Tcc mecânica

Categories: Trabalhos

0

RIOS TRABALHO DE CONC CURSO APRESENTAD TÉCNICA CEDTEC SO PROFESSOR Vinicios PFC, TÉCNICO EM MECANICA Tcc mecânica Premium gy RobertoMadeira 08, 2012 g pages ESCOLA TÉCNICA CEDTEC LIMPEZA DE RESERVATÓRIOS DE CAPITALIZAÇÃO DE ÁGUA DOS SERRA 2012 CRISTIANO BROETTO, GESSÉ DUARTE, ROBERTO MADEIRA, UALASSON PEREIRA, WILSON AMORIM. to view org COMO REQUISITO PARA ORIENTAÇÃO DO CERTIFICADO DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA.

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO APRESENTADO A ESCOLA TEÓRICO… INTRODUÇÃO A captação tem por finalidade criar condições para que a água seja retirada do manancial abastecedor em quantidade capaz de tender o consumo e em qualidade tal que dispense tratamentos ou os reduza ao mínimo possível. É, portanto, a unidade de extremidade de montante do sistema.

Chama-se de manancial abastecedor a fonte de onde se retira a água com condições sanitárias adequadas e vazão suficiente para atender a demanda. Visando desenvolver técnicas que melhorem a qualidade da captação água a maior produtividade e segurança dos trabalhadores foi desenvolvido um sistema de limpeza de tanques de captação a base de ar comprimido. Essa técnica consiste em suspender partículas decantadas no tanque de capitalização e retirá-las através da bomba.

Por se tratar de tanque que é espaço confinado, ocorre o problema que é: como fazer limpeza sem que os colaboradores entrem no tanque e sem parar o sistema. I PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESES A égua potável é aquela que pode ser consumlda pelas pessoas, sem pôr em risco sua saúde, e que apresenta certas características físicas, químicas e bacteriológicas que são padronizadas nas Estações de Tratamento de Água (ETAS).

A água captada pelas ETAS para tratamento e posterior distribuição provém de vários mananci , represas, lagos ou porque a areia em suspensão nos rios quando entra no tanque decanta foram uma lama de areia fina que entope a sucção, baixa o volume de saída da bomba, aumenta a tensão, aumenta a turbidez da água aumentando o numero corridas de filtro(limpeza do filtro) e o aumento de consumo de produtos químicos ex: Cloro. Diante desse problema desenvolvemos um sistema pneumático que promove a suspenção das impurezas decantada no tanque sendo retiradas pela sucção fazendo um by-pass e a devolvendo de volta ao local de origem. OBJETIVOS Um sistema de abastecimento de água deve funcionar ininterruptamente fornecendo água potável para que as seguintes perspectivas sejam alcançadas: controle e prevenção de doenças; melhores condições sanitárias (higienização intensificada e aprimoramento das tarefas de limpeza doméstica em geral); – conforto e segurança coletiva (limpeza pública e instalações ante incêndio); – desenvolvimento de práticas recreativas e de esportes; – desenvolvimento turístico, industnal e comercial. 3. 1 OBJETIVO GERAL 3. OBJETIVO ESPECIFICO 4 REFERENCIAL TEORICO Tese de Doutorado Documento Autor Lima, Odair Alves de (Catálogo IJSP) Nome completo Odair Alves de Lima Unidade da USP PAGF3rl(Fq Tavares, Luís Marcelo Marques Título em português Suspensão de partículas grossas em células mecânicas de flotação. Palavras-chave em português Agitação de líquidos Flotação de minérios Fosfatos Hidrodinâmica Resumo Várias tentativas de correlacionar o tamanho da partícula e a resposta da flotação nas maiores usinas do Brasil (usinas de minério de ferro e fosfato) têm mostrado que partículas grossas (dp100 m) não flotam eficientemente.

Uma vez que a suspensão de sólidos é uma condição necessária para a coleta de partículas, o estudo da suspensão de partículas grossas em células de flotação é totalmente justificado e constitui o objetivo desta tese. Neste trabalho, a suspensão de sólidos foi estudada em célula Denver e Wemco de laboratório (6 L) com os minerais apatita, quartzo e hematita, classificados como grossos (dp100 m).

