Roterio para apresentação de monografia
pós GRADUAÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA Carola acadêmico/a, fazer um curso de especialização não se esgota no processo de receber informações, mas, também, e fundamentalmente, nas formas pelas quais acessamos, interpretamos e transformamos estas informações em pontos de partida para elaboração de novos conhecimentos. Em outras palavras, é substituirmos, no nosso fazer académico, as atitudes de copiadores/as para desenvolvermos as competências de pesquisadores/as. ? deste esforço que surgirá seu trabalho de pesquisa – a monogr or27 Segundo Salomon (2 to view nut*ge como: tratamento escrito d afia apresenta-se e resulta da pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência E o tratamento escrito aprofundado de um só assunto de maneira descritiva e analítica em que a reflexão é a tânica. Elaborar uma monografia é uma prática de pesquisa cientifica, por isso, mais que produzir conhecimento para uma área profissional, você estará exercitando habilidades e atitudes de pesquisador/a.
Aproveite este tempo de pesquisa para refletir seus processos de aprendizagem e os métodos e os princípios da elaboração do conhecimento científico. Se você consultar livros e sites voltados para monografias encontrará uma diversidade de estilos, assim, para colaborar com seu trabalho de elaboração e apresentação da monografia Capa 14 Folha de Rostol 4 | Termo de aprovação Dedlcatória | 4 Agradecimento 4 | Resumo 4 | 141 Lista de tabelas figuras | 4 Sumário | 4 | Elementos Textuais | 5 1 Introdução | 5 2 Delimitação do Problema de Pesquisa | 5 2. Questão-Problema 5 | 2. 2 Pressupostos 5 | 2. 3 Objetivos | 6 2. 3. 1 Objetivo Geral | 6 2. 3. 2 Objetivos Específicos | 6 3 Fundamentação Teórica | 6 4 Método 16 1 4. 1 Modalidade de Pesquisa 7 | . 2 Campo de Observação | 7 4. 3 Instrumentos de coleta de dados 7 | 4. 4 Critérios para anállse dos dados 8 | 4. Descrição das etapas da investigação | 8 5 Apresentação e Interpretação dos Dados 8 | 6 Conclusão | 8 Elementos Pós-textuais 8 Referências na monografia | 8 Apêndices na monografia | 8 Anexos na monografia 9 | REFERÊNCIAS | 10 | ANEXO A ANEXO B ANEXO C ANEXO D 23 | ANEXO E – Orientações para digitação 12 – Orientações para apresentação de citações | 14 Orientações para apresentação de referências 19 | – Orientações para apresentação de tabelas e gráficos Modelos (capa o, dedicatória, sumário) I PAGF Obs. 4. Instr. DADOS. 4. 4 Crit. Anal. Dados 4. 5 Descrição… SUMÁRIO 5 Apres. Dados 6 CONCLUSÃO * opcional ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS – CAPA (ver modelo anexo E) – FOLHA DE ROSTO (ver modelo anexo E) – Termo de Aprovação (ver modelo anexo E) – DEDICATÓRIA (opcional) É o espaço em que você pode prestar homenagem a alguém. Deve ser elaborada numa folha distinta. Verifique modelo anexo – AGRADECIMENTOS (opcional) Éo espaço em que você pode fazer menções de pessoas ou instituições de quem recebeu apoio para o desenvolvimento da pesquisa.
Deve ser elaborada numa folha distinta. A apresentação é semelhante à folha de Dedicatória modelo anexo É). títulos e subtítulos devem ser colocados em ordem, junto com a indicação da página inicial correspondente. Verifique o modelo no anexo E. ELEMENTOS TEXTUAIS 1 Introdução Ao redigir esta seção você precisa deixar claro qual é o seu objeto de estudo. Neste espaço você fará a apresentação do seu tema e escrever as razões que o levaram a investigar tal temática, mostrando sua importância.
