Recursos humanos

Categories: Trabalhos

0

FACCAMP – FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSAO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA Recursos Humanos 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Recursos Humanos Área do Conhecimento: Ciências Humanas Forma de oferta: presencial 2.

Justificativa Com a intensificação do processo de globalização e o crescimento da economia brasileira nas últimas décadas, a formação de Gestão de Pessoas vem atender a uma necessidade latente competitividade no mercado nacional e i Recursos Humanos 2 p sariais: manter a exto, a Gestão de ornou-se um diferencial estratégico para as organizações. ? neste sentido que a Faccamp criou o MBA Recursos Humanos com um módulo (facultativo) no exterior, cujo objetivo é formar profissionais comprometidos com o aprendizado constante do processo de gestão empresarial ligado à Gestão de Pessoas com uma percepção global. 3. Histórico da Instituição A Faculdade Campo Limpo Paulista iniciou suas atividades após seu credenciamento pela portaria MEC 1494/98, publicado no Diário Oficial da união no dia 30 de dezembro de 1998.

No ano de 1 999, realizou o primeiro processo seletivo para seu rimeira turma iniciado suas atividades acadêmicas em agosto deste mesmo ano. No ano de 2000, o Ministério da Educação autorizou o enriquecimento do curso de Administração com mais duas habilitações: Análise de Sistemas e Serviços de Turismo. Em 2001, foram autorizados os cursos de Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas, os quais foram reconhecidos em março de 2005, e Engenharia de Telecomunicações.

Recentemente, foi autorizado, pelo Ministério da Educação, o curso de Direito e está em tramitação, junto aos órgãos ompetentes, o projeto de criação do curso Normal Superior. O crescimento dos projetos isolados de extensão e pesquisa levou o Conselho Superior da Faculdade a criar, em março de 2002, a Coordenadoria de Extensão e Pesquisa como forma de incentivar atividades de extensão e, ao mesmo tempo, garantir recursos que apóiem atividades de pesquisa.

Passos significativos foram dados para o desenvolvimento das condições iniciais de implementação de futuros programas de pós-graduação stricto sensu na instituição, entre eles, a abertura de cursos lato sensu iniciada no ano de 2003, primeiramente na área de Administração e Empresas, e, recentemente, em Comunicação Social, com perspectiva de iniciação na área da Educação com o curso de Administração Educacional.

A atuação da Faculdade é crescente, ultrapassando ala de aula por meio de 2 2 objetivos: – a formação de profissionais e especialistas de nível superior, comprometidos com a transformação da sociedade e inspirados nos princípios democráticos; – a realização de pesquisas e o estímulo de atividades criadoras; – a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante atividades de extensão e de prestação de serviços; a promoção da extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural, da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição; – a formação em cursos de graduação (presenciais ou à distância) de profissionais e especialistas em nivel superior, compromissados com a realidade e com a solução dos problemas nacionais e da região; – a promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições de ensino de diversos graus, tendo em vista o desenvolvimento da educação, da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia; a participação no desenvolvimento socioeconômico do Pais e, em particular, da região de Campo Limpo Paulista, como organismo de consulta, assessoramento e prestação de serviços em assuntos relativos aos diversos campos do saber; – a promoção de programas e cursos de pós-graduação, de atualização, de extensão e sequenciais, nas modalidades presencial e à distância; – a promoção de ações educativas para conscientização da comunidade, visando ? compreensão dos direitos manos, da cidadania e do 3 2 profissionais que atendam às transformações ocorridas nestas ultimas décadas nas organizações. Desenvolver competências na área do planejamento empresarial e saber interagir nos processos corporativos. Capacitar profissionais para a gestão do conhecimento e dinamizar talentos investindo em políticas de formação pessoal e coletiva dentro das empresas. Desenvolver a capacidade estratégica dos gestores de recursos humanos. 5. Público-alvo Profissionais de nivel superior, tecnológicos, engenheiros, bacharelados e licenciaturas. Gerentes, superiores, chefes de setor, empreendedores que lideram equipes de negócios em expansão. 6.

