Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

1- INTRODUÇÃO O estudo do Comportamento organizacional é de extrema importância, principalmente para os Gestores, CEO’S, Diretores, Gerentes de empresas e líderes em geral. Este conhecimento abrange desde o conhecimento de características de indivíduos até como funciona qualquer sistema. Neste trabalho foram citados grandes autores de administração como Demming , Peter Senge, Howard Gardner, entre tantos , Ainda conhecimentos de pensadores notáveis, como Nicolau Maquiavel, Jean-Jacques Rousseau, etc.

A pesquisa feita em campo dem fraquezas e pontos f o estudo de comunic organização. CAPÍTULO 1 cs. 1 orlo as pessoas , suas neste trabalho tes de uma Definições de Comportamento Organizacional: As empresas são constituídas de pessoas. As empresas investem em equipamentos, softwares, selos de qualidade e padronização, segurança do trabalho, entre tantos investimentos. Existe uma área que as empresas estão começando a descobrir que é o estudo do comportamento das pessoas que compões uma organização.

Portanto Comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas que compõe uma determinada organização, seja esta governamental, não governamental ou privada. Dentre tantos autores que definem o Comportamento Organizacional, destacam se dois. O Norte Americano ligado a Universidade de Howard- Howard Gardner e que estudou filosofia,e fez Mestrado e PhD em Manegment no M. l. T. Autor do famoso livro A Quinta Disciplina, que trata do assunto abordado neste trabalho. Seguindo a Inha do pensador Francês Rousseot, que apóia a capacidade das pessoas, Howard Gardner acredita nas pessoas.

Tem uma filosofia baseada nos princípios das diferenças entre as pessoas. Todos tem inteligências e habilidades , porém cada um em uma determinada área, como o engenheiro, o édico e o aeronauta. Cada um dentro das suas funções especiais. Essas habilidades podem criar soluções ou produtos que vão suprir as necessidades das pessoas. Também criar novas tendências, como exempla o de Steve Jobs que criou produtos e marcas inovadoras, trazendo benefícios, riquezas e trabalho a muitos.

Apoiando o citado acima, porém com alguns detalhes diferentes, Peter Senge foi além, e por esse motivo é considerado por muito como o que melhor definiu o conceito de aprendizagem. Segundo este as organizações podem aprender, com aprimoramentos vindo ou de experiências anteriores, ou través do conhecimento de outras pessoas. Segundo Senge uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram aprimorar sua capacidade de criar o seu próprio futuro.

CAPÍTULO 2-lnovaçoes Com a introdução de inovação tecnológica nas organizações vem das rápidas e contínuas adaptações em sua postura estratégica, para que elas possam sobreviver e crescer. A mudança tecnológica acaba tendo um forte impacto psicológico e sociológico nas organizações, pois obriga as pessoas a pensar 10 tendo um forte impacto psicológico e sociológico nas rganizações, pois obriga as pessoas a pensar novas maneiras de gerenciamento, bem como novos padrões de eficiência e produtividade, Gonçalves (1994) concluiu em seus estudos que existem dois tipos de tecnologias dentro das organizações.

A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas, ferramentas e métodos utilizados para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Gonçalves, 1 994) Quadro 01 Tecnologias Materiais e Tecnologias Sociais TECNOLOGIAS DE MATERIAL TECNOLOGIAS SOCIAIS PROCESSOS TÉCNICAS GERENCIAIS PRODUÇAO MODELOS ORGANIZACIONAIS EQUIPAMENTOS DESENVOLVIIMENTO GERENCIA FERRAMENTAS ESTUDOS DE MOTIVAÇÃO Fonte-Adaptado de Gonçalves; http://pt. scribd. com/doc/20740816 ‘Impactos-da-lnovacao-Tecnologica-no-Comportamento -organizacional 20/04/12 as 21 hoomin.

Tornatzky e Fleischer (1990) usam o termo “tecnologias ociais” para descrever aquelas ferramentas caracterizadas mais por procedimentos reproduzíveis e padrões de comportamento humano do que por hardware. Quando uma Inovação tecnológica é introduzida em uma organização ela certamente gerará impactos, que vão desde alterações no sistema produtivo até impactos sobre seu sistema social. ANTES DURANTE DEPOI sistema social.

