Socialismo cientifico

Categories: Trabalhos

0

Socialismo Científico O Socialismo Científico foi desenvolvido no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe também, por motivos óbvios, a denominação de Socialismo Marxista. Ele rompe com o Socialismo Utópico por apresentar uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo. Marx e Engels enaltecem os utópicos pelo seu pioneirismo, porém defendem uma ação mais prática e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionária classe proletária.

Para a formulação de suas teorias Marx sofreu nfluência de Hegel e Paralelamente às pro s a ors socialismo científico, jos „ to realidade e transfor economlcos e soclais pico, surgiu o m compreender a dos mecanismos indo, assim, uma proposta revolucionária do proletariado. Da se origina o termo “científico”, uma vez que seus teóricos se baseavam numa análise histórica e filosófica da sociedade, e não apenas nos ideais de justiça social.

Friedrich Engels, um dos fundadores da teoria socialista moderna, e o socialista utópico Henri di Saint Simon defendem a criação de uma sociedade que permite à aplicação generalizada as tecnologias modernas de racionalização da atividade econômica, eliminando na produção do cap Swipe to nex: page capitalismo. Isto irá permitir que a riqueza e o poder sejam distribuídos com base na quantidade de trabalho despendido na produção, embora não haja discordância entre os socialistas sobre como e em que medida Isso podena ser conseguido.

O principal objetivo do socialismo é eliminar as distinções entre as classes, transferindo o controle da indústria para o Estado. Isso resultaria numa sociedade harmoniosa, livre de opressão e instabilidade financeira. Entre os princípios expostos na obra, destacam-se uma interpretação sócio-econômica da historia, conhecida como materialismo histórico, os conceitos de luta de classes, de mais valia e de revolução socialista. Marx e Engels têm por objetivo estabelecer um campo político, ideológico e organizativo em uma luta de partidos.

Ao contrario do que são difundidos nos meios académicos, eles nunca desenvolveram as suas teorias com objetivos de ganhar status. A principal característica é a distribuição de recursos por toda a população, pelo menos a ideologia é essa, consistente no rabalho do indivíduo para sustentar suas necessidades e de sua familia, mais algumas características do socialismo, mantendo neutralidade de opinião, uma vez que o objetivo é a informação e não a crítica ou apologia a nenhum regime.

A expressão citada “ideologia” aqui, tem sentido não Marxista, e significa apenas de “conjunto de idéias”. Outra das principais características do socialismo é a intenção de estabelecer PAGFarl(F3 “conjunto de idéias”. Outra das principais características do socialismo é a intenção de estabelecer uma sociedade comunista e sem divisão de classes. Porém, atualmente as idéias comunistas e voltam para uma reforma no sistema capitalista, procurando melhorar a desigualdade social sem a necessidade de uma revolução radical.

Segundo Marx/Engels, todas as sociedades até os dias de hoje tiveram suas histórias baseadas nas lutas de classes. Na Grécia antiga eupátridas (cidadãos nobres) versus metecos (estrangeiros) e escravos, no Império Romano patrícios versus plebeus, na Idade Média, servo versus senhor, e, finalmente, na era contemporânea, burguesia versus proletários. Ou seja, a história da humanidade é a história do antagonismo de classes, dos exploradores e dos explorados. Mas a história do capitalismo está com os dias contados.

Assim como a burguesia derrubou a nobreza, no fim da Idade Média, para implantar seu modo de produção, ela será derrubada pelos seus filhos pobres e excluída, os proletários, a partir dessa principal característica da sociedade capitalista analisada pelos socialistas científicos (exploradores X explorados), poderemos compreender as teorias que alicerçaram as bases do socialismo científico. A primeira dessas teorias foi o materialismo histónco, materialismo dialético, luta de classes, teoria da mais-valia. Imagens Marx e Engels PAGF3ÜF3

A arte de marcar chute – sapoia

0

A Arte de Marcar PAULO CÉSAR PEREIRA DINÁ SANCHOTENE (redatora) paulo César pereira Vila santa Isabel, 51 centro 37443-000 –

Read More

Automação e virtualização

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia Projeto Integrado Multidisciplinar II CARAGUATATUBA 2011 Projeto Integrado Mu to view

Read More