Recursos humanos

Categories: Trabalhos

0

RECURSOS HUMANOS Prof. a Adriana Giovanela Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Administração – Estágio 06/12/2011 RESUMO 1 orlo to view nut*ge O trabalho apresenta concedente Delegaci Instituição tista Do Sul/ RS na área de Recursos Humanos, o qual toi desenvolvido e acompanhado pela Delegada de Polícia Aline Dequi Palma ID 2776970.

Estágio este que foi aplicado na secretaria da Organização, acompanhando os processos de trabalho, propondo formas de melhoria ao local para facilitar os serviços prestados, tanto para os funcionários, quanto aos outros colaboradores dos utros cartórios, além de acompanhar como são executadas as formas de seleção dos novos funcionários, entrevistas, testes de conhecimentos, entre outros. Palavras-chave: Âmbito Organizacional. Contratação. Supervisão. Agora, o desafio está em aplicar e rentabilizar o capital humano e transformá-lo em resultados palpáveis para o negócio da empresa.

Tudo isso aconteceu em função de exigências impostas ao RH, seja pela organização, seja pelo mercado. Hoje se fala muito na necessidade de um RH mais estratégico, focado em resultados. As empresas necessitam de colaboradores treinados capacitados, pessoas que possuem autoconhecimento e poder de autodesenvolver-se, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, assim alcançando no meio organizacional os objetivos propostos pela empresa ou entidade. 2 DESENVOLVIMENTO 2. POLICIA CIVIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (PC/RS) – CIDADE DE AMETISTA DO SUL Localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Delegacia de Policia Civil da Cidade de Ametista do Sul é dirigida pela Delegada de Polícia Aline Dequi Palma, que coordena as atividades dos Agentes. Cada Estado do RS tem uma Polícia Civil iferente, e elas atuam elucidando crimes que ocorrem dentro dos limites territoriais do respectivo Estado, mas pode acontecer de cumprirem missões fora, por exemplo, prendendo um criminoso que praticou um delito na cidade acima citada, mas este cnrmnoso foi se esconder em Santa Catarina.

Neste caso, a Polícia Civil de Ametista do Sul teria que informar à Polícia Civil de Santa Catarina que está cumprindo missão no territorio dela. A Polícia Civil da cidade de Ametista do Sul tem várias funções. É responsável por fiscaliza idades, como autorizar a PAGF 10 investigação e elucidação dos crimes praticados em seu erritório. Por exemplo, quando alguém tem um carro roubado por bandidos, essa pessoa vai até a Delegacia de Polícia e faz um registro de Ocorrência.

Através do registro de ocorrência, a vítima está comunicando um crime, que será apurado durante uma investigação. A investigação vai virar um Inquérito Policial, que quando concluído será resumido em um Relatório e enviado para o Ministério Público, e este vai iniciar um Processo Criminal para pedir ao Juiz que o autor do crime seja punido por seu ato. O mesmo ocorre quando a Polícia Militar leva alguém preso para a Delegacia ou até comunica um crime. ?? feito um RO (ou BO dependendo do estado) e a Delegada passa a determinar aos Agentes (detetives, Inspetores, Investigadores) o que fazer. Muitas vezes os Policiais Civis não usam fardas. Vestem se normalmente, com calça jeans, camiseta, bermuda, terno, o vestuário normal de qualquer pessoa. Isto porque, para investigar os crimes e identificar testemunhas eles não podem ser reconhecidos como policiais. Por isso também, usam carros que não parecem viaturas, sem adesivos ou sirenes.

O objetivo é se misturar com a população comum. Quando uma investigação reúne as informações necessárias, omeça a fase de operação policial, para cumprir os mandados de prisão ou busca e apreensão de objetos do crime. Aí sim, os agentes usam camisas ou coletes com a inscrição “Polícia Civil” e viaturas com adesivos e sirenes. Nesta fase, que é a fase de ação, depois da investigação, é necessário estarem identificados como policiais, até para não causar pânico entre as pessoas, que podem se assustar.

A última operação realizada na cidade de Ametista do Sul foi a operação PEDRA BRANCA em 07/10/2011, onde reunir 10 operação realizada na cidade de Ametista do Sul foi a operação PEDRA BRANCA em 07/10/2011, onde reuniram-se policiais civis de cidades da região, 41 agentes e policiais militares, um capitão, um tenente e 58 praças. A operação obteve sucesso com oito pessoas presas, sendo cinco por prisão temporária e três por prisão em flagrante. Das prisões em flagrante dois foram por Posse Ilegal de Arma de Fogo e um por Posse de Explosivos.

