Relatório sobre o filme “os miseráveis”

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO Desde a antiguidade até os dias atuais é possível perceber certa discriminação com ex-presidiários que mesmo após terem cumprido completamente suas penas ainda sofrem rejeição pela sociedade. Neste trabalho será abordado esse tipo de preconceito a partir da análise do filme Os Miseráveis, retratando a vida de um ex presidiário, Jean Valjean, que foi marginalizado pelo fato de ter sido condenado por 19 anos de prisão. Isso tudo será abordado no desenvolvimento do trabalho que está dividido em: o filme, principais personagens e enredo.

PACE 1 ors to view nut*ge * O filme: O filme Os Miseráveis (Les Mis rables) uma adaptação da obra do escritor francês Victor Hugo (também autor de Os Trabalhadores do mar e O Corcunda de Notre-Dame) publicada em 1862. Foi lançado em 1998 nos Estados Unidos da América, tem como diretor Bille August, roteirista Rafael Yglesias, produtores James Gormam e Sarah Radclyffe, música Basil poledouris, fotografo Jorgen persson, diretor de arte Peter Grant, figurinista Gabriella Pescucci, editor Jannus Billeskov Jansen e se enquadra no gênero dramático/rom¿ntico.

A história se passa no século XIX na França durante a Batalha de Waterloo (1815) e xemplifica a miséria vivida pela população nessa época devido aos últimos aconteci Swlpe to vlew next page acontecimentos. * Principais personagens: 1)Jean Valjean: preso por roubos, ao ser solto e inocentado por um Bispo vai reconstruir sua vida nos Alpes, onde passa a ser conhecido por Madeleine e torna-se dono de uma fábrica e prefeito em Montreuil-sur-Mer. Cria Cosette, filha de Fantine. Ao ter sua verdadeira identidade relelada por Javert, foge com Cosette como forma de se distanciar do seu passado. )Fantine: pobre, trabalhava na fábrica de Valjean até ser demitida or ser uma mãe solteira e não ter condições de sustentar sua filha, Cosette, que fora deixada em uma estalagem para ser criada. Em situação de miséria, ao ser presa por atacar um homem que lhe insultou, Valjean toma conhecimento de sua situação e impede sua prisão prometendo que iria trazer sua filha. Fantine, em estado grave de doença, possivelmente tuberculose, morre antes mesmo de ter sua filha de volta. 3)Cosette: filha de Fantine, deixada em uma estalagem para ser criada, sofria abusos e exploração por ser obrigada a trabalhar.

Após a morte de sua mãe, Valjean, vai buscá-la na estalagem uando tinha oito anos e se torna sua filha adotiva. Cresceu em um convento em Paris e ao decidir não ser freira conhece Marius Pontmercy e se apixona. 4)Javert: inspetor de polícia que trabalhava em Montreuil-sur-Mer que ao observar as atitudes de Madeleine reconhece que ele é Jean Valjean e persegue-o. Ao ter a chance de matar V Madeleine reconhece que ele é Jean Valjean e persegue-o. Ao ter a chance de matar Valjean recua levando em conta que já foi poupado de morte pelo mesmo e por ter desrespeitado a lei suicida-se saltando em um no. ) Marius Pontmercy: aristocrata, estudante de direito, junta-se os estudantes revolicionarios do ABC e ao conhcer Cosette se apaixona. * Enredo: Jean Valjen, após ter ficado 19 anos preso nas galés, sendo eles por roubar comida e por tentativas de fuga, foi libertado e ficou marginalizado por todos que o reconheciam. Ao ser abrigado na casa do Bispo Myriel pelo fato de nehuma estalagem te-lo aceitado, Valjean, rouba-lhe os talheres de prata e foge. Após o roubo é preso e levado para o Bispo, que o salva afirmando que a prata foi um presente.

Com esse acontecimento, Myriel, diz- lhe para usar a prata para reconstruir sua viada tormando-se um omem melhor. No outro lado França, Jean Valjen, usando o nome de Madeleine se torna dono de uma fábrica e pelo seu caráter bondoso chega a ocupar o cargo de prefeito de Montreull-sur-Mer. Javert, o chefe de polícia da cidade de Montreuil-sur-Mer, observando o comportamento de Madeleine o fez lembrar do prisioneiro Jean Valjean na época em que trabalhava como guarda nas galés, e tem certeza nde que são a mesma pessoa.

