Psicologia

Categories: Trabalhos

0

Os tratados mais modernos de psicologia a definem como a ciência que estuda todo comportamento (inclusive o de animais inferiores) e os processos mentais. Devemos entender como “processos mentais” qualquer atividade cognitiva (que envolva raciocínio) como: percepção, aprendizagem, motivação, memória, emoção, linguagem etc.

A evolução dos estudos em psicologia coincide com a evolução dos estudos em medicina e, sobretudo, em anatomia. Realizaram-se descobertas em torno do cérebro que, além de mudar o seu status no corpo humano, permitiu entender distúrbios da conduta, perda de memória, afasias (perda da fala) e outras patologias que tinham sua origem na atividade cerebral. Desde então, o cérebro pode ser associado à c Swipe to view next page conduta humana e jamais considerado como uma estrutura passível de separação do corpo. Mente e corpo são indissociáveis.

A psicologia tornou-se ciência autônoma no início do séc XX a partir da criação do primeiro laboratório experimental por Wundt, na Alemanha, precisamente em 1920 (DAVIDOFF, 2001 Atualmente a psicologia constitui uma fonte de estudo de bastante utilidade para os meios organizacionais uma vez que viabiliza o melhor entendimento do comportamento individual e de grupo, permitindo conforme Regato (2008): • À gestão de condições mais favoráveis ao trabalho, apesar das limitações de cada colaborador e organização; • A administração de conflitos organizacionais; • A criação de políticas de RH mais humanizadas; ?? A realização de técnicas em RH de maneira mais assertiva (entrevistas, seleção, pesquisa de clima, avaliação de desempenho); • Etc.

As organizações fazem parte de nossa vida desde sempre, a começar pela nossa família e por todas as extensões grupais que acontecem a posteriore. Definimos organizações como: pessoas que atuam em conjunto para a satisfação de objetivos comuns. Os objetivos comuns, portanto, precisam existir para a constituiçã nal. A mudança organizacional é um tema freqüente no m cional, hajam vistas as necessidades que estes têm A psicologia tornou-se ciência autônoma no inicio do sec XX a partir da criação do primeiro laboratorio experimental por comuns, portanto, precisam existir para a constituição organizacional. A mudança organizacional é um tema freqüente no meio organizacional, hajam vistas as necessidades que estes têm para atender os mercados a que servem.

Estas envolvem dimensões humanas, tecnológicas e organizacionais. Participamos sempre das organizações ou como colaboradores (ganhando o nosso sustento) ou como usuários (nas organizações para prestações de serviços, enquanto correntistas de banco, clientes na área comercial etc). erviços, enquanto correntistas de banco, clientes na área comercial etc). As organizações são classificadas como simples e complexas, conforme o contingente de pessoas que delas participam e de sua estrutura (vide as diferenças no livro de consulta e nas telas no ambiente online). O maior desafio enfrentado nos ambientes organizacionais na contemporaneidade é o gerenciamento de grandes grupos de pessoas.

O ambiente de tarefa atual deve promover uma percepção favorável nos colaboradores de modo que estes cresçam profissionalmente e, por conseqüência, promovam o crescimento organizacional. AULA3 A PERCEPÇÃO A percepção constitui um processo de captação e interpretação dos estímulos ambientais, onde a captação é realizada pelos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) e a interpretação é feita pelo Sistema Nervoso Central (SNC), representado pelo cérebro. É importante ressaltar que quanto mais aprendemos mais expandimos a nossa capacidade perceptiva porque dependemos de dados registrados em nossa memória para perceber ou interpretar. A nossa memória funciona, então, como um banco de dados que nos permite nomear objetos, situações e sentimentos.

Um bebê, por exemplo, tem sua capacidade perceptiva limitada, comparando-o a um adulto. Na medida em que a sua linguagem vai sendo satisfatoriamente adquirida esta fica mais “habilitado” para perceber coisas, para “ler” e interpretar o mundo a sua volta. As organizações são classiticadas como simples e complexas, contorme o contingente de pessoas que delas participam Os bebês pequenos vivem num mundo de sensações. Ele é restrito a capacidade sensória, pois não consegue nomear o que lhe acontece. Exemplos: quando o mesmo chora de fome no berço, tal conduta pode ser explicada pelo do estômago vazio. Ele está na sensação não na percepção porque ele não sabe que tem fome (saber envolveria raciocínio).

Ainda um bebê que chora insistentemente e a mãe desconhece a razão é levado a exame médico. O médico, então, diagnostica uma garganta inflamada, problema de ouvido, etc. O bebê sinaliza o desconforto da dor, e geralmente o faz pelo choro que é a sua única linguagem. Até que este consiga verbalizar o que sente precisa existir amadurecimento (aquisição de linguagem, consciência corporal, acuidade dos sentidos). Chamamos acuidade dos sentidos ao grau de desenvolvimento de nossas capacidades sensoriais. ? lógico que um bebê recém-nascido tem menor acuidade visual, por exemplo, do que um adulto já que não teve as experiências sensoriais necessárias que pudessem igualá-lo, em termos de visão, à condição do adulto.

Trabalho de Historia

0

ntroduçao O Regime militar foi o periodo da politica brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada

Read More

Entrevista

0

ENTREVISTA O Dr. Aguinaldo Diniz Filho Diretor-presidente da Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, empresário que tem se

Read More