A ação se deu após investigações, e em cumprimento a nove mandados de Busca e Apreensão, e a seis mandados de Prisão Temporária, com o objetivo de cobrir o tráfico de drogas na região. Na ação foram apreendidos cinco revólveres, ma espingarda, duas bananas de dinamite, dois tonéis de pólvora, cordel explosivo salitre, uma balança de precisa e outros utensílios para o tráfico, dois automóveis, uma motocicleta, pequena quantidade de maconha e cocaína, além de grande quantidade de munição. . 2 POLÍCIA CIVIL E SUAS ATRIBUIÇÕES l- Exercer as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, Il- Determinar a realização de exames periciais, providenciando a adoção de medidas cautelares, visando a colher e resguardar indícios ou provas da ocorrência de infrações penais ou assegurar a execução judicial;

III- Praticar os atos necessários para assegurar a apuração de infrações penais, inclusive a representação e o cumprimento de mandado de prisão, a realização de diligências requisitadas pelo Poder Judiciário ou pelo Ministério Público nos autos do Inquérito pollclal e o fornecimento de informações para a Instrução processual; IV- Zelar pela ordem e segurança pública, provendo ou participando de medidas de proteção a sociedade e ao indivíduo; V- Colaborar para a convivência harmônica da socieda proteção a sociedade e ao indivíduo; V- Colaborar para a convivência harmônica da sociedade, espeitando a dignidade da pessoa humana e protegendo os direitos coletivos e indlviduais; Vl- Adotar as providências necessárias para evitar perigo ou lesões às pessoas e danos aos bens públicos ou particulares; VII- Organizar, executar e manter serviços de registro, cadastro, controle e fiscalização de armas, munições e explosivos, e expedir licença para as respectivas aquisições e portes, na forma da legislação pertinente; 3 A AREA DE RH NA INSTITUIÇAO CONCEDENTE DE ESTAGIO O desafio na atualidade na érea de RH é proporcionar, para a organização, pessoas com características superiores e xperientes, bem treinadas, motivadas e leais, contribuindo com uma cultura de alto desempenho. Quando falamos pessoas, devemos incluir todas as que trabalham na organização, desde o presidente até o mais humilde dos funcionários. É imprescindível transformar os investimentos em resultados efetivos para a organlzação e para as pessoas que trabalham na organização.

Qualquer objetivo organizacional, para que transforme em realidade, deve ser administrado estrategicamente. Formular diretrizes estratégicas e cumprir com as diretrizes requer conhecimento, disciplina, convicção, um propósito firme. Definir diretrizes estratégicas, a grande maioria das instituições organizadas o faz, mas o desafio é manter-se austero e atuar disciplinadamente, conforme as diretrizes definidas. Compreender a relação entre as diretrizes e os objetivos estratégicos da organização como um todo e a gestão de pessoas não e uma tarefa muito fácil, em função das características das pessoas enquanto seres humanos. O fato é que não há de o organizacional sem o humanos.

