China

Categories: Trabalhos

0

China Premium gy loray Map 08, 2012 pazes CHINA Nova Economia Mundial AGRADECIMENTOS Ao nosso professor que nos orientou com excelência neste trabalho. Aos componentes deste grupo que juntos elaboramos, pesquisamos e sintetizamos o conteúdo aqui impresso. Aos nossos colegas de classe que nos apoiaram. Sv. içx to view next*ge INTRODUÇAO “A mente que se abr tamanho original” Albert Einstein SUMÁRIO 06 1 . HISTÓRIA DA ECONOMIA DA 1. 1 *INDUSTRIA… 2. EVOLUÇÃO DA 09 3. ABERTURA ECONOMICA DA CHINA… s voltará ao seu 4. 2.

COLHENDO OS FRUTOS.. . 4. 3. AlNDA HÁ OBSTACULOS.. .19 44. IMPACTO DO CRESCIMENTO DA CHINA NO COMÉRCIO DOS 19 ‘CHINA EM SEGUNDO… 19 5. 1 . SEGUNDA MAIOR ECONOMIA. … 1 9 5. 2. POLlTlCA CAMBIAL… 5. 3. POBREZA… 5. 4. ENERGIA…. — — . 5. REDUÇAO DO CRESCIMENTO.. 21 7. CHINA 2012…. — — … 23 7. 1. CHINA DEVE PERMITIR QUE SUA MOEDA — 24 …. … 24 SUBA…… — … 23 7. 2. CHINA APROVA REFORMAS FINANCEIRAS EM 7. 3. CRlSE ABRE CAMINHO PARA INVESTIMENTO CHINES NA EUROPA…… CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 26 BIBLIOGRAFIA……

PAGF 33 INTRODUÇÃO A economa chinesa experimentou, a partir da década de 70, depois de passar séculos dependendo quase inteiramente e seu setor agrícola e de experimentar as mudanças (trazidas pela revolução comunista de Mao Tse Tung), um grande crescimento econômico, o país se abriu ao investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995), mediante uma abertura econômica e com a introdução da chamada Economia Social de Mercado.

O meteórico desenvolvimento da economia chinesa não está isento de um alto custo social e ambiental para o país. A principal estratégia competitiva do governo para atrair s investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais e um marco regulador frouxo em termos de direitos laborais e de proteção ambiental, que, aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata, fizeram da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. or estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética têm se aproveitado da situação (e da censura oficial aos meios decomunicação) para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de missão de poluentes (a China é 0 20 país que mais polui, ficando somente atrás dos Estados Unidos). Segundo dados de 2007, o PIB chinês ultrapassou os dez trilhóes de dólares e o PIB per capita ficou em 5. 300 dólares.

A taxa de crescimento real da economia daquele país foi de A taxa de desemprego ficou em 4,2% e a inflação foi de 1 As exportações da China somaram 974 bi 10,7%. A taxa de desemprego ficou em 4,2% e a inflação foi de 1,5%. As exportações da China somaram 974 bilhões (seus principais destinos foram Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Alemanha) e as importações alcançaram 778 bilhões de dólares (seus principais fornecedores foram: Japão, Coréia do Sul, Taiwan, EUA e Alemanha).

Dentre os produtos produzidos pela China podemos destacar a mineração (petróleo, chumbo, fosforito, tungstênio,antimônio, manganês, molibdênio, manganês, estanho, carvão, zinco minério de ferro e bauxita), a pecuária (aves, ovinos, caprinos, suínos, bovinos, equinos, camelos e búfalos), o setor industrial (siderurgia, equipamentos eletrônlcos, têxtil, automotiva, fertllizantes químicos, alimentos processados, telecomunicações, construção) e produtos agrícolas arroz, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho, batata, batata- doce, legume e verduras).

Apenas 7% do território chinês estão em condições de serem utilizados para a agricultura. I. HISTÓRIA DA ECONOMIA DA CHINA Após a Segunda guerra Mundial, a Chlna teve um ótimo desenvolvmento econômico no setor industrial, principalmente nas produções de carvão, aço, petróleo e eletricidade. A partir do ano de 1984, o governo da China admitiu novas medidas econômicas: Admissão controlada do conceito de lucro nas empresas. * Inconstância dos preços conforme a demanda de mercado. Admissão de ca itais e tecnologia estrangeiros. 3 sistema de metas. Incentivos para os trabalhadores que produzirem mais agricultura: Os chineses têm praticado a agricultura no mínimo há três milênios. Depois da revolução, o governo procurou aumentar a produção agrícola para atender as necessidades da população sem recorrer às importações. A exploração do campo foi organizada em comunas, cujo tamanho e riqueza variavam de acordo com a região. No fim do século dois terços da população se dedicavam às atividades primárias da economia. A importância da pecuária é relativa, pois quase oda a terra disponível é dedicada à agricultura.

