Resumo administratiro 1º periodo

Categories: Trabalhos

0

Administração – condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa (empresa) não lucrativa (Exército, Igreja, ONGs, dentre outras). Trata do planejamento, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro da organização. Onde o indivíduo pode atuar em qualquer nível hierárquico: desde o de supervisão elementar até altos escalões de direção.

Cada empresa tem seus objetivos, ramo de atividade, problemas internos e externos, mercado, tecnologia, situação financeira, política, ideologia diferentes. O gestor é quem definirá as estratégias, direcionara os recursos e planejará a sua aplicação, resolverá problemas e gerará inovação e competitividade. Para Katz, o sucesso fazer e não do que el PACE 1 ora gere resultados dese os. S”ipe to uso de conheciment técnicas relacionadas ilo que ele pode idéia em ação que cas – envolvem o de na execução de os procedimentos de realização.

Habilidades Humanas – estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e à facilidade de relacionamento de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais e grupais. Cooperação e encorajamento da participação sem medo. Habilidades Comportamentais – envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facllidade em trabalhar com idéias e conceitos abstratos , teorias. Como a empresa se relaciona com o ambiente, como as mudanças deverão ser enfrentadas, e lida em planejar o futuro (ver oportunidades e ameaças).

Competências do administrador: 1 . Conhecimento – significa o acervo de informações, conceitos, idéias, ex experiências, aprendizagem que o administrador possui a respeito de sua especialidade. É preciso se atualizar sempre. 2. Perspectiva — significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, saber transformar o conhecimento em prática e analisar as situações para propor melhor solução (inovadora, criativa) na condução dos problemas. 3..

Atitude – significa o comportamento pessoal do administrador frente as situações com que se defronta no seu trabalho,estilo pessoal de fazer as coisas, a maneira de liderar e de motivar, de comunicar e de levar as coisas em frente. 1a divisão: Pelo nivel hierárquico Gerentes de Primeira Linha: Estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores. Gerentes Médios: Estão localizados no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha.

Administradores de Topo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizaçóes, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos. 2a divisão: Pelas atividades Administradores Funcionais: São os Administradores responsáveis por uma área funcional, e pela equipe que compõe essa área funcional. Administradores Gerais: Comum em pequenas organizações, o Administrador Geral é responsável pelas diversas áreas funcionais a empresa e pelas pessoas envolvidas nas funções.

Princípios de Taylor: Administração como Ciência: Taylor acreditava que as empresas deveriam deixar de usar métodos empíricos para adotar métodos científicos. para isto, crou 7 princípios: (a) estudo de tempos e movimentos, (b) supervisão funcional, (c) padronização de máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais, (d) planeiamento do desen e cargos, (d) planejamento do desenho de tarefas e cargos, (e) princípio da exceção, (f) prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas, (g) definição da rotina de trabalho.

Princípios da ORT(organizaçao racional do trabalho): * análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos * estudo da fadiga humana * divisão do trabalho e especialização do operário * desenho de cargos e de tarefas * incentivos salariais e prêmios de produção conceito de “homo economicus’ * condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto, * padronização de métodos e máquinas * supervisão funcional Princ[pios de Ford: * Princípio de intensificação: diminuir o tempo total de produção, para que os produtos cheguem o mais rápido possível o mercado; pnnc(pio de economicidade: reduzir o estoque de matéria- prima em processamento e de conseguir que os produtos sejam pagos pelos clientes antes da empresa ter que pagar seus fornecedores (para isto, a velocidade de produção tem que ser rápida); * Princ[pio de produtividade: aumentar a eficiência dos operários, fazendo com que a empresa ganhe mais e os assalariados também, através da recompensa financeira.

Inovações de Ford Adotou o dia de trabalho como 8h; * Duplicou o valor do dia do trabalho em 5 dólares; ‘k Achava que seus operários deveriam poder comprar os rodutos que fabricavam (pensamento orientado para o mercado); * Lançou o manual do p Ford modelo T; PAGF3tF7 distinta das demais (finanças, produção, marketing, RH) dentro da empresa; 2. Compreende 5 funções: Planejamento – exame do futuro e plano de ação a médio e longo prazo; Organização – estrutura humana e material para realizar o empreendimento;Comando – manter pessoal ativo,CoordenaçÉo – harmonizar o esforço;Controle – cuidar para que tudo se realize dentro dos planos. princ[pios Gerais de Administração,segundo Fayol são: 1 -Divisão do trabalho; 2. Autoridade e Responsabilidade. 3. Disciplina; 4. 1_Jnidade de Comando; 5.