Estudo complementar foi realizado em célula piloto Metso (3000 L), no processamento de minério de Ni, no oeste australiano. A circulação de fluido nas células Denver e Wemco foi caracterizada pelo número de bombeamento do impelidor (NQ) e pela velocidade da água (vb), medida na descarga do impelidor, numa faixa de operação normalmente utilizada nos ensaios de flotação (900rpmN1300rpm). para condiçoes nao-aeradas, e 2,7cm/s vb 18,3cm/s para célula Denver, e NQ=O,57 e 1 5,0cm/svb21 ,8cm/s, para Wemco.

Em condições aeradas 5cm/s para Denver e para Wemco), assim como nas bombas centrífugas, a capacidade de bombeamento do impelidor diminui consideravelmente: e para Denver e e 11,6cm/svb 1 9,8cm/s para Wemco_ Medidas obtidas co para Denver e 0,42NQ0,53 e 1 1 ,6cm/svb 19,8cm/s para Wemco. Medidas obtidas com um transdutor de pressão, colocado próximo da região rotor/estator (células Denver e Wemco) ilustraram a capacidade dos impelidores de gerarem turbulência em células mecânicas de flotação.

A rotação ínima do impelidor (Njs) em que nenhuma partícula permanece no fundo do tanque por mais do que 1 segundo (Critério 1 -s de Zwietering) foi determinada para ambas a células (Denver e Wemco), em condições aeradas (Njsg) e não-aeradas (Njsu). Um modelo empírico foi utilizado para relacionar a rotação crítica de suspensão (Njs) com as propriedade sólido (diâmetro-dp, massa específica-s)-liquido (massa específica-L; concentração mássica de sólldos-X, viscosidade-)-gás OC).

Os resultados indlcaram a influência dessas variáveis no valor de Njs, de acordo com o expoente de cada terma: > Através dos resultados de suspensão de apatita, levando em consideração seu tamanho e velocidade terminal (vt) e Nis foi possível relacionar o status da suspensão (segregação, suspensão e arraste) com a rotação do impelidor (N/Njsu) versus (vt/vb). Verificou-se que os valores de (N/Njsu) e (vt/vb) mais favoráveis para a suspensão de partículas grossas não são os mesmos para partículas finas.

O perfil de distribução axial de apatita (dp=127 m) em célula Denver, mostrou que quanto maior o valor de N, mas uniforme será a distribuição vertical de sólidos na célula, enquanto que em baixas rotações há uma segregação e sólidos no fundo do tanque. Quando a velocidade superficial de ar, em célula Metso, variou de cm/ tanque. Quando a velocidade superficial de ar, em célula Metso, variou de cm/s para cm/s, aumentou a concentração de partículas grossas próximo ao fundo do tanque.

O Modelo de Sedimentação-Dlspersão possibilitou a identificação dos limites das zonas turbulenta e quiescente, nas células Denver e Metso. Em ambas as células, quanto maior a taxa de aeração, menor a espessura da zona turbulenta. conexoes NPT – MÉDIA PRESSÃO para aplicaçoes até 300 Ib em temperatura ambiente. Normas de Fabricação As conexões TUPY NPT-Médla pressão, são produzidas em conformidade com as especificações da norma ABNT NBR 6925 e ASME B 16. 3, exceto as Buchas de Redução e os Bujões que obedecem a norma ASME B 16. 14 e uniões ASME B 16. 39.

Lembramos que, dependendo da figura, alguns diâmetros podem constar de uma norma e não de outra. Material As conexões TUPY NPT-Média Pressão, são produzidas em conformidade com as normas ABNT NBR 6590 e ASTM A-197M em ferro maleável preto. Rosca As roscas de vedação das conexões TUPY NPT-Média Pressão, são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 12912 e ANSI B 1. 20. 1. (rosca interna e externa cônica). Outros tipos produzidos sob consulta. Inspeção As conexões TUPY NPT-Média Pressão, são inspecionadas de modo a garantir as especificações das normas ABNT NBR 6925, ASME B 16. , ASME B 16. 14 e ASME B 16. 39. As conexões NPT-Média Pressão, quando as dimensões permitem, são gravadas com as sequintes identificações: • exceto nos diâmetros nominais de 3/8 x 1/4 a 3/4 x 1/2 nas Buchas de Redução e 1/4 Redução e 1/4 e 3/8 nos Bujões. • O diâmetro nominal. • O monograma Ml (Malleable Iron Ferro Maleável) exceto nas Buchas de Redução e Bujões. • O número 1 50 (Indicativo da classe), exceto nas Buchas de Redução e Bujões. • O nome BRAZIL (Indicativo do País produtor). ?? O monograma NPT (National Pipe Taper), somente nas Buchas de Redução e Bujões. • O monograma (Underwiters Laboratories Inca) Proteção Superficial As conexões TUPY NPT-Média Pressão, são produzidas com acabamento preto (óleo não tóxico) ou galvanizado a fogo (zincagem por imersão a quente), conforme ABNT NBR 6323 e ASTM A-1 53. Outros revestimentos especiais (pinturas Epoxi, cataforética, híbrida, dupla galvanização, etc. , podem ser fornecidos sob consulta. Aplicações As conexões Média Pressão, são aplicadas para a condução de líquidos, gases e vapores.

