Resumo ópera de malandro
A ópera do Malandro é uma peça brasileira de 1 978 de Chico Buarque, do gênero musical, dirigida por Luís Antônio Martinez Corrêa. A Opera do Malandro é inspirada nos clássicos Ópera dos Mendigos, de John Gay, e A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weill. É dedicado à lembrança de Paulo pontes. A Ópera do Malandro está atualíssima, ou seja, continua fazendo parte de um Brasil conhecido pela maioria dos brasileiros. Um cafetão de nome Duran, que se passa por um grande comerciante, e sua mulher Vitória, que do nome nada erdou. Vitória era uma cafetina que, na realidade, vivia da comercialização do corpo.
A sua filha Teresinha era apaixonada por uma patente sup conchavos com o ch são as prostitutas, ap ser. ,:. butique, e o travesti para qualquer um. ora vive de golpes e tras personagens doras de uma panhar, cuspir e dar A peça se passa na d cada de 1940, tendo como pano de fundo a legalidade do jogo, a prostituição e o contrabando. Mostra um contexto bem parecido com nosso terceiro milênio, em que temos o jogo do bicho, entre outros tantos; as prostitutas do alçadão de Copacabana, o contrabando nas ruas de CDs, DVDs. Qual seria o significado do nome Overseas? ultramar) Se analisarmos o nome “overseas” lexicalmente, veremos que “over” significa sobre e “seas” ocea Swipe to víew next page oceanos. Logo, aglutinando as duas palavras, teremos como conclusão sobre os oceanos, ou seja, sobre os mares, sobre as fronteiras. Reparem que no final ele se lança em transações além mar, ultrapassando as fronteiras, inclusive da legalidade, espalhando a sua malha de negócios, agora legais, com dois grandes ex-amigos: o gigolô Duran e o delegado Chaves, ognominado Tigrão. Todas as músicas são da autoria de Chico Buarque que, por sua genialidade, consegue harmonizá-las com o texto.
Na música Geni e o Zepelim, Geni, que só serve para apanhar, levar uma cuspida e dar para qualquer um, é um travesti, fato que só descobrimos assistindo à peça. Geni, a princípio, não serve para nada. Todavia, quando o comandante de um zeppelin reluzente resolve bombardear a cidade, mudando de idéia apenas se tiver uma noite de amor com o travesti, todos resolvem pedir-lhe para ceder aos caprichos do comandante. As músicas seguem os ompassos binário (2/4), terciário (3/4) e quaternário (4/4) O enredo serve de pretexto, no entanto, para que se discuta o poder do dinheiro, a corrupção e a entrada das multinacionais no pais.
O diretor Luís Antônio Martinez Corrêa comenta, na época da estreia: “Localizamos a peça no fim do Estado Novo, porque sentimos muita afinidade entre aquele processo e o periodo que estamos vivendo. (… ) Na Opera do Malandro se discute a decadência de um sistema econômico, social e político e as alternativas criadas por ele, com roupagem nova, para se PAGFarl(F3 conômico, social e político e as alternativas criadas por ele, com roupagem nova, para se manter no poder.
A base, a estrutura desse sistema é a mesma, só que mais moderna, mais sofisticada. Assistimos ao fim do capitalismo liberal e à entrada no país do capital internacional, através das multinacionais”. Se Brecht dramatiza as relações econômicas que configuram o capitalismo moderno, na versão brasileira da ópera também é o dinheiro o seu personagem principal. Nela, segundo Chico Buarque, “não há heróis, todos os personagens vivem em torno do capital.
Na luta pela sobrevivência que não permite veleidades éticas eles estão em dois níveis: o dos que lutam para sobreviver e o dos que lutam para acumular” Discografia 1. O Malandro Hino De Duran 3. Viver Do Amor 4. Uma Canção Desnaturada 5. Tango Do Covil 6. Doze Anos 7. O Casamento Dos pequenos Burgueses 8. Homenagem Ao Malandro 9. Geni E O Zepelim 10. Folhetim 1 1 . Ai, Se Eles Me Pegam Agora 12. O Meu Amor 13. Se Eu Fosse O Teu Patrão 14. Teresinha 15. Pedaço De Mim 16. Opera 17. O Malandro NO 2 Bibliografia http://pt. wikipedia. org/wik a do Malandro