ANTES DURANTE DEPOIS ASPECTOS REFERENTES AO TRABALHO Estratégia de planejamento Ajustes Qualidade do produto Desempenho ASPECTOS FÍSICOS InvestimentosReconstruçao ‘Reforma/ Treinamento Ajustes do Quadro ASPECTOS PSICOLÓGICOS Temores/Curiosidades Apreensão Frustração Engajamento Choque Cultural Os impactos gerados pela introdução de inovação tecnológica nas organizações, que podem ser positivos ou negativos, são observáveis em três níveis diferentes, o nível dos indivíduos, dos grupos e da empresa como um todo. Este trabalho focará primordialmente o seu foco no nivel dos indivíduos.

IMPACTOS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Jacobson (2007) apontou em seu artigo que a maioria das pessoas sente a inovação tecnológica de duas formas: – A tecnologia é benéfica – A tecnologia pode trazer maior liberdade pessoal, democracia participativa, mais tempo para a recreação, maior conhecimento e melhoria na qualidade de vida, dentre outros efeitos positivos; 2- A tecnologia é prejudicial — Ela leva à maior gasto de recursos, organização centralizada, perda da liberdade pessoal e dignidade, desigualdade e consumismo, trabalhos desqualificados e desemprego.

As variáveis dependentes do comportamento organizacional, citadas por Robbins (2008), se relacionadas e analisadas considerando as rocessos de inovação, podem fornecer indicadores para s impactos que as variaveis mencionadas por Robbins (2008) são: Produtividade; C] Absenteísmo; C] Rotatividade; Satisfação com o Trabalho; A pesquisa de campo realizada para a elaboração deste trabalho procurou identificar os impactos positivos e negativos mais relevantes que a inovação tecnológica traz ao comportamento organizacional, e é demonstrada no capítulo seguinte deste trabalho.

PERFIL DOS RESPONDENTES O Critério de escolha dos respondentes desejado pelo grupo foi o de selecionar profissionais que atuassem em empresas privadas, devido ao dinamismo encontrado nesse etor. Portanto os 38 entrevistados tem entre 18 e 60 anos de idade , desde o perfil gerencial, gestores, profissionais da área comercial e até mesmo saúde. Essa escolha deve- se em função de encontrar o maior público possível e mais heterogenia para poder filtrar os dados e desta forma reunir maior quantidade de dados possíveis, eliminando possíveis erros, advindos de características pessoais e de cunho de conceitos pré estabelecidos.

Tipos de Empresas Classificação Percentual Ramo de Atividade Privada 100 Pública zero Terceiro SetorO Porte Indústria 65,78 comércio 26,32 Serviços 7,90 Setor Econômico Tradicional 94,74 Bancária 5,26 Sexo do respondente Masculino 50 Feminino 50 Posição do respondente Gerencial 60 52 consultona26,32 desenvolvimento profissional? 380 2-Você acredita que a implantação de novas tecnologias ajuda no relacionamento e na organização geral da empresa?

Sim Não 308 3-Você acredita que somente apresentar novas tecnologias pode ser o diferencial entre a empresa que você trabalha e as suas concorrentes 335 4-Você se sente confortável com a mudança de gerentes no seu setor? Não 2315 5- você gosta de novos programas de software? 33 6-você gosta das mudanças na estrutura física e da disposição dos equipamentos em que você trabalha? 632 7-Te incomoda a mudança de setor ou a mudança de cargo? 2711 8-Você gosta de políticas etências? desconhecimento do novo.

CAPÍTULO 3 Trabalho em Equipe Quando o pensador norte americano Napoleon Hill escreveu o seu famoso livro, a lei do triunfo no começo do século baseou se na observação e convivência com ilustres personalidades de sucesso, tais como Henry Ford, Jhon Kennedy, Thomas Edson entre outros. O que ele observou foi que além de rilhantes lideres todos eles tinham um grande conhecimento na arte de lidar com as pessoas. Dada convivência se dera de uma oportunidade rara que poucas essoas teriam a oportunidade de ter. A partir do momento eon Hill se deu conta da No livro o monge e o executivo o autor da ênfase no novo modelo de liderança.

