Trabalho sobre ética

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ENGENHARIA QUIMICA DEQ0501 – INTRODUÇÃO A ENGENHARIA QUíMlCA (201 1. 2 Trabalho de Ética Profissional na Engenharia Química -TOI) Sumário 1. 1 ntrodução…………. 2. Ética 2. 1 Histórico…. 1 orlo to view nut*ge 2. 2 Definição e 4 2. 3 Ética e — 5 2. 4 Ética Profissional na Engenharia 6 3. Conclusão…… 4. Bibliografia. 10 todos os seres humanos, independentemente de sua classe ou de seu status, para que possamos viver bem e em harmonia com a sociedade.

Principalmente com o atual mundo em que vivemos, onde se encontra cada vez mais globalizado e com o mercado de rabalho cada vez mais exigente e competitivo. Com a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida de outros, vamos diretamente ao objetivo do trabalho, que é o estudo da ética profissional. Ética • Histórico Deve-se antes de tudo, definir o conceito de Ética e entender seu significado e sua história, para depois citar sua importância nas profissões e na vida social.

Histoncamente, a ética era orientada pela razão e pela religião, como critica em todas as sociedades. Grandes filósofos como Socrates, Aristóteles, Platão, Kant, Protágoras, e etc. buscaram, ada um do seu jeito, buscar o estabelecimento de códigos de ética válidos mundialmente. Podemos observar duas concepções, tendo a ética como ciênci Ciência que trata do sobrevivência do Homem, Kant situou a Ética no mundo da razão pura, no qual os seres racionais buscavam firmar esse mundo evitando os interesses individualizados e perseguindo o bem, destre outros conceltos.

Neste sentido, Schopenhauer enfatiza que o significado ético deve estar sempre associado ao outro. Somente em relação ao outro pode existir o valor moral e a conduta pode ser uma ação de justiça: A única ética possível estrutura-se na relação do sujeito com o outro, em que é importante ser preservado o complexo espaço para a inter-subjetividade. [… ] só nessa relação do sujeito com o outro podemos construir os valores éticos acerca do bem e do mal. [… Representa também a relação do indivíduo com as instituições com a sociedade”. • Definição e Significado Depois de todos filósofos pregarem seus conceitos durante séculos, foi definida um significado para Ética profissional, e ela foi conceituada como sendo um conjunto de normas morais pelas quais os indivíduos devem orientar sem comportamento rofissional. A Ética é importante em todas as profissões diversas, e para todo ser humano, não apenas para os engenheiros, para que todos possam conviver bem em sociedade.

Todos os códidos de Ética profissional, trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, segredo profissional, respeito a dignidade humana, observação das normas administrativas da empresa e muitos outros. O Código de Ética é um instrumento criado para orientar o desempenho das empresas em suas ações e na interação com seu público.

Para um envolvimento maior, é importante que a ações e na interação com seu público. Para um envolvimento maior, é importante que a empresa faça um código de ética bem objetivo, para facilitar a compreensão dos seus funcionários. Além das empresas, a maioria das profissões possuem seu próprio Código de Ética, principalmente em áreas da saúde onde envolve muitas questões éticas como vida, morte, que é o caso de médicos, enfermeiros, psicólogos e etc.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base em valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios de uma sociedade em grupo, como vimos no histórico acima.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisas científicas pode ser ético, por mais que essa ideia tenha um conceito extremamente errado para a maioria as pessoas em outro país desrespeitando os princípios éticos estabelecidos. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos.

Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética dos esportes, ética jornalista, ética na política, ética ambiental (o que é considerada de extrema importância para engenheiros, que tem como um dos objetivos de profissão manter o meio ambiente da sua forma mais natural possível, sem agredir e bjetivos de profissão manter o meio ambiente da sua forma mais natural possível, sem agredir e sem deixar resíduos quimicos e biológicos no meio) etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. • Ética e Moral Devido aos conflitos a cerca da distinção entre ética e moral surge a necessidade de adotar um conceito de ética que nos pareça mais adequado. De acordo com Marculino de Camargo, ética e moral seriam sinônimos, pois na tentativa de se estabelecer uma distinção entre ambas sempre há um fato que contradlz esta distinção, azendo-se concluir que as mesmas convergem a um mesmo significado.

