Reaproveitamento de alimentos de forma sustentável

Categories: Trabalhos

0

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DE FORMA SUSTENTÁVE Nomes: Projeto de Pesquisa apresentado ao Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação l. Área de Concentração: E-ngenharia da Sustentabilidade. to view nut*ge Fluxograma… Orientadora: BELO HORIZONTE NOVEMBRO – 2011 LISTAS DE ILUSTRAÇOES Figura 1. Tabela Nutricional… Figura 2. 25 19 6. METODOLOGIA24 7. CRONOGRAMA 26 8. REFERENCIAS 27 1.

INTRODUÇAO A Revolução Industrial ocorrida a partir de 1750, foi responsável or mudar a vida dos europeus e pela nacionalização dos métodos produtivos, onde houve a mudança do trabalho manual para o mecanizado. Com o tempo milhões de pessoas pelo mundo foram influenciadas, foi quando surgiu a divisão do trabalho, desde então cada operário possui uma função específica. O Homem moderno começa a andar em direção ao progresso, ao acúmulo de capital e ao modo de vida norteada pelo consumo, isso nos dias de hoje implica em vários problemas sociais.

A desigualdade social é re sil e várias regiões do PAGF 7 1 Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, e arcou o início para o entendimento de como é importante criar vínculos entre Meio Ambiente e desenvolvimento. O Brasil teve um avanço, pois instituiu a Lei no 12 305 em 2 de Agosto de 2010 que tem por finalidade incentivar a reciclagem de resíduos, conter os lixões a céu aberto, as emissões gasosas, e efluentes industriais que contaminam os rios e os lençóis freáticos.

O reaproveitamento dos alimentos é uma das saídas para o mundo vencer a crise de alimentos em várias regiões, de forma organizada pode-se obter esses alimentos e transformar em comida para inúmeras famílias. Com a sobra, ou seja, a parte que seria jogada em lixões sen. •e como biomassa para alimentar Biodigestores e montar um sistema sustentável. Os combustíveis alternativos ou energias limpas são importantes para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Estes são responsáveis pela maior parte da poluição da atmosfera que ocasiona o aquecimento global.

PAGF 91 se baseia em reaproveitar os alimentos de forma sustentável, sendo que a alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. Além de garantir o sustento, a almentação deve promover saúde e para isso, deve ser variada e ica em nutrientes, permitindo assim, o equilíbrio no organismo. Sendo assim, para se alcançar uma alimentação saudável, podem- se utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população. Há muito desperdício de boa parte dos alimentos que poderiam ser aproveitadas para o preparo de muitas outras refeições.

Este é um hábito tradicional da população brasileira, que normalmente, não utiliza partes não convencionals dos alimentos, que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, além de reduzir o lixo e o problema da fome no Brasil. A solução ara este sério problema pode partir da modificação de atitudes e costumes que é cultivado nos lares. Além disso, o aproveitamento integral dos alimentos significa economia, e possibilita também experimentar novas opções de receitas.

Como também, usar os restos de alimento para fazer a compostagem, ou seja, reaproveitar ainda o que não da para aproveitar, utilizando sempre a sustentabilidade. 3. OB ETIVOS 3. 1. OBJETIVO GERAL Propor uma forma de reaproveitar os alimentos in natura de maneira sustentável. 3. 2. OBJETIVOS ESPECIFICOS • Descrever o processo de descarte dos alimentos no CEASA; ?? Quantificar os alimentos possiveis de serem aproveitados para consumo humano 91 Implantar sistema de compostagem por reaproveitamento de res(duos de processo de decomposição. . JUSTIFICATIVA O Projeto de “Reaproveitamento de Alimentos de Forma Sustentável” é de suma importância para a sociedade porque poderá contribuir do desperdício e possibilitará uma vida mais saudável para aqueles que não ossuem acesso aos alimentos, além disso, é bom lembra rdício de alimentos outro tipo de produtos químico, pois estes são substituídos por práticas culturais que buscam estabelecer o equilíbrio ecológico o sistema agrícola.