As criações mais importantes são as domésticas (patos e porcos), em que a China ocupa um dos primeiros lugares. O gado bovino (búfalos) e o eqüino são utilizados para tração nas atividades agrícolas. A criação extensiva ou nômade (ovelhas e cavalos) ocorre nas regiões que não comportam agricultura: a oeste de Xinjian% na Mongólia Interior ou no Tibete. 1 . 1 . lndústria A partir de 1842, o antigo artesanato chinês (tecidos, cerâmica, cristal) começou a ser complementado por uma indústria moderna que esteve em mãos de estrangeiros (ingleses, ussos e japoneses) até a revolução de 1949.

Desde o começo, o regime revolucionário se propôs converter a Chlna num país industrial. Nos primeiros dez anos, o apoio técnico e financeiro da União Soviética permitiu um vertiginoso desenvolvimento industrial, interrompido em princípios da década de 1960, com o fracasso do chamado “grande salto para a frente” e o fim da ajuda soviética. Mesmo assim, em 1970 a produçã via triplicado em relação PAGF s 3 em relação à de 1949: a China tornara-se o país mais industrializado do Terceiro Mundo.

Depois da morte de Mao, sobretudo a partir de 1978, observou-se uma clara evolução da politica industrial, que se materializou na multiplicação das importações de bens de equipamento e de tecnologia e no estímulo à produtividade (diversificação de salários e atribuição de gratificações por desempenho). Na indústria mecânica tem destaque a fabricação de caminhões (fundamentais para o transporte, dada a insuficiência da rede ferroviária) e de tratores.

As principais fábricas estão em Tianjin, Baotou, Xangai e Cantão. São também importantes as Indústrias de construção naval instaladas em Luda (Dairen) e Xangai; de material ferroviário, em Changzhoue üda; de material elétrico, em Harbin; e de equipamentos agrícolas, em Lüda, Pequim, Tianjin, Nanquim e Fushun. A indústria qu[mica cresceu espetacularmente já na década de 1960, com a produção de fertilizantes e com a petroquímica. Pequim e Xangai são os núcleos onde se localizam os maiores complexos químicos.

A indústria têxtil apresenta enorme volume de produção, atendendo a mais de um bilhão de pessoas. Seu grau de evolução tecnológica varia desde a manufatura artesanal até a tecnologia de ponta. Destaca-se a abricação de artigos de lá, seda e algodão e, em menor grau, a de fibras sintéticas. Muito dispersos, os principais centros têxteis ficam nos núcleos mais povoados: Xangai e Pequim. A insuficiência da rede viária constitui um dos maiores problemas da economia chinesa, embora a malha de estradas e ferrovias tenham-se multiplicado a partir de 1949.

A rede de transportes terrestres é decerto mais densa no leste da China, sobretudo no eixo Pequim-Xangai, que é a regi PAGF 6 33 terrestres é decerto mais densa no leste da China, sobretudo no eixo Pequim-Xangai, que é a região mais populosa e ndustrializada. Acham-se também asseguradas as comunicações com as regiões menos povoadas, porem estratéglcas, do oeste do país, Xinjiange o Tibet. As insuficiências são compensadas pelas hidrovias (mais de 150. 000km), sobretudo o rio Amur e seus afluentes, além do curso inferior do Yangzi.

A eles acrescenta-se o grande canal, reformado em 1958, que une o rio Amarelo ao Yangzi. O transporte marítimo é assegurado por navios estrangeiros, pois a marinha mercante chinesa, em que pese o notável incremento de sua capacidade de carga, não pode absorver todos os fretes. Os principais portos são Lüda, Tianjin, Xangai e Cantão. As rotas aéreas domésticas são atendidas por companhias nacionais, mas a exploração da maior parte das linhas internacionais está em mãos de empresas estrangeiras.

Pequim, Xangai e Cantão possuem aeroportos internacionais. 2. EVOLUÇAO DA CHINA Em 1949-52 – período de reconstrução: reforma agrária e redistribuição de terras. Em 1953-57 – primeiro plano qüinqüenal: indústria pesada e diminuição do setor privado. Em 1958-62 – prioridade para indústrias: de base, organização de cooperativas agrícolas, depols comunas populares rompimento com a URSS. Em 1962-65 – fase de ajustamento: reestruturação das comunas populares e abandono das industrias rurais não- rentáveis.