Para Adolfo Sánchez Vásquez, a moral é o conjunto de princípios e normas ou regras admitidas por uma determinada sociedade e a ética seria a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. As definições acima nos parecem um tanto equivocadas: a primeira por adotar moral e ética como conceitos idênticos, e a segunda, por considerar a ética como algo apenas teórico, e não empírico. Abordaremos o conceito de ética exposto por Leonardo Boff, o qual reúne as idéias que mais vem ao encontro de nossas oncepções: ética é uma parte da filosofia que estabelece princ[pios e valores, os quais orientam pessoas e sociedades.

Já a moral é o conjunto de costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos na vida concreta dos indivíduos. Vale ressaltar que “(… ) um comportamento ético se realiza somente quando a razão e as emoções, corpo e alma, mente e coração se integram e se harmonizam, determinando as escolhas que revelam o caráter de cada um. ” (Chalita, 2003). e se harmonizam, determinando as escolhas que revelam o caráter de cada um. ” (Chalita, 2003). Portanto, uma pessoa é ética uando pensa e age de acordo com os valores morais. ?? Ética Profissional na Engenharia Química A ética profissional é o conjunto de normas estabelecidas para melhorar a convivência entre os profissionais de uma área especifica e entre estes e outros profissionais ou seus clientes. A consciência ética deve está implantada no indiv[duo desde antes da sua adesão à vida profissional e não deve ser influenciada pela sua satisfação (ou falta dela) com o trabalho, Já que nem sempre uma pessoa consegue o emprego que pretendia.

A discussão sobre ética profissional parte de um ponto onde individuo se preocupa com dois aspectos principais ao adquirir um emprego: mantê-lo e conseguir ser promovido, e apartir desses aspectos é evidente que há uma maior atenção para os interesses pessoais do que para os coletivos. O engenheiro profissional, deve pensar no coletivo. Por isso é preciso agir com respeito e responsabilidade para que se consiga evoluir como pessoa e como profissional e não prejudicar quem está a sua volta.

O código de ética profissional existe para regularizar as atitudes dos engenheiros, através da enumeração dos direitos deveres de cada profissional, visando qual conduta deve ser adotada em situações gerais, de modo que não prejudique ou desrespeite as pessoas ao seu redor. As infrações a estes códigos têm penalidades variadas aplicadas pelas câmaras especializadas, sendo as mais comuns multas e advertências. Um código de grande importância para a formação e atuação de um engenheiro é “O C PAGF 10 advertências. tuação de um engenheiro é “O Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronoma, da Geografia e da Meteorologia”, cuja resolução 1 002 foi publicada em 26 de novembro de 2002. Este código dá uma visão geral sobre a ética nessas profissões e trás alguns pontos interessantes que serão abordados a seguir. O primeiro deles é do artigo 80 parágrafo V, o qual fala que os profissionais devem ter um tratamento igualitário. É fato que isso não acontece na maioria das profissões, nas quais os subordinados são tratados como inferiores.

Deve-se levar em conta sempre que todos merecem ser respeitados independentemente de suas funções. Um exemplo interessante disso é o que às vezes acontece em indústrias nas quais alguns engenheiros, baseado apenas no diploma, acham que um perário, mesmo os mais experientes, nunca lhes tem nada a ensinar, o que não é verdade. No artigo 90 parágrafo l, é dito que o profissional deve “oferecer seu saber para o bem da humanidade” e “divulgar os conhecimentos”. Porém quando há uma grande descoberta no ramo cientifico, a empresa responsável se esforça para manter essa informação em sigilo, e usar apenas para proveito próprio.

Isso acontece bastante em indústrias de química fina, por exemplo, na qual os melhoramentos de processos são protegidos por quem os descobriu, com destaque para a indústria farmacêutica. De acordo com o artigo 170 do capítulo II da lei no 5. 194 Os direitos de autoria de um plano ou projeto de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, respeitadas as relações contratuais expressas entre o autor e outro expressas entre o autor e outros interessados, são do profissional que os elaborar.