Concepção do Programa A Faccamp, atendendo a uma demanda de mercado, criou um rograma de curso de pós-graduação Lato Sensu em MBA Recursos Humanos, com o objetivo de formar profissionais com uma visão estratégica organizacional ligada ? gestão de pessoas. O programa de pós da Faccamp começou a funcionar em março de 2003. Portanto, a instituição possui uma experiência de mais de sete anos formando excelentes profissionais para o mercado de trabalho. O curso oferece a seus participantes, a base conceitual necessária para o amplo desenvolvimento de estudos e análises de interesse prático-profissional, preparando o aluno para o enfrentamento diário de desafios empresariais. O c e todo o conteúdo AGE 4 2 disciplina Gestão Estratégica de Pessoas, que contempla a visão estratégica das relações humanas dentro das organizações.

Além disso, conta com as disciplinas “Metodologia de Pesquisa e Prática, e Didática do Ensino Superior, visando desde estudos futuros que o aluno possa vir a realizar para publicação em revistas científicas ou participação em congressos, até o ingresso em um programa de pós-graduação strictu sensu. Além de proporcionar eventual participação em atividade docente superior. O curso apresenta, também, a possibilidade do luno realizar um módulo de 30 horas no exterior, recebendo assim dois certificados: um da Faccamp, e outro internacional (da instituição que estiver participando do convênio). E importante destacar que este módulo no exterior é facultativo, e o investimento (gastos) para o cumprimento é de responsabilidade do discente – passaporte, visto, despesas com transporte, hospedagem, e investimentos no módulo, que deverá ser pago em dólares.

Nessa perspectiva, o programa MBA Recursos Humanos, conta com carga horária de 384 h/a, e é constituído por um módulo de 11 (onze) disciplinas que permitem presentar os principais instrumentos da gestão de pessoas num contexto dinâmico e atual, pois a ênfase dada em todas as disciplinas é a de que os esforços empresariais devem ser integrados na busca da maior competitividade, imposta pela globalização e a consequente formação de blocos econômicos- Atividades complementares e interdisciplinares serão de o longo do curso, sendo 2 compõem o programa. As transversalidades das disciplinas formarão um profissional mais dinâmico e melhor preparado para os desafios organizacionais. 7. Coordenação Prof. P. h. D. Dr. Márcio Magera Graduado em Ciências Econômicas pela PUC – Campinas

MBA em Gestão de Marketing pela Esamc Mestre em Administração de Empresas pela UNG Mestre em Sociologia pela PUC – São Paulo Doutor em sociologia pela PUC – sao paulo Pós-Doutor em Sociologia pela Unicamp Avaliador Institucional do INEP- MEC, desde 2006 Avaliador ad hoc da UNOPAR Consultor Acadêmico da UNIP Imortal da Academia de Letras do Brasil 2010 Coordenador do curso de Gestão Tecnológica em R. H. Coordenador do curso superior em Logística Coordenador Geral da Área I da Faccamp – Administração, Contábeis, Gestão Ambiental, Financeira, Marketing, Comércio Exterior e Logística Consultor Ambiental na área de Resíduos Sólidos Urbanos 8.

Carga horária A carga horária total prevista para o curso MBA Recursos Humanos – Programa de PósGraduação Lato Sensu da Faculdade Campo Limpo Paulista, é de 384h/a. 9. Período e periodicidade 10 semestre: início das aulas = fevereiro; término = junho. 20 semestre: início das aulas = agosto; término = novembro. Turno: noturno 4h/a Aulas: em dois encontros semanais das 19h1 0 às 22h30. 10. Conteúdo Programático Gestão Estratégica de Pes 6 2 humanos no processo desencadeador de criação de valor para a empresa e seus colaboradores. Bibliografia Básica: WAGNER, John A III & HOLLENBECK, John R. comportamento Organizacional. Criando Vantagem Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. CHIAVENATO,ldalberto. Comportamento organizacional. RJ: campus, 2005.

Cargos, Carreira e Remuneração = 32 h/a Desenvolver o conceito da análise e da descrição de cargos, carreira e remuneração no contexto organizacional. Objetivos da descrição e análise de cargos e do seu posicionamento dentro da estrutura hierárquica na empresa. Fatores de especificação na análise dos cargos e as respectivas carreiras. Descrição e conteúdo dos cargos. Administração de salário: o signTicado do salário para a pessoa e para a organização. Pesquisa e tipos de remuneração. OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de descrição de cargos. Sáo Paulo: Atlas, 2003. NASCIMENTO, Luis Paulo. Administração de cargos e salários.

