Resenha central do brasil

Categories: Trabalhos

0

Resenha O filme Central do Brasil é um marco do cinema brasileiro. Os críticos especializados classificaram e aclamaram esta obra cinematográfica como um retrato fiel da situação social do país. Este filme além de entretenimento de excelente qualidade oferece subsídios para se analisar diversos campos de atuação na sociedade brasileira, inclusive o campo social e econômico. Segundo seu diretor Walter Salles, Central do Brasil é a história de um menino que busca além do pai que nunca conheceu, um país onde a fraternidade e a compaixão sejam poss(veis.

A procura esta criança pelo pai, assim como por um país mais fraterno, é o tema central deste de uma sociedade q Mas Central do Brasil professora aposenta até conhecer Josué, or7 to view next*ge s, sente a orfandade acolhe. Dora, uma mundo que a cerca, numa fascinante viagem de “procuras” onde v renascer seus valores morais a muito adormecidos. Esta maravilhosa obra, recheada de grandes atores rendeu ao cinema nacional um Urso de Ouro como melhor filme, e um Urso de Prata para Fernanda Montenegro como melhor atriz, assim como indicações ao Oscar como melhor filme estrangeiro. FILME CENTRAL DO BRASIL-1998

Elenco: Fernanda Monte Negro – Dora Marília Pêra – Irene Vinícius de Oliveira – Josué Othon Bastos – César Mathe Matheus Nachtergaele – Isaias Soia Lira – Ana Otávio Augusto – Pedrão Stella Freitas – Yolanda Caio Junqueira – Moisés Central do Brasil começa na maior estação de trens do Rio de Janeiro, com a personagem Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos. Nas histórias de vida que Dora ouve e transcreve, surge a nossa frente um Brasil desconhecido e fascinante, com uma porção da população migrante que tenta através destas cartas manter os laços com eus familiares e com seu passado.

Nem de longe estas pessoas imaginam que esta mulher que lhes cobra para escrever, não possui o menor caráter nem ética no que se refere a sentimentos. Com a ajuda de sua amiga Irene personagem vivida por Marília Pêra, lêem as cartas e depois rasgam sem a menor preocupação com seus conteúdos. Um belo dia, uma mulher se aproxima de Dora e lhe pede que escreva uma carta para seu ex-companheiro Jesus. Essa mulher é Ana (Soia Lira) mãe de Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu e que se tronará o cursor esta magnífica história.

Ana paga a Dora para escrever para Jesus, contando que seu filho Josué quer conhecê-lo e ela, revê-lo e a seus filhos Isaías e Moisés. Mas ao sair da Central do Brasil, Ana sofre um acidente e vem a óbito, deixando Josué só e desamparado. Por não ter com quem ficar, o garoto pernoita na estação de trem revoltado com sua situação. Mesmo a contragosto Dora acaba acolhendo o menino se PAGFarl(F7 trem revoltado com sua situação. Mesmo a contragosto Dora acaba acolhendo o menino se envolvendo com sua história.

Pedrão vivido na trama por (Otavio Augusto), trabalha como egurança da estação; um homem sem escrúpulos, traficante e mau, que entre outras atrocidades matava a sangue frio, tem uma conversa com Dora dando a ela US$ 1. 000,00 (dólares) para que leve o garoto à casa de Yolanda (Stella Freitas), onde supostamente estrangeiros iriam adotá-lo, mas isto não passava de uma artimanha, pois a intenção era matar a criança e vender seus órgãos. Com parte do dinheiro Dora compra uma televisão nova, chamando sua amiga Irene para ver.

Mas a amiga desconfia da procedência do dinheiro e repreende Dora que com isso não consegue dormir, e resolve resgatar o menino das mãos os traficantes, tornando-se alguém que tem pela primeira vez depois de tanto tempo, a possibilidade de reverter o curso de sua própria vida. Ameaçada de morte pelos bandidos, Dora nao pode mais voltar para casa, e aí tem início uma fascinante viagem ao coração do Brasil, a procura de um pai desaparecido, assim como uma viagem emocionante ao interior de cada um dos personagens.

Josué quer conhecer seu pai na cidade de Bom Jesus do Norte em Pernambuco, o que leva os dois, apesar de tão diferentes a ingressarem numa aventura onde viveriam problemas e emoções jamais sonhados e esquecidos pelos dois, proximando-os de forma impressionante. Durante uma parada, Josué esquece dentro do ônibus sua mochila, onde PAGF3rl(F7 Josué esquece dentro do ônibus sua mochila, onde estava parte do dinheiro da viagem. Sem dinheiro, conseguem ajuda de um camnhoneiro, César (Othon Bastos), com o qual cultivam uma boa amizade, mas Dora rouba o mercadinho de um amigo de César.

O dono pede para ver sua bolsa e César intervém dizendo que ela é sua conhecida não sendo capaz de cometer tal ato. Seguindo viagem eles param num posto para almoçar, mas César era evangélico e tinha seus conceitos, percebendo que Dora não ? a pessoa que ele imagina vai embora sem avisar, deixando os dois lá. Uma amizade que parecia promissora acaba se tornando em mais uma frustração para a mulher e o menino sedentos que estão à procura de alguém que possa auxiliá-los nesta jornada.

