Reduzir a repetência nas turmas do 2º ano

Categories: Trabalhos

0

Reduzir a repetência nas turmas do 20 ano A educação tornou-se um fator de suma importância para o desenvolvimento dos seres humanos. Sabendo que suas consequências têm resultados perceptíveis na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na transformação da sociedade e no crescimento do pais como um todo, faz-se necessário o aprimoramento das técnicas de ensino-aprendizagem e avaliação, para obtenção de resultado satisfatório. Atualmente, os dados foram obtidos através de pesquisa nos arquivos da escola, livros de chamada utilizados pelos rofessores as infor de 2009, 2010, 2011, ora Sv. pe to view nut*ge fundamental dos 20a s. No entanto, ae ser comprovado, tor se aos anos letivos s alunos do ensino é algo dfícil de stipular metas a serem atingidas em determinados prazos e utilizar o método cientifico que comprove o avanço e que os resultados possam ser apresentados de uma maneira compreensível. O presente trabalho tem a finalidade de expressar dados e resultados obtidos entre os anos citado na Escola Municipal Dona Mariquinha, situada na rua: Raimundo Lisboa S/N, centro G0ianinha-RN.

Os resultados serão expressos por meio de tabelas, apresentando o dese Swlpe to vlew nexr page desenvolvimento dos dados citados. Para exigir mudanças na forma de aprender e ensinar o sistema educacional mediante o estabelecimento dos conteúdos das disciplinas que compõem o curricula tem como função formativa essencial fazer com que os futuros cidadãos interiorizem e assimilem a cultura em que vivem em um sentido amplo compartilhando as produções artísticas, cientificas e técnicas da própria sociedade.

O estabelecimento de ensino escolhido para a pesquisa foi Escola Municipal Dona Mariquinha, situada na rua: Raimundo Lisboa S/N. A escola atende uma clientela de 439 no turno diurno do 20 ao 5a ano do ensino fundamental e 200 alunos na educação de jovens e adultos (EJA), no entanto existem quatro turnos do 20 ano nos turnos matutino e vespertino com 32 alunos em cada sala.

A reclamação por parte dos professores que é impossível aplicarem um ensino de qualidade com tantas crianças em sala de aula, que o número máximo é de 25 alunos em cada sala, sabendo-se que incluindo-se alunos deficientes não deverá ltra-passar o número de 25 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e de 30 alunos nos anos finais desse nível de ensino, respeitando se o número máximo de dois deficientes por turma conforme as deficiências listada a seguir: l.

DM- Deficiência Mental; II. DA. Deficiência Auditiva; III. DV- Deficiência Visual; IV. Deficiência Mental; II. DA- Deficiência Auditiva; IV. Transtornos Globais e altas habilidades/superdotação, conforme definido pelas “Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o atendimento especializado básico”.

Muitos de nós achamos que estamos distantes deste problema, no entanto a referida escola está com as salas de aula do 20 ano super lotadas mais equipe gestora e conselho deliberativo da comunidade escolar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação tomaram as medidas cabíveis para solucionar o problema da superlotação existente nas turmas do 20 ano, construindo uma sala de aula para que haja uma divisão das turmas, solucionando assim a superlotação das salas, com isso cada turma comporta 20 alunos por sala de aula no segundo ano (20), para que haja uma aprendizagem de qualidade ignificativa e que consigamos no final do ano uma aprovação positiva e acima de 80% nos resultados finais do corrente ano. A alfabetização continua sendo uma prioridade e reaparece com a mesma meta com todos os alunos do 20 ano do enslno fundamental. Importante é estabelecer etapas a serem cumpridas, a curto, médio e longo prazo que permita um acompanhamento periódico na aprendizagem que possibilitem ajuste ao longo do ano, já comprovaram que a repetência não leva o aluno a uma aprendizagem melhor no ano seguinte PAGF3ÜFd já comprovaram que a repetência não leva o aluno a uma prendizagem melhor no ano seguinte, isto é, repetência não é sinônimo de melhoria na aprendizagem e bom desempenho nos anos seguintes segundo Marcel Crahay (2007, p 185). O balanço das pesquisas disponíveis sobre os efeitos da repetência não tem ambiguidade em regra geral, os alunos fracos que repetem progridem menos que os alunos fracos que são promovidos ou seja, pode-se considerar que a repetência constitui um meio contra produtivo de fazer face as dificuldades de aprendizagem dos alunos fracos” Referencias bibliográficas: CELESTINO, Helby Gonçalves, KURCHAIDT, sonia Ma REVISTA Eletronica cato sensu. UNICENTRO POZO, Juan Ignacio CRESPO, Miguel Angel Gornez A APRENDIZAGEM O ENSINO DE CICNCIAS, Do conhecimento cotidiano Ao conhecimento cientifico. FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS INSTITU O DE ENSINO SUPERIOR NATALENSE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE DESAFIOS PROF-o: Edvaldo Feliciano MARIA VALDECI DOS SANTOS PEREIRA MARIAJOSÉ BRAGA DIAS TANIA SUELY GUEDES GEDALVA FLORENTINO ALVES SEMINÁRIO: REDUZIR A REPETÊNCIA NAS TURMAS DO 20 ANO

Trabalho de stc

0

Nome: ACTIVIDADE NO 3 Actividade no 3 Data: Do Átomo ao – Homem do Homem ao Universo (Parte 2) O

Read More

Trabalhos

0

ntroduçao A classificação de redes em categorias pode ser realizada segundo diversos critérios, alguns dos mais comuns são: * Dimensão

Read More