Resenha: o rapto de proserpina

Categories: Trabalhos

0

The rape of Proserpina, Bernini “O rapto de Proserpina” é uma obra prima esculpida pelo barroco Gian Lorenzo Bernini, nascido em Nápoles, Roma. Esculpida de uma peça única de mármore, a obra tem aproximadamente três metros de altura (incluindo a base) e está atualmente exposta na Galleria Borghese. Esta é uma das principais peças encomendadas pelo Cardinal Scipione Borghese, outras sendo “Aenas e Anchises, “Apollo e Daphne” e “David”. O rapto de Proserpina é datado de 1621-1622.

Uma curiosidade que me incomodava era acerca do nome da to next*ge Swpe to page bra em inglês, “The deveria ser rapto, ma Irn, ora haviam mudado o se dc a situação, mas post neste contexto tem tí adução correta não e questionando se para amenizar o que “rape” alavra, que seria exatamente sequestro. E realmente, analisando-se o assunto, percebe-se que de fato não se trata de uma cena de estupro, mas sim, uma captura do momento em que a capturada tenta inutilmente fugir dos braços de seu captor, no caso, Plutão e Proserpina.

O tema se refere a um mito romano, no qual plutão, o rei do mundo subterrâneo, se encanta pela beleza da filha de Ceres, eusa das plantas que brotam. Sua filha é Proserpina, e Plutão a captura para esposá-la no outro mundo- a escultura representa o momento exato da chegada de Plutão no outro mundo, aonde ele carrega uma Proserpina que tenta pateticamente escapar de seus braços. Ceres fica furiosa e lança desgraças a terra, quando Júpiter interfere e diz que proserpina ficaria metade do ano com Ceres e metade com Plutão.

O mito tenta esclarecer sobre as estações do ano, sendo primavera e verão a época que Proserpina fica com sua mãe e inverno e outono, quando ela está com seu marido. De acordo com o livro “Bernini: Genius ofthe Baroque”, de Charles Avey, a escultura sena uma das primeiras de gernhi para a qual existiu um desenho preparatório. No esboço, porém, a cena é mais violenta do que elegante. proserpna desesperadamente empurra a cabeça de plutão com um dos braços, completamente esticado, enquanto o outro tenta tirar a mão que agarra sua cintura.

Na escultura, o braço que empurrava completamente a cabeça de Plutão se tornou mais indefeso, a palma da mão mal encostando em Plutão. O antebraço de Proserpina empurra a face de Plutão, de forma a nrugar sua pele. A mão que tentava libertar do agarro de Plutão agora balançava no ar com dedos bem abertos, de forma desesperada, porém elegante- como se o movimento fosse mais suave do que tenso.

O movimento de Proserpina, se antes lembrava uma capturada desesperadamente tentando escapar, por fim resultou em algo mais para o “donzela sendo raptada”, clamando inutilmente por ajuda. No rascunho, Plutão agarra-a precária e indecentemente, com o lombo dela contra a barri por ajuda. No rascunho, Plutão agarra-a precária e indecentemente, com lombo dela contra a barriga deste enquanto ela afasta seu dorso para trás, virando a cara.

Na obra final, também observa-se que Proserpina afasta o corpo e vira a cabeça para longe de seu captor, essa pose retorcida sendo um resquício do Maneirismo. O erotismo da cena observado no rascunho permanece por detalhes mais sutis do que a relação entre as poses (Plutão praticamente “encoxava” Proserpina), uma sugestão tátil que torna a obra fascinante: na coxa esquerda de Proserpina, onde a mão de plutão a agarra com força, observa-se encravamentos os dedos na coxa, dando ao frio mármore o aspecto de carne quente e viva sendo apertada.

Este detalhe demonstra a destreza de Bernini, seu nível de escultor é tao preciso que neste detalhe até nos esquecemos que o relevo na carne foi esculpido, e não simplesmente pressionado para criar a impressão de carne. No rascunho, não havia o cão de três cabeças por trás das duas figuras. Ele está relacionado com o tema por ser Cérbero, o guardlão dos portões do mundo Infenor. Curiosamente, sua guarda não evita que os outros entrem, mas impossibilita a aída dos que por ali passam. O Cérbero foi acrescentado posteriormente para dar equilibro à composição, dando mais peso na parte inferior.

Com esse e outros jogos de composição (como as diagonais das pernas e braços), Bernini foi capaz de controlar o olhar do espectador, direcionando-o a fim de PAGF3ÜFd pernas e braços), Bernini foi capaz de controlar o olhar do espectador, direcionando-o a fim de se criar um ponto de vista primário, que intensifica a dramaticidade da cena. Este impacto emocional obtido pelo controle do relacionamento entre obra e spectador jamais poderia ser obtido por gestos e expressões faciais por si sós. Outro detalhe peculiar da escultura são as feições de Proserpina.

Sua boca com lábios semi abertos indicam um lamúrio agonizante, como se, quando combinado com as lágrimas, Proserpina chorasse por ajuda. A precisão de detalhamento de Bernini novamente se revela nas gotas de lágrimas, que realmente parecem estar escorrendo pelas bochechas de Proserpina. Lágrimas essas que permitiram a identificação de uma cabeça de terracota, adquirida pelo museu de Cleveland. A abeça pertencia a um modelo que era claramente relacionado ao grupo de esculturas em mármore de Bernini.

Estava-se em dúvida se a cabeça pertenceria à um estudo preliminar de Daphne e Apollo, mas pelas pequenas gotas, pode-se relacioná-la ao Rapto de Proserpina. Blbliografia: “‘Bernini: Genius of the Baroque”, Charles Avey “Bernini: the sculptor of the Roman garoque”, RudolfWittkower “A Terra-cotta Model for Bernini’s Proserpina” artigo localizado http://v,mn. v. jstor. org/pss/25152371 “The geniues of Bernini” artigo localizado em: http://www. jstor. org/pss/859960

Xxxxadqweqfqwf

0

Output do HLM (8a encontro – 21 Imar/12) exercício de Notas de matemática – Influência do Desempenho dos alunos ou

Read More

Liberdade

0

Liberdade A palavra Liberdade vem do latim libertas e do grego Eleutheros que significava ser livre de movimentos, ter a

Read More