Resumo a estrategia do oceano azul – cap 6
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS CENTRO UNIVERSITARIO DE SETE LAGOAS Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais Administração OF5 Swipetoviewn ‘t p NAYARA CAMPELO JOAO PAULO COTA RENAN GERALDO A ESTRATEGIA DO OCEANO AZUL garantia do lucro nos leva ao terceiro elemento: custo. Não se deve permitir que o custo determine o preço. Também não se deve reduzir a utilidade porque o alto custo inibe a capacidade de lucrar ao processo estratégico. A última etapa é lidar com as barreiras á adoção.
A formulação da estratégia do oceano azul se completa apenas quando se cuida os obstáculos á adoção desde o inicio, para garantir a realização bem-sucedida da idéia. Teste da utilidade excepcional A necessidade de avaliar a utilidade para os compradores da oferta talvez pareça evidente. O ponto de partida é criar uma curva de valor que passe pelo teste Inicial do foco, da singularidade e mensagem consistente que fale aos compradores. Essa diferença de perspectiva é importante porque significa que a maneira de desenvolver o novo produto é função menos das possibilidades técnicas e mais da utilidade para os compradores.
O mapa da utilidade para o comprador ajuda os gestores a xaminar essa questão sob a perspectiva certa. Ele esboça todas as alavancas a serem manipuladas pela empresa para fornecer utilidade excepcional aos compradores e delineia as varias experiências possíveis dos compradores com o produto. Os seis estágios do ciclo da experiência de compra Em geral, a experiência do comprador pode ser desdobrada num ciclo de seis estágios, que se desenvolvem mais ou menos em seqüência, da compra ao descarte. Em cada estagio, os gerentes podem fazer um conjunto de perguntas para avaliar a qualidades das experiências dos compradores.
As seis alavancas dos compradores Ao longo dos estágios das experiên dos compradores. Ao longo dos estágios das experiências dos compradores encontram-se o que denominamos alavancas da utilidade as maneiras pelas quais as empresas podem liberar utilidade excepcional para os compradores. Para testar a utilidade excepcional, as empresas devem verificar se seus produtos e serviços removeram os maiores obstáculos á utilidade. um exemplo é o Modelo T da Ford, antes de seu lançamento os outros fabricantes só produziam automóveis de luxo.
Com um único golpe ele eliminou dois obstáculos á utilidade. O Modelo T foi denominado carro das grandes multidões. Assim, o mapa de utilidade do comprador enfatiza as diferenças entre idéias que realmente criam utilidade nova e excepcional e aquelas que são basicamente reformulações das ofertas existentes que não geram valor. Ao aplicar o diagnostico, descobre-se como refinar a idéia. Da utilidade excepcional para a precificação estratégica As empresas estão descobrindo que o volume gera retorno mais elevado do que de costume.
Isso significa que o preço estratégico definido para o novo bem ou serviço deve não só atrair grande quantidade de compradores, as também contribuir para a retenção deles. A reputação da oferta deve ser angariada já no primeiro dia, pois a construção da marca depende cada vez mais da rapidez com que se difundem as recomendações boca a boca através da nossa sociedade de rede. Passo 1: identificar o corredor de preço da massa para definir o preço, todas as empresas observam primeiro os produtos que mais se parecem com suas idéias em termos de forma. empresas observam primeiro os produtos que mais se parecem com suas idéias em termos de forma. Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar s produtos que se enquadram em duas categorias: os que têm forma diferente, mas mesma função, muitas empresas que criaram oceanos azuis atraem clientes de outros setores que usam produtos capazes de executar a mesma função ou de oferecer a mesma utilidade básica, mas que apresenta forma fisica muito diferente, e os que apresentam forma e função diferentes, mesmo objetivo, o Cirque Du Soleil captou clientes de um amplo espectro de atividades noturnas.
Bares e restaurantes tem poucas características com um circo. No entanto, apesar dessas diferenças na forma e função, as pessoas têm o mesmo bjetivo ao se dedicarem a essas atividades: desfrutar uma noite fora de casa. Passo 2: especificar um nível dentro do corredor de preço A segunda parte da ferramenta ajuda os gerentes a determinar o nlVel mais alto em que podem definir o preço dentro do corredor, sem atrair a concorrência de clones de produtos ou serviços. O primeiro é o grau em que o produto ou serviço conta com proteção legal, por melo de patentes ou direitos autorais.
O segundo é a extensão em que a empresa possui alguns recursos exclusivos ou capacidades essenciais, como instalações de produção que exigem altos investimentos e que, assim, impedem Imitação. Da precificação estratégica para o custo-alvo Para maximizar o potencial de lucro de uma ideia do oceano azul, a empresa deve começar com o preço estratégico e dele deduzir a margem de lucro almejada para 4DF5 empresa deve começar com o preço estratégico e dele deduzir a margem de lucro almejada para chegar à meta de custo.
No entanto, quando induzido pela precificação estratégica, o custo- alvo geralmente é agressivo. Além da dinamização das operações e da Implementação de inovações de custo, uma segunda alavancada a ser utilizada pelas mpresas para atingir suas metas de custo são as parcerias. De utilidade, preço e custo para adoção Mesmo um modelo de negócios imbatível pode não ser suficiente para garantir o sucesso de uma idéia de oceano azul.
Empregados Antes de divulgarem uma idéia, as empresas devem convencer todos os empregados de que estão conscientes das ameaças resultantes da execução da idéia. Parceiros de negócios Potencialmente ainda mais destrutiva do que a insatisfação dos empregados é a resistência dos parceiros, receosos de que seus fluxos de receita e suas posições de mercado sofram impactos dversos decorrentes da nova idéia de negócios.
Publico em geral A posição a uma idéia de negócios também pode difundir-se entre o grande publico, sobretudo se ela for muito inovadora e ousada, ameaçando os costumes sociais e políticos tradicionais. Teste de idéias do oceano azul (TOA) Embora as empresas devam desenvolver sua estratégia do oceano azul na sequência utilidade, preço, custo e adoção, essas etapas formam um todo integrado que garante o sucesso comercial. O teste de idéias do oceano azul apresenta uma nova avaliação simples, mas poderosa dessa visão sistêmica. S