Projeto integrador – caso cdc nota
Duas principais parcerias são: os convênios com ONGs , e com a iniciativa rivada, formando as parcerias publica-privadas. O objetivo foi trazer sustentabilidade e desenvolvimento para determinadas áreas das quais, sozinho, o governo não seria eficiente e capaz de alterar sua realidade. Uma dessas parcerias foi com as indústrias que geram muitos resíduos em nosso pla Swipe to view next page planeta. Com o objetivo de diminuir esse impacto, começou a criação de uma série de políticas voltadas para o reaproveitamento dos materiais.
Algumas dessas políticas exigiam que a própria indústria que riava esses resíduos reaproveitassem parte dele reciclando e reaproveitando sem deixá-los em lixões, na natureza, ou simplesmente ignorá-los. Com medidas assim o governo conseguiu reduzir bastante a quantidade de lixo em nosso planeta, e o principal acabou criando um novo nicho de mercado para uma população que vivia abaixo da miséria, sem dignidade e totalmente excluídos da sociedade. O que gerava outro problema e desequilíbrio social.
Com essas obrigações as empresas, junto com o governo, começaram a se organizar construindo alguns centros de coletas de eterminados produtos para que os mesmos fossem coletados, e de volta a indústria, reciclados. Para esse projeto vingar, foi preciso principalmente a conscientização de uma parte da população e a oportunidade de uma vida mais digna para as famílias dos catadores desse centro de coleta. Com a oportunidade de trabalho, os próprios catadores, organizados por uma cooperativa, passaram a fazer parte da sociedade tendo uma renda e uma oportunidade de vida mais digna.
Talvez, essas pessoas, não tenham a noção da importância de cada uma delas para a melhoria do problema o lixo no nosso planeta. Com esses programas sociais o governo conseguiu criar em diversos pontos um novo comércio, uma nova maneira de ver o lixo, e ainda mais criou uma nova vida a essas famíli novo comércio, uma nova maneira de ver o lixo, e ainda mais criou uma nova vida a essas famílias que sobrevivem desse ofício. Ainda estamos longe do ideal, mas estamos em um processo evolutivo de sustentabilidade de nosso planeta.
Reaproveitando o que a população já consumiu e reutilizando para nosso próprio consumo e diminuindo o processo extrativista que tanto degrada nosso planeta. Quando falamos em projetos sociais, é muito pequeno pensar somente nas pessoas envolvidas, em determinado lugar, ou em uma entidade específica. O projeto social tem que abranger toda uma sociedade. A maioria destes projetos visa ajudar as pessoas de forma assistencialista, e assim acabam sendo benevolentes, porém o foco tem que ser ainda maior.
O projeto dever se tornar sólido e duradouro, como diz o dito popular, não devemos dar o peixe e sim ensinar a arte pescar, pois desta forma o cidadão irá aprender a viver por seus éritos, desenvolvendo um ofício e não se tornando dependente de determinados projetos. Se pegássemos todas as ONGs do Brasil e fizéssemos uma seleção organizando os projetos de forma que um complementasse o outro, teríamos muito mais sucesso do que o alcançado atualmente, onde todas as ONGs trabalham isoladamente.
O cidadão tem que ser sentir seguro, com a auto-estima elevada, criando metas, conquistando e se motivando cada vez mais. Uma sociedade onde todos os cidadãos alcancem a real noção do que representam para o próximo, seria sim uma ociedade sem preconceitos, sem desigualdades onde todos representam para o próximo, seria sim uma sociedade sem preconceitos, sem desigualdades onde todos teriam uma chance de inclusão social. Como falar para uma pessoa não roubar, se ela passa fome, é humilhada, mal tratada e excluída da sociedade?
Qualquer ser humano diante de certas realidades toma atitudes totalmente fora de padrão. Só se sabe se alguém é honesto, quando essa pessoa tem a oportunidade e a ocasião de titubear e não faz, aquele que nunca precisou, não é honesto é apenas privilegiado. A segurança vem daí, não com uma arma na mão, não com violência, mas com oportunidade de transformar aquele ser humano em um ser útil onde ele possa se olhar veja no espelho e possa ter orgulho do que construiu e batalhou e com isso se projetando para a sociedade e deixando de ser um problema social.