A TUPY S. A. reserva-se ao direito de introduzir nas suas linhas de produtos as alterações que julgar adequadas. Os pesos (g) constantes desta lista de preços, estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. Para sua segurança exija que as conexões adquiridas estejam em conformidade com as normas citadas e que sejam realizados testes de estanqueidade antes da utilização definitiva das redes instaladas. Média pressão Classe 150 TABELA DE PRESSÃO Pressões Máximas de Serviço Pressões Máximas de Serviço para União Pressões Máximas de Servi o (conforme ASME 3 16. ) ( E B 16. 39) (conforme (psi) M Pa -29 a 66 300 300 93 265 265 1,8 21 225 225 149 185 185 1,3 177 150 150 204. 110 232 – 75 Nota: 1 bar 14,5 psi• 1 bar 1 kgf/cm2 • 1 bar = psi 1 Ibf/p012 A sala dos compressores Os compressores e demais equipamentos de geração, tratamento e armazenamento MPa•1 de ar comprimido situam-se na categoria de utilidades, tais como caldeiras, geradores, tratamento, bomba etc. Dessa forma, procure respeitar as seguintes orientações: ?? Reserve uma sala espec[fica para isso, separada das demais áreas da empresa. ?? O ruído emitido pelos equipamentos deve ser isolado do exterior. • O ingresso na sala deve ser permitido apenas ao pessoal autorizado, portando os EPI ‘s mínimos exigidos por lei, como o protetor auricular. • A captação do ar atmosférico deve ficar distante de quaisquer tipos de fontes de contaminação ou calor, tais como: torres de resfriamento de água, ruas sem calçamento, banhos qu(micos, chaminés, caldeiras, escapes de motores de combustão, etc. O descudo com esse item gera problemas om a qualidade do ar comprimido e com o consumo de energia. ?? O arrefecimento de compressores resfriados a ar deve ser realizado por dutos de entrada e sada, e obter a menor PAGF8tFq operação no mundo e outros 4 milhões são fabricados todos os anos. Para o escopo desse Manual, interessa-nos dois tipos básicos de compressores: alternativos (de pistão) e rotativos (de parafuso e centrífugo). Em termos conceituais, os compressores de pistão e de parafuso são denominados de deslocamento positivo, pois a compressão do ar é obtida pela redução de seu volume, de forma alternada (pistão) ou contínua (parafuso).

O compressor centrífugo é do tipo dinâmico, pois a compressão ocorre pela transformação da energia cinética (velocidade) do ar em energia potencial (pressão). Os compressores de pistão são comumente aplicados para pequenas vazões (até 100 rn8/h). Os compressores de parafuso são mais indicados para pequenas, medias e grandes vazões (50 m3/h a 2000 m3/h). Os compressores centrífugos são mais indicados para vazões grandes e muito grandes (; 1500 m3/h). As pressões atingidas pelos compressores variam, em geral, entre 6 barg e 40 barg, sendo a pressão de 7 barg tipicamente encontrada na maioria das aplicaçoes. PAGFgrl(Fq

Tabela periódica

0

IA 112 18 2 ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY. noETopVITb nonbITKy 3asepu_JeFMe ceasca

Read More

Mentes

0

Conceitos Perigosos Uma análise do livro Mentes Perigosas: suas implicações para a Psicologia e o Direito Resumo: O conceito de

Read More