Projetos
Elementos do Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) O documento que formaliza a abertura do projeto web reconhece formalmente a sua criação é o Project Charter. Com a forma de um acordo de serviço ou de contrato comercial, explicita questões sobre o produto e sobre o processo de trabalho, relacionados ao contratante e ao contratado, como: O O nome do projeto, objetivos, necessidades que atende. Se houver estratégia web pré-definida, o escopo deve citar como o projeto se encaixa nesta estratégia. Se a estratégia web fizer parte do projeto em questão, também deve ser mencionada.
A descrição sumári o 1 orlo uso da imagem corpo ativa, produto tregues, versões em outras línguas, es operacionais, format s, funcionais, ina o produto – se computador, PDA, celular, impressão). 0 Premissas para realizar o projeto, como o fornecimento de estatísticas de acesso, relatórios de serviço de atendimento ao consumidor (SAC), faturamento das vendas, alocação de pessoas para a realização de tarefas, fornecimento de conteúdo (formatos do conteúdo – textos, imagens, vídeo, arquivos sonoros), etc.. ? importante também nestas premissas especificar os testes a ealizar, sejam testes com usuários, de equipamento, em que etapas. No caso de implementação de sistema de gerenciamento de conteúdo, quem será responsável pela criação das páginas e pela publicação do conteúdo (de acordo com a arquitetura da informação e o layout). desempenho; os principais colaboradores, como designers, editores, desenvolvedores, consultores; as relações de trabalho com estes colaboradores – contratados, terceirizados, alocados de um departamento para outro, colaboradores com dedicação exclusiva ou temporária.
O Principais etapas definidas pela entrega dos produtos e os razos (descrição de macro-processos, prazos iniciais de entrega de produtos do projeto). Em alguns casos, pode-se prever a cobrança de taxa adicional se o conteúdo a ser publicado demorar demais, ou, positivando a questão, a oferta de desconto caso o conteúdo seja publicado antes da data prevista. Nas etapas podem estar contemplados processos-chave, como a integração da equipe de experiência do usuário com a equipe de desenvolvimento. A partir deste modelo, podem ser estabelecidos os produtos de cada etapa. Os stakeholders e a equipe envolvida – o dono do projeto; o atrocinador do projeto; o scrum master ou gerente responsável pela equipe e seu desempenho; os principais colaboradores, como designers, editores, desenvolvedores, consultores; as relações de trabalho com estes colaboradores – contratados, terceirizados, alocados de um departamento para outro, colaboradores com dedicação exclusiva ou temporária. 0 Principais etapas definidas pela entrega dos produtos e os Nas etapas podem estar contemplados processos-chave, como a integração da equipe de experiência do usuário com a equipe de desenvolvimento.
A parti 10 integração da equipe de experiência do usuário com a equipe e desenvolvimento. A partir deste modelo, podem ser O Os produtos de cada etapa ou de cada iteração (avaliações, relatórios, cronogramas atualizados, resultados de testes, resultados de pesquisas de opinião e de mercado, orçamentos de terceiros, apresentações, diagramas de processos, manuais, metodologia de avaliação das estatísticas de acesso, acompanhamento pós-lançamento). Recursos necessários – pessoas, tempo, programas e dispositivos, capital (descrição do orçamento prellmlnar e os valores escalonados por etapas; descrição e orçamento de serviços e produtos adquiridos). Responsáveis pela contratação de serviços de terceiros, como empresas ou profissionais para o desenvolvimento de produtos específicos. Quem é responsável pela qualidade dos produtos desenvolvidos por estes terceiros, quem é responsável pelos pagamentos. Procedimentos para aprovação dos produtos de cada etapa. O Procedimentos para a formalização das mudanças de escopo. Os processos relacionados à mudança de escopo devem ser registrados, especialmente se o modelo de gestão não for ágil (estes absorvem mais facilmente as mudanças). 0 Pagamentos, quando serão realizados, valores, condições. Formalização do encerramento do projeto. O As restrições de uso de informações, diretos de autoria e propriedade do conteúdo publicado se aplicável.
No caso de sen’iço presta sa terceirizada, deve ser adicionais, caso necessarios ou solicitados pelo cliente • Uso de ferramenta de gerenciamento de projeto para controle de prazos e custos, registro das etapas ou spnnts realizados ou a realizar. Permite que o cliente acompanhe o passo-a-passo dos procedimentos do planejamento e do desenvolvimento. • Registro de domínio e acerto do plano de hospedagem do site (se necessário). ?? Criação de thesaurus e vocabulário controlado. ?? Redesenho de processos internos, caso o web site e sua atualização demandem mudanças na organização que o publica. • Desenvolvimento de banco de dados para o ambiente do web site, com indexação das informações exaustiva . com mais pontos de acesso) ou indexação seletiva (nível de acesso limitado) • Compatibilização da estrutura do site com bancos de dados já existentes na organização, como sistemas de ERP ou CRM. • Realização de testes com usuários.
