Revisão introdução a computação

Categories: Trabalhos

0

LISTA PARA REVISÃO 1 . Cite as principais características dos dispositivos nas épocas: Com válvulas (ou primeira geração) Com transistores (ou segunda geração) Com circuitos integrados, IC (ou terceira geração) Com integração em larga escala, VLSI (chips) (ou quarta geração) Com Circuitos Integrados em uma Escala Maior de Integração (IC VLSI) (ou quinta geração) R: -10 válvulas a vácuo -20diodo discreto e transistor Núcleos magnéticos de memória. 1954: Máquinas: construçã do TX-O no Laborat Technology. Supercomputadores: Computer)e o IBM 7 processamento paralelo. r7 to view nut*ge tórios da Bell e setts Institute of mic Research s primitivas de Minicomputadores: PDP-8 (construídos com transistores e núcleos magnéticos, foram bem comercializados a partir de 1963) 30-A grande inovação é o uso de circuitos integrados (ICs) Semicondutors com muitos transistores construídos em um só componente. Os circuitos SSI (small-scale integration) que tinham cerca de 10 transistores por circuito (ou chip”) evoluíram para os MSI (medium-scale integration) que tinha 100 transistores por circuito.

As memórias do “cache” passam a ser memórias de estado sólido e feitas de semicondutores, ao invés de núcleos magnéticos. São muito mais rápidas. 40-Uso de circuitos de larga escala transistores por “chip”) na construção dos processadores. Todas as memórias passam a ser semicondutoras. Micro-processadores. 50-Circuitos integrados Com um milhão de transistores por “chip”. Memórias semicondutoras torma-se padrão. Processamento em paralelo generalizado. Redes de computadores e estações de trabalho. 2.

Descreva (resumidamente) o significado do Abaco para a computação. R: O abaco foi criado para facilitar as contas, pode ser considerado como a primeira maquina desenvolvida para calcula, facilitando os cálculos e a programação. . Cite os 3 componentes principais de um sistema computacional. R: Hardware – Software – Peopleware Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de processamento de dados, ou mesmo com Sistema de Informação. 4. Qual a principal finalidade da CPU?

R: Executa programas armazenados na memória 5. O que são barramentos? R: Barramentos são conjuntos de fios que transmitem endereços, dados e sinais de controle. 7. Qual a diferença entre processadores RISC e CISC? R: Principal característica de maquina CISC * Conjunto de instruções de linguagem de maquina maior e mais omplexa – microprograma maior e mais lento Principais características de maquinas RISC Em uma maquina RISX, há um pequeno numero de instruções executados diretamente pelo hardware sem nenhum interpretador ou microprograma. A unidade de dados da maquina RISC é otimizada para garantir um mínimo de tempo de ciclo de dados. * Poucas instruçóes e mod camento. tempo de ciclo de dados. * Poucas instruções e modos de endereçamento. Instruções simples levando um ciclo Instruções complexas levando múltiplos cilos Apenas LOAD’s e STORE’s referenciam a memoria Qualquer instrução pode referenciar a memoria

Altamente pipelined ( 2 ciclos: busca e executa) I Pouco pipelined Instruções executadas pelo hardware Instruções interpretadas pelo microprograma Instruções de formato fixo I Instruções de vários formatos Poucas instruções e modos I Muitas instruções e modos Compilador complexo Microprograma complexo Muitos registradores (+1- 500) Poucos registradores I Menos transistores na pastilha Mais transistores na pastilha I Projeto mais rapido I Projeto mais lento I 8. O que forma a memória? R: A memória é formada por milhares de componentes (capacitores ou transistores) capazes de representar e guardar ou armazenar) estes estados. . O que são células de memória? R: Células de memoria são formadas por uma quantidade de células, onde cada célula tem um número, denominado seu endereço. IO. Explique a diferença entre memória primária e secundária. R: A memoria primaria é a memoria principal, sem elas o computador pode não funcionar, elas contem a informação necessária para o processador num determinado momento e fornece uma ponte para as memorias secundarias, que são apenas memorias de leitura, guardam toda a informação mesmo quando não estão sendo alimentadas por uma fonte de energia, x: cd. 11 . Quais as diferenças en RAVI e ROM ?

PAGF30F7 alimentadas por uma fonte de energia, ex: cd. 11. Quais as diferenças entre memória RAM e ROM ? R: A memoria RAM é a memoria principal, que requer energia para armazenar e le a informação, já a memoria ROM permite a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energla. 12. para que servem as memórias PROM e EPROM ? R: A memoria PROM pode ser gravada apenas um única vez pelo usuários e a memoria EPROM pode ser gravada ou regravada, para apagar é necessário iluminar o chip com raios ultravioleta, odendo ser feito através de uma pequena janela de cristal presente no circuito integrado. 3. Qual a finalidade dos dispositivos de entrada/sa(da? R: É a interface criada entre o homem e maquina, que permite introduzir dados (entrada), instruções e comandos no computador e ver/receber os resultados/respostas (saída). 14. Cite as principais características e diferenças dos barramentos de dados, de endereço e de controle. R: Os barramentos de dados transporta os dados e as instruções e os barramentos de endereço identifica a origem/fonte ou o destino do dados. Já os barramentos de controle são esponsáveis pela informação de controle e temporização. 15.

