Rastreador infantil

Categories: Trabalhos

0

Rastreador infantil ROBSON CARLOS DE VASCONCELOS PEREIRA UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA R0d. presidente Dutra, km 157,5 – Pista sul, CEP 12240-420, São José dos Campos, SP – Brasil Resumo – Este documento aborda o desenvolvimento de um dispositivo portátil, denominado “rastreador infantil”, que é capaz de informar o responsável por uma criança quando a mesma se afastou de uma distância previamente estabelecida como segura.

Tendo como foco principal pais elou responsáveis por crianças de até nove anos de idade que desejam um auxílio no monitoramento de seus a fim de evitar desaparecimentos. Poderá ser utilizado ovimentação de pe Das orlo grande ve ser maior. A tecnologia usada n pa, frequência com to nextgEge software desenvolvid deste equipamento A alimentação bateria facilmente adquirida no mercado varejista por ser utilizada em diversos aparelhos eletrônicos.

Desenvolveu-se um protótipo para validar a ideia com as características mais próximas possíveis da concepção teórica e foram realizados testes a fim de consolidar os resultados. Também foram estabelecidas as etapas de inserção do produto no mercado, incluindo o estudo do mesmo, desenvolvimento do processo Industrial, levantamento de ornecedores, análise e implantação dos custos e por fim, a análise de viabilidade econômica do projeto que resultou em um retorno financeiro de um ano e dois meses após o início das operaçoes.

Palavras chaves – Rastreador Infantil. Crianças. Desaparecimentos. Radiofrequência. Introdução de pessoas no Brasil, e, ainda mais preocupante, o desaparecimento infantil, é um drama vivenciado por muitas famílias em todo o país como mostra a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecldas (ABCD) – Mães da Sé em seu sitio na internet.

O Ministério da Justiça classificou em seu site, na eção de Direitos Humanos, onde é abordado o problema de desaparecimento de crianças e adolescentes que a negligência dos responsáveis aparece em 40 lugar como fator de causa destes desaparecimentos ficando atrás de fuga do lar devido a conflitos familiares, conflitos de guarda (subtração de incapaz) e rapto consensual (fuga com namorado) respectivamente. O Ministério reconhece que não existe como contabilizar exatamente os números de desaparecidos no país, porém estima que são mais de 10. 000 desaparecimentos envolvendo crianças e adolescentes anualmente.

Esse número também engloba casos de crianças adolescentes com problemas mentais que se perderam ao distanciar-se da residência ou de seus responsáveis. Conforme a ABCD o estado de São Paulo responde por cerca de 80% dos casos de crianças desaparecidas registrados na entidade. Segundo a DHPP a cidade de São Paulo lidera o ranking de pessoas desaparecldas. São cerca de 60 casos por da. Não há como estimar a quantidade de pais que, em lugares como shoppings, parques, praias e supermercados, perdem os filhos por alguns instantes e, que na hora, parece ser uma eternidade.

Isto não quer dizer que os pais sejam negligentes, as sim que crianças simplesmente são curiosas e ligeiras e somem diante dos olhos dos pais sem saberem o perigo que podem estar correndo. Ainda conforme a ABCD, ao longo dos a 10 sem saberem o perigo que podem estar correndo. Ainda conforme a ABCD, ao longo dos anos é crescente o número de desaparecimento de crianças. Esse crescimento demonstra que existe um posslVel mercado consumidor de produtos que auxiliam na proteção habitantes) de crianças.

Nesse contexto, esse trabalho visa apresentar o Rastreador Infantil ao mercado brasileiro, que será de concepção e fabricação nacional. Serão apresentados neste trabalho a viabilidade do projeto com informações técnicas e o projeto da fabrica. OBJETIVO Este projeto tem por objetivo desenvolver um sistema eficaz, capaz de auxiliar os pais a monitorarem seus filhos elou criança a qual são responsáveis em locais de grande fluxo de pessoas, de uma maneira fácil e confiável, com tecnologia e baixo custo.

O produto tem o objetivo informar ao responsável pela criança, com sinais sonoros e visuais, que a criança saiu da área que foi delimitada como segura. Analisar o mercado consumidor a fim de atender suas necessidades bem como estabelecer o seu preço / valor onforme pesquisa de mercado. Atendimento ao cronograma de desenvolvimento planejado tanto no trabalho textual como no protótipo. JUSTIFICATIVA Todos os dias, em supermercados, shoppings, praças, praias, em praticamente qualquer lugar, há pais procurando por seus filhos que se perderam.

