Casa ecologica

Categories: Trabalhos

0

Casa ecologica Premium gy glmrrod anpenR 23, 2012 14 pazes A CASA ECOLÓGICA: UMA PROPOSTA QUE REÚNE TECNOLOGIA CONFORTO E COERÊNCIA COM OS PRINCÍPIOS AMBIENTAISI I * Cristina Engel de ALVAREZ ProF Assistente UPES, Doutoranda pela FAUUSP Arquiteta coordenadora do Laboratório de planejamento e projetos LPP/CAR/UFES E-mail: engel@npd. ufes. br * patrícia M. cony DANTAS • Mestranda pela UFRJ – arquiteta do LPP/CAR/UFES * Marcelo S. FIOROTTI – Arquiteto paisagista do LPP/CAR/ to next*ge UFES I * Maristela GAVA – * Julio Eustáquio M prof. Assistente CJnB, engenharia do Labor DF Trabalho publica RESUMO oriá UFES o depto. e stais LPF/IBAMA- A “Casa Ecológica” foi idealizada objetivando demonstrar procedimentos adequados do ponto de vista ecológico na construção civil e abrigar atividades relacionadas à educação ambiental. Destaca-se que o conceito de “Casa Ecológica” passa, necessariamente, pela adoção de critérios coerentes com a política de gerenciamento ambiental, quer seja na escolha dos materiais construtivos, como nas técnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais (sol e vento), no tratamento dos resíduos oriundos do uso (p. ex. esgoto) e na busca de racionalização e eficiência energética.

O sistema construtivo básico adotado denomina-se “viga-laje”, já testado anteriormente na Estação Cientifica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Tal técnica foi escolhida em função de o sistema possibilitar a união durabilidade e pouca manutenção. Além disso, o sistema permite o desmonte e remonte da edificação em outro local de condições semelhantes – condição desejável para a Casa -, rapidez de montagem, facilidade de manutenção e possibilidade de desenvolvimento de habitação de interesse social por ajuda mútua elou mutirão. . INTRODUÇÃO A “Casa Ecológica” (figura 1) foi idealizada pela Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Aracruz Celulose S. A. e do Laboratório de Planejamento e Projetos do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Os projetos – arquitetónico, estrutural e complementares — foram desenvolvidos visando construir uma edificação coerente com critérios previamente estabelecidos de sustentabilidade, racionalização energética e mínimo impacto ambiental.

O uso previsto para a edificação foi definido para possibilitar atividades voltadas à educação ambiental, principalmente nos aspectos relacionados à construção civil – do artido adotado à escolha dos materiais – e do uso racional do potencial energético instalado. Espera-se que a difusão de novas técnicas construtivas, de soluções alternativas de obtenção de energia e de tratamento dos resíduos despertem o interesse de micros e pequenos empresários, principalmente de cunho artesanal, atentos para o lançamento de novos produtos e serviços no mercado do Espírito Santo, incentivando também a geração de emprego e renda.

Destaca-se que a fusão de três setores expressivos da sociedade- político, econômico e ensino/pesquisa – permitiram a laboração de uma proposta amplamente discutida, economicamente viável e tecnicamente coerente com os princípios ambientais estabelecidos. e tecnicamente coerente com os princípios ambientais estabelecidos. Figura 1 Acesso principal. fachada norte da Casa Ecológica. Fotografia da maquete I 2.

DIRETRIZES PROJETUAlSAs diretrizes principais constituíram- se no uso de materiais construtivos renováveis – na medida do possível aproveitamento dos condicionantes naturais (sol e vento), no tratamento dos resíduos oriundos do uso e na busca de racionalização e eficiência energética. No aspecto elacionado à escolha dos materiais, a madeira foi eleita como matéria prima fundamental, especialmente considerando ser este o único material realmente renovável na construção civil tradicional. rocurando aliar os conceitos ambientais com a situação deficitária de habitação no país, o projeto foi desenvolvido para sem•ir de parâmetro para moradias de médio poder aquisitivo, podendo, com alterações, vir a ser produzida em série para conjuntos habitacionais destinadas às famílias de baixa renda. Durante as pesquisas preliminares, foram constatados procedimentos urbanos – como por exemplo o desperdício de ?gua e energia – facilmente evitados a partir de modificações de hábitos. ara auxillar na criação de uma mentalldade de “não desperdício”, a Casa foi projetada para servir de laboratório demonstrativo/informativo de procedimentos ecologicamente corretos. Além disso, procurou-se dotar a Casa de elementos demonstrativos das soluções arquitetônicas, já que a tomada de decisões dos profissionais da construção civil muitas vezes são oriundos do desconhecimento de técnicas e desenhos alternativos que proporcionem conforto ao usuário, economia e adequação aos princípios de conservação ambiental.

