Retrato do brasil – resumo

Categories: Trabalhos

0

Retrato do Brasil – IV O Romantismo Antes de entrar no capítulo comentando me remeto a descrever a dinâmica do livro que ao decorrer dos seus capítulos traça um histórico da formação brasileira a partir de quatro pilares (A Luxúria, A Cobiça, A Tristeza e O Romantismo) que sustentam o discurso apresentado na obra. Passeando nesses quatro capítulos Prado relaciona bem as causas históricas que formarão um Brasil subdesenvolvido, um povo descrente, entregue a sua realidade de exploração.

A luxúria ? responsável pela criação do nosso povo mestiço que caracteriza a nossa população, seus traços físicos e comportamentais. A cobiça explora a bu procura de ouro e ou essa busca pelo ouro formidável de uma é convergindo numa id ora za através da aulo Prado chama Dlnamismo m novo tipo étnico, Ouro. Ouro. ” Nessa busca incessante e descontrolada por riquezas, no combate entre homem e natureza que dificultava o sonho do rápido enriquecimento os homens não se contem na hora de cometer crimes para alimentar suas paixões.

A tristeza se mistura ao romantismo e impulsiona as criações literárias, o pensamento fora da realidade e também alguns entuslastas que lideraram movimentos sociais e acredltavam e mudanças. Swipe to víew next page “Como expressão dinâmica do espírito humano o romantismo é um fenômeno extenso e complexo. Acompanhá-lo pelos séculos afora é ir à Idade Média, ao neoplatonismo de Alexandria, ao platonismo grego, passando pela Reforma e pela Renascença. Os volumes da formidável bibliografia que dele se ocupa encheriam s estantes de uma biblioteca. Nessa empreitada romântica os grupos nacionalistas e movimentos revolucionários ganharam força a partir da declaração de independência dos Estados Unidos a propagação de informações corria através de livros, enciclopédias, impulsionando esse sonho romântico de transformação no campo nacional. O Romantismo segundo Paulo prado atacou como uma doença o “organismo nacional precocemente depauperado” Surgiram românticos carregados de lirismo, amor pelas alavras, entusiasmo ingênuo, o romantismo se manifestou nos intelectuais brasileiros.

Os inconfidentes, revolucionarias, entre ostras figuras importantes na história brasileira procuraram soluções políticas românticas, fugindo da realidade, acreditando em mudanças e liberdade mesmo diante das amarras que foram fundadas a partir dos preceitos luxuriosos e gananciosos que “contaminaram” a formação do povo brasileiro. Com esse ultimo capitulo o autor fecha a sua seqüência de correspondências e influencias que definem o povo brasileiro.

Calculo de ruido

0

FORMULÁRIO CONTROLE DE ENTREGA Dê EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Nome do empregado: cargo: Data Qtd. Descrição do EPI Matrícula: Setor:

Read More

Quimica

0

INTRODUÇÃO O trabalho desenvolvido em laboratório depende de uma varias ferramentas e equipamentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias. Cada

Read More