Resumo adm de projetos
O Instituto de administração de projetos resume em poucas palavras que o que constitui um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único, que implica um prazo Imitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente daquele que acontece no curso da rotina operacional.
Projetos são realizados há muito tempo, mas vem evoluindo nos últimos anos, no passado o custo não tinha um significado tao importante, o prazo nunca foi primordial o que realmente interessava era a beleza, durabilidade e qualidade de mão-de- bra, mas com o passar dos anos o custo e prazo vem assumindo uma importância cada vez maior. Os Projetos hoje são prazo, baratos e sem necessldade de gran mesmas característic Possuem propósitos Swip to page médio e longo osos com a apresentam as os independentes; o de duração limitada, alguns tem as datas certas para in cio e termino do projeto, recursos próprios, Administração própria.
O trabalho de um projeto é separado do trabalho diário o que evita de sobrecarregar os que respondem pelo trabalho do dia-a- As principais características de um projeto são: Simplicidade de ropósito; Clareza do projeto e escopo; Controle Independente; Facilidade de medição; Conduz a motivação e moral da equipe; Sensibilidade ao estilo de administração e liderança; Útil ao desenvolvimento individual; Favorece a descrição e segurança; Mobilidade; Facilidade de distribuição.
A duração 5wlpe to vlew nexl page do projeto normalmente e classificada como: Curto Prazo – 1 mês a 1 ano / Médio Prazo – Até 2 anos / Longo Prazo Mais de 2 anos. Projetos de capital, comerciais e governamentais são projetos de longo prazo, normalmente grandes que exige pesado investimento. Necessitam de ótimas equipes técnicas para produzir produtos e serviços únicos necessários.
As maiorias das organizações administram programas prolongados a fim de realizar amplos objetivos em um determinado campo. Alguns programas se apresentam na forma de uma serie de projetos, obtendo resultados independentes, mas complementar. Em diversos setores, as empresas administrarão uma serie de projetos, esse processo e para avallar etapa por etapa, limitando risco e fornecendo informações valiosas para planejar as fases seguintes.
Os projetos múltiplos têm como objetivo ratear os custos dos ecursos entre os projetos envolvidos resultando em valiosas economias de escala, os projetos dentro das organizações é para alcançar mudanças técnicas ou organizacionais, obter mais controle. Ex: Controle de estoque; Controle de qual dade. Na era da globalização devido à amplitude de alguns projetos tem se trabalhado com projetos que envolvem uma combinação de investimento, infra-estrutura, estabelecimento de novas instalações, transporte e treinamento de mão de obra sem experiência.
Com foco gerencial para conduzir um projeto necessita de capacitação nas disciplinas da administração, mas devido ? atureza de curto prazo necessita de disciplina e técnica. A liderança e o desenvolvimento de equipes são fundamentais na administração de projetos no planejamento e controle. Característ desenvolvimento de equipes são fundamentais na administração de projetos no planejamento e controle.
Características de um gerente de projetos: O centro em torno do qual gira toda a atividade; O elo entre stakeholders internos e externos e as organizações; Regulador do progresso, velocidade, qualidade e custo; Líder e motivador do projeto; Comunicador e negociador; Controlador de finanças e outros ecursos; Personalidade forte, enérgica, mas tolerante – diplomacia e defesa de causa devem ser traço marcantes; Habilidade comprovada em pelo menos um ramo de trabalho essencial ao projeto;Habilidade de ver as coisas como um todo e audacioso; Interesse e preocupação em ver o projeto concluído; Habilidade para dirigir e delegar trabalho técnico; Habilidade com procedimentos financeiros,contratuais e legais,empreendedor.
Todos os projetos cada um com suas necessidades e características, passam por varias fases até a conclusão e cada fase deve ser bem planejada e administrada. O Ciclo de vida de um projeto é dividido em quatro fases: Conceituação (a proposta, estudo das viabilidades, metas e ideais); Planejamento (Objetivos com fundamentos, analise de tempo e pontos estratégicos, finanças, plano de atividade, normas de qualidade, Segurança e administração) Implementação ou execução (Quando começa a realizar os planos, as atividades são monitoradas e coordenadas para chegar ao objetivo do projeto, Liderança, Controles); Conclusão (Entregar os projetos prontos, Avaliação de desempenho, Avaliações depois do termino do projeto são sempre consideradas)