Adicional os objetivos propostos, a questão estética foi fundamental na elabora conservação ambiental. Adicional aos objetivos propostos, a questão estética foi fundamental na elaboração dos conceitos já que buscava-se uma tipologia edificatória caracteristicamente urbana, sem contudo desvincular do padrão “casa” presente na memória coletiva. 3.

O LOCAL DE IMPLANTAÇÃOA escolha do local de implantação – Parque da Pedra da Cebola – foi motivada pelas características específicas do local e pelas atividades desenvolvidas ao longo do ano vinculadas à educação ambiental. o s[tio onde foi implantado o Parque era uma antiga edreira, desativada em 1978, cuja atividade econômica de extração por um lado, ocasionou grande degradação ambiental e, por outro, impediu a ocupação urbana.

O Parque foi inaugurado em 1 997, servindo de exemplo de recuperação, com ampla utilização de vegetação rupestre e de restinga no exuberante projeto paisagístico. O parque possui cerca de 100_000 ma onde se distribuem equipamentos esportivos, trilhas, áreas de lazer e contemplação, local de eventos, estacionamentos, etc. Dentre os principais eventos regulares, a Feira do Verde se destaca pela grande participação comunitária e pelos resultados que vem btendo ao longo dos anos.

A área, originalmente do Governo Estadual, foi entregue à Prefeitura Municipal de Vitória através de contrato de gestão e, a viabillzaç¿o da construção da “Casa Ecológica” foi possível através da assinatura de um termo de compromisso entre as duas entidades. O local dentro do Parque foi criteriosamente escolhido em função da possibilidade de ampla visitação da Casa – especialmente por escolares e turistas -, e dos condicionantes ambientais, especialmente radiação e ventilação. 3. O PROJETO ARQU TETÔNICOA partir do estabelecimento das diretrizes projetuais, buscou entilação. 3.

O PROJETO ARQUITETÔNICOA partir do estabelecimento das diretrizes projetuais, buscou-se elaborar um programa que permitisse o desenvolvimento das atividades previstas e a composição arquitetonica com o máxmo de flexibilidade, interação entre os ambientes e que seNisse como referência demonstrativa do potencial estético do sistema básico adotado. A figura 3 apresenta duas imagens da maquete, ressaltando a busca de movimentação nas fachadas e coberturas, projetadas em consonância com as exigências estruturais do sistema viga-laje e com o projeto complementar de obtenção nergética por sistema solar (placas fotovoltáicas).

Figura 3 – Imagens da maquete enfatizando o jogo de coberturas e a movimentação das fachadas. À esquerda, detalhe da ventilação entre as águas da cobertura, placas solares e torre do elevador para portador de deficiência locomotora. À direita, fachadas oeste e sul, destacando-se as aberturas para o compartimento das baterias do sistema solar, localizadas sob a escada interna. O quadro da figura 4 apresenta os principais ambientes e as respectivas áreas. As figuras 5 e 6, as plantas baixas e a figura 7 um corte esquemático longitudinal. serua-se que a distribulção dos espaços internos buscou dotar fluidez entre os vários ambientes, criando uma dinâmica de interação entre os usos. Ao mesmo tempo, a distribuição interna assemelha-se à uma residência embora os usos sejam caracteristicamente para abrigar atividades relacionadas à educação ambiental. Todos os ambientes foram concebidos a partir da técnica construtiva adotada, cujo posicionamento dos painéis buscam o travamento das componentes da edificação, formando uma unidade estrutural Íntegra. Ambiente I Função I componentes da edificação, formando uma unidade estrutural íntegra.