Estão sozinhos novamente para trilhar um caminho onde só podem contar um com o outro. Sem dinheiro, e sem o novo amigo, eles percebem um caminhão chegando cheio de gente para uma romaria, onde prontamente vão pedir carona, mas o motorista pede R$ 10,00 por cabeça, e como não possuem, Dora oferece seu relógio, o que garante a chegada dos dois até Bom Jesus. Chegam à terra prometida onde toda esperança cai por terra, pois o pai do garoto sumiu sem deixar pistas.

O dono da casa dá a eles outro endereço que fica na Vila do João, o que requer dos dois mais algum tempo de procura. Voltando para a cidade sem dinheiro e frustrados, Dora tem um ataque de raiva e fala coisas horríveis para dinheiro e frustrados, Dora tem um ataque de raiva e fala coisas horríveis para Josué que foge correndo no meio da multidão, Dora desesperada corre atrás dele e acaba desmaiando. Josué cuida dela ocorrendo então uma inversão da situação, onde le desempenha o papel de protetor e não de protegido.

Ficam sentados um bom tempo na praça, quando Josué percebe que as pessoas estavam tirando fotos com o padroeiro, querendo colocar mensagens junto com as fotos, Josué logo diz que Dora escreve cartas, o que acaba sendo a salvação,pois assim conseguem dinheiro para comer, dormir e viajar, além de também tirarem uma foto junto com o padroeiro e guardá-la. Josué dá um vestido de presente para Dora, e passam a noite num hotel saindo logo cedo para seu último destino, Vila do João.

Mas ao esperar o ônibus, Dora avista uma agência do correio vai até lá postar as cartas que tinha escrito no dia anterior. Seu caráter tinha mudado? ou retornou ao que sempre foi? Chegando à Vila do João, (cidade onde a pobreza era visível, mas com pessoas integras e modestas, muito diferente da grandeza e correria do Rio de Janeiro), perguntam onde fica a rua F, mas ao chegar a casa infelizmente Jesus não morava mais lá, e são informados que ele sumiu. Josué e Dora ficam muito desanimados.

O filho mais velho de Jesus, Isaías (Matheus Nachtergaele) fica sabendo que Dora esta procurando seu pai, e insiste para que ambos o acompanhem até sua casa. A procura termina,e inesperadamente surge o que mais p ambos o acompanhem até sua casa. A procura termina,e inesperadamente surge o que mais penosamente se buscouJosué encontra seus irmãos,e descobre que tanto quanto buscou, também foi aguardado, e isto é representado pelo retrato na parede da sala onde Ana e Jesus estão juntos, um casal.

Identificados comJosué podemos sentir nossa orfandade redimida, confortados pela descoberta de uma família com quem dividir nossa herança nem que seja apenas de lembranças. lsaías pede a Dora que leia uma carta endereçada à Ana, onde está scrito que Jesus vai voltar. Tendo lendo isto, Dora se levanta de madrugada, veste o vestido que Josué lhe deu e vai embora, deixando-o junto a seus irmãos. Josué percebendo que a amiga não se encontra corre atrás dela, porém Dora já havia partido.

Dentro do ônibus Dora escreve uma carta para Josué dizendo, que ela jamais o esquecerá e pede o mesmo para ele dizendo que quando a saudade apertar é só olhar a foto que os dois tiraram juntos. Josué chorando começa a olhar a foto… e sorri. No final do filme, a Vila do João nos traz de volta a sensação e pobreza com os projetos do BNH que invadem todo o pais tentando mascarar a crescente desigualdade existente e cada vez mais exposta no país.

Considerações Finais O filme retrata a realidade nua e crua das cidades num todo, onde se pode observar o descaso com a criança e o adolescente no Brasil. Não diferente é nosso município, abrigando também problemas de todas as espécies em relação à infânci PAGFsrl(F7 diferente é nosso município, abrigando também problemas de todas as espécies em relação à infância e juventude. Temos conhecimento de crianças que são marginalizadas e desprezadas entro de lares destroçados onde a todo momento correm riscos dos mais diversos tipos.

O município conta com uma instituição a Casa Lar, onde várias crianças abandonadas ou retiradas de suas famílias, muitas por maus tratos ou órfãos, são acolhidas e recebidas com o afeto que não tinham onde deveriam. Nas escolas as pedagogas estão passando por situações onde os alunos não têm mais respeito com os professores, e sendo apoiados pelos pais. Lares desorientados, com pais alcoólatras ou viciados em outra droga. Mesmos lares onde não passam por isso, eles estão perdendo a ética e a moral da boa sociedade, espeito mútuo, entre outras coisas.

Tudo isso faz com que as crianças sejam espelhos de seus pais onde forem perdendo assim, a inocência da infância. Referências Filme: Central do Brasil. Roteiro: João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein-1 998. Baseado em História Original de Walter Sanes Informações Técnicas Título no Brasil: Central do Brasil Título original: central do Brasil País de Origem: Brasil / França Gênero: Drama Classificação etária: Livre Tempo de Duração: 113 minutos Ano de Lançamento: 1998 Site Oficial: Estúdio/Distrib: Europa Filmes Direção: Walter Sanes

Leituras complementares de processo penal

0

Capítulo 1. Habeas Corpus: considerações para uso tópico Natureza Juridica Deve-se defini-la como uma ação e não como um recurso,

Read More

Termo de oração

0

REVISAO Termos da oração: tipos Os termos da oração da língua portuguesa são classificados em três grandes níveis: Termos essencias

Read More