Este último exemplo abre a portas para outra discussão: mesmo apoiado na lei, é ético privar pessoas com menor poder aquisitivo de remédios baseado na propriedade intelectual? É fundamental mostrar que, apoiado no código trabalhista, é realmente antiético não socializar informações, mas ao mesmo empo ele afirma que existe o direito “à proteção da propriedade intelectual sobre sua criação” (artigo 120). Para o avanço do mundo capitalista é necessário a criação da competitividade, que é baseado, principalmente, na monetarização da capacidade intelectual.

Sem o lucro eminente com a criação de novas idéias não há incentivo suficiente para o progresso intelectual da humanidade, tal qual a conhecemos. Ainda no artigo 90, agora no parágrafo V, é afirmado que o trabalhador deve “orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável”. Desde que começou a existir uma consciência ambiental, o desenvolvimento sustentável foi algo muito discutido e visado. Na prática, mais uma vez, o pensamento egoísta do capitalista impede a concretização de um projeto. ? muito dlfícil convencer alguém que se deve gastar mais para dar um fim apropriado ao lixo, que se deve investir em equipamentos mais econômicos e menos poluentes. A ética é deixada de lado por questões puramente financeiras. Outro código de destaque é o “Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo”, que é mais specifico em relação à engenharia do que o anterior e sua r Engenheiro Agrônomo”, que é mais específico em relação ? engenharia do que o anterior e sua resolução N0205 data de 30/09/1971.

Nele está presente um guia para a aplicação do código de ética. No artigo 40 deste código é dito que não se deve prejudicar os interesses de ninguém, e para o cumprimento deste artigo deve-se “Não rever ou corrigir o trabalho de outro profissional, salvo com o consentimento deste e sempre após o término de suas funçóes. “. Este é um exemplo de como os códigos podem star errados se levarmos em conta situações particulares.

Deste modo, se o ato equivocado de um trabalhador colocar em risco a vida das pessoas, ou se der um grande prejuízo à empresa (repercutindo sobre o próprio funcionário), não seria mais ético corrigir o trabalho dele, mesmo sem seu consentimento? Além dessas, outras discussões são comuns sobre os códigos de ética. Isso acontece porque é muito difícil estabelecer regras éticas que atendam a todas as situações possíveis de acontecer no ambiente profissional. No código de ética da ASME (American Society of Mechanical Engineers), de 191 1, são explicitados alguns cânones que podem ser aplicados a todas as engenharias.

Nele está contido pontos de suma Importância para a formação de um bom um profissional, como a preocupação prioritária com “a segurança, saúde e bem estar do público no desempenho de suas obrigações profissionais”, nao fazer o que não está apto para executar, “promover oportunidades para o desenvolvimento profissional e ético dos engenheiros sob sua supervisão”, ser justo, considerar o impacto ambiental, entre outras condutas éticas. Portanto é necessário sempre encarar a ética mbiental, entre outras condutas éticas.

Portanto é necessário sempre encarar a ética profissional não somente como um conjunto de regras, mas como uma conduta de vida. Os atos de um engenheiro químico devem vlsar não apenas o seu benefício, e sim o bem coletivo para que a sociedade possa viver de forma mais harmônica- Conclusão O conceito de ética atual, difere do grego original em sua aplicação, POIS para os gregos um comportamente ético era considerado aquele que se assemelhava ao divino, e entretanto, hoje admitimos a ética como uma maneira de se obter relações ociais e ecológicas mais harmônicas. ? imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Buscar o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência. Percebemos que o objetivo da ética é, como sintetizado por Marculino Camargo “apontar rumos, descortinar horizontes para a realização do próprio ser humano. ” Nada mais do que uma forma de adaptação para o convívio humano em sintonia.

Trabalho tcc

0

ETEC PROA ARMANDO BAYEUX DA SILVA Gabriela Bento Joéverton Souza da Costa Karen Aparecida de Oliveira Lillane Borguezon Renata de

Read More

Intermodalidade logística

0

1. INTRODUÇÃO Sabendo-se que o objetivo de qualquer organização empresarial é o lucro, diminuir os custos deve ser a meta

Read More