Procure mostrar o valor e o significado de sua pesquisa. Apresente ao leitor razões que ustifiquem a relevância científica (contribuição para o conhecimento da sua área profissional) e a relevância social (contribuição prática/ técnica para sua área profissional). Neste texto é recomendada a elaboração de idéias próprias, de sua autoria, por isso evite citações de outros autores. Dica: Seu texto precisa responder duas questões principais: – O que foi pesquisado? Por que é relevante, socialmente e cientificamente, esta pesquisa? Delimitação do Problema de Pesquisa Depois de identificado seu objeto de estudo, elabore o texto desta seção. Este texto serve de introdução para situar a questão- roblema orientadora da sua pesquisa, para isso faça uma análise crítica sobre a problemática dentro da qual seu objeto de estudo está inserido. Por exemplo, se você optou em investigar uma questão , escritório, outros) pertinente a uma organiza questão para ser respondida a partir dos pressupostos, que serão confirmados ou negados por meio dos resultados da pesquisa.
Você criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Observe os exemplos de Questões – problemas: Quais são as dificuldades encontradas pelas empresas têxteis de Blumenau para o desenvolvimento de atividades de esponsabilidade social? – Como gestores e colaboradores da empresa Nativa percebem os climas eticos nas relações de trabalho? – Qual é o perfil do trabalhador de telemarketing em Blumenau? Quais são as dimensões a serem consideradas pelas organizações que desejam implementar o telemarketing em Blumenau?
Dica: Gil (2002) aponta algumas recomendações na elaboração da questão-problema de pesquisa: – Formular a Questão-problema a partir de uma pergunta; – A pergunta deve ter dimensão viável; – A pergunta deve ser elaborada com clareza, os termos adotados precisam ser esclarecidos ao leitor para evitar onfusões conceituais; – A pergunta deve ser precisa, é necessário delimitar o campo de investigação. 2. 2 Objetivos Na redação dos objetivos você apresenta o fim que pretendeu atingir a partir de sua pesquisa, como meta de uma contribuição para a realidade investigada.
O objetivo é formulado em duas categorlas: Geral e Específicos. 2. 2. 1 Objetivo Geral Defina, de forma mais ampla, o que você pretendeu alcançar com a execução da pesquisa. O objetivo geral precisa es ia com a Questão classificam nas teorias de gestão administrativa? Objetivo Geral: Identificar as estratégias motivacionais que são esenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e interpretá-las a partir dos fundamentos teóricos de gestão em Administração. . 2. 2 Objetivos especificos Apresente os objetivos que deram garantia para realização do objetivo geral da sua pesquisa. De acordo com Silva e Menezes (2001) podemos citar exemplos de verbos usados na formulação de objetivos: – para determinar estágio cognitivo de conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar… – para definir estágio cognitivo de compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, specificar… ara definir estágio cognitivo de aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir… Dica: Os objetivos precisam ser formulados para responder a questão: – para que foi feita esta pesquisa? 3 Fundamentação Teórica Nesta seção você vai organizar um texto que apresente o referencial teórico que deu sustentação às suas ideias e, principalmente, que contribuiu para você interpretar os dados coletados na sua pesquisa.
Você organizará um texto a partir das interpretações de leituras de documentos relacionados ao seu objeto de estudo. Você fará um levantamento da literatura existente (livros, periódicos, Internet) acerca da sua temática acompanhada de sua análise. Este texto revela um trabalho de leitor que conjuga síntese própria com as idéias de d res. Na redação de um autores/as. Quando se transcreve literalmente um texto ou parte dele, para ilustrar ou sustentar as idéias afirmadas no trabalho, é necessário se fazer uma citação. Confira no anexo B as normas para apresentação das c taçbes.
O texto de fundamentação teórica precisa ser elaborado, respondendo a questão: – O que foi escrito sobre o meu objeto de estudo? 4 Método Nesta etapa você irá esclarecer onde, com quem, com quantos, como foi feita sua pesquisa a fim de “responder’ sua Questão Problema e “atingir” seus objetivos propostos. Assim, você precisa indicar como foi selecionada a amostra estudada e como os dados foram coletados e analisados. Esta seção da sua monografia será elaborada nos seguintes tópicos: 4. 1 Modalidade de Pesquisa Você apresenta aqui um breve texto situando a classificação de sua pesquisa.
Com seu orientador, você deve classificar sua pesquisa sempre levando em consideração sua Questão Problema e a reflexão de como será seu método. Existem várias formas de classificar as pesquisas, apresentaremos para você uma sugestão, segundo Andrade (2005): Quanto à natureza dos dados: Quantitativa ou Qualitativa – Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa Quanto aos procedimentos: Bibliográfica, Campo, Documental, Experimental, Estudo de Caso, Pesquisa Participante, Pesquisa- ação, ou outra.