Os mesmos autores afirmam que a crescente demanda por alimentos produzidos com menos agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente, é uma tendência mundial que se reflete também no Brasil. Tal procura tem como conseqüência a geração de novas oportunidades de negócio para os vários segmentos da agropecuária nacional. BUAINAIN E BATALHA, 2007) Atualmente vários são os meios de reciclagem e de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos, pois a sociedade tem se preocupado e buscado alternativas para diminuir e ate dar fim a esses tipos de alimentos. Segundo VILHENA E SILVA (201 1), a reciclagem de resíduos orgânicos alimentares, e de resíduos sólidos urbanos tem sido foco de pesquisas e estudos por parte de instituições de ensino, e de órgãos governamentais e não governamentais.

Técnicas e tecnologias são empregadas no processo de reciclagem desses resíduos, resultando em outros produtos a serem estudados e lançados no mercado. Mudar essa realidade é mudar valores sociais que compõem as práticas de preparo dos alimentos. Informações coletadas e experiências vivenciadas apontam para as possibilidades de se aproveitar os alimentos ntegralmente por ocasião da elaboração de pratos nutritivos e econômicos. VILHENA E SILVA, 2011) Desde 1988, trabalhos e pesquisas com alimentação alternativa utilizando farelos, cascas e fibras nas refeições de crianças desnutridas na região nordeste do Brasil têm sido desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Nacional de Brasília – UNB, em conjunto com a Pastoral da Crian a, possibilitando resultados satisfatórios no combate Pastoral da Criança, possibilitando resultados satisfatórios no combate à desnutnçao. BRANDÃO & BRANDÃO, 1998) Essas idéias se propagaram, e atualmente, órgãos overnamentais, não governamentais, e pesquisadores têm se dedicado em buscar as soluções para um destino correto dos resíduos alimentares com programas de Educação Ambiental, desenvolvendo atividades de aproveitamento desses resíduos a partir de cascas, folhas, talos, polpas, e sementes, na elaboração de pratos da culinária. VILHENA E SILVA, 2011) Essas ações têm atingido não somente os programas de combate à fome de populações carentes, desenvolvidos por ONGs e outras entidades, mas também escolas e universidades que realizam oficinas com alunos e comunidade difundindo essas idéias, e olaborando para a redução dos desperdícios de alimentos no país. (VILHENA SILVA, 2011) Gerações passadas tinham uma visão de mundo embasada em formações sociais, agrária e rural, concomitantemente com a industrialização e a urbanização que favorecia maior contato com a produção e o cultivo de almentos.

Isso gerava saberes e conhecimentos (inter) influenciados pelas formas culturais de uso, de manuseio e sendo ignorada. para se ter uma idéia, no país todo, apenas 1% da parcela orgânica presente no lixo é reciclada (2006, p. 1). Esse “lixo” normalmente é encaminhando ara aterros sanitários e lixões, ou mesmo para áreas destinadas à compostagem, com o objetivo de produzir adubos orgânicos. É fartamente encontrado nos lixos domiciliares em enormes proporções. VILHENA E SILVA, 2011) Em estudos mais detalhados do Governo do Estado de São Paulo sobre resíduos alimentares há constatações que existem alternativas de redução desses resíduos em sua fonte geradora, sejam em restaurantes, industri PAGF 7 existem alternativas de redução desses resíduos em sua fonte geradora, sejam em restaurantes, indústrias ou mesmo nas residências. Iniciativas maiores neste sentido estão acontecendo, e são frutos de pesquisas e estudos sobre a reciclagem de resíduos alimentares.

Ressalta-se o caso da – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP, que desde março de 2003, deu ao lixo novo tratamento e destino. (VILHENA SILVA, 2011) A utilização integral dos alimentos contribui para uma refeição mais nutritiva e resulta em uma melhor qualidade de vida. Conforme já foi mencionado, o atual estilo de vida, regido pela industriallzaçào, pelo consumismo e pela vida agitada tem diminuído o interesse pelo preparo de alimentos por parte da opulação ativa. VILHENA E SILVA, 2011) As propostas de combate ao desperdício de alimentos representam encarar o “lixo” como fonte de riquezas. “É equivocado pensar que só as pessoas com baixo poder aquisitivo devem se beneficiar com alimentos preparados com partes que geralmente são descartadas. ” (VILHENA E SILVA, 2011) 5. 2. IMPACTOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS NO MEIO- AMBIENTE E NA SOCIEDADE. O crescimento da população nos grandes centros urbanos, vem contribuindo de forma significativa para processo de deterioração do meio ambiente natural.

