Sudeste
RELATÓRIO – SUDESTE FORTALEZA – CE 2011 REGIÃO SUDESTE ASPECTOS HISTORICOS * Povos indígenas: Os primeiros habita os indígenas pertenc últimos, os tupis, enc primeiros a ter conta chegar a partir de 1500. * Processo de colonização: PACE 1 org oram -jê e tupi. Estes também os ue começaram a Os colonizadores de início fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil, madeira abundante no litoral. Só em 1532, iniciaram o povoamento do litoral com a fundação da primeira vila, São Vicente, pelos jesuítas portugueses, e com ela, inauguraram a plantação a cana-de-açúcar.
Já o interior, só foi povoado depois, com “as bandeiras”, que eram expedições pelo interior organizadas pelos moradores de São Paulo à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados. Graças a elas, no final do século XVII, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais e deram inicio ao ciclo do ouro. Com a mineração, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para a principalmente italianos, a presença deles gerou reflexos para a cultura da região.
Por fim, na década de 1920, o presidente Getúlio Vargas iniciou m processo de industrialização em São Paulo que, depois, espalhou-se pelos outros estados, tornando essa região a mais industrializada de todas. * Principais centros urbanos: Entre as cidades mais importantes de cada estado, destacamos: – São Paulo: São Paulo (capital), Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Campinas e São Caetano do sul. – Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Volta Redonda, Campos, Nova Friburgo. Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Governador Valadares. Espírito Santo: Vitória (capital), Colatina, Cachoeiro do Itapemirim. * Atividades econômicas: A região Sudeste é a mais importante região econômica do Brasil. pertence a ela, cerca de 57% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto). A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. A pecuária também é praticada em todos os estados da região.
O maior rebanho é o de bovinos e o estado de Minas Gerais e o principal criador. Equinos e sumos também são encontrados. O extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As malares jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais. ‘k Indústria do Sudeste: Destacam-se as seguintes indústrias: naval e petrolífera, Indústria do Sudeste: * naval e petroliTera, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo que apresenta vários campos petrolíferos que se localizam tanto em terra, quanto em mar.
Os dois estados são os maiores produtores de petróleo do pais; * automobilística, em São Paulo; * siderúrgica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; petroquímica, com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. * celulose, sendo que a maior empresa do mundo em produção da celulosa, a Aracruz Celulose, se locallza no estado do Espírito Santo. ASPECTOS GEOGRÁFICOS * Relevo: * O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há uma uniformidade nos quatro estados que compõem a região.
Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias montanhosas. Exemplo disso é a Serra do Espinhaço e a da Mantiqueira. Esse relevo favorece a geração de nergia hidrelétrica, principal fonte de abastecimento energético do pais. Aproveitando esse potencial existem usinas hidrelétricas. * HIDROGRAFIA: * Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as varias bacias hidrográficas, merecem destaque: * Bacia do Paraná —.
Nessa bacia se localizam algumas das maiores hidrelétricas do país, tanto no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu) como nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Slmão) e Grande (Furnas e Volta Grande). ‘k Bacia do São Francisco —Recebendo alguns g PAGF3rl(F8 Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande). * Bacia do São Francisco —Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores, que chegam inclusive a secar (rios temporários), o São Francisco tem alta importância regional, por oferecer transporte, alimentação, energia elétrica e irrigação. Bacias do Leste — São bacias secundárias de diversos rios que descem das serras litorâneas para o Atlântico. * Bacias do Sudeste-Sul —A região Sudeste é drenada também por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo. * CLIMA: Assim como o relevo, o clima do sudeste também é variado. Somente nessa região, podem ser notados os clmas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
VEGETAÇÃO: * A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais. * Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas,pastagens e plantações. No litoral, nas partes mais alagadas encontramos os manguezais. ASPECTOS CULTURAIS Culinária: * A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. * Rio de Janeiro: a comida típica é a feijoada. Minas Gerais: o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. ‘k No Espirito Santo, o prato típico é a moqueca. * São Paulo não possui uma cozinha típica, muito embora a influência italiana seja predominante. O São Paulo não possui uma cozinha típica, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza folclore: * Danças: fandango, folia de reis, catira, batuque e quadrilha. Espí ito Santo: batuque, catira, cana-verde, dança do tamanduá. * Rio de Janeiro: batuque, cana-verde, caxambu, ciranda. Minas Gerais: catira, batuque, cana-verde, caxambu. * Catira (MG e ES) é executada originalmente apenas por homens. Em alguns municípios, a catira é parte integrante da Folia de Santos Reis. * Cana-verde (toda a região) – também chamada Caninha- verde, Cana-verde de passagem (MG e SP), Cana-verde simples * Caxambu (MG, R]) – dança de terreiro executada por homens e mulheres postos em roda sem preocupação de formar pares. Os instrumentos acompanhantes são dois tambores, enominados Tambu ou Caxambu e Candongueiro. Ciranda — No Rio de Janeiro o termo ciranda pode slgniflcar tanto uma dança específica quanto uma serie de danças de salão, que obedecem a um esquema: Abertura, Miudezas e Encerramento. * Dança de S. Gonçalo (MG, SP) -. A dança é dividida em partes chamadas “volta”, com os violeiros cantando, a duas vozes, loas a São Gonçalo, enquanto os dançadores, sapateando, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo. * Dança do Tamanduá (ES) * Fandango (SP) Dançam somente homens, em número par.