Esse é o principal significado da palavra segurança para os projetos sociais, não construir fortes, e armas, mas construir homens fortes de valores fortes. A globalização e o universo de insegurança e cobrança que foi se riando pela sociedade, hoje afasta totalmente o indivíduo de seus objetivos, ele fica com medo e se sente incapaz para alcançar suas metas, e acaba se perdendo no meio dos obstáculos da vida.
Nesse ponto a sociedade e esse universo todo que cerca o indivíduo, acaba funcionando muito mais negativamente do que positivamente sobre ele, e caso as oportunidades não se mostrem claras na vida dos indivíduos, eles serão capazes de deixá-las passar, ficando se lamentando e reclamando por nunca ter tido oportunidade, passando a s eixá-las passar, ficando se lamentando e reclamando por nunca ter tido oportunidade, passando a ser um indivíduo problemático e vivendo as margens da sociedade. 5 3.
Estudando um pouco ciências sociais, identificamos uma grande virtude de Karl Marx em dizer que os indivíduos precisam de estrutura material para seu desenvolvimento. Durante muito tempo a sociedade pregou isso, o próprio ex- presidente do nosso País, Sr. Getúlio Vargas, durante seu mandato focou o progresso e riqueza como principais diretrizes de seu governo. Atualmente esse pensamento vem se transformando e após tantas vidas desperdiçadas, o dinheiro já não é o principal motivador de nossas vidas. onde certas pessoas abrem mão de salários altos para serem felizes. Boas partes dos seres humanos hoje em dia tendem optar por salários mais baixos em prol de uma melhor qualidade de vida. O antropocentrismo, foca totalmente o desenvolvimento, lucro e progresso. Já o ecocentrismo, foca totalmente o bem estar dos indivíduos, porém os seres humanos como egoístas que são não estão preocupados em reservar com intuito de salvar a natureza, este conceito apenas tomou forma e passou a ser aplicado O ser humano está de fato preocupado com seu bem estar, com sua vida em si.
Na verdade ele não opta em comprar móveis de madeira reciclável, carros menos poluentes, papéis recicláveis e tampouco se preocupa com o aquecimento global, na verdade o ser humano está preocupado com o custo-benefício que melhor atenda suas necessidades financei ser humano está preocupado com o custo-benefício que melhor atenda suas necessidades financeiras, ou seja, a reocupação com o meio ambiente é totalmente secundária, pois, se encontrar um carro que seja menos poluente, porem seja, mais caro do que um carro similar que emita mais gases poluentes, este irá preferir o carro com menor preço de marcado.
Assim como Marx idealizou, o ser humano está preocupado somente consigo mesmo, seu desejo é de que a sociedade ao seu redor mude única e exclusivamente para seu bem estar!!! Gravidade Os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves Muito graves Graves Pouco graves
Sem gravidade Urgência É necessária uma ação imediata Com alguma urgência O mais cedo possível Pode esperar um pouco Não tem Pressa Tendência Se nada for feito, o agravamento será imediato Vai piorar a curto prazo Vai piorar a médio prazo Vai piorar a longo prazo Não vai piorar ou pode até melhorar Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis Problemas G U T GxUxT Prioridade 1 . Falta de leis obrigando todos os indivíduos a selecionar 4 seu lixo. 2. Coleta seletiva organizada pelas empresas que recolhem 5 0 lixo publico. ex.
Com isso alguns produtos, como papelão, que custa pouco nos centros de reciclagem e tem volume grande, parou de ser colhido pelos catadores, pois não era mais lucrativo pra eles. Essa política tem que mudar, não se pode deixar de reciclar nenhum material que seja reciclável e o lucro dos outros matérias tem que compensar o carregamentos de outros menos rentáveis, uma hipótese seria o governo estipular cotas para o catador, para se vender 1 kg de alumínio ou cobre que são muito lucrativos ele teria que junto vender 1 kg e papelão, assim obrigaria os catadores a coletarem todos os tipos de material.