Sobre a ética, a partir da crise ética – fichamento

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IUNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ICENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA EA DISTÂNCIA IAdministraçào Pública UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DISCIPLINA: FILOSOFI to view nut*ge PROFESSORA: DULCE TUTORA PRESENCIAL: LOYANE CAIXETA CALAZANS ALUNO: CARLOS ROBERTO DE SOUSA DATA: 29/05/2011 TRABALHO DE ACHAMENTO ASSMANN, Selvino José. Filosofia e Ética. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC. [Brasilia]: parâmetros que diferem entre si, mas é nesse embate que o ser humano encontrará respostas que possibilitem a sua obrevivência.

SOBRE AÉ ICA, A PARTIR DA CRISE ÉTICA O que é ética? O que está em crise? [… ] o que é bem e o que é mal (grifo do autor). [… ] não nos surpreende o tema da ética se tenha tornado [… ] recorrente entre nós, como cidadãos, como profissionais, como indivíduos e [… ] grupos humanos organlzados. passamos a viver em meio a muitas normas: éticas profissionais, [… ] grupais [… ] sentindo-nos confusos sobre como agir. todos sentem denunciam a ” falta de ética – [… ] uma crise dos valores morais [… há decênios atrás, tudo era visto como político solução era política, agora tudo parece ser visto como moral e [… ] deve ser resolv[vel pela ética. [… ] leva a crer que o grande problema atual seja ético. sentimo-nos perdidos, inseguros [… ] a respeito do que seja um comportamento eticamente correto, [… ] do que seja um valor correto. (p. 85). Queremos discutir as relações entre ética e política, a fim de entender melhor as relações entre público e privado, e o sentido da ética para um administrador público, envolvido em uma multiplicidade de relações de poder, que não se restringem a relações políticas.

Se a administração é um exercício de poder que se dará ou não um exercicio moralmente correto no comportamento do administrador público. (p. 86). ÉTICA E MORAL [… ] Alguns autores, [… ] f PAGF na política, de ética Neste texto, a ética será entendida como a teoria da moral, como filosofia da moral, o estudo raciona sobre a experiência moral dos seres humanos. Ética é, [… ] o estudo do comportamento humano, investigação sobre o que é bom e o que é mal, e [… ] o modo de se estabeleceram, histórica e teoricamente normas válidas para todos. oral é outra coisa. Conforme [… Foucault, [… ] moral é um conjunto de valores [… ] regras de ação propostas aos indivíduos e [… ] grupos por intermédio de aparelhos prescrltivos diversos, podem ser a famllia, instituições educativas, as igrejas, etc. (FOUCAULT, 1984, p. 26). (p. 87). moral é o comportamento real dos indivíduos (grifo do autor) em relação às regras (grifo do autor), [… ] aos valores que [… ] são propostos. [… ] não e o código de normas [… ] mas [… ] como os individuos se submetem o obedecem, [… ] a um princípio de conduta.

Este conjunto de regras pode ser formulado em ódigos explícitos escritos, transmitido de maneira difusa, podendo haver regras [… ] nem sempre [… ] coerentes entre si. . ] podemos entender como moral o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e valores [… ] propostos, moral designa a maneira pela qual eles se submetem a um princípio de conduta, [… ] ou resistem a uma prescrição. [… ] tem a ver com todo comportamento humano – [… ] no qual estão envolvidos bem ou mal, [… ] que nem tudo o que fazemos tem a ver com moral. A moral, (grifo do autor) [… como o direito, tem a ver com regras, cuja observação se exige que o omportamento seja considerado moralmente correto, [… ] a ética é o estudo, a analise teórica dessas regras e seja considerado moralmente correto, [… ] a ética é o estudo, a análise teórica dessas regras e [… ] de haver uma preocupação [… ] com o bem e mal. ” (p. 87). [… ] desde que há civilização, há moral, [… ] há um conjunto de regras que regem o comportamento dos indivíduos e dos grupos humanos. [… ] ethos (grifo do autor) [… ] termo grego clássico [… ] significa morada, hábitat. ” (p. 87/88).