Projetos com prazos muito apertados muitas vezes dispensam a realização de testes formais, seus gerentes acabam aperfeiçoando o produto baseados na sua percepção sobre a aprovação do público ou nas estatísticas de acesso. Caso sejam realizados testes de usabilidade, é importante registrar o momento do projeto em que serão realizados. • preparação do Slte para indexação por buscadores (SEO). • Preparação do site para uso por pessoas com deficiência.
Embora seja um processo necessário a todos os produtos web, a realização de testes e re aro de tags específicas pode demandar algum tempo a ieto, desenvolvimento priorizado. • Plano de atendimento e suporte ao usuário, especialmente em ites de comércio e sites do governo. • Treinamento da equipe interna para atualizar ou dar suporte aos usuários do web site. • Métricas para avaliação periódica e controle de qualidade do produto depois do lançamento, com modelos de relatórios, planilhas para a coleta de dados, critérios e conceitos. ?? plano permanente de aperfeiçoamento da estrutura tecnológica e de atualização do conteúdo depois do lançamento. 0 Manutenção e suporte técnico depois do lançamento. Pode estar prevista como cláusula adicional ao projeto. A declaração de escopo deve ser emitida pelo dono do projeto ou project owner, em caso de uso de método Scrum) ou por um gerente externo que atue numa instância organizacional adequada às necessidades do projeto, e que tenha autondade para captar recursos organizacionais para as atividades do projeto.
Cronograma O cronograma de um projeto inclui a estimativa da duração das atividades previstas, ordenadas segundo a ordem de realização. Em cada etapa ou iteração, cada conjunto de processos pode ser subdlvldido de acordo com atividades mais especficas, que, somadas, são necessárias à realização de pacotes de trabalho mais abrangentes. Num projeto web, algumas atividades em relação a outras, secu PAGF 10 rioritárias são assinaladas ialmente se forem multidisciplinar e produz uma funcionalidade usável que se possa avaliar como progresso para a validação do produto.
O cronograma ou a previsão de tempo dos sprints é um dos produtos do planejamento mais sujeitos a mudanças, pois é muito difícil antever com precisão quanto tempo as atividades previstas vão durar. A consulta a especialistas e a prática em projetos da mesma natureza ajuda a fazer com que os prazos previstos fiquem mais próximos da realidade. No entanto, fatos inesperados sempre podem acontecer, o que exige a permanente atualização das prewsoes Iniciais.
O tempo de realização de um projeto web inclui fatores estratégicos que definem o período de realização do projeto, como: 0 Estimativa realista do capital financeiro necessário para bancar todas as caracter[sticas do ve[culo que o resultado pronto prevê, bem como o trabalho necessário para realizá-las. 0 Percepção do tempo do projeto e de suas etapas pela equipe, que pode ajudar a manter a realização das tarefas nos prazos previstos a partir de um acordo tácito coletivo.
A estimativa com prazos acima dos necessários permite que a entrega dos produtos “antes dos prazos” valorize a imagem do projeto no contexto organizacional em que se insere. 0 Posicionamento político que priorize a realização deste projeto em detrimento de outros, para que os processos de decisão sejam mais rápidos. Visão geral do escopo – modelo resumido De caráter gerencial e pouco técnico a declaração de escopo resumida consta do Term do projeto web. Explicita os tópicos de uma declaração de escopo simplificada.
Não foi produzida em programas de gestão de projetos para facilitar sua visualização e entendimento – a ferramenta deve ser escolhlda de acordo com as preferências e o método adotado por cada gestor. Inclui elementos que em muitos projetos constam da conceituação, como a análise da concorrência, conhecimento aprofundado do público, conceituação editorial e comercial. Pode assim ser preenchida em várias etapas do projeto e alguns aspectos podem ser detalhados em diversas planilhas, de acordo com o escopo do produto.
Declaração de escopo Produto final I Tipo de produto (portal, hot site, site institucional, comunidade, site de comércio) Objetivos, problemas a resolver Descrição sucinta, para criação de consenso sobre os resultados esperados. Posicionamento estratégico I Como o projeto se insere num contexto comercial ou de atividade amplo, relativo à organização/ departamento/projeto que o publica. Descrição do produto (briefing) Descrição geral do produto, embora com alguns detalhes, como necessldade de animação, banco de dados, conteúdo especial.