Além disso, a produção continua e crescente de resíduos sólidos vem ameaçando nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida, seja pela falta de controle ou pela disposição inadequada dos mesmos. Em vánas cidades do mundo a poluição atmosférica tornou-se um grande risco para a saúde, e essa contínua poluição do ar não só afeta os seres humanos, como também atinge os sistemas ecológicos provocando alterações na vida vegetal.

O ue ode vir a trazer drást sistemas ecológicos provocando alterações na vida vegetal. O que pode vir a trazer drásticas mudanças às populações dos eres vivos que dependem do oxigênio produzido pelas plantas. (BERVIQUE, 2008) Enquanto a produção e o consumo crescem em ritmo acelerado, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para dispor dos subprodutos indesejáveis, ainda é precário. Os aterros sanitários são hoje, os grandes acolhedores dos resíduos sólidos produzidos pela população.

Tanto pelo fato de ser a opção mais acessível, financeiramente falando, quanto por ser a opção preferida de depósito das sobras de outros processos de disposição, como a incineração, a reciclagem e a compostagem. BERVIQIJE, 2008) Os resíduos orgânicos, quando confinados em aterros sanitários, entram em processo de decomposição em condições anaeróbias, e são responsáveis pela formação de biogás e “chorume”, o que gera impactos negativos tanto para o meio, quanto para a população residente em suas proximidades. BERVIQUE, 2008) O biogás produzido é essencialmente composto por metano (CH4) e dióxido de carbono (COZ), dois dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa. E o “chorume”, é um líquido de cor negra, produzido pela decomposição de material de rigem vegetal e animal. A descarga deste líquido nos cursos de água, seja pela depressão natural do terreno ou através de chuvas, provoca a redução do oxigênio das águas, e pode vir a exterminar organismos aeróbios.

Isso sem falar no mau cheiro, e na proliferação de vetores causadores de doenças, devido ao ambiente propício. (BERVIQUE, 2008) Ainda sobre os resíduos sólidos depositados nos aterros, e mais especificamente falando, foram analisados os seguintes pontos: impactos causados sobre a vegetação, sobre o meio fís falando, foram analisados os seguintes pontos: impactos ausados sobre a vegetação, sobre o melo físico e sobre o meio antrópico. BALDERRAMA,1993) Em relação a muitos contaminantes do ar, a vegetação é mais sensível que os animais. Graças a essa sensibilidade foram desenvolvidos métodos nos quais as respostas dadas pelas plantas são utilizadas para identificar e medir os poluentes, já que elas oferecem o primeiro sinal de evidência de que o ar está poluído.

As plantas podem ser afetadas pelos poluentes atmosféricos através dos seguintes mecanismos: • redução da penetração da luz, que causa uma minimização na apacidade fotossintetizante por sedmentação de partículas nas folhas ou por interferência das partículas em suspensão na atmosfera; • deposição de poluentes no solo, por sedimentação (partículas grosseiras) ou por carregamento provocado pelas chuvas (gases dissolvidos e partículas finas), permitindo a penetração dos poluentes pelas raízes e alterando as condições do solo; • penetração dos poluentes pelos estômatos das plantas, pois os poluentes gasosos podem ser levados para seu interior juntamente com o ar. BALDERRAMA. 1993) já em relação ao meio físico, dos mecanismos de danificação de ateriais em atmosferas poluídas, destacam-se: • abrasão: causada por partículas sólidas transportadas em alta velocidade; • deposição e remoção: causada por partículas sólidas e líquidas que se depositam sobre superfícies. • ataque químico direto: exemplo: destruição de superfícies metálicas pela ação de névoas ácidas, • ataque químico indireto: exemplo: o dióxido de enxofre absorvido pelo couro e convertido em ácido sulfúrico que deteriora o couro; • corrosão eletroquímica: é o mecanismo principal de deterioração de metais fe

Demita seu melhor funcionario grafica arizona

0

CARLA TEIXEIRA GASS CASSIANA LIJZZA CARPENEDO CLÁUDIA REGINA ROSA ZUFFO ors6 to view nut*ge APLICAÇÃO DO MÉTODO UNIDADE ESFORÇO DE

Read More

Acessando mysql com asp.net

0

Sumário 04 :. Acessando o MySqI com Asp. net Edição 09 Número 09 Ano 03 2009 EDITORES Alexandre Tarifa Diego

Read More