Ambiente I Função I m? I Recepção I Recepção do visitante, distribuição de folder, venda de souveniers e local de exposição (painéis, pequenos objetos, etc. ) | 15 Laboratório Monitoramento da demanda energética da Casa e demonstrativo de eficiência energética 13 | Cozinha e Serviços Apoio às atividades da Casa e auxiliar no demonstrativo de eficiência energética 12 Sanitário I Demonstrativo e de uso preferencial pelos funcionários da Casal 4,3 | Circulações vertlcal Escada para utilização frequente e elevador para deficiente locomotor 10 Varanda Lazer, contemplação e espera externa 16 |

Baterias Complementar ao sistema de energia solar. Visitável. 2,6 | Depósito I Guarda de material de jardinagem e manutenção da Casa em geral 2,5 Mini Auditório Possibilita palestras para grupos de aprox. 20 pessoas 19 Depósito I Guarda material escritório e promocional, souveniers, equipamentos audiovisuais, etc. 2 | Varanda Integração interior x exterior. | 3,3 | Obs. : Áreas aproximadas.

Não computada a área de circulação vertical Figura 4 – Quadro básico dos ambientes da Casa Ecológica. 3. 1 . Características GeraisO projeto arquitetônico foi elaborado no Laboratório de Planejamento e Projetos da UFES, cuja principal unção é possibilitar o rebatimento das atividades acadêmicas em projetos de extensão unlversitéria, unindo professores e alunos em profícuos debates.

Assim, devido às características peculiares da Casa, cada tomada de decisão no projeto arquitetônico foi precedida de ampla discussão, especialmente sob os aspectos da adequação ambiental, raciona ampla discussão, especialmente sob os aspectos da adequação ambiental, racionalização energética, conforto do usuário e viabilidade técnico-construtiva e econômica.

Com relação ao partido adotado, conforme já mencionado anteriormente, mbora a Casa Ecológica deva funcionar como um local de visitação pública, o partido proposto visa caracterizá-la com os padrões tipológicos de uma casa urbana, enfatizando que a coerência ecológica não precisa estar vinculada a desconforto e padrões estéticos relacionados à rusticidade (figura 8). quadro da figura 9 descreve sucintamente as principais características do projeto, observando-se que todas as decisões foram alicerçadas na realidade ambiental e econômica da região e, especialmente, na possibilidade de incentivar o setor produtlvo na geração de produtos de qualidade e ambientalmente aceitáveis. MATERIAIS CONSTRUTIVOS I Material construtivo básico: madeira de reflorestamento nas vedações (viga laje) e esquadrias; * Cobertura em telhas cerâmicas produzidas a partir de reaproveitamento da matéria prima básica; * Painéis decorativos elaborados com material reciclado. Ventilação cruzada em CON DICIONANTES AM BIENTAIS todos os ambientes de permanência média elou prolongada, com sistema de ventos oriundos de NE; * Controle do vento Sul, indesejável para os padrões de conforto térmico em Vitória; * Abertura de grandes vãos envidraçados, especialmente na fachada sul, (iluminação natural difusa) * Sombreamento de arte das fachadas com adoção de beirais; * Relação entre vãos abertos e fechados objetivando o máximo de conforto térmico por condicionamento passivo.

SISTEMA ENERGÉTICO I * Placas fotovoltáicas de obtenção energética; * Placas solares para placas solares para aquecimento de água; Baterias de armazenamento.

EDUCAÇÃO E DIFUSÃO * nstalações elétricas, hidráulicas e mecânicas aparentes, buscando transparência em todos os equipamentos; * Acessibilidade por deficientes físicos em todas as dependências; * Conceito de eficiência energética integrada ao projeto rquitetónico; * Sistema de obtenção de energia “limpa” com instalação de placas fotovoltáicas; * Sistema de saneamento com reaproveitamento de águas servidas; * palsagismo com espécies oriundas do Espírito Santo; INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES I *Sistema sanitário com tratamento das águas servidas para reaproveitamento no vaso sanitário e jardins; * Equipamentos elétricos de alta eficiência energética; * Eletrodomésticos com o selo de qualidade PROCEL; * Sistema de controle e avaliação do consumo energético (softer desenvolvido pelo CEPEL); * Aletas móveis para controle da ventilação nos mbientes; * Elevador para portadores de limitações locomotoras. 3. 2. O sistema viga-laje em madeiraO sistema viga-laje em madeira (figura IO) foi testado na construção da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, com excelente desempenho tanto sob o ponto de vista técnico estrutural como nas potencialidades específicas constatadas na prática (figura 11). Para a Casa Ecológica, foram inseridos novos testes ao sistema já consolidado: a adoção de madeira de reflorestamento (E. grandis) e a construção em dois pavimentos com parte do pavimento térreo com pé direito duplo.