Dai’ que ética – [… ] usada como sinônimo de moral — quer izer [… ] conjunto de atitudes concretas, vinculadas a regras, que deixam a casa [… ] a morada arrumada, [… ] funcionante, possível morar nela com tranqüllidade, com segurança com prazer. [… ] moral vem de mores (grifo do autor), termo latino plural significa costumes, hábitos, fazendo com que moral equivalha às atitudes e normas [… ] de boa convivência, de bom comportamento. ” (p. 88). Mesmo que [… ] regras hábitos atitudes [… ] corretas mudem, há regras. [… ] podemos afirmar que moral não significa só um conjunto de regras, mas [… um conjunto de atitudes onforme regras. é moralmente correta a pessoa, que mantém [… ] determinada postura frente às coisas e às pessoas, adotando um estilo de comportamento, consideremos moralmente correta a atitude de quem devolve uma carteira que encontrou na calçada, constatamos que bem e mal são reconhecidos como tais porque há cumprimento ou descumprimento dessas regras, desses costumes. [… ] se não houvesse regras ou hábitos estabelecidos, não haveria bem e mal. ” (p. 88). Outro modo de nos darmos conta da existência da moral consiste em assinalar aquilo que chamamos de ” senso oral”: ficarmos sensibilizados com [… tanta gente morrendo de fome, que chamamos de “senso moral” : ficarmos sensibilizados com [… ] tanta gente morrendo de fome, enquanto acontece um desperdício enorme de alimentos; [… ] e ficarmos indignados com isso. ” (p. 88). confrontamo-nos com situações difíceis de se resolver no campo prático da moral, tais como: Permitir ou não o aborto, [… ] quando a gestação se deveu a um estupro? Aceitar ou não uma tarefa [… ] quando se sabe que o cumprimento [… ] vai contra a legislação em vigor? Desligar [… os aparelhos que mantém viva ma pessoa, Ser a favor da pena de morte para crimes muito graves? Tais perguntas [… ] põem em questão [… ] à nossa consciência moral (grfo do autor). ” (p. 88/89). Conforme escreve Marilena Chauí, o senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimento, intençóes, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva (CHAUL 1995, p. 431). constatamos que a moral existe desde que há civilização, [… empre teremos dificuldades para entender porque devemos ter uma moral (grifo do autor), por que, temos que ter uma norma, escrita ou não, para reger nossa convivência. [… ] poderíamos viver, [… ] fazendo cada um aquilo que quer? somos seres morais? [… ] temos uma lei? Por que, [… ] fazemos o mal ou o bem, ao descumprimos ou cumprirmos esta lei? [… ] por que os outros seres, os animais nunca fazem o bem nem o mal, [… ] só os seres humanos são seres morais? (p. 89). A resposta [… ] é [… ] os outros seres cumprem uma lei que nós chamamos instinto, e nunca odem descumprir, … os outros seres cumprem uma lei”, que nós chamamos instinto, e nunca podem descumprir, e nós, humanos, temos um lei, que podemos cumprir