Ao ser abandonada pelo pai de sua filha Cosette, Fantine decide deixá-la em Montefermeil em uma astalagem para ser criada e segue p PAGF3rl(F6 ilha Cosette, Fantine decide deixá-la em Montefermeil em uma astalagem para ser criada e segue pra sua cidade natal, Montreuil- sur-Mer. Chegando çá consegue emprego na fábrica de Valjean. Quando é demitida, ela começa a se prostltuir Opara conseguir o dinheiro do sustento da filha, com isso, ao atacar um dÀndi por ter sido insultada por ele, é presa por Javert.

Madeleine, intervém e ordena que a soltem. Vendo seu sofrimento, devido sua doença (possivelmente tuberculose) e a angústia de não ter dinheiro para sustentar sua própria filha, ele promete trazer Cosette e leva Fantine para infermaria. Javert, em um dia, conta para Valjean que tinha o acusado de ser um ex-prisioneiro, no entanto, diz que estava aquivocado pois um outro homem havia Sldo preso há pouco tempo por estar roubando e foi identificado como Jean Valjean.

Valjean ficou preocupado com a situação e ao descobrir o dia do julgamento do rapaz, vai até lá e revela sua verdadeira identidade. Voltando para ver Fantine em Montreuil-sur-Mer, encontra Javert que havia recebido o mandato da sua prisão. Quando seu segredo é revelado Fantine falece. Valjean é preso, mas a noite onsegue fugir. Rumo a Montfermeil, após ter simulado sua morte, em busca de Cosette, Valjean, desenterra um dlnheiro que havia enterrado e segue viagem.

Ao encontrar a criança descobre que ela era maltratada e explorada, enatão pagou para o estalajeiro como se estivesse compr PAGF descobre que ela era maltratada e explorada, enatão pagou para o estalajeiro como se estivesse comprando a menina e foram morar em Paris, onde encontraram abrigo em um convento, petit-picpus. Valjean torna-se jardineiro e Cosette se torna uma interna. Assim, os dois estariam seguros de Javert. Depois de algum tempo, Cosette decide que não queria seguir a carreira de freira e seu “pai” e ela saem do convento e vão viver fora de lá.

Com uma vida totalmente diferente da que levara antes, a jovem moça, que estava com 15 anos, conhece Marius e se apaixona. Marius é um jovem de 17 anos que perdeu seu pai após a participação dele na batalha de Waterloo e por ter brigado com seu avô saiu de casa e se juntou aos Amigos do ABC, grupo de estudantes revolucionários. Marius ao conhecer Cosette também se apalxona. Após alguns encontros de Marius e Cosette, eles decidem omeçar um relacionamento, mas logo fica perturbado já que Valjean havia decidido se mudar para Inglaterra junto com sua filha, pois estava com medo que Javert o reconhecesse.

Um dia antes da viagem de Cosette e seu “pai”, Marius recebe uma carta escrita por ela que dizia estar partindo no próximo dia e escreve uma carta de despedida para ela, dizendo que ele vai morrer porque estava participando de uma revolta devido a morte do General Lamarque. Valjean, ao ler a carta escrita por Marius e vendo o sofrimento de sua filha, vai até o lugar que es ao ler a carta escrita por Marius e vendo o sofrimento de sua ilha, vai até o lugar que estava acontecendo a revolta para ajudar Marius. Quando Javert é pego pelo grupo de Marius, Valjean pede para que ele mesmo o execute e lhe concedem permissão.

Então, Valjean leva Javert para outro lugar, o solta mando ir embora e atira para o ar. Marius estava ferido e seu grupo foi todo quase todo destruído, mas Valjean consegue salva-lo e o leva para a casa de seu avô. No caminho Javert os encontra querendo levar Valjean que pede para somente deixa-lo levar Marius antes que ele o prendesse e a permissão é concedida. Quando Valjean volta, Javert se sente ncapaz de fazer algo com um homem de tamanha bondade e por estar violando as leis suicida-se se atirando em um rio.

CONCLUSÃO Como vimos, este trabalho analisou o filme Os Miseráveis de forma abrangente destacando alguns pontos importantes, dentre eles podemos citar: a marginalização de um ex-presidiário, a miséria relacionada ao século XIX na França, a ganância e os atos de benevolência. Esse estudo contribuiu para compreendermos o comportamento da sociedade quando submetida a situações delicadas em um determinado contexto social e histórico, tendo como aprendizado principal a denúncia da injustiça social.

Fé jesus

0

CONFISSÃO DE FÉ . AS SANTAS ESCRITURAS Cremos que os sessenta e seis livros das santas escrituras do antigo e

Read More

Avaliação

0

Avaliação O Conselho Nacional de Educação, através do parecer na 5/97 da lavra do eminente conselheiro Ulysses de Oliveira Panisset,

Read More