PAGF 7 33 intelectuais e reformulação da organização das fábricas. Em 1975-77 – quatro modernizações: agricultura, indústria, defesa nacional e ciência e tecnologia. Em 1978-83 – nova politica econômica: parcial privatização da agricultura, criação das zonas econômicas especiais (ZPEs) próximas á cidade de hong kong (Zhuai, Shezen, Shantou, Xiamen), aumento da produtividade das aldeias coletivas, desigualdade nas distribuições de renda, esenvolvimento da indústria de bens consumo, aumento do comercio exterior com o Japão, europa Ocidental e brasil.

Em 1984-88 – nova política econômica: extinção das comunas populares e introdução controlada do lucro das compras. Em 1988-93 – a China oficializa e economia socialista de mercado, que apresentou no inicio da década de 90, o maior crescimento industrial do mundo caracterizou-se pela grande entrada de multinacionais que se localizam nas ZEEs litorâneas onde a economia e liberada, como a província de Guangdong, próxima de Hong Kong, também adotou a estratégia de rescimento industrial baseado nas exportações.

Em 1993 – novas reformas para acelerar a transformação do regime socialista, com o objetivo de reduzir o déficit publico, fechar os órgão ineficientes e expurgar a burocracia corrupta do partido comunista. Em 1994 – aumento as tensões nas regiões separatistas do Tibete e do Xinjiang. Sendo considerada a oitava economia mundial. Em 1995 – a China realiza experiências nucleares no Xiniiane e é sede da ancon ulher com patroc[nio da PAGF 8 3 prepara para ser admitida na OMC aumenta as relações comerciais com os EUA e privatiza mais de 50% de suas estatais. 997 – Morre Deng Xiaoping.

Zemin entra no lugar de Xiaoping e consolida reformas para o livre mercado. – Programa de privatizações é anunciado. – Embora tenha saído sem muito dano da crise asiática, a China apresenta quadro de grande desemprego e crise no campo. 1999 – O sistema de partldo polltico único e abertura econômica culminam com a devolução de Macau ? China – Macau, ex-colônia portuguesa, tornou-se uma região administrativa especial. Em 2001 – forte tensão entre China e taiwan. China comemora a eficiência do programa de apenas um filho por casal, adotado na década de 1980.

A China é admitida pela OMC. E mais: – Projeto de um filho por casal mostra-se bem sucedido no censo do ano – Incentivo à troca de gerações no poder 50% das estatais privatizadas 2002 – Dinâmica de crescimento dependente das exportações. China domina 4,5% do comércio global. Em 2004 – a quarta geração de lideres com a mudança de Zemin para Hu Jintao. China tornou-se o maior absorvedor de recursos externos do planeta 3. ABERTURA ECONÔMICA DA A Abertura Econômica da China (República Popular da China) se deu a artir 1976 quando Mao Tse- poder pol[tico.

As Tung morre e Deng Xiaopi ? conquista da mística chinesa de se considerarem culturalmente como o “Império do Meio” ou “o pais que está no centro do planeta Terra” o que corresponderia a um suposta posição de a “única superpotência econômica, política, tecnológica, social e cultural do mundo”. Para a compreensão deste importante momento chinês, é preciso retomar e entender todo processo histórico-geográfico ocorrido neste território desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais. Sem desvalorizar o processo de expansão geográfica da Manchúria (China original)e suas conquistas territoriais, alcançadas pelas

Grandes Dinastias dos séculos passados, o período entre 1860 a 2008, merece uma atenção maior em razão da intensidade dos Impactos geográficos causados pelas transformações políticas e econômicas as quais a China viveu. Por isso, cabe analisar, num primeiro momento, os seguintes períodos de acordo com os momentos de reorganização do espaço geográficoou ciclo econômico e político praticado pelos seguintes governos: sun yat-sen (1905), Chiang Gi-Shek (1921), Mao se- Tung (1949), Deng Xiaoping (1976) Jiang Zemim (1997) e o atual secretário-geral Hu Jintao (2002).

Num segundo momento, cabe ressaltar que os aspectos naturais jamais podem ser descartados. Quando estudados como um todo e segundo uma regionalização em China Ocidental e Oriental, as características dos climas, do perfil do relevo, dos tipos de vegetações e solos, da hidrografia e da pluviosidade, tornam- se fundamentais para uma análise geográfica mais apurada. Tais aspectos, humanos e naturais, quando inter-relacionados, tornam-se decisivos para a compreensão da realidae chinesa, pois permitem, entre outras questões, a justificativa da localização e distribui

Organograma

0

Sistema de Informação Gerenciai (SIG) O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de

Read More

Minha geração

0

A minha geração Kamilla Carvalho Kamillacarvalho_@hotmail. com Internet, iphone, pad, tablets, esse é o mundo da minha geração. Em meio

Read More