Principal diferencial a ser explorado Como o produto se diferenciará de outros existentes na mesma área de atividade. Subprodutos e serviços adicionais I Funcionalidades ou serviços resentes, embora não prioritários. Publicação de conteúdo, formação de comunidade, compras de produtos, criação de inteligência coletiva, mala direta (modelos de layouts para diferentes tipos mensagens: informes, emails, etc. ). Caracteristlcas especials do produto para o cliente final I O que levará ao cliente a dizer “meu produto é especial”. Características do produto para que o cliente final se comunique com outras pessoas I O pro especial”. om outras pessoas O produto se divulga a si mesmo: RSS? adlcionar o site a sites de comunidade, a favoritos, enviar página ara amigo, produtos diferenciados que levem os clientes a recomendarem o produto, modo de apresentação O que o projeto nao inclui I Tarefas, atividades, produtos, funcionalidades fora do escopo. Plano de projeto Produto I Duração estimada I Principais iterações (sprints) 2 3 Produtos do projeto I Plano de projeto atualizado, relatórios resumidos das atividades ao final de cada etapa, resultados de testes com usuários e pesquisas, orçamentos de terceiros, apresentações.
Processos necessários Card sorting para a criação de agrupamentos de informação (parte do processo de criação da rquitetura da informação), testes de usabilidade, compatilização com padrões web, testes de arquitetura da informação, testes de acessibilidade, preparo para indexação por buscadores (SEO), preparo de metodologia e métricas de avaliação progressiva para o ambiente publicado, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, preparo de interface dedicada para dispositivos móveis,testes de usabilidade da interface em beta, modelagem de processos internos para atualização de conteúdo, treinamento da equipe de atualização, preparo da equipe para avaliação periódica I Comunicação para o projeto Integrantes da equipe e suas funções no projeto, emails, local de realização de reuniões, números de telefone; ferramentas usadas para realização de conversas e reuniões remotas.
Requisitos de qualidade prioritários Métricas dos requisitos Métricas dos requisitos I Riscos e ameaças Resposta ou modo de prevenir Mudanças estruturais necessárias (na organização, no ambiente de publicação) Revisão de processos, aquisição de sistemas, treinamento da equipe de atualização de conteúdo, suporte e de atendimento, preparo para marketing digital (incluindo SEO como tividade permanente, redação e envio de emails) acompanhamento das estatísticas de acesso, realização de aperfeiçoamento progressivo. Contratações necessárias I Será preciso contratar um editor para ajustar os textos para publicação? E um consultor externo sobre produtos educacionais? A hospedagem do ambiente web precisa ser revista? I Aquisições necessárias Será preciso adquirir um novo sistema de gerenciamento de conteúdo? Mais espaço em disco para os arquivos?
I Premissas, ressalvas, observações I Fornecimento ou acessos a estatísticas de acesso do site ou plataforma atual; relatórios de erviço de atendimento ao consumidor (SAC); informações sobre faturamento de vendas; alocação de pessoas para realizar tarefas; fornecimento de conteúdo – textos, imagens, vídeo, arquivos sonoros em determinado prazo; uso de sistema de gerenciamento de conteúdo; tradução de textos; publicação de site em outra língua; como proceder se o processo de aprovação dos produtos do projeto (entregáveis) atrasar; contratação de serviços de terceiros; implementação de mudanças de processos internos para a realização do projeto; hospedagem e registro de omínio; como formalizar a finalização de etapas e do projeto em geral. I Critérios para aceitação d itérios que tanto o cliente cliente quanto a agência digital consideram indispensáveis para homologar o produto. Em que momento o site pode ser lançado?
Que páginas, requisitos ou funcionalidades devem estar presentes e quais podem ser desenvolvidos depols do lançamento sem comprometer os objetivos e as expectativas dos usuários finais? A equipe foi treinada para atualização em novo sistema de gerenciamento de conteúdo? I Métodos para verificar os resultados Para o lançamento: No aso da certificação em testes pode-se submeter o site a instituições certificadoras. A realização de testes de usabilidade e de funcionalidade pela equipe de projeto pode homologar o site para lançamento. Para o negócio: Acessos, vendas, contatos estabelecidos com o público, contatos estabelecidos entre usuários, comparação com outros sites, sucesso de outras atividades relacionadas diretamente ao site.
Revisão deste plano de projeto Status (ok, necessidade de ajustes, registro de mudanças – novas linhas nesta planilha assinalam as mudanças realizadas em cada etapa data) I Final da arquit. a informação I Lançamento da versão beta I Lançamento do produto I O formato de planilha não favorece o processo de criação de soluções conceituais, de layout, editoriais, visuais, relacionadas à experiência do usuário. Pelo contrário, os campos fechados e a limitação de espaços atrapalham a narração de histórias, a descrição de personas, a comparação de ideias. Por isto, sugere-se utilizá-lo para criar um sentido de estrutura para o produto a realizar, bem como para o acompanhamento do desenvolvimento do produto, e não para registrar versões do produto resultantes das diversas iterações.