ou descumprir (grifo do autor). Nisso consiste, a diferença entre seres morais (gnfo do autor) (os seres humanos) e seres amorais (grifo do autor) ou sem moral, não submetidos a uma regra moral: são seres morais apenas os seres livres, (grifo do autor) [… ] os seres capazes de cumprir ou não uma norma estabelecida, com consciência moral, [… ] com capacidade para deliberar frente a alternativas [… ] decidindo e escolhendo uma delas. [… ser amoral (grifo do autor) é quem não precisa [… não consegue viver sob [… ] norma moral, como é o animal. [… ] imoral (grifo do autor) é quem também pode ser moral (grifo do autor). Quando é obrigado a descumprir uma norma, [… ] não pode ser responsabilizado moralmente pelo descumprimento. Só há, moralidade em um ato humano no qual existe a possibilidade de escolha. [… ] os animais só desejam aquilo que podem conseguir, os seres humanos se caracterizam por poder desejar tudo, [… ] por desejarem mais do que aquilo que podem alcançar. [… ] nunca alcançam tudo [… por isto tendem a prejudicar os outros. Por este motivo, nasce a necessidade de estabelecer, [… uma norma, um limite a fim de realizar seus desejos. a moral só existe porque não vivemos sozinhos, [… ] (p. 89/91). . ] ninguém nasce ” moral” . (grifo do autor) O ser humano, no processo de ir se tornando humano, vai se tornando um ser moral. [… ] ninguém, até certa idade, é responsabilizado nem moral nem juridicamente por aquilo faz. É [… ] a educação, [… ] a convivência com os adultos, que as crianças são introduzid aquilo faz. É a educação, a convivência com os adultos, ue as crianças são introduzidas na convivência humana, e [… ] adquirem um senso moral, [… ] um limite, de responsabilidade. á normas de comportamento, o certo [… ] o errado na relação com os outros. Nos primeiros anos de vida, os seres humanos vivem em situação pré-moral, predomina a anomia (grifo do autor) (ausência de leis). [… ] lá pelos quatro anos a heteronomia (grifo do autor) (algum outro [… ] determina uma lei) [… ] por volta dos sete anos, surge [… ] autonomia (grifo do autor) (lei feita por ele mesmo). ” (p. 90). os seres humanos se tornam seres morais através da ducação (grifo do autor), independente de qual seja ela, [… ] se não houvesse educação, convivência com outros seres humanos [… não se tornariam seres morais. [… ] observações, feitas por estudiosos como Jean Piaget e Lawrence Kohlberg que só a partir dos sete anos podemos fazer o bem [… ] a partir dar somos sujeitos morais (grifo do autor), [… ] conscientes de si e dos outros; [… ] dotados de vontade controlar e orientar desejos e impulsos; [… ] responsáveis [… ] seres livres, [… ] capazes de escolher entre possibilidades, de autodeterminação, ó posso fazer o mal moralmente, quando ao mesmo tempo me é possivel fazer o bem, a moralidade é um fato constatável em todos os tempos e em todas as comunidades humanas.

