Projeto integrador cbc
A empresa não tinha uma meta bem definida, e aparentemente o objetivo maior da organização era o crescimento natural, afinal o negocio sempre foi muito próspero. 3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC A CBC em seu modelo de gerenciamento simplista e monopolizado, não estimulava os funcionários a participarem o crescimento da empresa, através de suas sugestões ou até mesmo criticas, ou seja, a empresa não contava com a contribuição dos seus próprios colaboradores para o seu desenvolvimento, ou até mesmo para alertá-los sobre alguma mudança existente no mercado, que pudesse oferecer risco.
Nem mesmo os diretores tinham autonomia para tomada de decisões ou para propor mudanças, com isso acabou criando uma dependência e acomodação em relação ao presidente, que na ausência, deixava o “rebanho” atordoado e sem rumo. Nas ocasiões de conflitos gerados por negligência ou até mesmo por alguma iniciativa visando o melhor para a rganização, seus superiores diretos não possuiam essa autonomia, com isso aguardava-se sempre a decisão de Claudio, que era a voz final de qualquer decisão dada na empresa.
As decições eram sempre tomadas em nível gerencial, excluindo qualquer autonomia até mesmo de nível operacional, onde a necessidade de tomada de decis- operacional, onde a necessidade de tomada de decisões deve qualquer autonomia até mesmo de nível operacional, onde a necessidade de tomada de decisões devem ser de uma forma rápida e prática, a fim de evitar problemas no andamento do “chão de fábrica”. 4.
A ausência de uma política de avaliação de desempenho, de premiações e até mesmo um plano de cargos e salários, desistimulava tanto no crescimento pessoal quanto no desenvolvimento criativo de seus funcionários. A falta dessas políticas, não gerava estimulo aos funcionários, pois ao mesmo tempo que não havia o reconhecimento dos funcionários mais colaborativos, deixavam de ser observados aqueles que eram o oposto.
Talvez para alguns, a única caracteristica motivadora, seja a falsa estabilidade proporcionada pela empresa (falsa no sentido de não ter garantias egais para a estabilidade). A capacidade gerencial de ambos os Presidentes, apesar de centralizada, não deixou de gerar resultados e as diferentes habilidades individuais contribuiram diretamente para o crescimento da empresa.
Claudio sempre foi um Administrador nato, com faro para o crecimento da empresa, porém como lider deveria ter distribuido mais responsabilidade e autonomia, mesmo que algumas decisões sempre tivesem que passar por ele. Já Marcel sempre fez um ótimo trabalho na parte operacional que era sua paixão, mais se distanciar da parte administrativa e burocratica ez com que a saida de Claudio causasse muitos prejuízos e disputas internas fugindo de seu controle.
O modelo de gestão da CBC se mostrou eficiente n o crescimento orgânico da empresa foi natural e O modelo de gestão da CBC se mostrou eficiente no inicio onde o crescimento orgânico da empresa foi natural e crescimento orgânico da empresa foi natural e sem a ameaça da concorrência, mas a falta de planejamento adequado poderia ter minimizado os riscos. Um política de sugestões e colaborações vindas de qualquer setor da empresa, poderia ter mantido a empresa atualizada na questão de mercado etc..
Após os problemas ocorridos com a saída repentina de Claudio, ficou evidente a falta de comunicação com os funcionários, seja pela falta de estimulo no crescimento e desenvolvimento, a não utilização do recurso de sugestões, pela falta de reconhecimento da performance ou inovação. Com relação a contratação de um consultor, sem duvida seria muito importante mesmo qua a empresa não estivesse enfrentando um período de crise, pois um profissional qualificado sem os vicios da empresa, poderia agregar muitos valores à gestão e condução da organização rumo ao sucesso.