O que é um sistema SMP? R: SMP é um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema e promove o aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. 16. O que é um algoritmo? R: Algoritmo são passos ou etapas necessário para realizar uma tarefa. 17. 0 que é um programa? R: Programa é um conjunto de in etapas necessário para realizar uma tarefa. 17. O que é um programa? R: Programa é um conjunto de instruções a ser executado pelo omputador. 18. Quais as principais diferenças entre interfaces Shell e GUI?

R: Shell interpretador de comandos do sistema operacional. Geralmente associa-se Shell a interpretadores que trabalham com linhas de comando (Ex: Linux/lJnix bash, command prompt, powershell). GUI (Graphical User Interface) — [cones – Menus – Janelas – Uso de mouse 19. Quais as principais “tarefas” de um SO? R: Conjunto de operações ou comandos para realização facilitada de tarefas comuns aos programas: * Salvar e abrir arquivos * Imprimir * Abrir a bandeja do leitor de DVD * Tocar música * Enviar dados para a tela 2. O que é um tradutor cite exemplos.

R: Tradutor lê o programa inteiro e o converte para um código- objeto (Turbo C*+, Builder, GNU gcc/g4+, Pascal, Delphi, etc. ) 23. O que é um interpretador cite exemplos. R: Interpretador lê e executa um linha ou comando de cada vez, não gerando código-objeto (Unix/l_inux Shell, Lisp, Prolog, etc. ). 24. Explique o funcionamento identificando as principais diferenças entre as topologias de rede: Topologia malha / Topologia estrela / Topologia barramento R: Topologia malha Todos os disposltivos têm um link ponto a ponto dedicado a cada dispositivo

Topologia estrela * Cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado somente para o controlador central eralmente chamado hub; Topologia barramento geralmente chamado hub; * Todos os dispositivos têm um link ponto a ponto dedicado a cada Topologia barramento Utiliza um link para múltiplos pontos. Os nós são conectados ao barramento por linhas de derivação e conectores. * Cada dispositivo tem uma conexão ponto a ponto dedicada, apenas a um dos dois dispositivos vizinho. Um sinal é enviado através do anel em uma direção, de um dispositivo para outro até atingir seu destino. 25. Explique as diferenças entre as categorias de rede: CAN, WAN e MAN. R: LAN (local area network) * Local ‘k Abrange uma érea pequena WAN (wide area network) * Longa distância * Pode estar distribu[da mundialmente MAN (metropolitan area network) * Metropolitana * Abrange uma cidade ou município 26. Qual a diferença entre internet e Internet? R: internet composta de duas ou mais redes, que podem comunicar entre si.

Internet redes interconectadas; tem um ou mais servidor que são conectados a Internet por meio de links. 27. O que é um ISP, para que seme? R: É uma organização que tem um ou mais servidores que são onectados à Internet por meio de links de alta velocidade. 28. Defina o que é uma suite de protocolos TCP/IP e sua importância na comunicação de dados. R: O conjunto de protocolos que controlam a Internet, hoje em dia, é chamado suíte de protocolos TCP/IP Responsável pelo fornecimento de serviços ao usuário. suíte de protocolos TCP/ 29. Quais são as 5 principa PAGF6ÜF7 camadas da suíte de protocolos TCP/IP discutidas na literatura? Resumidamente explique seu funcionamento. R: 5-Aplicação; 4-Transporte; 3-Rede; 2-Enlace de Dados; 1- Camada Física; As camadas da suíte de protocolo TCP/IP é responsável pela ntrega lógica de uma mensagem entre processos cliente e servidor. 30. O que é IP? R: Um protocolo principal IP é responsável pela entrega de um pacote do computador de origem para o de destino 31. O que é FTP e como funciona?

R: FTP (Protocolo de transferência de arquivos) Mecanismo para copar um arquivo de um computador para outro Difere das outras aplicações cliente-servidor pois estabelece duas conexões * Para transferência dos dados * Para para controle das informações 32. Descreva resumidamente os 3 padrões de funcionalidade da Internet: URI Um sistema que especifica como cada página de informação ecebe um “endereço” único onde pode ser encontrada. Esse padrão é definido em RFC 1738 (URL, em dezembro de 1994) e RFC 3986 (URI, em janeiro de 2005).

HTTP Um protocolo que especifica como o navegador e servidor web comunicam entre si. Esse padrão é definido em RFC 1945 (HTTP/I . O, maio de 1996), RFC 2616 (HTTP/I . 1, junho de 1999) e RFC 2617 (autenticação HTTP). HTML Uma linguagem de marcação para codificar a informação de modo que possa ser exibida em uma grande quantidade de dispositivos. Esse padrão é definido em HTML 1 [10], RFC 1865 (HTML 2. 0), HTML 3. 2[11], HTML 4. 01[12] e XHTML[13]. PAGFarl(F7

Aquecedores de acumulação

0

Estou usando o Windows 7 e para compilar meus programinhas em C foi preciso fazer algumas configurações que eu quero

Read More

Engenharia informática

0

Preface This book ‘Batch File Programming’ is written after experimenting and testing all the snippets covered in this book. Batch

Read More