Observam-se sempre em supermercados e lojas, pais procurando seus filhos e anunciando-os nos alto falantes, ou mesmo na praia com vários banhistas e uma criança repentinamente sai andando sem ser notada por seus pais e quando se percebe não e quando se percebe não está mais perto. Segundo pesquisas realizadas pela ONG Criança Segura Brasil, diariamente, ocorrem 380 acidentes e 16 mortes com crianças no Brasil. Este projeto visa ajudar a diminuir esses números. CONCEITO DO PRODUTO E DO MERCADO A segurança das crianças tem uma importância singular na vida de várias famílias, visando o bem estar e perpetuação das mesmas.

Ao levar em consideração que, no estudo de mercado, não foi identificado algum equipamento similar de fabricação nacional, logo o mercado está aberto a produtos desta segmentação de auxílio à proteção das crianças. O QUE É O RASTREADOR INFANTIL? O rastreador infantil é constituído por dois aparelhos, m portado pela criança e outro pelo responsável. possui luzes indicativas e um sistema de som, que emite sinais audiovisuais informando que a criança distanciou-se da área pré-determinada pelo responsável da criança.

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO Características Técnicas As características técnicas do roduto foram definidas através das necessidades da similaridade dos técnicas a serem satisfeitas pelo produto. Função: Deve ser um equipamento que avise o responsável pela criança quando a mesma saiu da área configurada no aparelho, a bateria foi removida ou o aparelho sofreu avarias (quebra). Manuseio: Deve ser um produto fácil de manusear. A linguagem deve ser clara, nao deixando dúvida de como o aparelho está configurando. Confiabilidade: A área segura deve ser configurada pelo responsável da criança.

O aparelho deverá conter várias configurações de níveis de alcance. Peso: Devido ao produto trabalhar fixados por uma braçadeira no braço e do responsável e principalmente da criança, deve ser um equipamento leve. Resistência: O produto poderá ser usado em shoppings, festas, parques e praias, portanto, deverá ser robusto o suficiente para operar em ambientes que podem conter contaminantes omo, por exemplo, poeira ou água. Segurança: A braçadeira não poderá ser totalmente fixa no braço, portanto, deverá se soltar caso a pessoa sofra um arrebatamento, por exemplo, uma queda.

Deslgn. A braçadeira não deverá apresentar linhas soltas de costura e a carcaça deverá ter as arestas arredondadas. FUNCIONABILIDADE Buscando o atendimento às necessidades dos clientes, o Rastreador Infantil terá quatro níveis de ajuste: Nível 1: Específico para locais onde há grande movimentação de pessoas como, por exemplo, festas e eventos escolares. Possui uma área de segurança de, aproximadamente, 5 etros. Nível 2: Indicado pa e existe uma movimentação moderada de pessoas como, por exemplo, shoppings e parques.

Possui uma área de segurança de, aproximadamente, 10 metros. Nivel 3. Indicado para lugares onde existe uma movimentação moderada/baixa de pessoas como, por exemplo, acampamentos e praias . possui uma área de segurança de, aproximadamente, 15 metros. Nível 4: Indicado para lugares onde existe uma movimentação baixa de pessoas e se deseje que a criança tenha um pouco mais de liberdade como, por exemplo, acampamentos. Possui uma área de segurança de, aproximadamente, 30 metros, baixo mostra a foto do protótipo, fig. 1 e fig. 2 [picl Fig. 1 braçadeira e caixa protetora [pic] Fig. caixa protetora CONCLUSÃO Conforme o estudo de mercado realizado, o desenvolvimento e a fabricação do Rastreador Infantil se mostraram extremamente favoráveis, com o índice de 91% de aceitação de compra das pessoas entrevistadas e sem concorrente com tecnologia nacional. É evidente o crescimento da empresa, identificado desde o primeiro ano de entrada do equipamento no mercado, até a projeção nos próximos cinco anos. O preço proposto do roduto é adequado, uma vez que o esenvolvimento e os inv ra instalação da empresa PAGF 10 protótipo atenderam o esperado.

