Resenha o segredo de luisa

Categories: Trabalhos

0

RESENHA Nome: curso:GESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO Disciplina:EMPREENDEDORISMO Professor: Atividade:RESUMO DO LIVRO “0 SEGREDO DE LUIZA” RA: Data: O SEGREDO DE LUISA Mesmo sendo dezembro e estando em férias, Luísa resolveu voltar para BeloHorizonte na segunda-feira, não sem causar estranheza a todos, à exceção deFernanda. Mas o que você vai fazer em Belo Horizonte em plenas férias? Ela achava que tinha que começar a tratar de sua empresa imediatamente. Swipe to nex: page para o começo defev atestar sua seriedad não abandonar o cu de Fernanda. O diplo ais, mesmo que fos ar 6 ria sido feita para .

Luísa decidira _se ndo sugestão to view ente para seus que fazer? por onde começar? Se pelo lado afetivo, pessoal, a conversacom Fernanda tinha sido excelente, grandes dúvidas surgiram sobre a Goiabadas. A madrinha havia simplesmente bombardeado todas as suas idéias, não deixando pedra sobre pedra. mais sua tia não entende nada de fábrica de goiabada, só sabe fazer em casa dois quilos de cada vez, no máximo. O processo industrial é diferente, Durante a conversa, Fernanda insistira em que Luísa procurasse essoas com as quais pudesse conversar, aconselhar-se, com pessoas q que entendam de negócios.

Uma colega da odontologia me falou sobre um certo professor Pedro,do curso de computação, que criou uma disciplina de empreendedorismo, mercearia, aolado de sua casa, para a entediante tarefa das compras habituais. Mas flagrou-se olhando as prateleiras com olhos diferentes. Naquela manhã, teve a sensação de que aquele lugar estava ligado a ela de alguma forma. — Você tem goiabada-cascao? — ouviu alguém perguntar ao balconista. Tenho, pacote de um quilo e a granel. Qual a senhora quer?

Pela primeira vez na vida, Luísa comprou goiabada-cascão, um quilo a granel e outro na embalagem, Teve a curiosidade de ler as Inscnçbes da embalagem de um quilo: nome do fabricante, endereço, o estilo da logomarca, Perguntou ao balconista — sem obter resposta — de onde vinha a goiabada a granel. De volta à casa, teve a idéia de fazer um teste com a irmã, Tina, que morava com ela, Imaginou qual seria a reação de Tina ao provar uma goiabada que não fosse de Ponte Nova, Sem que Tina percebesse, ofereceu-lhe como sobremesa dois pedaços, como se fossem a goiabada da Fernanda.

Queria ver a reação da irmã quanto à qualidade dos concorrentes. Olhava interrogativa para Tina enquanto esta comia a goiabada e via televisão , Estava atenta quando ela, após a primeira dentada, abandonou o pedaço e pegou outro com o garfo, levando-o ao nariz para sent apos a primeira dentada, abandonou o pedaço e pegou outro com o garfo, levando-o ao nariz para sentir o cheiro.

Arrancou uma pequena lasca da goiabada e a pressionou entre a língua e os dentes da frente e, depois, contra o céu da boca e as bochechas, sem engolir. Em seguida, usou o pires do cafezinho ara depositar aquela massa estranha. — Acho que tia Fernanda usou goiaba estragada. Tá ruim — disse ina, disposta a contar seus planos para a irmã mais nova, sob juramento de sigilo total, Tina sentiuse lisonjeada pela confidência da irmã, Luísa estava na ante-sala do professor Pedro alguns minutos antes do horário marcado.

A vontade de dar corpo à idéia da empresa, de enriquecê-la aos olhos do professor, Supunha que, quanto mais detalhes apresentasse, quanto mais perguntas fizesse, mais respostas obteria. Queria extrair o máximo que pudesse daquela ue seria sua primeira sessão de consultoria. Evidentemente, teria que lhe pedir total sigilo, O professor deveria conhecer muita gente capaz de copiar a idéia, O professor fizera inúmeras perguntas. Algumas lhe haviam causado embaraço. Aliás, o professor era bem diferente do que havia imaginado.