A liderança construtiva, ou seja, o líder moderno deixou, ou deixará em alguns casos, o modelo Líder- Carrasco. passou a ter um papel de orientador e não mais o papel de pessoa que impõe a sua verdade suprema e absoluta criando regras muitas vezes para satisfazer o seu ego e não as ecessidades do momento. O líder moderno surgiu da necessidade de mudanças impostas pelo próprio mercado de trabalho. Além do conhecimento na área que atua ele tem que saber reconhecer os valores, crenças, sonhos e necessidades de seus colaboradores para parti-la desse momento ter uma postura adequada com seus liderados.

Esse conhecimento deve ser aliado a virtudes pessoais como carisma, humildade, sinceridade e comprometimento. Esses aspectos pessoais são algumas das características que o tornaram amado. Segundo o filosofo italiano Nicolau Maquiavel e seu livro (O Príncipe) o líder, citado no livro omo O Príncipe, dever ser ao mesmo tempo amado e temido. De um lado temos o líder e de outro os liderados, que deveriam apesar de tudo estar do mesmo lado.

Essa tarefa nem sempre é encontrada no mundo corporativo gerando desta forma um enorme desencontro de informações, retrabalho, erros (como na figura acima) e também inúmeros outros problemas, o que com certeza traz um aumento de gastos resultando na diminuição da lucratividade da empresa. Tal prejuízo dependendo do tamanho e da freqüência, pode até comprometer a saude financeira da instituição, trazendo, portanto eventuais demissões até mesmo o fechamento da empresa. Resumind PAGF 10 trazendo, portanto eventuais demissões e até mesmo o fechamento da empresa.

Resumindo, o problema de um sempre será o problema de todos, pois no final das contas não queremos abusar do cliché, mas estão todos no mesmo barco. CAPÍTULO 4-percepção e Comunicação Há uma série de técnicas de negócio genérico que um analista de negócios vai usar ao facilitar a modulação de negócios. Algumas dessas técnicas incluem: • PESTLE • MOST CATWOE • Os seis chapéus pensadores de Bono 5W2H • Moscow • VPEC-T ?? Diagrama Causa-efeito • Análise do Campo de Força • Tabela e árvore de decisão • Análise das 5 forças(M.

Porter) • WBS Segundo a Visão sistêmica de Pestlee Ocorre conforma descrito no diagrama abaixo: último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatisticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o aior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século xx.

CONCLUSAO Concluímos neste trabalho que, acima de tudo, a empresa tem uma função na sociedade, a de promover pessoas. Talvez por essa razão , quando se constitui uma nova empresa , o seu verdadeiro nome tenha o nome de Razão Social. Fica muito claro para nós que uma organização, uma empresa tem que ter o seu retorno, seja ele financeiro, ou seja, a sua causa uma filantropia, porém ela ainda é constituída de pessoas e ainda tem uma Razão Social. Para evoluir uma sociedade, é preciso evoluir o Homem, m qualquer que seja o aspecto, social, financeiro, intelectual e até pessoal.

Para isto só existe um caminho. O caminho é o do conhecimento, o investimento nas pessoas. REFERENCIAS . http://pt. scribd. com/doc/20740816/ 2. http://pt. wikipedia. org/wiki/Nicolau_Maquiavel 3. httpWpt. wikipedia. org/wiki/Peter_senge 4. http://pt. wikipedia. org/wikiffeoria_comportamental_da administre 5. http:/ftwm. fae. edu/publicacoes/pdf/cap_humano/l . pdf 6. Livro Administração – Recursos Humanos, ROBBINS, STEPHEN PAUI- Editora prendesse Hall Brasil, http://www. webartigos. com/artigos/comportamento-organizacion, 147042/

Software livre

0

Software Livre Software livre segundo a definição é um software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e distribuído sem

Read More

Portfolio – disciplina trabalho interdisciplinar individual

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso:PEDAGOGlA JOSEANE DA SILVA PORTFÓLIO INDIVIDUAL Pedra Azul/MG 201 1 joseane da silva

Read More