Até hoje não foi encontrada nenhuma sociedade sem moral, sem norma moral (grifo do autor). (P. 91). ÉTICA ANTIGA, MEDIEVAL E MODERNA E quem estabelece tal n PAGF 7 seres humanos? (grifo do tal norma para os seres humanos? (grifo do autor) Se aceitarmos lei ” para os animais podemos dizer que [… ] está inscrita na própria natureza animal. [… ] para os seres humanos, é mais difícil definir que estabelece a norma moral. moralidade humana foi e continua fundamentada em diferentes bases. (p. 91/92). Para uns, a norma moral, [… ] está definida em códigos escritos, para outros em códigos não escritos. [… são apresentadas três fontes da norma moral (grifo do autor). (p. 92). Em primeiro lugar, os antigos (grifo do autor). Para eles, a ética, cujo modo era a virtude cujo fim é a felicidade, realizava- se pelo comportamento virtuoso entendido como a ação [… ] era conforme a natureza. um ser racional, virtuosos é que domina as paixões e se guia pela razão. Esta dá normas à vontade humana para deliberar corretamente. A norma é vivida e aceita como [… ] estabelecida e definida por algo que os gregos denominaram physis (grifo do autor) ou Natureza que está acima de cada individuo e é igual em todos. azer o bem significa cumprir a lei da natureza, [… ] fazer o mal é agir contra a natureza. o bem e o mal, a desarmonia com ela. Esta é conhecida pela razão humana [… ] faz parte dessa natureza ou razão universal. ” (p. 92). [… ] neste caso, não podemos ser livres em todas as coisas frente à frente à natureza, há algo que depende de nossa vontade e de nossa ação, que deve ser guiada pela razão humana ue se conforma ou não à lei da natureza. [… ] sendo políticos por natureza, como repetiu a Aristóteles, fazer o bem equivale a sermos bons cidadãos, [… harmonia entre a vida individual e a vida coletiva na cidade. Só assim alcan amos cidadãos, [ … l harmonia entre a vida individual e a vida coletiva na cidade. Só assim alcançamos a felicidade moral. [… ] também favorece a perfeita integração entre os seres humanos e o cosmos* (grlfo do autor). ” (p. 92). Em segundo lugar [… ] falamos da Idade Média (grifo do autor) – os seres humanos assumiram assumem um código de regras [… estabelecido por um ser superior, por Deus, e [… ] o mal é, [… ] descumprir qualquer mandamento divino. ue foi revelado por Deus. [… ] a moral torna-se [… ] o cumprimento de um dever, estabelecido fora de nós, e não [… ] uma combinação entre lei da natureza e autonomia humana. a existência e a vontade humana, estão marcadas por um pecado original (grifo do autor), Mesmo assim somos livres, podemos escolher entre cumprir ou não a vontade de Deus. [… ] as consequências um castigo ou recompensa definitiva. ” (p. 93). [… ] a agir contra Deus, [… ] equivale [… ] a agir contra os outros eres humanos, [… ] a fazer o mal a si mesmo. [… ] E [… não crê em Deus, não saberá qual é a norma a cumprir, o que são o bem e o mal. [… ] não significa que um ateu [… ] seja alguém sem moral, cumprindo norma que não a religiosa. ” (p. 93). No [… ] Cristianismo há uma diferença, [… ] com a ética anterior, [… ] o bem [… ] não poderá ser feito na política. Para os antigos a liberdade era conceito essencialmente poltico. [… ] desloca a liberdade do campo político para o interior do ser humano que se dá a luta entre o bem e mal, e não na convivência dos seres humanos entre si. … não se trata de [… ] submeter a vontade à razão mas também submeter a vontade humana ? vontade de de [… ] submeter a vontade à razão [… ] mas também [… ] submeter a vontade humana à vontade de Deus. No entanto [… ] no Cristianismo por mais que se dê mais importância ao indlviduo como na ética, se mantém algo parecldo com o ideal grego: a de que o bem é possível [… ] dentro de uma comunidade, dos que têm a mesma fé. os antigos falavam da comunidade política, agora é ressaltada a comunidade eclesial. (p. 93). Em terceiro lugar – falamos [… dos modernos (grifo do autor) a lei moral é estabelecida pelos próprios seres humanos, através de hábitos estabelecidos de convenções consensos, quanto aparecendo escrita, [… ] nas constituições nacionais, (por exemplo, na Declaração Universal dos Direitos Humanos). [… ] na Antiguidade e na idade Média a ética dá primazia, à existência do ser humano como parte de uma comunidade, na vida moderna uma primazia do indiv[duo sobre a coletividade [… ] moderna é uma soma de indivíduos. A moral é, [… ] o que a soma dos individuos humanos estabelece com lei para si a fim de se protegerem mutuamente, e [… se eneficiarem. na modernidade é a razão humana que estabelece a norma moral. Isso significa negar que [… ] nascemos morais, mas que nos tornamos seres morais. Maquiavel e Hobbs, [… ] dizem que por natureza, os seres humanos são maus, se não se estabelecer um limite, uma norma tenderemos a fazer o mal, e não o bem. Rousseau, [… ] diz que por natureza tendemos ao bem. Todos esses autores [… ] admitirão que por natureza não somos seres morais, . (p. 94). [… ] Para (grifo do autor) [… ] Emanuel Kant (grifo do autor). [… ] precisamos de um dever para sermos morais. Ele distingue no

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