Laranja mecanica

Categories: Trabalhos

0

1- RESUMO Quatro jovens usuários de drogas que cometem atos ultra- violentos, assaltos e estupros. A gang é liderada por Alex. Dois membros do grupo tentam tirar a liderança dele para tomar seu lugar. Durante um assalto, Alex é abandonado pelo grupo e acaba sendo preso sozinho. Ele é acusado por assassinato e pega pena de 14 anos. Na prisão ele descobre que estão sendo feitos tratamentos para tornar as pessoas “boas” para sempre. Alex é escolhido para fazer esse tratamento.

O tratamento é feito a partir de destituição da identidade(pessoa), lavagem cerebral, tortura e condicionamento fisico e mental. Durante o tratamento ele é amarrado em uma camisa de força, seus olhos ficam constantemen cinema são exibidas por ele, com o máxi exibição ele começa medicamentos e mui ors tc view next*ge ças e numa tela de es aos cometidos l. Ao longo da causadas por essão, o filme trata de campos de concentração nazistas, porem não existem sons, apenas uma música, a Nona Sinfonia de Beethoven, compositor do qual Alex gostava muito.

As músicas do compositor eram de grande importância em sua vida. Para provar que Alex estava “curado” os médicos o colocaram em situações de agressividade sexo, e apesar dele pensar em revidar um soco ou agarrar uma mulher nua, seu corpo sentia tonturas, e dor, resultado do condicionamento físico aplicado no tratamento. Ao voltar para casa percebe que não é mais important Swipe to nex: page importante para seus pais que alugaram seu quarto para outra pessoa e recebem-no muito friamente. Alex sai de casa e pensa em se matar.

Nesse momento um velho mendigo que havia sido espancado por Alex o encontra e com outros mendigos da o “troco”. Logo aparecem dois policiais que faziam parte da gang de Alex. Os dois o levam para um lugar deserto e o torturam. Desesperado ele busca socorro em uma casa onde havia assaltado o casal e estuprado a mulher. O homem o reconhece e o tortura trancando-o em um quarto e executando a Nona sinfonia. Alex se joga da janela. Ele não morre, vai para o hospital onde fica por muito tempo. Lá recebe a visita dos pais e também de um político que pede para ele contar o ocorrido durante o “tratamento” .

Alex aceita e nesse momento se considera curado. 2- ANÁLISE Ofilme Laranja Mecânica trata de um assunto específico, encontrado no texto “Socialização” que fala sobre destituição e identidade, lavagem cerebral, persuasão coercitiva e falta de adaptação a nova realidade. A destituição de identidade fica caracterizada pelo personagem principal, Alex, ao ser preso tem os objeto que trazia no bolso apreendidos, as roupas trocadas por uma roupa padrão, um uniforme, e seu nome ser trocado por um número, pelo qual era tratado por todos.

Ele nesse momento ele não é mais Alex, ele é apenas mais um criminoso cumprindo pena naquela prisão, como qualquer outro. Após começar o processo de perda de identidade, Alex passa pela lavagem cerebral, ue segundo texto “Socialização” este “é o ponto máximo de destituição da antiga identidade”. Com Alex isso “Socialização” este “é o ponto máximo de destituição da antiga identidade”. Com Alex isso acontece através da repugnância e arrependimento pelas atitudes tomadas antes.

Com Alex o método utllizado é o da tortura mental e física. Durante o “tratamento” ele é amarrado em uma camisa de força, seus olhos ficam constantemente abertos, lhe é dado um medicamento para provocar tonturas e são exibidos filmes com o máximo de realismo possível, mostrando atos de ultra-violência como s praticados por ele. Todos esses fatores levam Alex a sentir vontade de vomitar e muita dor, que são então associadas as situações apresentadas nas imagens.

Ao fim do suposto tratamento o personagem passa, pelo que identificamos no filme, por ntuais de humilhação, onde é exposto a situações de extremo ultraje(nu), principalmente ligados atitudes tomadas anteriormente por ele, como violência e sexo, atitudes estas que por mais que a vontade de Alex seja responde-las como antes, seu condicionamento não permite, e, apesar de não estar mais sob efeito de medicamentos, ele sente as mesmas tonturas e ores que sentia diante das imagens.