Vestem-se com roupas comuns, chapéus, lenço ao pescoço, botas om chilenas de duas rosetas, sem os dentes. ‘k Quadrilha: uma contradança p pescoço, botas com chilenas de duas rosetas, sem os dentes. * Quadrilha: uma contradança parte das comemorações chamadas de festas juninas. Festa tradicionais: Carnaval; Festas juninas; Rodeios. * Carnaval : atualmente o carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles de carnaval do mundo. * Rodeios : destaca-se o Rodeio da cidade de Barretos em * Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa. Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica. Múslca popular: no Sudeste se destaca pela intensa produção cultural, com váiros ritmos e artistas. Em São Paulo, destaque para o pagode, o forró universit rio e a febre do sertanejo universitário. O Rio de janeiro nao só é a capital do samba como também do funk carioca. De Minas Gerais, despontaram renomadas bandas do poprock brasileiro como o Jota Quest e Skank E, por fim, o Espirito Santo, com as pouco conhecidas bandas de congo. vocabulário regional * Rio de Janeiro Busu – ônibus Mulso – multidão Canhão – mulher feia Do mal – maneiro Malacar- roubar Padrão – cachorro-quente São Paulo Coxinha – policial Fodão – campeão Gás- muito rápido Mina — mulher Treta – briga mae Macamudo – amigo Esparadrapo- irmão Orelha – vizinho PX maior – Deus Turmalina – namorada * turismo: * O turismo na região sudeste é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais. É responsável por grande parte das atividades econômicas da região.
O Rio de Janeiro, com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas aturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro. * Pontos Turísticos: . No Rio de Janeiro, as praias, como a de Copacabana, são reconhecidas no mundo todo. Outras praias de destaque são as de Angra dos Reis, Búzios e a de Paraty.
Além das praias, outras belezas como o Pão de Açúcar e o grande monumento “Cristo Redentor. Outro grande responsável pela força do turismo carioca é o carnaval. Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí são eventos que atraem pessoas de outros estados e de outros países todos os anos. * Copacabana Pão de açucar São Paulo é uma cidade mundial: pelas muitas empresas multinacionais que abriga e por abrgarpessoas de muitos países dentro de si. Sendo assim, a variedade de possibilidades de diversão que há em São Paulo é i antesca.
Grandes empresas voltadas para esse ramo, c ari, por exemplo, fazem magnitude mundial, ligado a uma das melhores redes hoteleiras do pais, os centros de convenções, restaurantes com diferentes especialidades, museus e tudo que uma megalópole pode oferecer. São Paulo também tem belezas naturais para atralr viajantes: tem todo um litoral como a de Ilhabela, no norte do stado. Campos de Jordão oferece uma região montanhosa procurada por muitos turistas e Brotas é um local onde a prática de esportes radicais é muito frequente. Minas Gerais oferece, além da famosa culinária, uma riqueza histórica que poucas cidades no Brasil têm. Cidades históricas como Tiradentes (nome dado em homenagem ao inconfidente preto (primeira cidade braslleira a ser reconhecida como patrimônio histórico da humanidade) e Diamantina (nome dado pela grande quantidade de diamantes achados na cidade) são um atrativo para milhares de pessoas todos os anos. Os restaurantes e bares da capital, Minas Gerais, somam a capacidade turística do estado. * Ouro Preto.
Tiradentes * No Espírito Santo o forte do turismo é motivado pelas belezas naturais encontradas lá. São quase 20 áreas de preservação ambiental, com incontávels belezas, como o manguezal urbano situado na capital Vitória: o manguezal é uma dos maiores manguezais urbanos do mundo. Outro exemplo dessa riqueza ecológica é a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, que tem mais 5,052 metros quadrados de presemação da fauna e flora locais. * Estação ecológica Municipal do Lemeirão PAGF8rl(F8