Unidade de Direção; 6_SubordinaçÉo dos interesses individuais ou gerais; 7. Remuneração do pessoal. 8. Centralização. g. Cadeia Escalar 1 0. 0rdem. 1 1 . Equidade; 1 2. Estabilidade do Pessoal. 1 3. 1niciatlva. 14. Espírito de equipe. ‘k Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos ou conjuntos de objetivos, e outros dois elementos: divisão de trabalho e processos de transformação. Pessoas, Informação, Espaço, OBJETIVOS Tempo,Dinheiro,lnstaIaçóes Max Weber: ORGANIZAÇAO Características das organlzações formais ideal: FORMALIDADE-normas e regulamentos. ‘k IMPESSOALIDADE-relaçoes entra as pessoas governadas pelos cargos que eslas ocupam. PROFISSIONALISMO- Os car os oferecem a seus ocupantes uma carreira profissional e a;deve-se haver BUROCRACIA DE WEBER: * Divisão do trabalho: Tarefas simples para qualquer pessoa se especializar em tempo mínimo Hierarquia de autoridade: Cadeia de comando com responsabilidades, deveres e privilégios específicos Racionalidade: Seleção, promoção, adequação do desempenho do trabalho às qualificações * Regras e padrões: Decisões guiadas por regras, disciplina e controles Compromisso profissional: administradores ganham salários fixos e não são donos dos negócios; gerente treinados para melhor qualificação e eficiência organizacional Registros escritos: continuidade e uniformidade de ação sobre transações da organização ‘k Impessoalidade: regras e procedimentos aplicados de modo uniforme e imparcial Criticas e ameaças a Burocracia: * Críticas Ênfase exagerada nas regras, procedimentos podem se tornar mais importantes em si do que para seus fins Executivos podem desenvolver dependência do “status” Sufocar a iniciativa quando não houver regras.

Falta de flexibilidade e adaptabilidade a mudanças Relações impessoais podem levar a comportamentos estereotipados e à falta de sensibilidade para incidentes ou problemas pessoais Comportamento burocrático oficiosos * Ameaças Mudanças rápida e inesperada (boa para rotina) Crescimento em tamanho (tamanho leva à complexidade) Complexidade da tecnologia (diversificação e especialização) Ameaça psicológica, ocorrendo a partir de uma mudança no comportamento gerencial(ser humano; colaboração;ideais Ambiente interno: – Recursos físicos: estrutura existente na Recursos humanos: quan ao os colaboradores; tecnológicos: aplicação de recurso tecnológico na empresa, seja na produção, na venda ou nos controles Ambiente externo: – Quem são os concorrentes, clientes, agências governamentais, associações, grupos de interesse como sindicatos, que têm alguma influência dentro da empresa (ambiente de tarefas); – Variação cambial, políticas do governo, tecnologia existente, cultura, sociedade, meio ambiente; Ao adicionar às suas competências básicas um comportamento ético e socialmente responsável, as empresas adquirem iferenciais indispensáveis para a construção e ou manutenção de uma boa imagem corporativa e são gratificadas com o reconhecmento de seus consumidores e engajamento dos seus colaboradores,fatores cruciais de vantagem competitiva e sucesso empresarial,ao mesmo tempo, como estratégia de gestão, ela contribui para a construção de uma sociedade mais justa e mais próspera. A racionalidade implica adequação dos meios aos fins.

No contexto burocrático, isto significa eficiência,a racionalidade funcional é atingida pela elaboração – baseada no conhecimento ientífico – de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência. Liderança: ‘k Processo social, processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e mentalidade de outras pessoas; * É a realização das metas por meio da direção dos colaboradores. * O sucesso da liderança está em analisar os objetivos que a organização determina e captar as necessidades de sua equipe para adotar o estilo certo de liderança; Líderes devem saber articular e despertar o entusiasmo da equipe para uma missão compartilhada por todos; Estilos:

Autocracia * Nesse estilo, o líder de ‘ ias e o que será idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais. * O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta ? pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes. Democrático * O estilo democrático foi inspirado, principalmente, em idéias desenvolvidas na Grécia Antiga. * Nesse estilo de liderança, não apenas a pessoa do [der, mas todo o grupo é considerado o centro das decisões. * Isso não significa que, na liderança democrática, o papel do íder perca sua importância, pois é exatamente aí que ele fica bem caractenzado, distingundo-se das funções de simples chefia e ganhando um sentido mais profundo.

Liderança orientado para a tarefa Se preocupa mais com a tarefa do que com a equipe que o executa e é classificado como um líder autocratico, diretivo e socialmente distante; Liderança orientado para as pessoas Acredita que o processo administrativo deve procurar criar um clima em que as pessoas da equipe se sintam confortáveis e é classificado como um lider democrático, consulto-participativo e preocupado com o funcionário. Liderança situacional Baseia-se no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado deve depender mais da situação do que da personalidade do líder. Refere-se à escolha do estilo de atuação a ser empregado pelo líder em face das diferentes situações por ele detectadas. Liderança carismática Afetam profundamente seus seguidores e fazem que estes deixem seus próprios interesses e passem a trabalharem excepcionalmente para a concretização da sua missão ou objetivo. Liderança transacional Apela aos interesses, especialmente as necessidades primárias de seus seguidores.

Gerenciamento de seguranca pessoal e executiva

0

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO JUST IN TIME (JIT) Resumo Este artigo tem como objetivo abordar o sistema de administração

Read More

Fmea

0

RESUMO O presente trabalho abordará a análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), que é uma metodologia que tem por

Read More