Resenha pcn de artes

Categories: Trabalhos

0

[pic] UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO or6 to view nut*ge MARIA LUIZA DE ALMEIDA Resenha critica dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes também sobre os objetivos gerais, conteúdos e outros itens importantes concernentes a arte para o ensino fundamental. Por fim, destaca algumas orientações didáticas como a criação, aprendizagem e a comunicação em arte. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte aqui resenhados é apenas um fragmento deles.

O primeiro tema se intitula “Teoria e rática em Arte nas escolas brasileiras” seguido por “A arte como objeto de conhecimento”. Dentro deste segundo título vêm a seguir dois subtítulos: “O conhecimento artistico como produção e fruição” e “O conhecimento artístico como reflexão”. O terceiro tema a ser considerado é “Aprender e ensinar arte no Ensino Fundamental”, sendo o quarto “Objetivos gerais de arte para o Ensino Fundamental”, e o quinto “Os conteúdos de arte no Ensino Fundamental” que apresenta dois subtítulos que são: “Critérios para a seleção de conteúdos” e “Conteúdos gerais de Arte”.

Mais o final dos Parâmetros vamos considerar “As orientações didáticas” a “Criação e aprendizagem” e a seguir sete subtítulos relacionados à didática, que são: “A organização do espaço e do tempo de trabalho”, “Os instrumentos de registro e documentação das atividades dos alunos”, “A pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em arte”, “A História da Arte”, “A percepção de qualidades estéticas”, “A produção do professor e dos alunos” e “As atitudes dos alunos”. E finalmente, os dois últimos títulos: “Arte e os Temas Transversais” e “Trabalho por projetos”.

Tudo isso disposto em quarenta páginas, a saber, as páginas de números trinta e um a cinquenta e sete e de cento e clnco a páginas, a saber, as páginas de números trinta e um a cinquenta e sete e de cento e cinco a cento e dezenove. Entre a teoria e a prática está o descompasso existente na questão que envolve o ensino da arte no Brasil, e isso se prova de várias formas: na fragilidade da formação docente; pelas poucas edições dedicadas a arte; na reduzida carga horária destinada ? matéria, que fica apenas a cargo das datas comemorativas e os enfeites na rotina da escola.

Sem um esclarecimento de sua real função, com a ausência de fundamentos Slgnlficativos e específicos, e com a falta de material prático e didático, os docentes não conseguem concretizar suas práticas pedagógicas. A arte é tida como um conhecimento produzido pelo homem em resposta às perguntas que sempre se fez, relacionadas à sua ocupação no mundo. A arte, os conhecimentos científico, técnico ou filosófico são semelhantes em seus atos de criação e inovação.

Nas sociedades antigas não havia distinção entre arte e ciência, pois ambas integravam a vida dos povos tradicionais. A distinção entre as duas disciplinas surgiu na cultura ocidental recentemente, porém, é tendenciosa a volta de uma complementaridade entre essas duas áreas, definindo a diferenciação entre elas e juntando-as numa nova percepção de homem. É nesse sentido, de integração entre a razão, relacionada ? ciência, e a sensibilidade e beleza relacionada à arte, que pode favorecer um ensino criador.

Relatam-se algumas particularidades, do que se pode perceber tanto pelos sentidos ou pela consciência, em relação à arte na formação dos alunos do ensino fundamen PAGF3rl(F6 entidos ou pela consciência, em relação à arte na formação dos alunos do ensino fundamental: o conhecimento artístico como produção e fruição. Dentro desta particularidade destacam- se ainda outros pormenores.