O fato é que não há desenvolvimento organizacional sem o desenvolvimento das pessoas que trabalham na organização. Organizações que conseguem atingir o desenvolvimento organizacional e o desenvolvimento das pessoas também conseguem atingir na plenitude sua missão enquanto organizaçao. A unidade concedente de estágio possui seu administrador, o qual é responsável em decidir sobre novas admissões, promoções e transferências, avaliações do desempenho, sobre o mérlto, treinamento, desligamento, disciplina, métodos e processos de trabalho etc… Cabe a Delegada de Polícia competente supervisionar, dar ordens, informações, orientações, receber informações, solicitações e esclarecimentos. Segundo Chiavenato (2000, p. 53), “a responsabilidade básica pela gestão de pessoas, em nível institucional cabe ao executivo máximo da organização: o Presidente”. 3. 1 RECRUTAMENTO DE FUNCIONÁRIOS NA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTAGIO. Para executar e o recrutamento são necessárias informações do conteúdo do cargo na Instituição. Basicamente, o conteúdo do cargo descreve de forma estruturada as atribuições e os requisitos indispensáveis para que o ocupante tenha possibilidade de desempenhar bem as atividades do cargo. Para iniciar o recrutamento faz-se necessário saber: ?? Atribuições do cargo: resumo de tarefas que o funcionário irá executar. ?? Identificação do cargo na estrutura organizacional: definição a linha de autori etor, departamento será uma identificação pela sua atividade mais importante. • Escolaridade: grau de instrução necessária para o ocupante do cargo: na instituição de estágio é necessário o ensino médio completo ou cursando, dependendo do cargo pretendido. • Cursos específicos: cursos relacionados aos conhecimentos exigidos pelo cargo, curso de informática por exemplo. • Experiência: tempo mínimo exigido para aprender a xecutar as atividades do cargo na prática. Este tempo é definido com base no tempo mínimo necessário para o candidato ter contato com as atividades do cargo e desempenhá-las com habilidade e autonomia. 3. SELEÇÃO DE PESSOAL O processo de seleção de pessoal é preencher a vaga no tempo certo e com o candidato certo para atender à demanda do trabalho existente. Este processo em si se justifica pelas diferenças individuais entre as pessoas. As pessoas diferem entre • Psicologicamente; • Capacidade de aprender tarefas; • Planos de futuro; • Forma de reagir ao que percebem e experimentam; ?? Comportamento e atitudes; • Cultura; • Aptidões mentais e intelectuais, entre outras. O desafio é selecionar o candidato que melhor se enquadra no cargo, seleção a qual deve ser feita através de técnicas apropnadas, que permitam efetuar uma analise e fornecer um diagnóstico, e um prognóstico a respeito do potencial do candidato frente ao padrão de desempenho esperado. 3. TÉCNICAS PARA AVALI DIDATOS NA INSTITUIÇAO importante para o cargo. Entre as técnicas que se utiliza na organização concedente de estágio são: • Entrevista de seleção: feita com o objetivo de identificar ntre os candidatos, os que possuem potenciais, ou seja, a partir da confirmação dos dados da ficha de solicitação de emprego ou currículo, quais candidatos serão considerados no processo de seleção. • Provas de conhecimentos ou de capacidades: instrumentos para avaliar o n[vel de conhecimentos gerais e espec[ficos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procura-se medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas. ?? Testes de personalidade: revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter e temperamento. . 4 INTEGRAÇÃO SOCIALIZAÇÃO DO NOVO FUNCIONÁRIO A integração e socialização ocorrem após a escolha do novo funcionário, onde a adaptação deste é executada de maneira mais formal, em que se inicia um treinamento inicial destinado aos novos contratos da organização, para familiarizá-los com a organização e colegas de trabalho, os usos e costumes internos, a estrutura organizacional, a missão e objetivos, etc. Os principais itens que devem fazer parte desse programa de Integração e Socialização são: Assuntos Organizacionais: • A missão e os objetivos organizacionais. ??? As politicas e diretrizes da organização. • A estrutura da organização e suas unidades organizacionais. • Produtos ou serviços oferecidos pela organização. • Regras e procedimentos internos. • Procedimentos de seguran no trabalho. • Arranjo físico e instala vo membro irá utilizar. membro irá utilizar. Benefícios Oferecidos: • Horário de trabalho, de descanso e refeições. • Dias de pagamento e de adiantamentos salariais. • Programa de benefícios sociais oferecidos pela organização. Relacionamento: • Apresentação aos superiores e aos colegas de trabalho. Deveres do Novo Participante: • Responsabilidades básicas confiadas ao novo participante. ?? VISão geral do cargo. • Tarefas. • Objetivos do cargo. • Metas e resultados a alcançar. 3. 5 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO NOVO FUNCIONARIO O treinamento é o desenvolvimento sistemático do padrão de conhecimento, habilidade e atitude, necessário para que um individuo desempenhe de forma adequada, uma determinada tarefa ou serviço. Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informações para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas, tornando-se mais eficientes naquilo que azem, mas também dar-lhes soluções, idéias, conceitos, modificando seus hábitos e comportamentos, e se tornando mais eficazes naquilo que fazem.

Dicas sobre treinamento: • Treinamento é investimento, mas pode ser despesa se o diagnóstico não for bem feito; • Sempre avalie o retorno das ações de treinamento implementadas; • Treinamento só é eficaz quando gera acréscimo de conhecimentos, novas habilidades e mudanças de atitudes; • Não faça do treinamento a solução para todos os seus problemas. 3 CONSIDERAÇOES FINAIS Concluímos que, dentro das organizações as pessoas se estacam por serem o único elemento vivo e inteligente, por seu caráter eminentemente dinâmico e por seu incrivel potencial de desenvolvimento. As pessoas têm enorme capacidade para aprender novas habllidades, captar informações, adquirir novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos, bem como desenvolver conceitos e abstrações. As organizações lançam mão de uma variedade de meios para desenvolver as pessoas, agregar-lhes valor e torná-las cada vez mais capacitadas e habilitadas ao trabalho.

A Instituição Concedente de estágio possibilitou enxergar mais profundamente todo este contexto, ste meio organizacional, a forma como são feitas as escolhas dos funcionários, desde a entrevista até seu treinamento e permanência na Instituição. posslbilltou também, aprender novos conhecimentos sobre a segurança pública de minha cidade a forma como os serviços são efetuados, seus agentes, enfim o dia- a-dia, as dificuldades que são superadas, a ajuda que prestam para a população, como diz seu lema “Para Servir e Protege<. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. O novo papel de Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

Fenomenologia

0

Metodologia da Pesquisa Fenomenologia A Fenomenologia foi desenvolvida por Edmund Husserl (1 8591917). Foi influenciado por Immanuel Kant (1724-1804) o

Read More

Introdução ao direito

0

O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para

Read More