Embora o primeiro ondicionante não tenha interferido fundamentalmente na concepção arquitetônica, a constru 30 e PAGF primeiro condicionante não tenha interferido fundamentalmente na concepção arquitetónica, a construção em dois pavimentos exigiu a busca de soluções que possibilitassem a criação da desejável interação espacial entre os ambientes e, ao mesmo tempo, atendesse à exigência do sistema no que diz respeito ao travamento entre painéis. ObseNa-se na figura IO que o sistema “viga-laje em madeira” é composto de peças de madeira serrada – sem entalhes para encaixe – unidos por uma barra rosqueada que ? fortemente apertada nas extremidades. Somente a união de todos os elementos que compõem os fechamentos – paredes, piso e cobertura – é que garante a resistência do conjunto, formando um monobloco íntegro.

Figura 10 – Esquema báslco do sistema construtivo denominado viga- aje em madeira I I * Flexibilidade nas soluções arquitetônicas * Resistência estrutural; * Peças de madeira serrada, sem necessidade de entalhes elou encaixes tipo “macho/fêmea” * Dispensa vigas e * Possibilita painéis de dimensões generosas, se pilares; comparado à uma casa tradicional em madeira; * Racionalização a construção com perda mínima de materiais construtivos; Rapidez de montagem; * permite o desmonte e remonte em outro local de condições semelhantes; * Facilidade de manutenção; ‘k Possibilidade de substituição de peças; Possibilidade de desenvolvimento de habitação de interesse social por ajuda mútua elou mutirão com necessidade mínima de equipamentos de marcenaria. Figura 11 – Caracter(sticas do sistema viga-laje. I Para a Casa Ecológica, está sendo testada a madeira de reflorestamento (eucalipto com densidade básica maor ou igual a 650 kg/m3), com rígido controle em relação à qualidade e ecagem. A maior ou igual a 650 kg/m3), com rígido controle em relação à qualidade e secagem. As peças foram adquiridas secas em estufa (15%), aparelhadas e tratadas com secção de 3,5 x 15 cm e comprimentos vanados. O volume total de madeira previsto é de 19 rn3, já adquirido e em processo de produção das peças.

Observa-se que a ausência de encaixes permite a confecção das peças com instrumentos básicos de marcenaria e a possibilidade de montagem da edificação sem uso de equipamentos auxiliares de construção elou mão de obra especializada. Além disso, os painéis admitem soluções rquitetónicas arrojadas, desde que obedecidos os necessários travamentos entre painéis. 4. COMENTÁRIOS FINAISAs obras para a construção da Casa iniciaram em junho de 2000, estando previsto o término em cerca de 120 dias. Destaca-se que os projetos complementares, tais como tratamento de esgoto, iluminação, energia solar, mobiliário, etc. foram elaborados de acordo com as empresas parceiras do setor privado e/ ou governamental.

A Casa atualmente está em processo de construção prevendo-se o monitoramento de todas as etapas de obras para posterior avaliação do sistema adotado sendo ue já estão em andamento os estudos preliminares para o desenvolvimento de um protótipo de habitação popular para famílias de baixa renda, adotando-se os mesmos princípios construtivos utilizados na Casa Ecológica. Espera-se que a união entre o setor produtivo da economia (eco = casa; nomia = gestão) e os princípios da ecologia (eco casa, logia estudo) possam ser exemplificados, fisicamente, na viabilização da “Casa Ecológica” numa verdadeira demonstração que ambos os setores podem ser compatíveis, adequados ao ambiente urbano e, acima de tudo, coerentes com as prerrogativas esta

Análise das demonstrações contábeis

0

GRADUAÇAO EXECUTIVA CIÊNCIAS CONTÁBEIS TRABALHO DE ANÁLISE DAS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Read More

Direito

0

História do Direito Brasileiro As Leis Extravagantes: Compilação de D. Duarte Nunes Leão Criada para vigorar ao lado das Ordenações

Read More