São Paulo: Pioneira, 2001 . Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento = 32 h/a Gerenciamento do conhecimento organizacional e a preservação da memória organizacional. Estudo dos fatores determinantes da Avaliação de Desempenho e Gestão do Conhecimento. radicionais e os novos 2 Glufke Reis. Avaliação 360a – Um Instrumento de Desenvolvimento Gerencial. São Paulo: Atlas, 2003 Cultura Organizacional e Inovação = 32 h/a A cultura e o clima organizacional. Fases de um processo de mudança e o impacto na cultura organizacional. Como implantar um processo de mudança na organização sem provocar dissidências operacionais. SHERMAN, Arthur.

Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003. CARVALHO, Antonio V. de. Aprendizagem Organizacional em tempos de mudança. São Paulo: Thomsom Learning, 2005. Administração de Conflitos e Negociação = 32 h/a Negociações como instrumento de gestão de recursos humanos. As principais aracterísticas de um bom negociador. Negociação baseada em princípios. Elementoschave de toda negociação. Planejamento e foco em soluções criativas para ganhos mútuos. Comunicação de forma estratégica. Bibliografia básica: Dante, Martinelli P. ;Ventura, Carla A. A. ;Machado, Juliano R.. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.

De Andrade, Rui Otávio 3. ; Alyrio, Rovigati Danilo; Macedo, Marcelo Álvaro da Silva Macedo – Princípios de Negociação — Ferramentas e Gestão. São Paulo: Atlas, 2004. Linguagem Internacional de Gestão de Pessoas – Globalização Organizacional= 32 h la 80F 12 2003. Dante, Martinelli P. ;Ventura, Carla A. A; Machado, Juliano R.. Responsabilidade Social, Ambiental e Ética Empresarial = 32 h/a A ética e a moral social e empresarial no contexto das organizações. Definição de Missão, Valores, Objetivos e Visão organizacional. A responsabilidade social e ambiental das empresas. A complexidade do Meio Ambiente e a sua Sustentabilidade. ASHI_EY p. A. ?tica e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. ANDRADE, Rui OtáVi0 Bernardes; ACHIZAWA, -rakeshy; CARVALHO, Ana Barreiros. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. a ed. sao Paulo: Makron 300ks, 2002. MACERA, Márcio. Os empresários do lixo: Um paradoxo da modernidade. Ed. Átomo Alínea, 2 edição, 2005. Jogo de Negócios em Gestão de Pessoas = 32 h/a Mecanismos de alinhamento da gestão de recursos humanos aos negoclos empresariais. Evidenciar os departamentos que agregam valores aos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. CHIAVENATO, Idalberto. Manual de Reengenharia.

Um guia para Reinventar e Humanizar a sua empresa com a ajuda das Pessoas. São Paulo: MAKRON Books, 1995. Garv. Administra os Humanos. São Paulo: relacionamento interno e externo das mpresas. O apelo ambiental como diferencial competitivo das organizaçoes. COBRA, Marcos. Administração de marketing. SP: Atlas, 1992. KOTLER, Philip. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações ? realidade brasileira. SP: Atlas, 2006. Metodologia Científica, Prática e Didática do Ensino Superior = 64 Natureza do discurso acadêmico-científico. Fundamentos e procedimentos metodológicos da pesquisa científica. Planejamento e técnicas de pesquisa.

Didática do Ensino Superior: processo de ensino e aprendizagem, planejamento e avaliação. Tecnologia a serviço da educação. Meio universitário – o estudante e o docente: relações e expectativas. O papel da universidade e do docente na construção do conhecimento. ANDRADE, Mana Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1999. GODOY, Milda . Didática para o Ensino superior. sao Paulo: Eglu, 2000. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. PILEITI, Cláudio. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003. 11. Metodologia Aulas expositivas, painéis de discussões, estudos de caso, seminários, elaboração e desenvolvimento de trab -s elou em grupos, e 0 DF 12

O brincar é o brinquedo

0

São constantes as críticas realizadas ao sistema educacional brasileiro devido ao alto índice de analfabetismo existente no país. Apesar do

Read More

Conhecimento sobre alimentos geneticamente modificados

0

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, OPINIÃO E INTENÇÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (GM) EM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Read More