Veja um exemplo de texto: A pesquisa quanto à natureza será de abordagem qualitativa, pois os dados coletados serão analisados por categorias de análise do discurso, com ênfase no significado qualitativo das informações oletadas. Quanto aos objetivos a esquisa se caracteriza como descritiva, uma vez coletados e analisados PAGF 7 das reuniões administrativas. Quanto aos procedimentos de investigação, a pesquisa tem o caráter documental, uma vez que a natureza das fontes investigadas serão os livros-atas das reuniões da empresa Artex no período 1970 – 1980.
Consulte outras fontes bibliográficas! Você vai encontrar muitos livros de Metodologia que abordam diferentes classificações de pesquisas. 4. 2 Campo de Observação Neste tópico você vai descrever o campo de observação, onde ocê coletou os dados para responder sua Questão-Problema. Aqui, você apresentará ao Ieltor a descrição do local (a organização), a população (ou universo) investigada (suas características) e se utilizou amostra, justificar, dando os motivos da seleção e o modo como a amostra foi selecionada.
População (ou universo de pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as características definidas para determinado estudo. Enquanto a amostra é parte da população selecionada de acordo com uma regra (estatística) ou plano. Exemplo: A população investigada foi composta pelos 510 unclonários da Empresa Cativa. Desta organizou-se uma amostra aleatória de 300 colaboradores, representada por 50 representantes de cada setor da empresa. O texto do tópico Campo de Observação precisa ser elaborado, respondendo as questões: Onde foram coletados os dados? Quem (população) e Quantos (amostra) foram envolvidos na coleta dos dados? 4. 3 Instrumentos de coleta de dados Nesta seção você vai indicar como obteve as informações necessárias (os dados) para “responder” sua Questão Problema de pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados mais comuns são: questionários . com p as elou fechadas), PAGF 8 OF struturadas), formulários, fichas de observação (assistemáticas ou sistemáticas, participante ou não-participante), roteiros de observação (para coleta de dados de fontes documentais, por exemplo).
O texto dessa seção precisa ser elaborado, respondendo a – Como foram coletados os dados? Você vai encontrar muitos livros de Metodologia que abordam os instrumentos de pesquisa, com dicas para elaboração e aplicação, bem como as vantagens ou desvantagens de cada um. 4. 4 Critérios para análise dos dados Neste espaço você estabelece os critérios de avaliação que utilizou para tratar as informações coletadas. especificação de como você fará a análise e a interpretação dos seus dados (por tabelas, gráficos, quadros, categorias e unidades de análise… – Como foram apresentados, analisados e interpretados os dados coletados? 4. 5 Descrição das etapas da investigação Neste espaço você descreverá as etapas que você percorreu para realização de sua pesquisa. – Quais e como foram realizadas as etapas da pesquisa? Neste texto você apresenta uma síntese interpretativa do seu estudo, retoma sua Questão Problema, discute o cumprimento dos objetivos e se seus pressupostos foram confirmados ou não. Você pode indicar, também, sugestões para novos estudos com outros enfoques, mais amplas.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS REFERÊNCIAS Nesta seção você irá listar todos os documentos consultados na realização de sua pesquisa. Para cada documento existe uma norma de apresentação, você pode consultá-las no anexo C . APÊNDICES São materiais suplementares (opcionais), que consistem em textos ou documentos elaborados pelo autor do trabalho, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os Apêndices aparecem no final do relatório, devendo ser dentificados por letras maiúsculas, travessões e pelos respectivos tltulos (centralizados e destacados em negrito).
A paginação dos Apêndices deve seguir a do texto e seus títulos devem constar no sumário. Exemplo: APÊNDICE A – Considerações acerca do empreendimento turístico de Itapema ANEXOS São documentos complementares utilizados para ilustrar ou fundamentar algo que foi citado no texto. Alguns exemplos de anexos: balanços, decretos, projetos de lei, folder ou catálogos da organização investigada, recortes de jornal, dentre outros. A apresentação dos anexos é semelhante aos Apêndices. Confira o exemplo: