objetivos: Conhecer como o Brasil conseguiu sua autonomia politica. Metodologia: Leitura e estudo do texto. Texto: A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso pais, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia politica. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa, por defender a liberdade do nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Swipe to nex: page Em 9 de janeiro de 1 cortes de Lisboa, exi os portugueses insist o Brasil e a presença Dom Pedro respond ora Sv. ipe to vie”‘ u uma carta das ortugal. Há tempos tendiam recolonlzar esse ideal. Porem, amados de Portugal e Proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico” Após o dia do fico, Dom Pedro tomou uma serie de medidas que desagradou a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil.

Dom Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que enhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra- se”, sem a aprovação. Alem dis disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desorganização social.

Durante a viagem, Dom Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigiu a volta imediata de para a metrópole. Esta noticia chegou as mãos de Dom Pedro quando ele estava em iagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte! “. Este fato ocorreu no d’a 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, Dom Pedro foi declarado imperador do Brasil. Os primeiros países que reconheceram a Independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.

Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem dinheiro, Dom Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Para fortalecer o processo de independência, o Brasil ecessitava que outros países o reconhecessem como uma nação independente e soberana. Muitos países não estabeleciam relações com o Brasil com medo de desagradar os portugueses. Embora o governo português nao mandasse mais no Brasil, não havia ainda nenhum documento de Portugal reconhecendo a independência do Brasil.

Para obter, por o ainda nenhum documento de Portugal reconhecendo a Para obter, por outros, países, o reconhecimento da independência, o Brasll teve que negociar com eles, muitas vezes, em condições desfavoráveis. A França e a Inglaterra, por exemplo, só reconheceriam a independência se o governo brasileiro ssinasse tratados favorecendo o comercio com esses países. O governo português, por sua vez, só reconheceria a independência brasileira se o Brasil assumisse uma divida enorme que Portugal tinha com a Inglaterra.

Na maioria dos casos, o Brasil Aceitou as condições impostas por outros países. Estabelecer relações com outras nações teve um preço bem alto para o Brasil e ele acetou pagá-lo. Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou mudanças sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a Dom Pedro l, foi a camada que mais se beneficiou.

Estudo do texto: 1- Por que a independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história do Brasil? R: Porque marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. 2- Por que o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico? R: Porque nesse dia Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil, desobedecendo a ordem de Portugal para deixar a PAGF3ÜFd nesse dia Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil, desobedecendo a ordem de Portugal para deixar a colônia. – Destaque as medldas tomadas por Dom pedro após o Dia do Fico?

R: Convocou a Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou também que nenhuma ordem de Portugal entraria em vigor sem sua aprovação. 4- Quando a Independência do Brasil foi proclamada? R: No dia 7 de setembro de 1822. 5- Por que podemos afirmar que não houve mudanças sociais no Brasil após a proclamação da Independência? R: Porque a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. Marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas: ( V ) Tiradentes morreu porque foi um dos que lutou pela Independência do Brasil. ( V ) Dom Pedro estava próximo ao riacho do Ipiranga quando proclamou a Independência do Brasil. ( F) Os primeiros países que reconheceram a Independência do Brasil foram os Estados Unidos e a Argentina. ( F) O Brasil teve que emprestar dinheiro de Portugal para que sua independência fosse reconhecida. E. E. B Santa Cruz. professor: Jefferson Chagas. Aluna: Fabiana da Veiga. Disciplina: História. Curso: Magistério Série: 4a 2 Turno: Noturno.

Exercicios de engenharia economica

0

EXERCÍCIOS DE ENGENHARIA ECONOMICA 1a. Questão) (02 pontos) Determinada indústria pretende comprar uma máquina que custa $43. 400 e estimou

Read More

Relatório de validação de estágio

0

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CICNCIA TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ CURSO TECNICO EM ELETROELETRONICA RELATÓRIO DE VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO

Read More