Esperava voltar com muitas respostas e, na verdade, não obtivera nenhuma que dissesse respeito à fábrica de goiabada; Luísa não sabia avaliar todas as conseqüências das palavras do professor, Antes de tudo, o PAGF3rl(F6 goiabada; Luísa não sabia avaliar todas as conseqüências das alavras do professor, Antes de tudo, o professor fizera-lhe várias perguntas sobre temas como atividades profissionais dela e dos membros da familla, seus estudos, o noivado, as relações de amizade; quis saber detalhes sobre interesses profissionais e atividades de todos os seus amigos — quais pessoas de suas relações mais admirava, se acaso se deixava influenciar por pessoas de fora do seu círculo de relações. Perguntou sobre seu comportamento, suas atitudes e características individuais, como perseverança, vontade e capacidade de convencer as pessoas, ua forma de ver o mundo, seus sonhos, o conceito que tinha de si mesma. Antes de tudo, o professor fizera-lhe várias perguntas sobre temas como atividades profissionals dela e dos membros da família, seus estudos, o noivado, as relações de amizade; quis saber detalhes sobre interesses profissionais e atividades de todos os seus amigos — quais pessoas de suas relações mais admirava, se acaso se deixava influenciar por pessoas de fora do seu círculo de relações.

Perguntou sobre seu comportamento, suas atitudes e características individuais, como perseverança, ontade e capacidade de convencer as pessoas, sua forma de ver o mundo, seus sonhos, o conceito que tinha de si mesma, o professor, tentando tranquilizá-la. — pouquíssimos sobrev PAGF que tinha de si mesma, o professor, tentando tranqüilizá-la. — Pouquíssimos sobrevivem a esse teste. Ela me indica se as pessoas têm um mínimo de conhecimento de mercado. No seu caso, me dá a certeza de que você ainda não está em condições, nem de longe, de pensar em abrir uma empresa. Serão necessários muito estudo, pesquisa, análise, planejamento. Você vai ter que fazer um Plano de Negócios. — Mas eu sei como fazer uma excelente goiabada e acho que isso é muito, é o mais importante para um bom começo, não é? — defendeu-se Cursa, Eu acho que é muito alta, 80%, 85%, sei lá.

As pessoas querem qualidade e estão dispostas a pagar por ela, professor respondeu, esse percentual não deve chegar a 15%. Em alguns ramos, não passa de 5%. Quase nunca o produto de maior sucesso é o que apresenta a melhor qualidade, exemplo, isso é a regra. A Microsoft nunca teve o melhor software e não saiu na frente. A IBM nunca teve o hardware mais avançado, nem seus sistemas operacionais na área dos mainframes, computadores de grande porte, são os melhores. Então professor conto uma historia de sua subrinha Duda, Fazia vasos de cerâmica numa oficina que seu pai tinha montado nos fundos da casa. produzia dezenas de vasos por mês, somente por deleite, agraciando a família e os amigos com aqueles objetos maravilhosos. m dia, ela chegou a mim, dizendo: “Titio, preciso da sua amigos com aqueles objetos maravilhosos. Um dia, ela chegou a mim, dizendo: ‘Titio, preciso da sua ajuda. Gostaria de ransformar minha atividade em algo que pudesse me dar algum dinheiro, Você sabe, eu dou muitas despesas para o papal, já estou me formando na universidade e, como estou pensando em me casar, preciso de dinheiro. Já que todos gostam dos meus vasos, por que nao abrir uma empresa e vendê-los, Duda abriu sua empresa e a fechou seis meses depois, com um bom lucro no bolso e uma tremenda frustração, Voltava para sua vida anterior, em que poderia se dedicar à sua atividade de criação. — Mas por que Duda fez isso? ?? indignou-se Luísa — . Foi o que eu lhe perguntei. Mas, por que fez isso, Duda? Por que fechou a empresa que dava tanto lucro? “. “Eu não estava feliz’, respondeu. “Eu sofria por ter que levantar cedo em função dos outros. Detestava assinar cheques e duplicatas ou atender a madames sem sensibilidade artística. Sentia-me constrangida por dar ordens aos outros, penalizar os empregados faltosos, ter que repreendê-los. E tantas outras coisas. Mas o que mais me desmotivou foi perceber que o valor da minha criação estava sendo traduzido em dinheiro e, como tal, barganhado, pechinchado, já que todos pediam descontos. Isso me violentava.

Angela peixoto ;d

0

1 10 Ano — Curso de Artes Visuais – História da Cultura e das Artes – Módulo 9: a Cultura

Read More

Value estream mapping – vsm: uma ferramenta na gestгo de processos de produзгo.

0

VERIS EDUCACIONAL. SAO JOSE DOS CAMPOS 20 DE MAIO DE 2010. 5 p ADMINISTRAЗГO DE VALUE ESTREAM MAPPING – VSM.

Read More