Finalmente, o plano de negócios evidencia a viabilidade de comercialização do produto, ou seja, o desenvolvimento técnico do produto bem como o estudo de fornecedores, componentes e preços dos mesmos se mostraram condizentes com o projeto. SUGESTOES PARA TRABALHOS FUTUROS A RASTREANJO Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA, como estratégia de mercado, planeja melhorias e lançamento de novos produtos, vlsando atender o nicho do mercado, conquistado e as perspectivas do aumento de vendas o mercado interno e com a previsão da entrada no mercado externo.

Abaixo, segue algumas sugestões: [1] Produto 100% à prova d’água; [2] Utilização de batenas recarregáveis; [3] Braçadeiras Temáticas (Futebol, desenhos animados e datas comemorativas) [4] Um produto rastreador/localizador direcionado para animais e objetos; [5] Acréscimo de tecnologias no produto, como a opção de indicação de direção; [6] Instalação de sinal vibratório. Nacional de Transportes Terrestres. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2011. [7] BERNARDI, Luiz Antonio. Manual Empreendedonsmo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003. [8] 3NDES.

Banco Nacional do Desenvolvimento. Disponível em . Acesso em 20 set. 2011. [9] BOYLSESTAD, Robert; NASHELSKY, Louis. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2004. [10] BRACELPA. Associação Brasileira de Celulose e Papel. Disponível em . Acesso em 15 jun. 2011. [1 1] BRUNI, Adriano Leal; PAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. São Paulo: Atlas, 2004. [12] CALLISTERJL, W. D. Ciência e Engenharia dos urna Introdução. São Paulo: Guanabara, 2008. 13] CARVALHO, Maria Aparecida. Engenharia de Embalagens: Uma abordagem técnica do desenvolvimento.

São Paulo: Novatec, 2008. [14] China-inno. Dispon[vel em: < http://vwaw. china-inno. com/anti-drownlng-alarm. html>. Acesso em. 20 few 2011 [151 CHIAVENATO, Idalberto. Administração da Produção: uma Abordagem Introdutória. Rio de Janeiro: E-lsevier 2005. DHPP. Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Divisão de Proteção à Pessoa. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2011. [20] Fairchlld Semicoductor. Diodo Zener BZX84C4V7. Dlsponível . Acesso em: 25 mai. 2011. [21] FERREIRA, Francisco. Consultoria Empresarial: Simulador Financeiro. Disponível em: < http://www. ranciscoferreira. com. br/>. Acesso em: 1 1 out. 2011. [22] FUSCO, José Paulo Alves; SACOMANO, José Benedito. Operações e Gestão Estratégica da Produção. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. [23] GARCIA, Helio carlos; GARAVELLO, Tito Marci0. Geografia: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2005. [24] Global Sources. Disponível em: [25] GOOGLE MAPS. Dados Cartográficos. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2011. [26] GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. secretaria de Economia e Planejamento. Disponível em: . Acesso em: 15 br. 2010. [26] Holtek. Micro Controlador HT46R46.

Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2011. [271 Holtek . Transistor HT7533. Disponível em: [28] Inosat. Disponível e de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. sao Paulo: Atlas, 1998. [34] LOC8TOR. Disponvel em: < http://www. loc8tor. com>. Acesso em: 21 fev. 2011. [35] MINISTÉRIO DA FAZENDA. Simples Nacional. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2011. [36] MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Direitos Humanos. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2011. [37] MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Normas Regulamentadoras. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 011 [38] MOURA, Reinaldo R; BANZATO, José Maurício. Embalagem, Unitizaçao & conteinenzaçao. 2 ed. sao Paulo: IMAM, 1997. [39] Melhor GPS. Disponivel em: . Acesso em: 21 fev. 2011. [40] ONG Criança Segura Brasil. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2011 [41] PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, 2007. [42] Paulista Cartões. Disponível em: < http:/mm. 'w. paulistacartões. com. br>. Acesso em: 22 ago. 2011. [43] PREFEITURA DE JACAREÍ. Cidadennfraestrutura. Disponível . Acesso em: 23 ago. 201 1

Suprimento e mao de obra

0

O planejamento de recursos humanos deriva dos planos da organização visando satisfazer as necessidades de pessoal. Essas necessidades variam com

Read More

Avaliação das evoluções

0

Atividade de Avaliação a Distância Questão OI O texto em questão apresenta uma função referencial ou denotativa, pois é centrada

Read More