A arte que ao mesmo tempo é um produto particular do artista é também compartilhada e valorizada universalmente; a obra de arte mostra, tanto para o autor como para o espectador uma possibilidade de comunicação, revelando a realidade não como ela é, mas de outro ponto de vista; é por fazer uso próprio das formas de linguagem e conseguir estabelecer diálogo entre a obra e os eres humanos, é que a criação artística se diferencia dos outros conhecimentos; O modo de expressão artístico fala por si, não depende e ultrapassa os propósitos do artista; quando percebe as qualidades estéticas inerentes à obra e interage com ela através da imaginação é que se estabelece uma comunicação entre esta e o espectador; a imaginação cria imagens tornando o que não existe em algo possível, e é nesse campo, o das imagens que a arte atua e mostra sua força de comunicação, e na aprendizagem, que se efetiva à maneira de cada um, a virtude a imaginação torna-se um ponto imprescindível na assimilação mental dos conteúdos. Outra particularidade, que se pode perceber tanto pelos alunos do ensino fundamental é o conhecimento artístico como reflexão, quando se investiga a arte como atividade humana, como produto das culturas, como parte da História e como estrutura formal. ? função da escola dar subsídio aos alunos para uma compreensão da questões PAGF como estrutura formal. É função da escola dar subsídio aos alunos para uma compreensão da questões citadas para que se btenha sentido em sua produções artísticas e a arte torne-se através da reflexão uma materia de conhecimento. Os objetivos gerais de arte para o ensino fundamental, devem capacitar os alunos a: “expressar e saber comunicar-se em artes; interagir com materiais e instrumentos e procedimentos variados em artes; construir uma relação de autoconfiança em sua produção artística pessoal e conhecimento estético; compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas”.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais dá condições para que os ocentes juntamente com a equipe escolar definam em suas escolas os currículos que serão trabalhados, quando nas Orientações Didáticas fala sobre a questão da Organização do Espaço e do Tempo de Trabalho, dos Instrumentos de Registro e Documentação das Atividades dos Alunos, sobre A pesquisa de Fontes de Instrução e de Comunicação em Arte, A História da Arte, A Percepção de Qualidades Estéticas, A Produção do Professor e dos Alunos e As Atitudes dos Alunos. Embasados nestas proposições, o docente juntamente com a escola e demais rofissionais, farão escolhas conscientes e satisfatórias para um bom ensino e aprendizado.

O PCN Arte é um documento que acho muito útil em sua totalidade, pois ressalta a importância do ensino da arte como sendo uma matéria que igualmente a qualquer outra do curricula escolar tem o seu objetivo e sua função em relação aos alunos do ensino fundamental que serão futuros escolar tem o seu objetivo e sua função em relação aos alunos do ensino fundamental que serão futuros adultos e cidadãos. A disciplina arte como foi visto em nossas aulas, traz muitas nformações e conhecimentos que a liga a outras disciplinas, existindo assim a possibilidade ampla de se trabalhar com a interdisciplinaridade dentro da escola. Os conhecimentos que se relacionam a arte são muitos e diversos, mostrando a capacidade que a matéria tem de envolver e desenvolver o aluno de forma plena, satisfatória sendo prazeroso trabalhá-la e estudá-la.

O conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte são propostas orientadoras para o ensino fundamental de primeira a quarta série, que tem como objetivo o ensino e aprendizagem da isciplina arte, considerando-a como matéria de conhecimento, valorizando o aluno em sua descoberta artística e integração na sociedade. O PCN também fornece aos professores sugestões de instrumentos e materiais para a prática e base teórica para as suas ações pedagógicas para que possa ajudar o aluno ao discernimento e desenvolvimento de suas capacldades como ser humano, para que este possa se tornar um indivíduo esclarecido e consciente de seus direitos e deveres. Maria Luiza de Almeida, acadêmica do curso de pedagogia, terceiro período, turno noturno, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Atps de estatistica

0

ATPS – ESTATISTICA Série: 20 Situaçao 2 Nome: Curso: Engenharia Elétrica Turma:D Professora: Mabel Bianchi Um motor de um foguete

Read More

Artigo

0

Missão Atual: Construir empreendimentos com excelência e eficácia para os clientes. Missão Futura: Constitui-se em conceber, construir e entregar empreendimentos

Read More