Esse tipo de ritual serve para deixar bem claro que agora ele está “curado” e que aquele antigo Alex está morto. No entanto, após o fim do tratamento, Alex tem dificuldade em se adequar ao seu novo lugar na sociedade, até porque, aos olhos dela, ele será sempre aquele criminoso que praticava a ultra-violência e por isso não deveria ser-lhe permitido o convívio social.

Nesse momento Alex passa por um período difícil, onde as pessoas agredidas por ele querem dar-lhe o “tr PAGF3rl(FS passa por um período difícil, onde as pessoas agredidas por ele uerem dar-lhe o “troco”, e ele, em seu esta do fragilidade, fruto do condicionamento, não consegue se defender, acaba por tentar o suicídio, já que ele não tem condlçbes de evoluir nem interagir com o ambiente em que foi “jogado”. Esse tipo de sentimento é bastante comum em quem não foi preparado para lidar com mudanças.

Através das atitudes tomadas pela sociedade pode-se dizer que quem um dia foi criminoso nunca mais terá o direito de voltar ao convívio social. Criminoso uma vez, criminoso sempre. Ele carregará a estigma dos atos cometidos, mesmo que já tenha cumprido pena por seus atos. – COMPARAÇAO DO FILME COM O BEHAVIORISMO O que significa o título “Laranja Mecânica”? Bom o titulo original (Clockwork Orange), significa “Laranja com Mecanismo de Relógio”.

O título alude, pois a um “mecanismo de relógio” – clockwork- algo que nos remonta a uma visão mecânica, artificial, robótica, programável. Orange — laranja, nos leva, à ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang – utan”, ou seja, um macaco (no caso alaranjado, mesmo), uma criatura, um anmal. No final das contas, sena uma alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar ? ociedade do jovem Alex, considerado como um “animal” e, por isso mesmo, “domesticável”.

A Laranja Mecânica, produzido em 1971, ficou proibido em vários países. No Brasil, só foi liberado pela Censura em 1978. Baseado no romance de Anthony Burguess é, de fato, um filme perfeito. Para criar um ambiente aparentemente distante do noss PAGF aparentemente distante do nosso, um mundo caótico e sombrio em que Alex, um jovem inglês que lidera um grupo de marginais, sai pelas ruas nas madrugadas usando aluclnógenos, espancando mendigos, idosos e violentando mulheres, entre outros desatinos. Tudo em clima de pura diversão e sarcasmo.

Numa de suas investidas, o bando comete um homicídio, o que leva o líder Alex para uma casa de detenção. Condenado a quatorze anos de prisão pela morte de uma mulher, o jovem esquiva-se do assédio de homossexuais e da violência dos outros prisioneiros. Para conseguir um melhor tratamento, auxilia a capela do presídio nas atividades religiosas. Ao saber que está sendo utilizado um novo método ‘Método Ludovico”, de recuperação de prisioneiros que garante a liberdade imediata, Alex candidata-se de imediato, contra a vontade do capelão e do diretor do presidio.

Tratando assim o mais puro behaviorismo, que consiste em “condicionar” o paciente a rejeitar todo comportamento “anormal”. Alex é colocado num palco onde se obrigam a assistir filminhos com cenas de violência inegável. Mas antes dessas sessões cinematográficas, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportável tonturas. Associando as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma em uma pessoa moldada. Em A Laranja Mecânica temos um excelente exemplo de como utilizar certos conhecimentos da Psicologia para o exercício do controle social.

Tcc administração rh

0

BEATI – FACULDADE DE EDUCAÇAO, ADMINISTRAÇAO E TECNOLOGIA DE IBAITI DOUGLAS DELFINO 9 p ADMINISTRAÇÃO SALARIAL: O papel da remuneração

Read More

Embalagens

0

Embalagem Embalagem: conjunto de técnicas usadas no projeto, seleção e utilização de recipientes para o transporte de produtos em processo

Read More